Luiz Inácio Lula da Silva completou na segunda-feira (10) 100 dias à frente do terceiro mandato, marcado pela invasão de Brasília, críticas ao Banco Central, pela retomada de programas sociais e algumas saias-justas. Mas será que esse início de gestão é aprovado pela maioria da população?
Segundo levantamento feito pelo Ipec nesta terça-feira (11), o governo Lula é considerado ótimo ou bom para 39% dos brasileiros, enquanto para 30% dos entrevistados, a gestão é regular.
Já aqueles que a avaliam como ruim ou péssima somam 26%. Outros 6% não souberam ou não responderam.
- Quer acompanhar todas as decisões e acontecimentos dos primeiros 100 dias do governo Lula e comparar com o início da gestão de Jair Bolsonaro? Acompanhe AQUI a cobertura do Seu Dinheiro.
Lula melhorou ou piorou?
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 19 de março, a avaliação positiva de Lula oscilou dois pontos porcentuais para baixo, passando de 41% para 39%. Já a reprovação oscilou dois pontos para cima, de 24% para 26%.
Os entrevistados também foram questionados pelo Ipec sobre como avaliam a forma de o petista governar. Entre os entrevistados, 54% aprovam, ante 37% que desaprovam.
Aqueles que não sabem ou não responderam somam 9%.No levantamento anterior, Lula tinha 57% de aprovação e 35% de desaprovação.
O instituto aponta ainda que pouco mais da metade dos brasileiros (52%) confia no presidente Lula, ante 44% que disseram não confiar.
O Ipec realizou 2 mil entrevistas em 128 municípios, entre os dias 1 e 5 de abril de 2023. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança é de 95%.
*Com informações do Estadão Conteúdo