O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O presidente Alberto Fernández deixa o cargo em 17 dias; entenda por que ele resolveu adotar novas medidas cambiais agora

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, deixará o cargo em 17 dias, quando o economista ultraliberal e de ultradireita, Javier Milei, toma posse. Antes, no entanto, o atual ocupante da Casa Rosada anuncia as últimas medidas à frente do governo.
Nesta quinta-feira (17), Fernández mirou no câmbio e levou parte dos impostos sobre um dos tipos de dólar existente no país.
A Administración Federal de Ingresos Públicos (AFIP) da Argentina elevou parte dos impostos sobre o dólar tarjeta — aquele dólar usado para compras de cartão de crédito no exterior.
Com a mudança, o dólar tarjeta de 748 na quarta-feira (22) a 950 pesos hoje, segundo a imprensa local.
Com a nova resolução, essa taxa de câmbio terá uma arrecadação de 100% de imposto sobre o rendimento e de 25% de imposto sobre bens imóveis, que se soma aos 30% de imposto PAIS (Imposto por uma Argentina Inclusiva e Solidária).
No total, 155% serão atribuídos ao dólar oficial, que fechou quarta-feira em 355 para compra e 375 para venda, segundo o banco central argentino.
Leia Também
Embora possa parecer uma espécie de vingança pela derrota de Sergio Massa, o candidato governista, no segundo turno das eleições de domingo (19), as medidas anunciadas hoje por Fernández estão mais para um movimento de ajuste.
De acordo com a própria imprensa argentina, o dólar tarjeta estava muito abaixo de outras cotações, nos vários câmbios do país.
O dólar MEP — o dólar legal no mercado financeiro — ficou 30% acima do dólar do cartão na quarta-feira. O MEP fechou em US$ 979, valor muito semelhante ao do dólar CCL, outro instrumento que as empresas utilizam para transferir dinheiro para o exterior.
Vale lembrar que esse aumento na cotação influi em operações como a compra de dólares para poupança; a compra de bens e serviços no exterior; serviços e transportes via agências de viagens e transporte no exterior; além de importação de mercadorias.
*Com informações do Âmbito Financiero e do La Nación
ENTREVISTA EXCLUSIVA
POLÊMICA
UMA CIDADE, DUAS VIDAS
SEM PREVISÃO
ENCRUZILHADA
NOVO VÍRUS
TEMPLO INCOMUM
JETSONS DA VIDA REAL
PEQUENAS NOTÁVEIS
ELE ESTÁ VENDIDO
DANÚBIO EM RISCO
Dia do café
ELES VOLTARAM
DOSE ÚNICA É SUFICIENTE?
CONTINENTE DE GELO
TORRE DO RELÓGIO
ASCENSÃO E QUEDA
SINAIS CIFRADOS
PEDÁGIO DA DISCÓRDIA
BLINDANDO O COFRE