A B3 vai abrir no dia de Corpus Christi? Confira o funcionamento da bolsa, dos bancos, dos Correios e do transporte público nesta quinta-feira
O feriado de Corpus Christi é ponto facultativo em todo o país e pode afetar o funcionamento dos principais serviços públicos. Em São Paulo, feriadão conta ainda com dois grandes eventos: a Marcha para Jesus e a Parada LGBT+

Uma comemoração importante para os católicos ocorre nesta quinta-feira (30): o dia de Corpus Christi. Porém, os religiosos não serão os únicos a aproveitar a celebração. Isso porque a data é definida como feriado em diversas regiões do país.
Apesar de não ser um feriado nacional, o dia de Corpus Christi, que significa “corpo de Cristo”, é classificado como ponto facultativo pelo Governo Federal. Dessa forma, fica a critério dos empregadores dar ou não a folga para os trabalhadores.
A festa católica comemora o dia em que Jesus Cristo instituiu a eucaristia. A data da celebração é móvel e pode ocorrer 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.
Seja religioso ou não, você pode ganhar um respiro da semana e descansar nesta quinta-feira (30). No entanto, a dúvida sobre os serviços públicos que estarão funcionando ou não pode atrapalhar a folga.
- LEIA TAMBÉM: Casa de análise libera relatórios de investimentos gratuitos com recomendações de ações, FIIs e BDRs
Para poder aproveitar o ponto facultativo – ou feriado – sem preocupações, o Seu Dinheiro foi atrás do que abre e fecha durante o Corpus Christi. Confira:
A B3 vai funcionar no Corpus Christi?
A folga está garantida para os investidores, que vão poder descansar ou comemorar o evento cristão. A bolsa brasileira não vai operar durante o ponto facultativo, em 30 de maio. No entanto, as gravatas devem voltar para o pescoço na sexta-feira (31), quando a B3 volta a funcionar normalmente.
Leia Também
Segundo o calendário da bolsa de valores brasileira, ficarão paralisadas, na quinta-feira (30), as transações dos segmentos de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, assim como do mercado de empréstimo de ativos.
A B3 também não fará registro de operações de títulos do agronegócio durante o dia de Corpus Christi. O mesmo vale para o mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3, no qual também não haverá negociação.
A contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 também estarão paralisadas durante a folga. Assim como as movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.
Os segmentos Cetip UTVM, Cetip UFIN e do Tesouro Direto também não vão realizar registros, negociações, movimentações nem liquidações.
Os bancos vão abrir no Dia de Corpus Christi?
Os bancários vão acompanhar a B3 e também poderão descansar nesta quinta-feira (30). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público durante o ponto facultativo.
Mas, assim como a bolsa brasileira, o atendimento será normalizado já na sexta-feira (31), quando os funcionários devem voltar às agências.
Durante a comemoração cristã, as compensações bancárias, incluindo TED, não serão efetivadas. No entanto, o Pix, que funciona 24 horas em todos os dias, poderá ser realizado normalmente.
A Febraban indica os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativos, como alternativas para pagamento de contas e realização de transferências durante a folga.
Caso você receba boletos de carnês e contas de consumo — como água, energia e telefone — com data de vencimento para o dia de Corpus Christi, poderá pagá-los, sem acréscimo, na sexta-feira (31), o dia útil seguinte ao ponto facultativo.
Lembrando também que 31 de maio é a data de vencimento da primeira cota ou cota única do imposto de renda para aqueles contribuintes que ainda tiverem imposto a pagar após entregar a sua declaração de IR 2024.
- Imposto de Renda 2024: descomplique a sua declaração com a ajuda do nosso Guia de IR totalmente gratuito. É só clicar aqui para baixar.
Os Correios durante a folga da quinta-feira
Os funcionários das agências dos Correios também ganharam um respiro da semana nesta quinta-feira. Dessa forma, não haverá atendimento ao público durante o dia de Corpus Christi.
Além disso, o serviço Premium SEDEX 12 estará suspenso em algumas localidades já na quarta-feira (29). Assim, as unidades paralisadas não receberão postagens.
No entanto, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) dos Correios continuará disponível de forma automatizada. Todas as atividades serão retomadas na sexta-feira (31), com o horário usual de funcionamento.
Eventos em São Paulo e os transportes públicos da região
Os próximos dias serão movimentados na capital paulista. Em São Paulo, o dia de Corpus Christi é feriado e, durante a comemoração, é realizada a Marcha para Jesus. O evento, que ocorre no mundo todo, conta com shows no ponto final da caminhada.
Neste ano, os fiéis sairão do metrô da Luz e vão se dirigir até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.
Porém, os eventos não acabam aí. No domingo (2), será realizada a Parada do Orgulho LGBT+. A comemoração ocorre todo ano na Avenida Paulista.
Quem planeja aproveitar as comemorações vai precisar ficar atento ao funcionamento dos transportes públicos na cidade de São Paulo.
Durante o dia de Corpus Christi, as linhas da CPTM terão operação diferenciada para atender os passageiros. Na quinta-feira, o intervalo entre os trens será estendido, conforme ocorre aos domingos e feriados.
Como a Marcha para Jesus acontecerá na região de Santana, o Metrô vai ampliar o quadro de funcionários nas estações mais próximas – especialmente, Tiradentes, Carandiru e Santana (Linha 1-Azul).
As linhas contarão com direcionamento de fluxo para facilitar a chegada e saída do público.
Além do reforço da frota de trens em circulação – que será maior em comparação a um feriado comum –, o Metrô vai disponibilizar trens reservas para atender às linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, em caso de aumento de demanda.
Já na sexta-feira, o intervalo será normalizado, como é realizado em dias úteis. No sábado (1) e no domingo (2), o cronograma seguirá o que é aplicado aos fins de semana.
Para a Parada do Orgulho LGBT+, a oferta de trens do Metrô será maior do que a de um domingo comum, contando também com trens reserva.
Haverá o reforço no quadro de funcionários nas estações mais próximas ao evento – especialmente, nas estações Brigadeiro, Trianon-MASP, Consolação (todas da Linha 2-Verde) e República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela).
As estações também contarão com direcionamento de fluxo para melhorar e facilitar a chegada e saída dos passageiros. As estações poderão ter acessos fechados em caso de necessidade de controle do fluxo.
Para os dois eventos, o Metrô preparou comunicação visual e avisos sonoros específicos para auxiliar os passageiros.
O cronograma dos ônibus de São Paulo também será alterado. No dia 30, a programação das linhas gerenciadas pela EMTU será a de domingos e feriados.
No entanto, devido à Marcha para Jesus, 21 linhas que ligam São Paulo a Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, Barueri e Osasco terão a operação alterada. Os passageiros devem acompanhar as mudanças por meio do site da EMTU.
Campos Neto alfineta governo Lula após Selic subir a 15% ao ano, mas defende a alta dos juros como “preço pela credibilidade”
Ex-diretor do Banco Central acredita que nova diretoria está fazendo um bom trabalho e defende os juros altos por mais tempo
CVM adia entrada em vigor de nova regulamentação sobre OPA; veja para quando ela está prevista agora
A prorrogação foi necessária para que o sistema de registro do mercado pudesse se adequar às novas regras.
Copom sobe os juros a 15% ao ano; agora 3 bancões dizem quando a Selic deve começar a cair
Itaú, Goldman Sachs e BofA traçam cenários um pouco diferentes para o início do ciclo de cortes de juros no Brasil — mas paciência ainda é o nome do jogo
Copom aumenta os juros em 0,25 p.p. e Selic chega a 15% ao ano — e deve parar por aí mesmo
Embora o Copom tenha sinalizado que o período de hiato será indefinido, o debate sobre o corte de juros já está na mesa, e precificado nos juros futuros
Brasil se declara livre de gripe aviária em granja comercial. Entenda o que isso significa e quais os próximos passos
O governo comunicou hoje à OMSA sobre o encerramento do foco da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS)
Congresso cria CPMI para investigar fraude do INSS, e STF convoca governo para decidir sobre devolução dos valores desviados
Ainda não há data definida para o início da CPMI, mas a reunião do STF com o governo Lula está marcada para a próxima terça-feira (24)
Dê tempo aos juros: Bradesco Asset espera manutenção da Selic pelo Copom e “aceita” que inflação de 3% só será alcançada no futuro
Gestora avalia que o juro está suficientemente restritivo e que o BC deve acompanhar os dados, mantendo um novo aumento no radar como possibilidade futura
A inteligência artificial vai tirar o emprego de muita gente: CEO da Amazon admite que empresa precisará de menos funcionários
Em nota enviada aos funcionários, Andy Jassy deixou claro o que muitos temiam: a IA vai pegar empregos
Congresso derruba veto de Lula e livra FIIs e fiagros de novos impostos — mas conta de luz pode ficar mais cara; entenda
O governo Lula vive uma queda de braço com os parlamentares, que votaram pela derrubada de uma série de vetos do presidente
Corpus Christi pode render feriadão; veja o que abre e fecha na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20)
Bancos, bolsa, Correios e transporte público terão mudanças no funcionamento; ponto facultativo traz folga aos mercados
Lotofácil faz mais um milionário, mas não brilha sozinha; Mega-Sena acumula e prêmio sobe a R$ 130 milhões
Ganhador ou ganhadora do concurso 3420 da Lotofácil efetuou aposta por meio dos canais eletrônicos da Caixa; além da Mega-Sena, a Quina também acumulou
Ex-BC Fábio Kanczuk vê Selic a 15% e risco de corte precoce por pressão política — mas postura do Copom com a inflação deveria ser mais dura
Diretor de macroeconomia do ASA acredita que o Brasil precisa de um choque recessivo para conseguir segurar a expectativa de inflação futura
A coisa está feia para o dólar: faz duas décadas que os gestores globais não ficam tão descrentes assim com a moeda
Investidores correm da moeda norte-americana enquanto montam posições em euro e se mostram mais otimistas com emergentes — incluindo o Brasil
Selic sobe ou fica? Gestores estão divididos nas suas projeções para o Copom, mas são unânimes em uma aposta; veja qual
Pesquisa da XP mostra dualidade de opiniões em relação aos juros básicos do país, mas otimismo em relação a outras possibilidades de investimento
Câmara aprova urgência de duas medidas em meio ao impasse do IOF — e uma deve trazer dor de cabeça para o governo
Com a aprovação do caráter de urgência, ambos os projetos podem ser votados diretamente no plenário, sem passar pelas comissões
O país dos juros altos: por que a Selic está tão alta e qual a tendência para os próximos anos?
Touros e Ursos desta semana traz uma entrevista com Samuel Pessôa, pesquisador macro do BTG Pactual, para falar sobre Copom, juros e contas públicas
Fluxo de investimento estrangeiro impulsiona competitividade no Brasil, mas país continua com “voo de galinha”
País avança quatro posições em ranking global de competitividade, mas segue entre os últimos colocados; entenda quais são os principais entraves ao desenvolvimento no longo prazo
Lotofácil começa a semana premiando apostador insistente; Quina acumula e Mega-Sena corre hoje valendo uma fortuna
Ganhador ou ganhadora do concurso 3419 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números; Mega-Sena pode pagar R$ 110 milhões na noite desta terça-feira
Do volante às passarelas: Renault anuncia saída de CEO, que assume comando de gigante das grifes de luxo; ações da montadora caem
Enquanto os papéis da fabricante de automóveis francesa recuaram nesta segunda-feira (16) em Paris, o mesmo não aconteceu com a empresa que estará sob o comando de Luca de Meo a partir de julho
Chegou chegando: Pix Automático começa a ser oferecido pelos bancos nesta segunda-feira (16)
Nova modalidade pretende substituir débito automático e boletos