🔴 É AMANHÃ: ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE – VEJA COMO PARTICIPAR GRATUITAMENTE

O investimento secreto de Warren Buffett: aprenda a aplicar a mesma estratégia para ganhar dinheiro no Brasil

Aposta mais recente de Warren Buffett aparecia na SEC como confidencial, o que gerou muita curiosidade entre os investidores

24 de maio de 2024
9:01 - atualizado às 11:20
Warren Buffet (Domínio Público e Flickr / Montagem: FEE) -

Se você fosse almoçar com Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, e ele dissesse para você: "Olha, eu comecei a comprar ações de uma empresa que parece muito boa e negocia por preços bastante atrativos. Você quer saber qual é?"

Ah, quem não gostaria de uma dica de Warren Buffett, não é mesmo? Na certa, o sujeito que descobrisse o nome da ação, tentaria comprar antes que todo mundo ficasse sabendo.

Para falar a verdade, isso tem sido um grande problema para Warren e seu veículo de investimentos, a Berkshire Hathaway.

Se ele demora muito para montar posição numa determinada empresa e descobrem qual é, provavelmente vai acontecer um efeito manada, as ações vão disparar, e Buffett terá de comprar o restante da posição por preços bem mais elevados.

Se, por outro lado, ele tentar acelerar o processo, provavelmente não vai encontrar liquidez o suficiente — e as ações vão disparar da mesma forma.

Mas a Berkshire encontrou uma alternativa: a aposta mais recente de Buffett aparecia na SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) como confidencial, o que gerou muita curiosidade. Qual seria esse tal "investimento secreto"?

Leia Também

A surpresa que não era bem uma surpresa

Lembra quando você era criança e já sabia, pela embalagem do presente da sua tia, o que iria ganhar, mas tinha que fazer carinha de surpresa quando abria o pacote se não quisesse tomar bronca da mãe?

Eu me lembrei disso quando fiquei sabendo que o tal do "investimento secreto" era apenas mais uma seguradora, a Chubb. Eu aposto que ninguém fez cara de surpresa quando descobriu isso.

Se você não sabe, Warren Buffett adora seguradoras, e eu já perdi as contas de quantas empresas do ramo a Berkshire possui.

Mas o mais interessante é o motivo de ele gostar tanto desse modelo de negócio: as seguradoras recebem o prêmio do seguro (float) na frente e podem investir esse dinheiro enquanto o sinistro não acontece.

Normalmente, as seguradoras tradicionais optam por aplicar todo (ou quase todo) o dinheiro em renda fixa. Mas Buffett encontrou nas seguradoras uma forma de "receber" dinheiro para investir em outras empresas que ele gostaria, mas que demoraria anos pelo método tradicional.

Com essa estratégia, além de muita competência para escolher as melhores seguradoras e onde alocar o float, Buffett e seu saudoso parceiro Charlie Munger construíram um império avaliado em quase US$ 1 trilhão.

Nem todas as seguradoras precisam de Warren Buffett

Obviamente, os maiores retornos nessa estratégia "alavancada" acontecem quando o float é investido em ações que sobem bastante.

O problema é que o risco é enorme também — e eu não recomendo que você invista em uma seguradora que faça isso, a não ser que ela seja tocada por Warren Buffett.

A parte boa é que nem todas as seguradoras precisam de Buffett para gerar bons retornos com o float, ainda mais quando o país oferece títulos de renda fixa conservadores com taxas de juros de dois dígitos, como é o caso do Brasil.

Aliás, se tem empresa que não ficou chateada com piora das perspectivas com a Selic nos últimos dias foram justamente as seguradoras brasileiras, que vão extrair um pouco mais de retorno com os investimentos do float.

Como você pode ver no gráfico abaixo, que traz o Lucro antes de impostos de uma seguradora listada brasileira, dá para perceber que nos períodos de juros elevados o Resultado Financeiro (rendimento do Float) costuma inclusive bater o resultado da operação de seguros.

Fonte: Companhia. Elaboração: Seu Dinheiro.

Essa seguradora inclusive foi recomendada nesta semana na série Vacas Leiteiras, porque além de tudo também é uma boa pagadora de dividendos.

Assim como Buffett, eu vou manter o nome dessa seguradora em sigilo. Se quiser descobrir quem é a tal seguradora e todas as outras sugestões da carteira, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem.

  • Ruy Hungria não revelou o nome da seguradora que pode colocar dividendos no seu bolso – mas você pode conferir GRATUITAMENTE 5 ações recomendadas por ele para buscar pagamentos recorrentes. Clique aqui para acessar.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança

25 de junho de 2025 - 19:58

Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA

25 de junho de 2025 - 8:11

Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell

24 de junho de 2025 - 7:58

Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar

24 de junho de 2025 - 6:15

Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)

23 de junho de 2025 - 14:30

Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã

23 de junho de 2025 - 8:18

Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo

DÉCIMO ANDAR

É tempo de festa junina para os FIIs

22 de junho de 2025 - 8:00

Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã

20 de junho de 2025 - 8:23

Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil

SEXTOU COM O RUY

Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos

20 de junho de 2025 - 6:03

É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã

19 de junho de 2025 - 9:29

Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar

18 de junho de 2025 - 14:40

Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Olhando para cima: Ibovespa busca recuperação, mas Trump e Super Quarta limitam o fôlego

18 de junho de 2025 - 8:22

Enquanto Copom e Fed preparam nova decisão de juros, Trump cogita envolver os EUA diretamente na guerra

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Do alçapão ao sótão: Ibovespa repercute andamento da guerra aérea entre Israel e Irã e disputa sobre o IOF

17 de junho de 2025 - 8:24

Um dia depois de subir 1,49%, Ibovespa se prepara para queimar a gordura depois de Trump abandonar antecipadamente o G-7

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Acima do teto tem um sótão? Copom chega para mais uma Super Quarta mirando fim do ciclo de alta dos juros

17 de junho de 2025 - 6:45

Maioria dos participantes do mercado financeiro espera uma alta residual da taxa de juros pelo Copom na quarta-feira, mas início de cortes pode vir antes do que se imagina

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O fim do Dollar Smile?

16 de junho de 2025 - 20:00

Agora o ouro, e não mais o dólar ou os Treasuries, representa o ativo livre de risco no imaginário das pessoas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

17 X 0 na bolsa brasileira e o que esperar dos mercados hoje, com disputa entre Israel e Irã no radar

16 de junho de 2025 - 8:18

Desdobramentos do conflito que começou na sexta-feira (13) segue ditando o humor dos mercados, em semana de Super Quarta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sexta-feira, 13: Israel ataca Irã e, no Brasil, mercado digere o pacote do governo federal

13 de junho de 2025 - 8:16

Mercados globais operam em queda, com ouro e petróleo em alta com aumento da aversão ao risco

SEXTOU COM O RUY

Labubu x Vale (VALE3): quem sai de moda primeiro?

13 de junho de 2025 - 7:11

Se fosse para colocar o meu suado dinheirinho na fabricante do Labubu ou na mineradora, escolho aquela cujas ações, no longo prazo, acompanham o fundamento da empresa

Insights Assimétricos

Novo pacote, velhos vícios: arrecadar, arrecadar, arrecadar

13 de junho de 2025 - 6:03

O episódio do IOF não é a raiz do problema, mas apenas mais uma manifestação dos sintomas de uma doença crônica

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bradesco acerta na hora de virar o disco, governo insiste no aumento de impostos e o que mais embala o ritmo dos mercados hoje

12 de junho de 2025 - 8:19

Investidores avaliam as medidas econômicas publicadas pelo governo na noite de quarta e aguardam detalhes do acordo entre EUA e China

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar