🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Um ChatGPT só para você e outros dois insights para se investir em tecnologia agora

Criadora do ChatGPT é a grande vencedora da primeira onda da inteligência artificial, gerando dividendos diretos para a Microsoft

16 de novembro de 2023
5:59 - atualizado às 10:38
Celular com o ChatGPT aberto, uma das tecnologias de inteligência artificial (IA) mais populares
Celular com o ChatGPT - Imagem: Sanket Mishra/Pexels

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos quinzenalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. 

Estamos chegando ao final da temporada de resultados do 3T23, com uma série de novidades interessantes no mundo da tecnologia. 

Na coluna de hoje, vou comentar sobre três delas que deveriam, no mínimo, tangenciar seu portfólio de ações.

Elas envolvem novidades no ChatGPT, a expectativa para o game mais aguardado de todos os tempos e a volta das "small caps" de tecnologia.

TOUROS E URSOS - A ‘mamata’ do 1% ao mês com renda fixa acabou. E agora?

#1 - Um ChatGPT só para você

Na semana passada aconteceu a primeira teleconferência de desenvolvedores da OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT.

A atmosfera de novidade fez lembrar os saudosos tempos em que a Apple nos encantava com suas apresentações.

Para além da nostalgia de termos novamente uma empresa de tecnologia fazendo eventos excitantes, a OpenAi trouxe uma série de novidades sobre o futuro do seu ChatGPT.

A mais interessante delas foi a oferta de ferramentas para que os desenvolvedores criem seus próprios "GPTs" temáticos com base nos dados da OpenAI e comercializem esses produtos num modelo de compartilhamento de receitas com a empresa.

Na prática, esse é o primeiro passo para criação de chatbots totalmente customizados para cada usuário. 

Antes disso, teremos os chatbots temáticos.

Não que eu vá fazer isso, mas seria totalmente possível treinar um ChatGPT com o histórico de colunas do Estrada do Futuro.

Na prática, esse chatbot seria uma espécie de "mini Richard", conversando com você sobre inovação da mesma maneira que eu faria.

Na primeira interação, o provável é que o chatbot não fosse capaz de muito mais a não responder algumas perguntas simples, por exemplo, "e aí, o que você achou do resultado da Netflix no 3T23?".

Com o tempo — e uma extensa base de textos — os GPTs se tornarão bem mais potentes e personalizados.

ChatGPT e Microsoft

Além disso, a OpenAi mencionou alguns dados interessantes: eles disseram ter 2 milhões de desenvolvedores ativos, 100 milhões de usuários ativos semanalmente e 92% das empresas da Fortune 500 como clientes.

Definitivamente, a OpenAi é a grande vencedora da primeira onda da inteligência artificial, gerando dividendos diretos para a empresa que detém quase metade do seu equity: a Microsoft (B3: MSFT34), cujas ações (que recomendamos na Empiricus) acabam de fazer novas máximas.

#2 - Anúncio do anúncio de GTA VI

Na semana passada, a Rockstar Games — estúdio de games que criou as franquias GTA e Red Dead Redemption — completou 25 anos de vida.

Eles comemoraram esse aniversário de uma maneira estranha: com o anúncio de um anúncio. 

Sim, exatamente isso.

A Rockstar postou em seu Twitter que no mês que vem ocorrerá o anúncio oficial de GTA VI (provavelmente o jogo mais esperado de todos os tempos). 

Ainda não sabemos o que será mostrado (se será apenas um trailer cinemático, ou se veremos detalhes de história e gameplay). Mas fato é que o simples "anúncio do anúncio" fez as ações da Take Two (B3: T1TW34) subirem 11% no dia!

Empresas de games têm dinâmicas interessantes: elas trabalham por anos em projetos cujo ciclo comercial ocorrerá em menos de 30 dias. 

Salvo exceções (como o GTA V, que conseguiu se manter relevante por 10 anos), a maioria dos games faz entre 70% e 80% de toda sua receita no primeiro mês de lançamento.

Na ausência de novidades que de fato movem o ponteiro dos lucros, as empresas recorrem com frequência a anúncios para chamar atenção do mercado e trazer algum hype para suas ações.

Atento aos sinais

Todo investidor de games sabe que se as empresas estão quietas há muito tempo, algum anúncio deve vir em breve para mexer com as ações.

Em 2022, a Take Two vinha exatamente nesse marasmo e aí começou a especulação de que o GTA VI seria anunciado em breve.

Em vez disso, a Take Two chacoalhou o mercado com o anúncio da aquisição da Zynga — na época, a maior empresa de games mobile do mercado —, num deal estranho, caro e que fez as ações caírem nos meses seguintes 30%.

Mais cedo ou mais tarde, todos aprendemos a não investir em boatos.

#3 - Agora vai?

Desde 2021, quando a maioria das ações de tecnologia fez seu pico — no que, obviamente olhando em retrospecto, foi uma bolha regada à juros zeros — apenas as Big Techs tem dado alegria aos investidores.

No 3T23, porém, tivemos uma temporada excepcional para o emerging tech (aquele pedacinho bem mais especulativo dentro das ações da tecnologia). 

Para citar algumas que eu acompanho há alguns anos, Doximity subiu 16% no resultado, Datadog subiu 28%, Applovin subiu 15% no acumulado de dois dias após a divulgação, Duolingo subiu 20% e tantas outras.

De fato, na maioria dos casos as ações de tecnologia ainda estão bastante machucadas do bear market de 2022. Seus valuations ainda são convidativos e os fundamentos começam a melhorar.

O 3T23 foi a primeira vez, em mais de 18 meses, que o segmento nos fez voltar a sonhar. 

Então as perspectivas parecem muito boas para os próximos meses.

  • Além de Microsoft (MSFT34): os analistas da Empiricus Research também indicam a compra de outros 5 BDRs para buscar lucros consistentes com ações de empresas internacionais. Clique aqui e receba gratuitamente no seu e-mail o relatório com as recomendações.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar