🔴 É HOJE! COMO COMPRAR CARROS COM ATÉ 50% DE DESCONTO NA TABELA FIPE – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
O CARDÁPIO DO ORÁCULO

Apetite de Warren Buffett pelo Japão vai além do sushi e faz as tradings dispararem — o que o oráculo quer agora?

Em entrevista ao Nikkei, o megainvestidor disse que está considerando investimentos adicionais em cinco grandes tradings japonesas e o mercado reage

Carolina Gama
11 de abril de 2023
17:20 - atualizado às 16:19
Warren Buffett com uma lâmpada perto do rosto | Ações, Suzano, Vivara
O bilionário Warren Buffett - Imagem: Reprodução

O apetite de Warren Buffett pelo Japão vai muito além do sushi: o Oráculo de Omaha elevou participações nas tradings japonesas de 5% para 7,4% em 2020 e agora planeja aumentar a exposição às ações do país. 

Em entrevista ao Nikkei, Buffett disse que está considerando investimentos adicionais em cinco grandes tradings japonesas, acrescentando que está "muito orgulhoso" de seus investimentos existentes nelas.

A declaração foi suficiente para fazer as ações da Mitsubishi subirem 2,08% no pregão da tarde desta terça-feira (11) no Japão, enquanto as da Mitsui & Co. avançaram 2,66%, as da Itochu tiveram alta de 2,98% e as da Marubeni ganharam 4,55%. A Sumitomo também subiu, 3,19%.

Buffett, de 92 anos, está atualmente no Japão e planeja se encontrar com diferentes líderes de empresas e “apenas ter uma discussão sobre seus negócios e enfatizar nosso apoio”, disse ele ao Nikkei, sem citar as empresas.

Buffett na Terra do Sol Nascente

Buffett comparou as cinco grandes tradings do Japão com a Berkshire Hathaway e disse que faria negócios com elas.

“Adoraríamos se algum dos cinco viesse até nós e dissesse: 'Estamos pensando em fazer algo muito grande ou estamos prestes a comprar algo e gostaríamos de um parceiro ou algo assim'”, disse ele, ao Nikkei.

O Oráculo de Omaha então acrescentou que, embora não tenha participação em outras grandes empresas japonesas, “sempre penso em algumas”.

A verdade é que o movimento de Buffett não é à toa. O interesse do megainvestidor é um lembrete de que existem oportunidades de investimento atraentes e com bons preços no Japão.

“Dado o que sabemos ser suas preferências, ele estaria procurando por empresas bem administradas que desfrutam de fossos econômicos que ele considera subvalorizados”, disse , disse Lorraine Tan, diretora de pesquisa de ações da Morningstar Asia, à Bloomberg.

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

O cardápio que o Japão oferece

As cinco maiores empresas comerciais do Japão são conglomerados que importam de tudo: de energia e metais até alimentos e têxteis. Conhecidas como shosha, essas companhias também fornecem serviços aos fabricantes dos mais variados segmentos. 

Não à toa essas tradings ajudaram a crescer a economia japonesa e contribuíram para a globalização dos negócios.

A importância dessas empresas para o Japão é tamanha que, segundo o Nikkei, a Berkshire Hathaway de Buffett está preparando outra emissão de títulos corporativos denominados em ienes — o que foi visto pelo mercado como um sinal de que o conglomerado aumentaria seus investimentos no Japão.

Buffett nada contra a maré

Nas últimas três semanas, os estrangeiros venderam ações e futuros japoneses na Bolsa de Valores de Tóquio após a crise bancária internacional que eclodiu em março. 

Nos últimos 12 meses, o índice MSCI Asia Pacific excluindo o Japão caiu 8,6%, em comparação com uma queda de 0,8% do índice Topix mais amplo, na comparação em dólares.

Segundo analistas, no passado, os investimentos de Buffett não inflamaram o mercado no curto prazo — a não ser para as ações que ele escolheu. Mas a crença agora é de que terão efeito no médio e longo prazos em relação às percepções dos estrangeiros ao mercado do Japão.

As novas emissões da Berkshire

A Berkshire deve precificar seus novos títulos ainda esta semana. Os recursos da oferta serão usados para fins corporativos gerais, incluindo o refinanciamento de algumas dívidas. 

A holding já começou a comercializar uma venda de títulos em sete tranches, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg. 

A Berkshire, com sede em Omaha, Nebraska, é uma das maiores emissoras estrangeiras de títulos em ienes. 

Em 2020, a empresa do megainvestidor surpreendeu os mercados japoneses quando comprou as ações das tradings locais depois de vender um dos maiores negócios de títulos em ienes de todos os tempos.

*Com informações da CNBC e da Bloomberg

Compartilhe

NÃO DEIXOU BARATO

Na mira de Xi Jinping: China impõe sanções à Boeing e mais duas empresas dos EUA por venda de armas a Taiwan

20 de maio de 2024 - 19:22

A medida é a mais recente de uma série de sanções anunciadas pelo Gigante Asiático nos últimos anos contra companhias pelo fornecimento de armamento a Taipé

INTERNACIONAL

Presidente do Irã morre em queda de helicóptero; aiatolá já decidiu quem será o sucessor

20 de maio de 2024 - 7:53

Além de Ebrahim Raisi, seu ministro das Relações Exteriores e mais 7 pessoas morreram no incidente, ocorrido no norte do Irã

LOBBY DE BANCOS

CEO do JP Morgan levou outros presidentes de bancos para pressionar Federal Reserve por normas mais frouxas

19 de maio de 2024 - 16:47

Agora, o Fed e dois outros reguladores querem um novo plano, que reduziria o aumento obrigatório de capital — de quase 20% — para os maiores bancos dos EUA

NO ORIENTE MÉDIO

Membro do gabinete de Guerra de Israel ameaça pedir demissão caso não haja plano para conflito em Gaza

19 de maio de 2024 - 14:55

Benny Gantz reconheceu o impacto prejudicial que a guerra está tendo sobre os civis, mas insistiu que a “decisividade” é necessária

NO ORIENTE MÉDIO

Helicóptero que levava presidente e ministros do Irã faz pouso forçado; equipes tentam acessar o local

19 de maio de 2024 - 13:23

Houve registro de chuva forte e neblina com algum vento, o que poderia ter causado uma instabilidade na aeronave

SÓ UMA PROMESSA?

Vai fechar o banco central, Milei? A nova declaração do presidente da Argentina sobre o futuro do BC do país

17 de maio de 2024 - 18:45

O presidente argentino está na Espanha e deu diversas declarações polêmicas a um público que o aplaudiu calorosamente; veja o que mais ele disse

O CUSTO DA NOVA ORDEM MUNDIAL

Xi Jinping na Rússia: o presidente da China está disposto a pagar o preço pela lealdade de Putin?

16 de maio de 2024 - 18:37

O líder chinês iniciou nesta quinta-feira (16) uma visita de Estado de dois dias à Rússia e muito mais do que uma parceria comercial está em jogo, mas o momento para Pequim é delicado

UM SUSPIRO

Os juros continuarão altos nos EUA? Inflação de abril traz alívio, mas Fed ainda tem que tirar as pedras do caminho

15 de maio de 2024 - 14:54

O índice de preços ao consumidor norte-americano de abril desacelerou para 3,4% em base anual assim como o seu núcleo; analistas dizem o que é preciso agora para convencer o banco central a iniciar o ciclo de afrouxamento monetário por lá

DESINFLAÇÃO ACELERADA

Boas notícias para Milei: Argentina tem inflação de um dígito e Banco Central promove corte de juros maior que o esperado

15 de maio de 2024 - 10:19

Os preços tiveram alta de 8,8% em abril, em linha com o esperado pelo mercado, que estimavam um avanço de preços entre 8% e 9%

UM PRATO QUE SE COME FRIO

A vingança da China: EUA impõem pacote multibilionário de tarifas a carros elétricos chineses e Xi Jinping quer revanche

14 de maio de 2024 - 20:03

O governo chinês disse que o país tomaria medidas resolutas para defender os seus direitos e interesses e instou a administração Biden a “corrigir os seus erros”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar