É HOJE: conheça as 3 criptomoedas que podem te deixar milionário clicando aqui

Cotações por TradingView
2023-02-09T20:23:50-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DIA 40

Lula e Biden juntos: o que os dois vão negociar para aumentar o fogo de uma relação em banho-maria?

O presidente brasileiro e uma comitiva ministerial chegaram a Washington nesta quinta-feira (9). O encontro com o chefe da Casa Branca está marcado para amanhã e carrega vários simbolismos.

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
9 de fevereiro de 2023
20:23
Lula e Janja desembarcam em Washington
Lula e Janja desembarcam em Washington - Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

A relação entre Brasil e EUA ficou cozinhando em banho-maria durante quatro anos — em alguns momentos até parecia estar no ponto, principalmente quando quem ocupava a Casa Branca era Donald Trump, mas, de fato, o prato não chegou a ser servido. 

Agora, com novos cozinheiros dos dois lados, as chamas dessa relação tem tudo para entregar uma refeição completa. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Washington nesta quinta-feira (9) acompanhado de uma comitiva ministerial e da primeira-dama, Janja da Silva — eles ficarão hospedados na Blair House, residência oferecida a importantes convidados internacionais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também acompanhou Lula em sua viagem à Argentina e ao Uruguai, no mês passado, faz parte da comitiva brasileira. 

Um encontro estilo fast-food

A passagem de Lula por Washington será rápida, mas carregada de simbolismos — vale lembrar que Jair Bolsonaro, que não foi convidado por Joe Biden para ir à Casa Branca, ainda está nos EUA. 

Além do caráter político, o encontro com Biden acontece no início do terceiro mandato do petista. 

Eles já conversaram por telefone duas vezes: após a vitória de Lula nas eleições de outubro do ano passado e no dia seguinte aos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro.

Nesta sexta-feira (10), Lula e Biden se encontrarão pessoalmente durante a tarde em uma oportunidade para colocar as relações bilaterais entre o Brasil e os EUA no ponto. 

O foco da conversa deve ser a defesa da democracia após os atos antidemocráticos enfrentados por ambos os países, mas outros temas podem ser tratados, entre eles, mudanças climáticas, economia, relações comerciais e investimentos.

Lula não dispensou a entrada 

O prato principal da viagem é o encontro com Biden, mas Lula não dispensou a entrada. Na sexta-feira de manhã, o presidente brasileiro deve se reunir com parlamentares e interlocutores norte-americanos. 

O governo não divulgou nomes, mas especula-se que Lula pode se reunir com representantes do partido democrata, dentre eles, o senador Bernie Sanders.

O presidente brasileiro deve ainda conversar com a imprensa norte-americana ainda na sexta-feira pela manhã. Ele retorna ao Brasil até sábado (11).

A cozinha do encontro

Lula e Biden cogitaram se encontrar ainda antes da posse do petista, em 1 de janeiro. Seria uma forma de expor o respaldo da comunidade internacional ao resultado da eleição no Brasil e tentar, com isso, arrefecer narrativas golpistas que estavam no radar de Washington desde 2021. 

Não à toa, a Casa Branca reconheceu rapidamente o resultado das eleições brasileiras assim que viu o anúncio por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em outubro do ano passado.

A reunião entre os dois presidentes não ocorreu em dezembro por incompatibilidade de agenda, e os norte-americanos sugeriram, então, que Lula viajasse aos EUA na segunda semana de governo. 

Dessa vez, foi o Planalto que deu a negativa, apresentando o mês de fevereiro como a primeira data possível para o encontro.

Demonstrar apoio mútuo e discutir publicamente formas de conter o avanço de autoritarismos interessam a Biden e a Lula — os dois se apresentaram aos eleitores como alternativa ao extremismo e prometeram fazer da defesa da democracia um pilar de seus governos.

Compartilhe

DIA 79

O que é gasto e investimento? Lula responde… enquanto nova regra fiscal não chega

20 de março de 2023 - 20:15

Presidente volta a adotar o tom dos discursos de campanha enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, costura acordos no Congresso para agradar a gregos e troianos

POUCO A POUCO

Mesmo com demora na divulgação da nova âncora fiscal, Lula quer reuniões com presidentes do Congresso antes de publicar proposta

20 de março de 2023 - 12:21

Haddad também não poupou críticas à condução da política monetária brasileira e engrossou o coro com o presidente Lula ao atacar os juros altos

DIAS 77 E 78

Momento de reflexão: Lula se prepara para dar palavra final sobre nova âncora fiscal

20 de março de 2023 - 10:10

Junta de Execução Orçamentária está em prontidão para os últimos ajustes da regra fiscal, que serão feitos por Lula

BRASILEIROS AVALIAM O GOVERNO

Lula supera Bolsonaro em aprovação no início do mandato — confira a pesquisa Ipec

19 de março de 2023 - 13:36

Levantamento mostra que é o governo do petista é bom ou ótimo para 41% dos brasileiros, enquanto 24% dizem que o presidente é ruim ou péssimo

CORRENDO CONTRA O RELÓGIO

Lei das Estatais: partido Novo aciona STF contra decisão que permitiu indicação de políticos para empresas do governo

18 de março de 2023 - 16:58

O Novo argumentou que a liminar concedida por um dos ministros da Cote viola o princípio da colegialidade

DIA 76

Você decide? Não, Lula decide — arcabouço fiscal está nas mãos do presidente e a contagem regressiva acelerou

17 de março de 2023 - 20:12

A promessa do governo é entregar a nova regra antes da viagem do petista para a China, marcada para 24 de março; Itamaraty divulga o que ele vai fazer lá

OVERBOOKING

Por um lugar na janelinha: empresários disputam lugar na comitiva que acompanhará Lula em visita à China

17 de março de 2023 - 10:16

Alckmin, Padilha e presidente da Apex Brasil são os responsáveis pela finalização da lista da megacomitiva que acompanhará Lula à China

DIA 75

Em busca do extraordinário: Lula vai a Itaipu, mas reconhece erro do governo — veja o que ele falou sobre a hidrelétrica

16 de março de 2023 - 20:12

O presidente participou nesta quinta-feira (16) da posse do novo diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, e aproveitou também para impulsionar a relação com o Paraguai

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies