🔴 MARATONA ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE: ASSISTA TODOS OS PAINÉIS DO EVENTO – CLIQUE PARA LIBERAR

Um ChatGPT só para você e outros dois insights para se investir em tecnologia agora

Criadora do ChatGPT é a grande vencedora da primeira onda da inteligência artificial, gerando dividendos diretos para a Microsoft

16 de novembro de 2023
5:59 - atualizado às 10:38
Celular com o ChatGPT aberto, uma das tecnologias de inteligência artificial (IA) mais populares
Celular com o ChatGPT - Imagem: Sanket Mishra/Pexels

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos quinzenalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. 

Estamos chegando ao final da temporada de resultados do 3T23, com uma série de novidades interessantes no mundo da tecnologia. 

Na coluna de hoje, vou comentar sobre três delas que deveriam, no mínimo, tangenciar seu portfólio de ações.

Elas envolvem novidades no ChatGPT, a expectativa para o game mais aguardado de todos os tempos e a volta das "small caps" de tecnologia.

TOUROS E URSOS - A ‘mamata’ do 1% ao mês com renda fixa acabou. E agora?

#1 - Um ChatGPT só para você

Na semana passada aconteceu a primeira teleconferência de desenvolvedores da OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT.

A atmosfera de novidade fez lembrar os saudosos tempos em que a Apple nos encantava com suas apresentações.

Leia Também

Para além da nostalgia de termos novamente uma empresa de tecnologia fazendo eventos excitantes, a OpenAi trouxe uma série de novidades sobre o futuro do seu ChatGPT.

A mais interessante delas foi a oferta de ferramentas para que os desenvolvedores criem seus próprios "GPTs" temáticos com base nos dados da OpenAI e comercializem esses produtos num modelo de compartilhamento de receitas com a empresa.

Na prática, esse é o primeiro passo para criação de chatbots totalmente customizados para cada usuário. 

Antes disso, teremos os chatbots temáticos.

Não que eu vá fazer isso, mas seria totalmente possível treinar um ChatGPT com o histórico de colunas do Estrada do Futuro.

Na prática, esse chatbot seria uma espécie de "mini Richard", conversando com você sobre inovação da mesma maneira que eu faria.

Na primeira interação, o provável é que o chatbot não fosse capaz de muito mais a não responder algumas perguntas simples, por exemplo, "e aí, o que você achou do resultado da Netflix no 3T23?".

Com o tempo — e uma extensa base de textos — os GPTs se tornarão bem mais potentes e personalizados.

ChatGPT e Microsoft

Além disso, a OpenAi mencionou alguns dados interessantes: eles disseram ter 2 milhões de desenvolvedores ativos, 100 milhões de usuários ativos semanalmente e 92% das empresas da Fortune 500 como clientes.

Definitivamente, a OpenAi é a grande vencedora da primeira onda da inteligência artificial, gerando dividendos diretos para a empresa que detém quase metade do seu equity: a Microsoft (B3: MSFT34), cujas ações (que recomendamos na Empiricus) acabam de fazer novas máximas.

#2 - Anúncio do anúncio de GTA VI

Na semana passada, a Rockstar Games — estúdio de games que criou as franquias GTA e Red Dead Redemption — completou 25 anos de vida.

Eles comemoraram esse aniversário de uma maneira estranha: com o anúncio de um anúncio. 

Sim, exatamente isso.

A Rockstar postou em seu Twitter que no mês que vem ocorrerá o anúncio oficial de GTA VI (provavelmente o jogo mais esperado de todos os tempos). 

Ainda não sabemos o que será mostrado (se será apenas um trailer cinemático, ou se veremos detalhes de história e gameplay). Mas fato é que o simples "anúncio do anúncio" fez as ações da Take Two (B3: T1TW34) subirem 11% no dia!

Empresas de games têm dinâmicas interessantes: elas trabalham por anos em projetos cujo ciclo comercial ocorrerá em menos de 30 dias. 

Salvo exceções (como o GTA V, que conseguiu se manter relevante por 10 anos), a maioria dos games faz entre 70% e 80% de toda sua receita no primeiro mês de lançamento.

Na ausência de novidades que de fato movem o ponteiro dos lucros, as empresas recorrem com frequência a anúncios para chamar atenção do mercado e trazer algum hype para suas ações.

Atento aos sinais

Todo investidor de games sabe que se as empresas estão quietas há muito tempo, algum anúncio deve vir em breve para mexer com as ações.

Em 2022, a Take Two vinha exatamente nesse marasmo e aí começou a especulação de que o GTA VI seria anunciado em breve.

Em vez disso, a Take Two chacoalhou o mercado com o anúncio da aquisição da Zynga — na época, a maior empresa de games mobile do mercado —, num deal estranho, caro e que fez as ações caírem nos meses seguintes 30%.

Mais cedo ou mais tarde, todos aprendemos a não investir em boatos.

#3 - Agora vai?

Desde 2021, quando a maioria das ações de tecnologia fez seu pico — no que, obviamente olhando em retrospecto, foi uma bolha regada à juros zeros — apenas as Big Techs tem dado alegria aos investidores.

No 3T23, porém, tivemos uma temporada excepcional para o emerging tech (aquele pedacinho bem mais especulativo dentro das ações da tecnologia). 

Para citar algumas que eu acompanho há alguns anos, Doximity subiu 16% no resultado, Datadog subiu 28%, Applovin subiu 15% no acumulado de dois dias após a divulgação, Duolingo subiu 20% e tantas outras.

De fato, na maioria dos casos as ações de tecnologia ainda estão bastante machucadas do bear market de 2022. Seus valuations ainda são convidativos e os fundamentos começam a melhorar.

O 3T23 foi a primeira vez, em mais de 18 meses, que o segmento nos fez voltar a sonhar. 

Então as perspectivas parecem muito boas para os próximos meses.

  • Além de Microsoft (MSFT34): os analistas da Empiricus Research também indicam a compra de outros 5 BDRs para buscar lucros consistentes com ações de empresas internacionais. Clique aqui e receba gratuitamente no seu e-mail o relatório com as recomendações.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA

2 de julho de 2025 - 8:29

Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano

1 de julho de 2025 - 8:13

Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF

Insights Assimétricos

Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado

1 de julho de 2025 - 6:03

Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano

30 de junho de 2025 - 19:50

O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si

30 de junho de 2025 - 8:03

Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco

TRILHAS DE CARREIRA

Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada

29 de junho de 2025 - 7:59

De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE

27 de junho de 2025 - 8:09

Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF

SEXTOU COM O RUY

Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações

27 de junho de 2025 - 6:01

A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA

26 de junho de 2025 - 8:20

Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança

25 de junho de 2025 - 19:58

Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA

25 de junho de 2025 - 8:11

Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell

24 de junho de 2025 - 7:58

Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar

24 de junho de 2025 - 6:15

Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)

23 de junho de 2025 - 14:30

Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã

23 de junho de 2025 - 8:18

Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo

DÉCIMO ANDAR

É tempo de festa junina para os FIIs

22 de junho de 2025 - 8:00

Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã

20 de junho de 2025 - 8:23

Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil

SEXTOU COM O RUY

Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos

20 de junho de 2025 - 6:03

É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã

19 de junho de 2025 - 9:29

Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar

18 de junho de 2025 - 14:40

Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar