🔴 É HOJE, ÀS 12H: COMPRAR OU VENDER VALE3? ASSISTA AO VIVO

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
ARRUMANDO AS MALAS

Quanto vale uma mudança? Japão oferece até 1 milhão de ienes para cidadãos saírem da capital — saiba por quê

A medida faz parte da estratégia do governo para amenizar o despovoamento em outras áreas do território japonês; o valor é mais de que o triplo do incentivo atual, de 300 mil ienes

Liliane de Lima
3 de janeiro de 2023
16:29 - atualizado às 16:30
japão inflação
Tóquio, Japão - Imagem: Shutterstock

O ano começou e o Japão estuda ampliar o apoio financeiro às famílias que aceitarem se mudar da capital. O governo deve oferecer até 1 milhão de ienes (equivalente a R$ 41,1 mil, no câmbio atual)  por criança para residentes trocarem Tóquio por outra cidade no país. 

O valor é mais de que o triplo do incentivo atual, de 300 mil ienes (R$ 12,3 mil). 

A medida faz parte da estratégia do governo para amenizar o despovoamento em outras áreas do território japonês, tendo em vista que a região metropolitana, que inclui a capital, tem cerca de 35 milhões de habitantes, ou quase 35% da população total do país.

Além disso, a ideia é melhorar as taxas de natalidade — que estão em declínio — e diversificar as populações envelhecidas em áreas mais rurais. 

As pessoas que vivem em 23 regiões de Tóquio e pontos de acesso de passageiros locais são elegíveis para receberem o dinheiro da iniciativa do governo. 

As famílias que aceitarem a oferta podem continuar trabalhando remotamente em seu emprego atual, trabalhar em uma pequena ou média empresa local ou começar um negócio na área rural — o que permite a solicitação de mais apoio financeiro. 

Em contrapartida, as famílias devem se comprometer em residir por, ao menos, cinco anos nos locais escolhidos. 

Uma saída para o Japão?

A política de “despovoamento” da capital e região metropolitana do Japão entrou em vigor em 2019, com o declínio da taxa de natalidade no país. 

De acordo com o Departamento de Estatísticas do Japão, em 2021, 28,9% da população tinha pelo menos 65 anos, marcando um recorde para o país. Havia 14,78 milhões de crianças de 0 a 14 anos no mesmo ano, representando 11,8% do total de habitantes, o nível mais baixo já registrado.

A população japonesa é composta por 125 milhões de habitantes — e tem diminuído ano a ano. Algumas estimativas projetam que o Japão atinja 88 milhões de habitantes em 2065. 

Desde 2019, cerca de 1.300 cidades aderiram à iniciativa governamental e atuam como financiadores da medida. No ano passado, cerca de 1.184 japoneses aderiram à política, um significativo crescimento em relação ao primeiro ano, com adesão de apenas 71 pessoas. 

O objetivo do governo é atingir 10 mil adesões. 

*Com informações de Bloomberg e CNBC

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar