O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Ata indica que Copom não deve cortar a Selic tão cedo, mas probabilidade de retomada do ciclo de alta da taxa de juros é baixa
Ainda nem chegamos ao fim do primeiro trimestre de 2023, mas “harmonia” já concorre ao posto de palavra do ano. Pelo menos nos corredores do Ministério da Fazenda e do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
Menos de uma semana depois de ter pesado a mão no comunicado divulgado ao término de sua última reunião de política monetária, o Copom aliviou um pouco o linguajar na ata do encontro, divulgada na manhã desta terça-feira. Mas só um pouco.
O documento indica que o Copom não deve cortar a taxa Selic tão cedo. Ao mesmo tempo, a probabilidade de retomada do ciclo de alta da taxa de juros é baixa.
O colegiado reforçou ainda que a harmonia entre as políticas monetária e fiscal reduz distorções, diminui a incerteza, facilita o processo de desinflação e fomenta o pleno emprego ao longo do tempo.
Foi a resposta do Copom às críticas do governo desde a posse de Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato.
O Palácio do Planalto tem acusado a autoridade monetária de, ao manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, olhar apenas para a inflação e descuidar dos objetivos relacionados à atividade econômica.
Leia Também
A necessidade de harmonia entre as políticas monetária e fiscal sugerida pelo Copom também vem sendo defendida pelo Ministério da Fazenda.
O fato, porém, é que governo e Banco Central têm coexistido entre tapas e beijos desde a posse de Lula.
O Palácio do Planalto vê na taxa de juro atual um empecilho à recuperação da economia. O BC enxerga nas críticas recorrentes do governo um ataque a sua autonomia.
Na semana passada, quando a maior parte dos analistas esperava a sinalização de uma queda iminente da taxa Selic, o BC comprou inesperadamente a briga iniciada por Lula.
O tom do comunicado foi tão duro que até participantes do mercado ficaram com a impressão de que o Copom, na ânsia de afirmar sua autonomia, havia pesado demais a mão e entrado numa briga que, tal qual vem se desenhando, não terá ganhadores entre os envolvidos.
O ponto que mais saltou aos olhos no comunicado foi uma porta deixada aberta para levar os juros para além dos atuais 13,75% ao ano.
Numa entrevista concedida logo depois da decisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pregou a harmonia institucional e qualificou a sinalização como preocupante, especialmente em um cenário de retração econômica e problemas no crédito.
Diante disso, todos os olhos do mercado estavam voltados para a ata, documento no qual cada palavra importa.
Como era de se esperar, a ata do Copom manteve aberta a porta de uma eventual retomada da alta dos juros.
No entanto, ajustes na linguagem na comparação com o comunicado sugerem que isso só vai acontecer caso prevaleça um cenário alternativo visto no momento como improvável.
“A ata traz uma clareza maior de que a probabilidade de uma nova alta da taxa de juros é baixíssima”, afirma Mirella Hirakawa, economista sênior da AZ Quest.
Em contrapartida, a Selic não deve cair tão cedo.
"O Copom enfatizou que a execução da política monetária, neste momento, requer serenidade e paciência para incorporar as defasagens inerentes ao controle da inflação através da taxa de juros e, assim, atingir os objetivos no horizonte relevante de política monetária", diz a ata.
A expectativa agora é de que serenidade e paciência reforcem a candidatura de harmonia como palavra do ano na relação entre governo e BC.
Clique aqui para ler a íntegra da ata.
No total, já são 13 as estações de Metrô de São Paulo que adotaram o sobrenome de companhias
Lotofácil é dividida entre dois ganhadores. Quina desencanta e sai para bolão com dez participantes. Todas as demais loterias sorteadas pela Caixa Econômica Federal na noite de quarta-feira (11) acumularam.
Gigantes da tecnologia anunciam projetos bilionários de data centers no país, mas o consumo massivo de energia e água levanta alertas entre especialistas e ambientalistas
A surpreendente história de como George Clooney transformou gratidão em 14 malas com um milhão de dólares em cada para seus melhores amigos
O Mercado Livre ganhou os naming rights do estádio com uma proposta de aproximadamente R$ 1 bilhão para explorar o espaço por 30 anos.
Velha guarda de Wall Street diz estar constrangida com o ensaio fotográfico dos jovens banqueiros do Goldman Sachs
Com o fechamento do Estreito de Ormuz, as exportações de carne de frango e bovina brasileiras podem ser afetadas com multas por atraso, aumento no custo de combustível e até uma taxa extra para passar pela região
Mega-Sena saiu apenas duas vezes desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (11).
MacBook Neo no “precinho” poderá ser comprado no site oficial da Apple a partir desta quarta-feira (11)
Para diretor, disputa tributária envolvendo créditos de ICMS pode pressionar tarifas nos próximos anos; entenda
Também fazem parte da lista de bilionários os irmãos Batista e membros da família Salles
Outro ponto que chama atenção no top 10 dos bilionários é o domínio do setor de tecnologia entre os mais ricos do planeta.
Cerca de uma em cada quatro pessoas físicas e jurídicas brasileiras têm direto para resgatar dinheiro esquecido nos bancos
Se as estimativas estiverem corretas, o custo do preenchimento do álbum da Copa de 2026 vai passar de R$ 1.000 — isso sem nenhuma figurinha repetida.
Enquanto parte dos usuários das canetas emagrecedoras buscam perder peso, eles engordam as vendas da Lindt, afirma empresa
Com o Fuleco agora aposentado, mais de 95% da obra da Linha 17-Ouro já está concluída, segundo o Metrô
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (9). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogos aumentaram.
Bets alegam que a Kalshi e a Polymarket não têm sede nem autorização para atuar no Brasil e pressionam para suas atividades sejam suspensas.
O iPhone 17e já pode ser adquirido e está sendo produzido no interior de São Paulo
Projeto de transporte hidroviário deverá conectar represas da zona sul de São Paulo aos rios Pinheiros e Tietê