🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
ÁGUA NA FERVURA

Os acenos de Campos Neto ao governo Lula no Roda Viva

Campos Neto defende regime de metas de inflação, mas sinaliza intenção de construir pontes com Lula e seus ministros

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
14 de fevereiro de 2023
6:35 - atualizado às 11:07
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central BC
Campos Neto concedeu entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, na noite de ontem, - Imagem: Divulgação

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, aproveitou o centro do Roda Viva para colocar água na fervura do embate público entre a autoridade monetária e o governo.

Na entrevista levada ao ar no fim da noite de segunda-feira pela TV Cultura, Campos Neto defendeu o regime de metas de inflação ao mesmo tempo em que sinalizou a intenção de construir pontes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Vou fazer de tudo para aproximar o Banco Central do governo", disse ele, mas “sempre com uma atitude independente”.

Bolsonarista infiltrado?

Visto pelo Palácio do Planalto como uma espécie de bolsonarista infiltrado, Campos Neto procurou negar qualquer viés político na atuação do BC. Afirmou estar à frente de uma instituição de Estado, não de governo.

Em relação ao fato de ter ido votar em outubro vestindo uma camisa da seleção brasileira - símbolo do qual se apropriaram os eleitores de Jair Bolsonaro -, Campos Neto foi evasivo. Disse que todo mundo está aprendendo, inclusive ele.

Apesar do episódio e do fato de ter se aproximado de integrantes do governo anterior, o presidente do BC assegurou nunca ter participado de nenhum ato político a favor de Bolsonaro.

Sobre os incômodos manifestados pelo novo governo pelas mensagens da autoridade monetária, Campos Neto respondeu que fez alertas em todas as atas sobre os problemas fiscais, inclusive quando a equipe econômica era comandada pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Campos Neto defende regime de metas

Alvo de duras críticas por causa da manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano, Campos Neto foi enfático nos comentários contra mudanças nas metas de inflação. Segundo ele, o regime em vigor desde 1999 funciona e eventuais alterações reduziriam a flexibilidade do BC.

Para o presidente do BC, também é importante que as regras não mudem no meio do jogo. Ao mesmo tempo, declarou-se contra um projeto de lei que demandaria unanimidade no Conselho Monetário Nacional (CMN) para eventuais alterações no regime de metas.

Campos Neto desmentiu rumores de que teria proposto mudança nas metas de inflação e argumentou que a medida não traria nenhum ganho de credibilidade. O que ocorreu, segundo ele, foram discussões para o aprimoramento do regime de metas, visando à sua eficiência.

Ponte com Haddad

O presidente do Banco Central disse concordar com os pedidos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto à harmonização entre as políticas monetária e fiscal.

"Em termos de harmonização, concordo 100% com o ministro Haddad, mesmo porque se de um lado você está estimulando e de outro está esfriando, você tem um processo que gera alguma ineficiência", afirmou Campos Neto.

Ele explicou que a ideia de harmonização é buscar uma conversa entre a atuação monetária e fiscal. "Se há fiscal mais enquadrado, a parte monetária é mais fácil de ser feita", pontuou.

Mais contato com Lula

Com mandato até dezembro de 2024, Campos Neto disse durante a entrevista que ainda não tem nenhuma reunião agendada com Lula, mas que gostaria de ter outra oportunidade para poder explicar a razão pela qual os juros estão altos.

Para ele, é importante que o BC e o Palácio do Planalto trabalhem conjuntamente e afirmou já ter marcado reunião com vários ministros, com a intenção de trabalhar em harmonia e um ambiente colaborativo em prol da sociedade.

"Gostaria de ter mais tempo para explicar a agenda do BC, principalmente o social, que a gente tem aí fator comum que é a grande preocupação com o social", disse ele.

Boa vontade

Campos Neto disse que a expectativa de convergência da inflação em direção à meta, que estava no cenário-base do Copom até dezembro, pode voltar com a apresentação do novo arcabouço fiscal, desde que seja claro, e avanço da reforma tributária.

Questionado sobre o que deveria ser feito no campo fiscal, esquivou-se. "Seria deselegante", afirmou. "Só há um mês de governo, precisa ter boa vontade."

Campos Neto à disposição do Congresso 

O presidente do BC também afirmou que vai atender aos convites do Congresso para explicar o nível atual da Selic no País.

Disse estar disposto a explicar "quantas vezes for necessário" o motivo dos juros altos do País. "É meu trabalho, vou quantas vezes precisar."

A gravação do Roda Viva começou às 17h da segunda-feira, quando a B3 ainda estava aberta. Como os presentes mantiveram os celulares desligados durante a entrevista, a repercussão no mercado é esperada para hoje.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O “bate e assopra” de Lula

24 de abril de 2024 - 20:01

O terceiro mandato de Lula está sendo marcado por uma ondulação da sua postura política, ou, na língua popular, o “bate e assopra”

NAS MÃOS DA CÂMARA E DO SENADO

Veja estimativa para novo imposto após Haddad entregar reforma tributária ao Congresso

24 de abril de 2024 - 19:36

O ministro afirmou que este projeto traz a solução para um dos “emaranhados” problemas brasileiros: um sistema tributário que está hoje entre os 10 piores do mundo.

DE OLHO NAS REDES

A verdade dura sobre a Petrobras (PETR4) hoje: por que a ação estaria tão perto de ser “o investimento perfeito”?

24 de abril de 2024 - 17:36

A Petrobras (PETR4) poderia ser o melhor investimento da bolsa brasileira hoje, mas uma coisa impede. É isso que o analista João Piccioni revela em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos.  Ao falar sobre os investimentos para proteção diante das incertezas do cenário internacional — com o acirramento dos conflitos no Oriente […]

A VOLTA DO SEGURO OBRIGATÓRIO

Seguro do carro: você pode ser obrigado a pagar o DPVAT de novo — e dar uma “ajudinha” para o governo Lula

24 de abril de 2024 - 16:02

Se for aprovado, o texto que relança o agora SPVAT permitirá que os gastos do governo aumentem em aproximadamente R$ 15 bilhões neste ano

LOTERIAS

Apostador “teimoso” fatura sozinho a bolada de R$ 51 milhões da Quina — e pode ser você; Mega-Sena e Lotofácil acumulam

24 de abril de 2024 - 9:52

Apenas uma aposta cravou as cinco dezenas do concurso 6423 da Quina. Veja os números sorteados na loteria

BOLETIM FOCUS

“Efeito Campos Neto” leva a reviravolta nas projeções para a Selic no fim deste ano

23 de abril de 2024 - 10:14

Em apenas uma semana, a expectativa para a Selic em dezembro passou de 9,13% para 9,50% ao ano, de acordo com o último boletim Focus

LOTERIAS

Haja sorte: Lotofácil tem dois ganhadores — e eles apostaram na mesma cidade! Quina e Lotomania acumulam

23 de abril de 2024 - 9:33

Duas apostas cravaram as 15 dezenas da sorte no concurso 3085 da Lotofácil. Saiba de onde vieram os bilhetes vencedores e os números sorteados na loteria

DE OLHO NAS REDES

“É mais fácil acreditar no Papai Noel do que na meta fiscal do governo Lula”: chances de superávit foram praticamente anuladas

22 de abril de 2024 - 20:39

“É mais fácil encontrar alguém que acredite em Papai Noel do que na meta zero do Lula”. É assim que o editor do Seu Dinheiro, Vinicius Pinheiro, introduz seu eleito ao Urso da semana, no mais recente episódio do podcast Touros e Ursos.  Quem levou a menção nada honrosa foi o arcabouço fiscal, “que deu […]

DE OLHO NAS REDES

Juros não estão sendo capazes de colocar a economia dos EUA de joelhos e quem ‘paga o pato’ somos nós — e o resto do mundo

22 de abril de 2024 - 17:45

Em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos, nossa equipe conversou com o CIO da Empiricus Gestão, João Piccioni, sobre dois temas: as tensões cada vez mais acirradas no Oriente Médio e os juros nos EUA.  Sobre o primeiro tópico ele foi claro ao dizer que o mercado não se importou tanto com […]

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA

Desenrola para MEI: Entenda como vai funcionar o Descomplica Pequenos Negócios

22 de abril de 2024 - 15:20

O ‘Desenrola para MEI’ faz parte do projeto Acredita, que possui quatro eixos para incentivar o empreendedorismo no país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar