🔴 TRÊS AÇÕES DE IA E O INVESTIMENTO QUE PODE MULTIPLICAR POR 42X EM 12 MESES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Rodolfo Amstalden: Banda fiscal no centro do palco é sinal de que o show começou

Sequestrada pela política fiscal, nossa política monetária desenvolveu laços emocionais profundos com seus captores, e acabou por assimilar e reproduzir alguns de seus traços mais viciosos

Foto do Congresso Nacional, em Brasília, num dia de céu carregado; a imagem representa o clima tenso em Brasília e os desdobramentos negativos para a bolsa. Orçamento Secreto
Congresso Nacional - Imagem: Shutterstock

“Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou.”

- Chico Buarque

Devidamente elucidativa a matéria do Valor, publicada no início da semana, acusando o mau uso da banda fiscal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em tese, a banda de resultado primário deveria servir para acomodar situações excepcionais, para o bem ou para o mal.

No entanto, a esta altura do campeonato, todos nós já entendemos que o piso da banda virou o centro da meta.

Ou seja, o Governo Lula só tem tomado medidas sérias de contingenciamento quando esbarra no limite inferior da margem de tolerância.

Naturalmente, isso afeta a credibilidade do pacto econômico chamado de “novo arcabouço fiscal”, e ameaça o próprio cumprimento do limite inferior, pois acabamos por replicar a lógica inerente de intervalo de confiança também para ele (todo piso contratual tem também o seu próprio piso estatístico).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, infelizmente, essa não é a pior parte da história, pois da gestão fiscal brasileira nunca esperamos muito mesmo.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queima de estoque na bolsa: Ibovespa em queda, FII do mês e tudo o que você precisa saber sobre os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

O Ibovespa despencou 20%, chegou a hora de comprar? Esse estudo diz que sim, mas não qualquer tipo de ação

Sem COMPROMISSO com a REGRA FISCAL, o BRASIL não DESLANCHA

Quando a banda vira meta: o sequestro do monetário pelo fiscal

Conforme explicado na referida matéria, o conceito da banda fiscal provavelmente foi emprestado pela equipe de Haddad do regime de metas de inflação, que baliza os principais marcos de política monetária no mundo ocidental.

Aqui, porém, identificamos uma perigosa transferência de habitus no campo das políticas econômicas.

Sequestrada pela política fiscal, nossa política monetária desenvolveu laços emocionais profundos com seus captores, e acabou por assimilar e reproduzir alguns de seus traços mais viciosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja, isso tem pouco a ver com o conceito econômico de “dominância fiscal”, e muito mais a ver com um conceito social (teoria dos jogos) de dominância fiscal.

Conforme a cartilha, o jogo de cintura de um lado deveria ser compensado pela rigidez do outro lado. Porém, na prática, o custo proibitivo da rigidez acaba por ditar a mimese do jogo de cintura original.

Se não podemos jogar separados, vamos jogar juntos…

À medida que o tempo passa, o Copom parece brigar – sem sucesso – pelo teto da banda de inflação (proporcional ao piso da banda fiscal), criando assim uma nova banda tácita em cima desse teto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prova disso está nas leituras sucessivas do Focus, agora já denunciando 4,63% de IPCA esperado para este ano ( > 4,50%), e percentuais sistematicamente acima do centro da meta de 3,00% para 2025, 2026 e 2027.

Em defesa do Bacen, devo argumentar que não é verdade que a trajetória da inflação brasileira está desancorada; ela só está ancorada em um outro lugar, mais alto.

Gestão fiscal faz banda virar meta, e a gestão monetária também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra uma bola de futebol entrando na rede de um gol, com gráficos de ações e mercado financeiro na frente 3 de novembro de 2026 - 8:34
Colagem com grãos de café, violão, prato de arroz com feijão, palmeiras e o Pão de Açúcar ao fundo. 2 de novembro de 2026 - 9:45
2 de novembro de 2026 - 9:14
Taça metálica tombada sobre a mesa, com líquido vermelho derramado, em um salão decorado com velas e estandartes vermelhos. 1 de novembro de 2026 - 8:00
30 de outubro de 2026 - 8:46
Escudo metálico bloqueando um gráfico de candlesticks vermelhos em queda sobre fundo azul. 30 de outubro de 2026 - 7:21

SEXTOU COM O RUY

O cenário para a bolsa brasileira mudou; saiba como se preparar

30 de outubro de 2026 - 7:21
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 28 de outubro de 2026 - 19:30

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil

28 de outubro de 2026 - 19:30
Ressaca no mercado de ações. 27 de outubro de 2026 - 8:59

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral

27 de outubro de 2026 - 8:59
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 27 de outubro de 2026 - 7:10

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal

27 de outubro de 2026 - 7:10
Lula aparece do lado esquerdo em uma montagem. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. 26 de outubro de 2026 - 8:21
weg wege3 ações balanço 23 de outubro de 2026 - 6:03
Imagem da palavra SELIC seguida do símbolo de porcentagem e uma moeda de R$ 1 21 de outubro de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual

21 de outubro de 2026 - 20:00
21 de outubro de 2026 - 8:44
Fundo de céu claro com bandeira da França com rachadura no meio 20 de outubro de 2026 - 7:33
19 de outubro de 2026 - 8:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar