🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
A ESPERA ACABOU

Bolsonaro tem “choque de realidade” na volta ao Brasil, mas guarda um trunfo na manga na oposição contra Lula

Depois de passar 89 dias nos EUA, o ex-presidente está de volta e promete ser uma pedra no sapato do petista, mas antes terá que lidar com seus próprios obstáculos

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
30 de março de 2023
15:16 - atualizado às 13:46
O ex-presidente, Jair Bolsonaro
O ex-presidente, Jair Bolsonaro - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A espera acabou. Jair Bolsonaro chegou nesta quinta-feira (30) ao Brasil, depois de passar 89 dias nos EUA, com a promessa de ser uma pedra no sapato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva

Só que antes de articular qualquer oposição política ao petista, Bolsonaro teve um choque de realidade: não havia carros blindados esperando por ele no aeroporto — e isso foi motivo da primeira reclamação por parte do ex-presidente. 

“Até segunda-feira eu tinha direito a dois carros blindados”, afirmou Bolsonaro, relembrando que, durante sua campanha de 2018, “tinha 40 policiais federais comigo” — citando que corre risco de sofrer um possível atentado. “Eu não tenho peito de aço”, acrescentou.

Vale lembrar que é comum que candidatos recebam apoio da Polícia Federal (PF), mas como Bolsonaro não é candidato neste momento, não recebe o amparo da PF — a demanda é um privilégio que somente presidentes possuem.

A reclamação também contradiz o que aliados querem para Bolsonaro:  uma recepção sem tanta pompa e calma para assentar as ideias e entender o cenário antes de qualquer atuação pública.

O futuro de Bolsonaro

Quando Bolsonaro ainda estava nos EUA, repetidas vezes ele disse que voltaria ao Brasil para desempenhar um papel na política: ser oposição ao governo de Lula. 

E a expectativa é justamente essa. O Partido Liberal (PL) acredita que o ex-presidente pode ser o grande adversário do petista, um protagonista da direita e consiga enfrentar a esquerda nas eleições presidenciais de 2026.

Apesar de Michelle Bolsonaro ter aparecido para 2026, segundo aliados, ainda não há uma segunda opção e o ex-presidente é o único nome no momento previsto para a próxima corrida eleitoral. 

A ideia agora é reorganizar a vida política de Bolsonaro, agendar viagens e garantir que ele esteja em contato com as autoridades de direita — entre eles governadores e prefeitos — e com membros alinhados a ele no Congresso.

O que ele vai encarar

Embora esteja claro que Bolsonaro não pode ser preso neste momento, o ex-presidente deve enfrentar as suas próprias pedras do caminho. 

Ele chegou ao Brasil em meio a uma polêmica envolvendo joias recebidas como presente do governo saudita e dos Emirados Árabes Unidos — e que parte delas já foram devolvidas por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). 

Na decisão mais recente, o TCU determinou ontem que Bolsonaro devolva um kit que inclui um relógio da marca Rolex — que recebeu durante uma viagem ao Qatar, em 2019. 

Na viagem de volta ao Brasil, Bolsonaro negou qualquer irregularidade no caso das joias e dise que continua usando o mesmo relógio de sempre. 

"[Os árabes] são riquíssimos e tentam agradar as pessoas, mas eu continuo com meu reloginho, graças a Deus, e estou feliz com ele", disse ele à Jovem Pan. 

O ex-presidente justificou os presentes com a amizade com o povo árabe e disse que todos eles foram devidamente registrados. 

"Se estão achando que isso foi errado, fico até feliz porque não têm do que me acusar. Essas joias estão prontas para serem entregues", afirmou.

A viagem de Bolsonaro ao Brasil

Bolsonaro deixou a casa onde estava hospedado nos EUA por volta das 18h (horário local) de quarta-feira (29) e seguiu para o aeroporto de Orlando, onde aguardou o embarque em uma sala reservada. 

O ex-presidente foi o último a embarcar na aeronave e recebeu aplausos da maioria dos passageiros, que chegaram a gritar “mito”. Uma mulher chegou a fazer o gesto do “L” durante o embarque, mas não houve discussões.

Durante a viagem, Bolsonaro praticamente não dormiu e foi a todo momento requisitado por passageiros, que queriam tirar fotos e conversar com o ex-presidente. Ele recebeu inclusive uma Bíblia de uma mulher como presente. A imprensa pode acompanhar a viagem. 

*Com informações da CNN e do UOL

Compartilhe

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

ELEIÇÕES 2024

São Paulo já tem oito pré-candidatos na disputa por nove milhões de votos; conheça os nomes

7 de abril de 2024 - 15:45

Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lideram as pesquisas de intenção de votos a seis meses das eleições municipais

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar