Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Camille Lima

Camille Lima

Jornalista formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), em 2025 foi eleita como uma das 50 jornalistas mais admiradas da imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil. Já passou pela redação do TradeMap. Hoje, é repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. A cobertura atual é majoritariamente centrada no setor financeiro (bancos, instituições financeiras e gestoras), em companhias maiores listadas na B3 e no mercado de ações.

MARKET MAKERS

Inflação, (des)equilíbrio fiscal e Haddad como ministro da Fazenda: O que esperar do novo governo de Lula?

No episódio #029 do Market Makers, o doutor em Economia Samuel Pessôa fala sobre os efeitos da busca incessante de Lula por popularidade em seu novo mandato

Camille Lima
Camille Lima
26 de janeiro de 2023
18:11 - atualizado às 18:12
Lula com bandeira do Brasil e gráfico ao fundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Freepick / Montagem Brenda Silva

O novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mal começou, mas já está cercado por inúmeras dúvidas e receios quanto ao seu futuro — especialmente entre os participantes do mercado financeiro, temerosos acerca das decisões econômicas do petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na visão de Samuel Pessôa, apesar das questões serem válidas, as projeções inicialmente são otimistas. Pessôa é mestre em física, doutor em Economia pela USP, pesquisador da FGV (Instituto Brasileiro de Economia) e da Julius Baer Family Office (JBFO) — e também o mais novo convidado do podcast Market Makers.

Na entrevista concedida aos apresentadores Thiago Salomão e Renato Santiago no episódio #029 do Market Makers, o físico e economista destaca a busca incessante de Lula por popularidade em seu novo mandato.

“Lula não tem espaço para perdas de popularidade no curto prazo. A ideia é ‘vamos fazer um certo populismo no início do governo, uma certa bondade. A gente faz as maldades lá no final do mandato do jeito que der, deixa para pensar nesse problema depois’”, explica o convidado, durante a conversa.

A expectativa do pesquisador da FGV é que o atual presidente decida arrumar o cenário fiscal mais próximo do final do mandato, uma vez que não deve se preocupar com a reeleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu acho que a economia está sendo tocada por ele, ele é o Ministro da Economia nesse sentido. A economia é dele. É o último mandato dele e ele quer ‘limpar a biografia’ dele.”

Leia Também

Você pode conferir o episódio na íntegra abaixo:

O populismo de Lula

Segundo o pesquisador da FGV, a lógica econômica de Lula no novo governo é um ponto de atenção entre os agentes do mercado.

“Acho que ele tomou essa escolha porque ele tá com menos medo de desequilíbrio fiscal, e acho que ele tá errado. Eu sou um economista que morre de medo de desequilíbrio fiscal, principalmente numa sociedade como a brasileira, e acredito que o Lula perdeu esse medo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das grandes preocupações de economistas sobre as decisões do petista envolvem justamente a questão fiscal e o quanto o “populismo” de Lula pode custar à economia brasileira.

“O conflito distributivo ocorre na discussão do orçamento público, sobre quem paga os impostos e onde os recursos públicos serão despendidos”, disse Samuel Pessôa. “A questão que a gente precisa saber é quanto tempo a economia aguenta esse desequilíbrio fiscal”, continuou.

Segundo o economista, existem dois problemas macroeconômicos ligados ao desequilíbrio fiscal. A primeira questão envolve a política fiscal. “Qual o impacto da política fiscal sobre equilíbrio entre oferta e demanda? Se ela é expansionista, agrava o problema inflacionário; se é contracionista, atenua.”

Enquanto isso, o segundo problema trata da dívida pública. “Com a dívida explodindo, você entra num ciclo vicioso de tensionamento de risco, desvalorização cambial, aceleração da inflação e aumento de juro pelo Banco Central.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula tem sorte?

Mesmo assim, Pessôa acredita que “Lula tem sorte”, apesar de um possível estresse fiscal se aproximando da economia brasileira a partir do segundo semestre de 2023.

“É a melhor combinação possível da nossa situação de inflação. A gente precisa que o mundo nos ajude a desinflacionar — e estamos entrando em um ciclo mundial desinflacionário que nos ajuda e no melhor momento possível.”

Isso porque, na visão do economista, um dos principais riscos para este ano seria um efeito inflacionário devido à reabertura da China, uma vez que causaria um boom no preço das commodities. Porém, uma desinflação nos EUA e Europa sustentariam o preço das matérias primas ao mesmo tempo em que as cadeias produtivas entrariam em normalidade.

Assista ao episódio no Youtube:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que esperar de Haddad na Fazenda?

Samuel Pessôa destacou no podcast que, ainda que a escolha de Fernando Haddad para chefiar o Ministério da Fazenda seja questionada por uns, o novo ministro foi designado por sua lealdade e carreira política.

“Ele [Haddad] é alguém que o Lula respeita muito, que já foi testado tanto na prefeitura como no Ministério da Educação, com resultados positivos, e que é leal. No caso de uma discordância extrema, o Haddad implementa o que o Lula deseja da melhor forma que ele conseguir e convencendo [o presidente] a tomar certos caminhos."

Na visão do economista, a política fiscal deverá ser neutra neste ano. “Com esse juro real, deve dar para ver um processo de desinflação, o que vai gerar um crescimento menor. Você deve ter uma inflação de cinco a seis [por cento] neste ano, e o Banco Central tem instrumentos para entregar a meta inflacionária em 2024.”

Quando questionado sobre a meta de inflação de 2024, Pessôa afirmou que sua preocupação envolve, na realidade, o próximo presidente do Banco Central. “Me preocupo com o final do mandato do Roberto Campos, no sentido dele não sentir força suficiente para fazer o que for necessário para entregar a meta o ano que vem.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu tenho visto Fernando Haddad dando opinião de política monetária, mas não é atribuição do Ministro da Fazenda, em um regime de independência do Banco Central, opinar sobre política monetária. Ele já tem problemas demais na cabeça, deixa o Roberto Campos fazer 

Confira o episódio na íntegra:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NA MIRA

Fraudes de até R$ 500 milhões: PF mira CEO da Fictor em operação contra esquemas milionários — e ligação com Comando Vermelho entra no radar

25 de março de 2026 - 10:33

Investigação aponta uso de empresas de fachada, funcionários de bancos e conversão em criptoativos para ocultar recursos

PRESSÃO DE LULA?

Petrobras (PETR4; PETR3) avalia recomprar refinaria de Mataripe do fundo árabe Mubadala; entenda o que está em jogo

25 de março de 2026 - 10:13

A refinaria foi privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde a troca de comando da Petrobras, em 2023, a estatal manifesta o desejo de recomprar o ativo

SÓ DEU ELA

Lotofácil 3644 paga prêmio milionário na unidade da federação de maior renda do país; Mega-Sena puxa a fila das loterias acumuladas

25 de março de 2026 - 6:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira (24). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar R$ 32 milhões hoje.

POLÍTICA MONETÁRIA

Sinal verde para a Selic: o segredo escondido na ata do Copom que abre as portas para cortes de 0,50 pp nos juros

24 de março de 2026 - 13:30

A guerra no Oriente Médio é a principal pedra no caminho de uma política monetária mais flexível daqui para a frente

Remédio no carrinho

Nimesulida, dipirona, tadalafila e outros remédios ao lado do leite, da carne e do café? Campeões de vendas nas farmácias agora chegam aos supermercados, mas com regras claras

24 de março de 2026 - 13:27

Consumidor poderá comprar medicamentos no supermercado, desde que os remédios estejam dentro de farmácias estruturadas no estabelecimento

COPOM

Não é só inflação: veja por que o BC continua cauteloso com os juros e para onde olhará agora

24 de março de 2026 - 10:42

Agora, o BC incluiu uma nova variável na análise da conjuntura: além de acompanhar as decisões de outros Bancos Centrais, o comitê avalia os desdobramentos do conflito do Oriente Médio, algo que influencia no preço do barril do petróleo e, consequentemente, da inflação

MELHOROU OU PIOROU?

Haddad diz que vai estudar os efeitos da privatização da Sabesp (SBSP3) e chama debate sobre serviços de ‘natural’

24 de março de 2026 - 10:11

O pré-candidato citou o aumento de reclamações por qualidade do serviço e também afirmou ter verificado que houve reestatização desses serviços em outros países

BRILHOU SOZINHA

Lotofácil 3643 faz o primeiro milionário da semana nas loterias da Caixa; concurso 2371 da Timemania promete prêmio maior que o da Mega-Sena 2988 hoje

24 de março de 2026 - 6:51

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (23). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogo em cada uma delas aumentaram.

COMBUSTÍVEIS

Petrobras (PETR4): diesel fica onde está — pelo menos por enquanto, dizem fontes da estatal a agência

23 de março de 2026 - 15:43

Enquanto importadores pressionam por reajuste, fontes da Reuters dizem que estatal não pretende mexer nos preços agora

OPORTUNIDADE

Correios abrem inscrições para concurso com centenas de vagas em Programa Jovem Aprendiz em todo o Brasil

23 de março de 2026 - 14:24

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são gratuitas; confira os detalhes

BOBEOU NA CURVA

Mega-Sena desbancada: Dupla de Páscoa, +Milionária e Timemania iniciam semana prometendo os maiores prêmios entre as loterias da Caixa

23 de março de 2026 - 7:23

Mega-Sena pode não pagar o maior prêmio da semana, mas valor em jogo não é desprezível. Dupla de Páscoa ainda demora para acontecer. Lotofácil e Quina têm sorteios diários.

LOTERIAS

Alô, Goiás: dupla leva R$ 1,4 milhão na Lotofácil 3642; Mega-Sena e Quina acumulam

22 de março de 2026 - 9:35

Veja os resultados da Mega-Sena, Quina, Lotofácil, Timemania e Dia de Sorte neste fim de semana

AS MAIS LIDAS DO SEU DINHEIRO

Greve dos caminhoneiros: o dia que parou o Brasil; a coincidência na Lotofácil e o ‘prêmio de consolação’ do Wagner Moura. As mais lidas do Seu Dinheiro

21 de março de 2026 - 17:30

Greve dos caminhoneiros e incertezas sobre o diesel dominam o noticiário, enquanto coincidência rara na Lotofácil e “prêmio de consolação” milionário no Oscar completam a lista das mais lidas da semana no SD

HISTÓRIA DE UM SABOR

Um dos doces de chocolate mais apreciados do mundo tem origem em uma guerra ocorrida há mais de dois séculos e hoje movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano

21 de março de 2026 - 14:52

Escassez de cacau na Europa no início do século 19 levou um doceiro piemontês a misturar avelãs moídas com a intenção de fazer o chocolate render. O resto é história.

INVESTIMENTO NO LUXO

FII com retorno alvo de IPCA + 9% ao ano: BTG Pactual lança fundo imobiliário de hotéis de alto padrão no Rio de Janeiro e em São Paulo

20 de março de 2026 - 18:15

O BTG Pactual Prime Hospitalidade deve comprar três hotéis voltados para o público “premium”; o banco destaca a proteção inflacionária do portfólio

PREPARE O BOLSO

Quer comprar um imóvel em São Paulo em 2026? A renda mensal exigida começa em R$ 10 mil nos bairros famosos

20 de março de 2026 - 16:41

Na Bela Vista, bairro com o maior número de transações de compra e venda, o valor que precisa ser comprovado ultrapassa R$ 19 mil por mês; confira a lista

OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO

Anitta quebra o silêncio sobre encontro com Daniel Vorcaro, do Banco Master

20 de março de 2026 - 11:40

Conteúdo apreendido pela PF detalha reunião de Vorcaro com Anitta e empresários do setor de bets

NOVO NOME NA FAZENDA

Ex-WhatsApp e assessor de Dilma: quem é Dario Durigan, sucessor de Haddad na Fazenda após a candidatura como governador de SP

20 de março de 2026 - 11:04

Lula convence Fernando Haddad à candidatura do governo de São Paulo e presidente anuncia Dario Durigan como o novo ministro da Fazenda

ENTENDA

Estado de greve dos caminhoneiros está mantido, mas classe topa esperar mais tempo e dá prazo para negociações com o governo

20 de março de 2026 - 10:14

Entidades apoiam medida do governo que endurece a fiscalização do piso mínimo do frete e cria regras mais rígidas para o pagamento aos caminhoneiros

ASSIM NÃO DÁ

Mega-Sena 2986, Lotofácil 3640 e outras loterias encalham; centenas de apostadores batem na trave e ficam com gostinho de ‘quero mais’

20 de março de 2026 - 7:04

Enquanto a Lotofácil e a Quina seguem com sorteios diários, Dupla Sena tem nesta sexta-feira (20) o último sorteio antes da Dupla de Páscoa.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia