Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FLY ME TO THE MOON

Primeira missão da Rússia à lua em 47 anos termina com destruição de satélite e ‘golpe moral’ no histórico país; veja

Com a nova chegada à lua, o governo de Vladimir Putin esperava reacender a corrida espacial dos anos 1960, cujo maior concorrente eram justamente os Estados Unidos

Pouso de nave espacial da Rússia falha e é destruída em pouso
Pouso de nave espacial da Rússia falha e é destruída em pouso - Imagem: Roscosmos

A nave espacial da Rússia Luna-25 deveria pousar no satélite terrestre durante a madrugada da próxima segunda-feira (21). Entretanto, a agência espacial do país, Roskosmos, perdeu contato com a sonda na noite do último sábado (19) após problemas na órbita próxima do pouso. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, a nave espacial colidiu com a superfície da lua e não se sabem as causas exatas da perda de contato com a sonda. Um comitê interdepartamental foi criado pela Rússia para investigar as razões para a destruição da Luna-25. 

Com a nova chegada à lua, o governo de Vladimir Putin esperava reacender a corrida espacial dos anos 1960, cujo maior concorrente eram justamente os Estados Unidos. 

No entanto, a falha deixou evidente que os dias de glória espacial da antiga União Soviética ficaram no passado. Moscou foi responsável por lançar o primeiro satélite a contornar a órbita da Terra — o Sputnik 1, em 1957 — e o primeiro homem a viajar para o espaço — Yuri Gagarin, em 1961. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os norte-americanos conseguiram eclipsar — com o perdão do trocadilho — os feitos soviéticos com a chegada de Neil Armstrong à lua, em 1969. 

Leia Também

O QUE VEM POR AÍ

“Se acham que estamos satisfeitos com inflação acima de 2%, vão se decepcionar”. O recado de quem decide os juros ao redor do mundo para os investidores

QUEM AVANÇA PARA AS OITAVAS?

Copa do Mundo: Inglaterra e Estados Unidos jogam nesta quarta-feira (1°); confira horários e onde assistir

  • ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE: o Seu Dinheiro consultou uma série de especialistas do mercado financeiro e preparou um guia completo para te ajudar a montar uma carteira de investimentos estratégica para a segunda “pernada” de 2023. Baixe aqui gratuitamente. 

O preço do satélite perdido da Rússia

Uma das perguntas daqueles que duvidam que a humanidade conseguiu pousar na lua é do porquê o ser humano não voltou a pisar no satélite mais próximo da Terra.

E a explicação para isso é simples: o custo de mandar uma forma de vida em segurança para a lua é extremamente elevado. Além disso, a Rússia não está podendo gastar muito. Afinal, o país está em guerra contra a Ucrânia desde fevereiro do ano passado.

Somado a isso, o Ocidente vem minando cada vez mais a economia de Moscou, com diversas sanções e represálias contra a invasão do vizinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seleção da África do Sul em comemoração no campo. 28 de junho de 2026 - 9:25
seleção da frança 26 de junho de 2026 - 6:43
jogadores de futebol da alemanha comemorando gol 25 de junho de 2026 - 6:12
estados-unidos-eua-brasil-mercado-financeiro-bolsa-bandeiras ações 24 de junho de 2026 - 19:29
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 22 de junho de 2026 - 14:31
seleção da frança 22 de junho de 2026 - 6:46
guerra oriente médio investimento 21 de junho de 2026 - 12:10
Imagem de um mapa da região do Estreito de Ormuz com barris de petróleo representando como a guerra do Oriente Médio está afetando os preços do petróleo 20 de junho de 2026 - 11:57
jogadores da suécia em campo 20 de junho de 2026 - 6:48
Em um fundo com uma cidade, cheio de prédios, um círculo azul iluminado aparece no centro com a sigla IPO em branco 19 de junho de 2026 - 15:01
Wesley França e Vini Jr em campo 19 de junho de 2026 - 6:22
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar