🔴 ESTÁ NA HORA DE INVESTIR EM CRIPTO? – CLIQUE AQUI E ENTENDA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

A ESCALADA DA GUERRA

Se cuida, Putin! Ucrânia vai se vingar com mega ofensiva por território roubado

Nas últimas semanas, a imprensa internacional relata que as forças russas parecem estar sucumbindo em Donetsk e Kiev que aproveitar a “oportunidade” retomar a região

Vladimir Putin vestindo terno azul marinho e camisa branca, em frente a um púlpito com dois microfones na frente
O presidente da Rússia, Vladimir Putin - Imagem: Divulgação/Kremlin

O ditado popular diz que a vingança é um prato de que come frio — mas o presidente russo, Vladimir Putin, não quis esperar e em janeiro lançou uma mega ofensiva contra a Ucrânia. Kiev, por sua vez, cozinhou sua resposta em banho-maria e agora prepara o contra-ataque. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O momento escolhido para a vingança ucraniana não é à toa. O Wagner, grupo de mercenários que luta do lado russo na guerra, está perdendo homens e equipamentos em Donetsk — cidade no leste da Ucrânia que é controlada militarmente pelos russos. 

“O Wagner está perdendo mão de obra, equipamento e força considerável”, disse o coronel-general Oleksandr Syrskyi, sinalizando que “muito em breve” as forças ucranianas aproveitarão a oportunidade para recuperar o território perdido.

Putin enfraquecido?

Nas últimas semanas, a imprensa internacional relata que as forças russas parecem estar perdendo força em Donetsk. Mas o Wagner diz o contrário. 

Citando fontes próximas ao assunto, a Bloomberg informou que o líder dos mercenários, Yevgeny Prigozhin, estava se preparando para reduzir suas operações militares na Ucrânia depois que o comando militar russo cortou o fornecimento de pessoas e munições para o grupo. A agência diz que Prigozhin foi visto transferindo o foco para as operações na África.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma resposta, Prigozhin afirmou: “Não sei o que a Bloomberg está relatando, mas aparentemente eles sabem melhor do que eu o que faremos a seguir. Enquanto nosso país precisar de nós, lutaremos no território da Ucrânia”.

Leia Também

QUEM VÊ CLOSE, NÃO VÊ CORRE

Como a Apple deixou a desconfiança para trás e alcançou (de novo) a marca de US$ 5 trilhões em valor de mercado 

PENALIDADE BILIONÁRIA

US$ 1,2 bilhão na conta: multa vira dor de cabeça no balanço deste gigante dos EUA; ações sentem o baque

O chefe dos mercenários está envolvido em uma disputa pública com o Ministério da Defesa da Rússia há meses, depois de criticar sua estratégia militar na Ucrânia. 

Recentemente, ele reclamou da falta de munição e apoio para seus combatentes na linha de frente em Bakhmut, no leste da Ucrânia, sugerindo que estava sendo sabotado propositalmente pelo governo de Putin. 

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

Bakhmut também estava em banho-maria

Diante dos sinais de enfraquecimento das forças russas, o comandante ucraniano disse que o país também lançará uma contra-ofensiva “muito em breve” na área ao redor de Bakhmut, cenário de combates sangrentos por mais de sete meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Ucrânia havia sinalizado anteriormente que lançaria uma contra-ofensiva na primavera (que no hemisfério Norte vai de março a junho), mas também esperava a chegada de mais armamento de aliados do Ocidente.

“Muito em breve aproveitaremos esta oportunidade, como já fizemos perto de Kiev, Kharkiv, Balakliya e Kupiansk”, afirmou Syrskyi.

O comandante ucraniano disse ainda que os soldados na linha de frente em Bakhmut demonstraram “resiliência, coragem e bravura sobre-humanas” diante do “fogo contínuo da artilharia e aeronaves inimigas”. 

*Com informações da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 12 de outubro de 2026 - 16:31
Imagem gerada por IA mostra Warren Buffett lendo 'A Arte da Guerra' na frente de uma lareira. 12 de outubro de 2026 - 11:57
prêmio nobel 10 de outubro de 2026 - 7:48

UM RISCO NEM TÃO ADMINISTRADO ASSIM

O Nobel de Economia que alertou para o risco e viu seu fundo perder 44% em um mês

10 de outubro de 2026 - 7:48
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 9 de outubro de 2026 - 18:31
prêmio nobel 9 de outubro de 2026 - 8:35
prêmio nobel 8 de outubro de 2026 - 8:49
prêmio nobel 7 de outubro de 2026 - 10:17
prêmio nobel 5 de outubro de 2026 - 13:39
Brasil segue sem um Nobel oficial, mas já teve um filho de estrangeiros nascido no Rio, um físico injustiçado e a primeira vencedora do “Nobel da Agricultura 3 de outubro de 2026 - 7:14
Henry Kissinger 2 de outubro de 2026 - 15:05

NÃO ACEITAMOS DEVOLUÇÃO

Henry Kissinger, o Nobel da Paz que tentou devolver o prêmio, mas não conseguiu

2 de outubro de 2026 - 15:05
Peter Handke 30 de setembro de 2026 - 16:32
nvidia ações nvda ia 28 de setembro de 2026 - 19:18
Montagem com um fundo com notas de dólares e, ao centro, uma mão segurando um iPhone Duo aberto. 28 de setembro de 2026 - 14:30
27 de setembro de 2026 - 11:00
Imagem de um globo, com um termômetro e uma seta vermelha com a inscrição El Niño 25 de setembro de 2026 - 19:30
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 25 de setembro de 2026 - 17:27
bandeira dos estados unidos em wall street 25 de setembro de 2026 - 15:42
Presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, apertam as mãos após encontro na Coreia do Sul 24 de setembro de 2026 - 19:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar