O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Ata indica que Copom não deve cortar a Selic tão cedo, mas probabilidade de retomada do ciclo de alta da taxa de juros é baixa
Ainda nem chegamos ao fim do primeiro trimestre de 2023, mas “harmonia” já concorre ao posto de palavra do ano. Pelo menos nos corredores do Ministério da Fazenda e do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
Menos de uma semana depois de ter pesado a mão no comunicado divulgado ao término de sua última reunião de política monetária, o Copom aliviou um pouco o linguajar na ata do encontro, divulgada na manhã desta terça-feira. Mas só um pouco.
O documento indica que o Copom não deve cortar a taxa Selic tão cedo. Ao mesmo tempo, a probabilidade de retomada do ciclo de alta da taxa de juros é baixa.
O colegiado reforçou ainda que a harmonia entre as políticas monetária e fiscal reduz distorções, diminui a incerteza, facilita o processo de desinflação e fomenta o pleno emprego ao longo do tempo.
Foi a resposta do Copom às críticas do governo desde a posse de Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato.
O Palácio do Planalto tem acusado a autoridade monetária de, ao manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, olhar apenas para a inflação e descuidar dos objetivos relacionados à atividade econômica.
Leia Também
A necessidade de harmonia entre as políticas monetária e fiscal sugerida pelo Copom também vem sendo defendida pelo Ministério da Fazenda.
O fato, porém, é que governo e Banco Central têm coexistido entre tapas e beijos desde a posse de Lula.
O Palácio do Planalto vê na taxa de juro atual um empecilho à recuperação da economia. O BC enxerga nas críticas recorrentes do governo um ataque a sua autonomia.
Na semana passada, quando a maior parte dos analistas esperava a sinalização de uma queda iminente da taxa Selic, o BC comprou inesperadamente a briga iniciada por Lula.
O tom do comunicado foi tão duro que até participantes do mercado ficaram com a impressão de que o Copom, na ânsia de afirmar sua autonomia, havia pesado demais a mão e entrado numa briga que, tal qual vem se desenhando, não terá ganhadores entre os envolvidos.
O ponto que mais saltou aos olhos no comunicado foi uma porta deixada aberta para levar os juros para além dos atuais 13,75% ao ano.
Numa entrevista concedida logo depois da decisão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pregou a harmonia institucional e qualificou a sinalização como preocupante, especialmente em um cenário de retração econômica e problemas no crédito.
Diante disso, todos os olhos do mercado estavam voltados para a ata, documento no qual cada palavra importa.
Como era de se esperar, a ata do Copom manteve aberta a porta de uma eventual retomada da alta dos juros.
No entanto, ajustes na linguagem na comparação com o comunicado sugerem que isso só vai acontecer caso prevaleça um cenário alternativo visto no momento como improvável.
“A ata traz uma clareza maior de que a probabilidade de uma nova alta da taxa de juros é baixíssima”, afirma Mirella Hirakawa, economista sênior da AZ Quest.
Em contrapartida, a Selic não deve cair tão cedo.
"O Copom enfatizou que a execução da política monetária, neste momento, requer serenidade e paciência para incorporar as defasagens inerentes ao controle da inflação através da taxa de juros e, assim, atingir os objetivos no horizonte relevante de política monetária", diz a ata.
A expectativa agora é de que serenidade e paciência reforcem a candidatura de harmonia como palavra do ano na relação entre governo e BC.
Clique aqui para ler a íntegra da ata.
O destaque entre os imóveis do leilão do Santander é um apartamento no bairro Paraíso, bairro nobre de São Paulo
Processo do time vencedor do Super Bowl de 2026 tem o potencial de se transformar na maior venda da história da NFL
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil