🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
AUTOMÓVEIS

Chineses negociam reativar fábrica da Ford na Bahia para fabricar carros elétricos

A Ford desativou a unidade de Camaçari no início de 2021 e agora pode dar lugar à BYD; saiba mais sobre a montadora chinesa

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
27 de fevereiro de 2023
8:32 - atualizado às 8:59
BYD YUAN Plus
BYD YUAN Plus - Imagem: BYD

A antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) pode parar nas mãos dos chineses. O governo negocia com a montadora chinesa BYD para a retomada das instalações.

Quem confirmou a notícia foi o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Em uma postagem no Twitter, ele compartilhou uma matéria da revista Veja que diz que o governo trata da reabertura da planta com investidores chineses para produção de carros elétricos.

A Ford desativou a unidade de Camaçari no início de 2021, em meio ao encerramento das suas atividades produtivas no país.

Mas desde o ano passado rumores apontavam que a montadora chinesa BYD, uma das líderes mundiais na fabricação de carros elétricos, estava interessada na unidade baiana.

Quem é a BYD

Para quem não conhece, a marca chinesa BYD (pronuncia-se bi-uai-di) é focada na produção de carros eletrificados e também de outros componentes que envolvem o ecossistema da eletrificação.

Sigla de Build Your Dreams (do inglês, “construa seus sonhos”), a BYD é uma empresa de soluções elétricas para a mobilidade. Isso inclui ônibus e caminhões elétricos, baterias e sistemas fotovoltaicos.

Presente no Brasil desde 2015, a BYD já possui três fábricas. A primeira, aberta há sete anos em Campinas (SP), é responsável pela montagem de ônibus 100% elétricos.

Em 2017 foi aberta a segunda planta, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

A terceira unidade fabril, em Manaus (AM), inaugurada em 2020, surgiu da necessidade em abastecer sua frota de ônibus elétricos: a fábrica é dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.

Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos eletrificados.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar