🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
IR 2023

Receita facilita a vida de quem faz a declaração de imposto de renda para parentes e amigos; entenda

A partir do IR 2023, será possível receber autorização de acesso à declaração pré-preenchida de terceiros para declarar em nome deles; veja como vai funcionar

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
2 de março de 2023
6:30 - atualizado às 18:47
Imposto de Renda 2023 Leão Dinheiro
Será possível acessar declarações pré-preenchidas de até 5 CPFs, mas cada contribuinte só pode autorizar um CPF a acessar seus dados. - Imagem: Montagem Andrei Morais, Shutterstock

Se você é daqueles que preenche a declaração de imposto de renda para a família toda ou sempre confia em alguém próximo para fazer a sua prestação de contas ao Leão, saiba que, a partir deste ano, a sua vida vai ficar um pouco mais fácil.

A Receita Federal passou a permitir o acesso de pessoas físicas à declaração pré-preenchida de outras pessoas físicas, mediante uma simples autorização online e sem a necessidade de procuração eletrônica, instrumento pelo qual contadores e advogados tributaristas conseguem declarar em nome dos seus clientes.

  • Imposto de Renda sem complicações: não passe perrengue na hora de declarar o seu IR em 2023. Baixe de forma GRATUITA o guia completo que Seu Dinheiro preparou com todas as orientações que você precisa para fazer sua declaração à Receita sozinho. [É SÓ CLICAR AQUI]

A chamada "autorização de acesso" visa a facilitar o processo justamente para esses grupos de familiares e amigos em que um único contribuinte faz a declaração de IR dos demais.

Ela é mais restritiva que a procuração eletrônica pois permite o acesso do contribuinte a no máximo cinco CPFs, por um prazo determinado por cada autorizador. Já a procuração eletrônica não conta com esse tipo de limitação. Além disso, cada contribuinte só poderá dar autorização de acesso a um único CPF.

Mesmo com as limitações, a ferramenta deve quebrar o galho de muita gente. Por exemplo, um mesmo contribuinte poderia utilizá-la para fazer a declaração de imposto de renda 2023 para o seu cônjuge, seus pais e seus dois filhos, além da dele próprio.

Em que consiste a autorização de acesso

A autorização de acesso permite que o autorizado tenha acesso à declaração pré-preenchida do autorizador, além de outras funcionalidades relacionadas àquela declaração específica, como a possibilidade de verificar se ela caiu na malha fina, retificar se necessário ou emitir DARFs para pagamento das cotas de imposto de renda, entre outras.

A declaração pré-preenchida, como o próprio nome indica, já vem com uma série de dados informados pela Receita, que só precisam ser conferidos e eventualmente corrigidos pelo declarante. Depois, basta acrescentar informações que, porventura, estejam faltando.

Leia também

Ao apresentar a novidade nesta semana, a Receita Federal chamou a atenção para o fato de que, antes, as pessoas que declaravam para parentes e amigos não tinham acesso à pré-preenchida destes. Assim, mesmo que pudessem usar a pré-preenchida para si mesmos, ao declarar para terceiros esses contribuintes precisavam preencher tudo do zero.

Agora, com a autorização de acesso, o contribuinte consegue não apenas fazer a declaração de terceiros de forma muito mais prática como também acompanhar todas as suas etapas de processamento.

Outro possível uso da autorização de acesso, segundo a Receita Federal, é no caso dos contribuintes que constarão como dependentes na declaração de outra pessoa.

Agora, eles podem permitir que os titulares da declaração acessem seus dados na base da Receita - aqueles que apareceriam na sua declaração pré-preenchida, caso eles fossem declarar em separado.

Assim, ao incluir o dependente na sua declaração, o autorizado já conseguiria puxar todas as suas informações, como eventuais rendimentos e bens que já constariam na pré-preenchida, evitando que precisem ser inseridos um a um.

Como conceder autorização de acesso no imposto de renda 2023

Tanto para dar como para receber uma autorização de acesso, os contribuintes precisam ter uma conta gov.br nível prata ou ouro. Caso ainda não disponha de uma, saiba como criar aqui.

Após criar a conta, basta baixar o app Meu Imposto de Renda ou acessar a seção Meu Imposto de Renda no e-CAC, centro de atendimento virtual da Receita Federal, usando o seu login gov.br. O item "Autorização de acesso" é o primeiro da lista de "Serviços do IRPF".

Menu onde aparece o item "Autorização de acesso" no app Meu Imposto de Renda, da Receita Federal
Menu onde aparece o item "Autorização de acesso" no app Meu Imposto de Renda, da Receita Federal. Crédito: Divulgação Receita Federal.

Compartilhe

IR 2024

Como declarar indenização de seguro no imposto de renda

26 de abril de 2024 - 7:15

Valores recebidos a título de indenização de seguros automotivos, residenciais e de vida devem ser declarados, mesmo sendo isentos de tributação. Você precisa explicar para a Receita de onde esses recursos vieram…

IR 2024

Como declarar a NuConta e outras contas de pagamento remuneradas no imposto de renda

25 de abril de 2024 - 7:13

Apesar de funcionarem como contas-correntes, as contas remuneradas, como a do Nubank, devem ser declaradas como aplicações de renda fixa

IR 2024

Deixei de pagar imposto de renda que eu deveria ter pago em 2023. Como recolher em atraso?

23 de abril de 2024 - 7:17

A Receita Federal dispõe de um programa específico para a emissão de DARFs com multa e juros por conta de atraso. Veja como utilizá-lo

IR 2024

Entregou a declaração e ainda ficou devendo à Receita? Saiba como fazer o pagamento do imposto de renda 2024

23 de abril de 2024 - 7:15

Na hora do ajuste anual, alguns contribuintes ainda têm contas a acertar com o Leão; entenda por que e veja como pagar o IR

ENVIE SUA PERGUNTA PARA A DINHEIRISTA

Herança em vida: o pai comprou o apartamento dela, mas o irmão não gostou nada disso e agora quer parte do valor — ele tem direito?

22 de abril de 2024 - 11:53

Irmão quer parte do valor do apartamento. ele realmente tem direito? A Dinheirista responde! Envie sua pergunta via Instagram

IR 2024

Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar

22 de abril de 2024 - 7:02

Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original

IR 2024

É investimento no Brasil ou no exterior? Veja como declarar BDR no imposto de renda 2024

19 de abril de 2024 - 7:08

A forma de declarar BDR é similar à de declarar ações, mas há algumas diferenças, às quais é preciso ficar atento

Não residente

BTG Pactual lança conta com taxa zero para quem mora no exterior e precisa fazer transações e investimentos no Brasil

18 de abril de 2024 - 19:25

Conta para Domiciliado no Exterior estará disponível para qualquer não residente, mas mira sobretudo nos cerca de 4,5 milhões de brasileiros que vivem fora do país

IR 2024

Como declarar opções de ações no imposto de renda

18 de abril de 2024 - 6:59

O jeito de declarar opções é bem parecido com o de declarar ações em diversos pontos; as diferenças maiores recaem na forma de calcular o custo de aquisição e os ganhos e prejuízos

DEZENAS DA SORTE

Lotofácil faz combo de milionários com prêmio, enquanto Mega-Sena e Quina acumulam para quinta-feira; veja números sorteados das loterias federais 

17 de abril de 2024 - 8:20

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e o prêmio subiu para R$ 72 milhões; o próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (18)

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar