🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

MARKET MAKERS

Inflação, (des)equilíbrio fiscal e Haddad como ministro da Fazenda: O que esperar do novo governo de Lula?

No episódio #029 do Market Makers, o doutor em Economia Samuel Pessôa fala sobre os efeitos da busca incessante de Lula por popularidade em seu novo mandato

Camille Lima
Camille Lima
26 de janeiro de 2023
18:11 - atualizado às 18:12
Lula com bandeira do Brasil e gráfico ao fundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Freepick / Montagem Brenda Silva

O novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mal começou, mas já está cercado por inúmeras dúvidas e receios quanto ao seu futuro — especialmente entre os participantes do mercado financeiro, temerosos acerca das decisões econômicas do petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na visão de Samuel Pessôa, apesar das questões serem válidas, as projeções inicialmente são otimistas. Pessôa é mestre em física, doutor em Economia pela USP, pesquisador da FGV (Instituto Brasileiro de Economia) e da Julius Baer Family Office (JBFO) — e também o mais novo convidado do podcast Market Makers.

Na entrevista concedida aos apresentadores Thiago Salomão e Renato Santiago no episódio #029 do Market Makers, o físico e economista destaca a busca incessante de Lula por popularidade em seu novo mandato.

“Lula não tem espaço para perdas de popularidade no curto prazo. A ideia é ‘vamos fazer um certo populismo no início do governo, uma certa bondade. A gente faz as maldades lá no final do mandato do jeito que der, deixa para pensar nesse problema depois’”, explica o convidado, durante a conversa.

A expectativa do pesquisador da FGV é que o atual presidente decida arrumar o cenário fiscal mais próximo do final do mandato, uma vez que não deve se preocupar com a reeleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu acho que a economia está sendo tocada por ele, ele é o Ministro da Economia nesse sentido. A economia é dele. É o último mandato dele e ele quer ‘limpar a biografia’ dele.”

Leia Também

Você pode conferir o episódio na íntegra abaixo:

O populismo de Lula

Segundo o pesquisador da FGV, a lógica econômica de Lula no novo governo é um ponto de atenção entre os agentes do mercado.

“Acho que ele tomou essa escolha porque ele tá com menos medo de desequilíbrio fiscal, e acho que ele tá errado. Eu sou um economista que morre de medo de desequilíbrio fiscal, principalmente numa sociedade como a brasileira, e acredito que o Lula perdeu esse medo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das grandes preocupações de economistas sobre as decisões do petista envolvem justamente a questão fiscal e o quanto o “populismo” de Lula pode custar à economia brasileira.

“O conflito distributivo ocorre na discussão do orçamento público, sobre quem paga os impostos e onde os recursos públicos serão despendidos”, disse Samuel Pessôa. “A questão que a gente precisa saber é quanto tempo a economia aguenta esse desequilíbrio fiscal”, continuou.

Segundo o economista, existem dois problemas macroeconômicos ligados ao desequilíbrio fiscal. A primeira questão envolve a política fiscal. “Qual o impacto da política fiscal sobre equilíbrio entre oferta e demanda? Se ela é expansionista, agrava o problema inflacionário; se é contracionista, atenua.”

Enquanto isso, o segundo problema trata da dívida pública. “Com a dívida explodindo, você entra num ciclo vicioso de tensionamento de risco, desvalorização cambial, aceleração da inflação e aumento de juro pelo Banco Central.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula tem sorte?

Mesmo assim, Pessôa acredita que “Lula tem sorte”, apesar de um possível estresse fiscal se aproximando da economia brasileira a partir do segundo semestre de 2023.

“É a melhor combinação possível da nossa situação de inflação. A gente precisa que o mundo nos ajude a desinflacionar — e estamos entrando em um ciclo mundial desinflacionário que nos ajuda e no melhor momento possível.”

Isso porque, na visão do economista, um dos principais riscos para este ano seria um efeito inflacionário devido à reabertura da China, uma vez que causaria um boom no preço das commodities. Porém, uma desinflação nos EUA e Europa sustentariam o preço das matérias primas ao mesmo tempo em que as cadeias produtivas entrariam em normalidade.

Assista ao episódio no Youtube:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que esperar de Haddad na Fazenda?

Samuel Pessôa destacou no podcast que, ainda que a escolha de Fernando Haddad para chefiar o Ministério da Fazenda seja questionada por uns, o novo ministro foi designado por sua lealdade e carreira política.

“Ele [Haddad] é alguém que o Lula respeita muito, que já foi testado tanto na prefeitura como no Ministério da Educação, com resultados positivos, e que é leal. No caso de uma discordância extrema, o Haddad implementa o que o Lula deseja da melhor forma que ele conseguir e convencendo [o presidente] a tomar certos caminhos."

Na visão do economista, a política fiscal deverá ser neutra neste ano. “Com esse juro real, deve dar para ver um processo de desinflação, o que vai gerar um crescimento menor. Você deve ter uma inflação de cinco a seis [por cento] neste ano, e o Banco Central tem instrumentos para entregar a meta inflacionária em 2024.”

Quando questionado sobre a meta de inflação de 2024, Pessôa afirmou que sua preocupação envolve, na realidade, o próximo presidente do Banco Central. “Me preocupo com o final do mandato do Roberto Campos, no sentido dele não sentir força suficiente para fazer o que for necessário para entregar a meta o ano que vem.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Eu tenho visto Fernando Haddad dando opinião de política monetária, mas não é atribuição do Ministro da Fazenda, em um regime de independência do Banco Central, opinar sobre política monetária. Ele já tem problemas demais na cabeça, deixa o Roberto Campos fazer 

Confira o episódio na íntegra:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
HABEAS CORPUS CONCEDIDO

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é liberado da prisão com medidas cautelares; veja o que acontece agora 

29 de novembro de 2025 - 13:35

A desembargadora Solange Salgado da Silva concedeu o habeas corpus com a justificativa de que os delitos atribuídos ao banqueiro “não envolvem violência ou grave ameaça à pessoa”

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Final da Libertadores 2025: veja quando e onde assistir a Palmeiras x Flamengo

29 de novembro de 2025 - 10:47

A Final da Libertadores 2025 coloca Palmeiras x Flamengo frente a frente em Lima; veja horário, onde assistir e detalhes da grande decisão

MAIS DINHEIRO

Olho no prêmio: Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 27 milhões

29 de novembro de 2025 - 9:29

Segundo a Caixa, o próximo sorteio acontece neste sábado, dia 29 de novembro, e quem vencer pode levar essa bolada para casa

VAI PESAR PARA TODOS

Todos nós pagaremos a conta da liquidação do Banco Master, dizem especialistas; veja qual será o impacto no seu bolso

28 de novembro de 2025 - 13:04

O FGC deve pagar os credores do Master e, assim, se descapitalizar. O custo para o fundo reconstituir capital será dividido entre todos

BATE VOLTA

A cidade mais segura do estado de São Paulo fica a menos de 1 hora da capital; onde é e o que fazer?

28 de novembro de 2025 - 11:15

A 40 km da capital paulista, essa cidade é uma das mais antigas de São Paulo e preserva um rico patrimônio histórico

JÁ CAIU AÍ?

Primeira parcela do 13º cai hoje (28); veja quem recebe, como calcular e o que muda na segunda parte

28 de novembro de 2025 - 10:30

O 13º começa a entrar na conta dos brasileiros com a liberação da primeira parcela, sempre maior por não incluir descontos

PAGA HOJE

Receita paga lote da malha fina nesta sexta (28); veja quem recebe e como consultar

28 de novembro de 2025 - 8:35

Após regularizarem pendências com o Fisco, mais de 214 mil contribuintes recebem nesta sexta (28) o lote da malha fina, que inclui também restituições residuais de anos anteriores

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil desencanta e faz 1 novo milionário, mas Quina 6888 rouba a cena e paga o maior prêmio da noite

28 de novembro de 2025 - 7:12

Basta acumular por um sorteio para que a Lotofácil se transforme em uma “máquina de milionários”; Super Sete promete o maior prêmio da noite desta sexta-feira (28).

ÚLTIMO LOTE!

Bolsa Família: Caixa paga último lote de novembro hoje (28) para NIS final 0

28 de novembro de 2025 - 5:46

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

15% ATÉ QUANDO?

As pedras no caminho do Banco Central para cortar a Selic, segundo Galípolo

27 de novembro de 2025 - 18:15

O presidente do BC participou de uma entrevista com o Itaú nesta quinta-feira (27) e falou sobre as dificuldades de atuação da autoridade monetária

RUMO À GLÓRIA (E PREMIAÇÃO) ETERNA

Final da Libertadores 2025: Por que uma vitória do Palmeiras vai render mais dinheiro do que se o Flamengo levar a taça

27 de novembro de 2025 - 17:13

Na Final da Libertadores 2025, Palmeiras x Flamengo disputam não só o título, mas também a maior premiação da história do torneio

ESQUENTA DA AMAZON

Black Friday Amazon com até 60% de desconto: confira as principais ofertas em eletrônicos e os cupons disponíveis

27 de novembro de 2025 - 17:09

Promoções antecipadas incluem Kindle, TVs, smartphones e mais; cupons chegam a R$ 500 enquanto durarem os estoques

ACEITA UM CAFEZINHO?

Café faz bem para o coração? Novo estudo diz que sim

27 de novembro de 2025 - 15:43

Pesquisa indica que até quem tem arritmia pode se beneficiar de uma das bebidas mais consumidas do mundo

MAIOR DEVEDOR DO PAÍS

Quem controla a empresa apontada como a maior devedora de impostos do Brasil

27 de novembro de 2025 - 14:31

Megaoperação expõe a refinaria acusada de sonegar bilhões e ligada a redes do crime organizado

MORDIDA DO LEÃO

O que diz o projeto do devedor contumaz de impostos que tramita no Congresso? Entenda ponto a ponto

27 de novembro de 2025 - 14:30

O objetivo da Receita Federal é punir empresários que abrem empresas apenas com o intuito de não pagar impostos

MAIS DE 10 ANOS DE ESPERA

Concurso SEFAZ SP 2025: edital para Auditor Fiscal é publicado — 200 vagas e salário inicial de R$ 21,1 mil

27 de novembro de 2025 - 14:19

Concurso público Sefaz SP oferece 200 vagas para Auditor Fiscal, com salários iniciais de R$ 21,1 mil e provas marcadas para fevereiro e março de 2026

QUEM QUER MANSÃO?

Quanto vale hoje a mansão abandonada de Silvio Santos? Mais do que você imagina

27 de novembro de 2025 - 13:13

Antigo refúgio da família Abravanel em Mairiporã, imóvel com deck na Represa da Cantareira, piscina, spa e casa de hóspedes ressurge reformado após anos de abandono

MEGAOPERAÇÃO

Como funcionava o esquema do Grupo Refit, maior devedor de impostos do país, segundo a Receita Federal

27 de novembro de 2025 - 12:35

Antiga Refinaria de Manguinhos foi alvo da Operação Poço de Lobato, acusada de um sofisticado esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis

CIDADE GIGANTE

Essa cidade brasileira é a terceira maior do mundo, supera Portugal e Israel e tem mais cabeças de gado do que gente

27 de novembro de 2025 - 9:52

Maior município do Brasil, Altamira supera o território de mais de 100 países e enfrenta desafios sociais, baixa densidade populacional e alta violência

SETOR DE COMBUSTÍVEIS

Grupo Refit é alvo de megaoperação, com mandados contra 190 suspeitos; prejuízo é de R$ 26 bilhões aos cofres públicos

27 de novembro de 2025 - 9:03

Os alvos da operação são suspeitos de integrarem uma organização criminosa e de praticarem crimes contra a ordem econômica e tributária e lavagem de dinheiro

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar