🔴 OPERE COMO OS ‘TUBARÕES’ DO MERCADO APERTANDO APENAS UM BOTÃO – SAIBA COMO 

Gigantes da internet já estão demitindo por causa da inteligência artificial? Veja o que quase passou despercebido na melhor temporada de balanços das Big Techs em 2023

Apesar dos números positivos, nenhuma das Big Techs viu suas ações subirem de maneira espetacular após os resultados do 3T23

2 de novembro de 2023
6:59 - atualizado às 8:22
Logos das big techs americanas;Alphabet (Google), Apple, Amazon, Facebook e Microsoft; empresas de tecnologia
Logos das big techs americanas Alphabet (Google), Apple, Amazon, Facebook e Microsoft - Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. É temporada de resultados e dessa vez eu decidi fazer diferente: ao invés de passar pelas minúcias dos resultados das Big Techs, hoje eu vou escrever sobre alguns pontos curiosos que passaram despercebidos pela maior parte dos investidores.

Esta coluna é muito mais um compilado de curiosidades para o seu almoço de domingo do que uma análise mais detalhada da performance das Big Techs no 3T23.

Começando por um assunto geral: será que as Big Techs já estão demitindo pessoas por conta da inteligência artificial?

Haja eficiência

Uma métrica simples que eu gosto de acompanhar é a receita total por funcionário das companhias que analiso. 

Nos últimos dois anos, com as demissões em massa nas empresas de tecnologia que você acompanha nos jornais, não é de surpreender que essa métrica esteja em alta no setor (a receita tem crescido e o número de funcionários ou tem diminuído, ou crescido muito pouco).

O que me leva aos resultados do Google…

Se voltarmos desde 2009, o número de funcionários do Google cresce em torno de 10% ao ano. No ano passado, o Google fez alguns layoffs, mas seguiu contratando.

Leia Também

No 2T23, por exemplo, o número de funcionários encolheu 9 mil assentos se comparado ao 1T23, mas ainda crescia 4,5% na comparação com 2022.

Agora, neste último resultado, é a primeira vez que eu, como analista, pude acompanhar uma redução no quadro de funcionários do Google: o número total encolheu mais ou menos 2%, totalizando 182 mil funcionários.

Esse dado me chamou atenção pois o trimestre do Google foi de aceleração de receitas! Tanto o mecanismo de buscas quanto o Youtube voltaram a crescer mais de dois dígitos…

Ou seja, o Google está conseguindo fazer mais com menos…

Essa é uma curiosidade. Sabe qual é a outra?

Bom, o Google não está sozinho…

Na Amazon é a mesma coisa

Na AWS, a divisão de infraestrutura em nuvem da Amazon, apesar de as receitas terem crescido 12% na comparação anual (um patamar baixo se comparado aos últimos anos), a margem operacional se recuperou 6 pontos percentuais, totalizando 30%.

Na teleconferência de resultados, ao ser questionado pelos analistas de onde veio tanta melhora de margem, num trimestre onde o crescimento não foi tão inspirador, o CFO da Amazon respondeu:

"Sobretudo ganhamos alavancagem em nossos custos com pessoas".

Em outras palavras: menos funcionários foram necessários na AWS para se obter o mesmo resultado.

A Microsoft só reporta esse dado uma vez por ano (no fechamento), mas em 2023 a receita cresceu 7% e o número de funcionários quase não cresceu.

Eu garanto que você não verá nenhum executivo de grande empresa comemorando abertamente esse fato, mas não deixa de ser curioso que as empresas que estão liderando a revolução da inteligência artificial estejam, ao mesmo tempo, realizando este feito com cada vez menos funcionários.

ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIs, BDRs, CRIPTOMOEDAS - VEJA INDICAÇÕES GRATUITAS

Meta está fazendo muito dinheiro com o WhatsApp

Desde o início, a aquisição do WhatsApp foi muito contestada por investidores do Meta, que não viam uma maneira óbvia de monetizar o produto sem ferir sua principal proposta de valor: oferecer uma plataforma segura (criptografada) e gratuita.

Entre as várias tentativas do Meta em criar produtos via WhatsApp está o "click to message", que são anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram que convidam o usuário a se engajar com a marca ou empresa via WhatsApp.

No 3T23, o Meta reportou que mais de 600 milhões de conversas aconteceram em média, diariamente, entre pessoas e empresas via WhatsApp pelo mundo.

Esse produto é ainda mais interessante em países em desenvolvimento, onde a mão de obra tende a ser mais barata (justificando grandes equipes de vendas via WhatsApp).

Na Índia (que é o maior mercado do WhatsApp no mundo), por exemplo, +60% das pessoas que usam o aplicativo já interagiram com contas corporativas.

O resultado do WhatsApp é reportado dentro de uma linha de outros negócios, que é também a que mais cresce no Meta (+53%) na comparação anual, com o crescimento vindo sobretudo do sucesso do WhatsApp.

Outras duas curiosidades dos resultados do Meta:

  1. O Threads encerrou o 3T23 com 100 milhões de usuários ativos mensalmente. O número é bem razoável, especialmente se considerarmos que o hype inicial em torno do produto já ficou para trás.
  2. O óculos do Meta em parceria com a Ray Ban (mais detalhes neste link), é um sucesso comercial tão grande que as filas de espera chegam a mais de 2 meses no site oficial.

Sentimento geral: compra no boato, realiza no fato

Nenhuma das Big Techs viu suas ações subirem de maneira espetacular após os resultados.

Isso deixa uma sensação estranha no ar, mas que parece ser muito mais um produto da excelente performance das ações no ano, que uma resposta específica aos números.

Se você me perguntar, direi sem hesitar que este foi o melhor trimestre das Big Techs em 2023. 

Microsoft mostrou que, ao menos nesses primeiros dias, está colhendo mais frutos que os concorrentes na revolução da inteligência artificial, com Azure crescendo muito mais em termos relativos que a AWS e o Google Cloud.

Já o Google deu uma amostra nítida ao mercado que os efeitos da política de privacidade da Apple foram enfim superados, especialmente com o Youtube crescendo 12% na comparação anual. Esse excelente dado foi obscurecido pelo trimestre fraco no Google Cloud.

Na minha visão, o resultado líquido é muito mais positivo que negativo.

Já o Meta teve um trimestre espetacular, com crescimento acima de 20%, geração de caixa dobrando na comparação anual e as perdas no reality labs estáveis.

A Amazon também trouxe números excelentes, especialmente em termos de custos, com muita alavancagem operacional nos custos do e-commerce, o que, na minha opinião, será o fator mais importante para essa história de investimentos nos próximos anos.

  • Uma das big techs entrou na carteira de BDRs de novembro da Empiricus Research. Quer descobrir qual e ainda acessar outras 4 recomendações internacionais para investir agora? Baixe o relatório GRATUITO aqui.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MELHOR SER CÉTICO

Só para inglês ver? Executivo do HSBC diz que sucesso da inteligência artificial no mercado financeiro é um “teatro” 

9 de outubro de 2024 - 16:10

Ele também alertou que a IA generativa, como Chat GPT e Gemini, apresenta um risco diferente dos outros tipos de tecnologia

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Parceria poderosa: Nvidia e Foxconn se unem para desenvolver novo supercomputador que será usado para pesquisas sobre câncer

8 de outubro de 2024 - 19:41

Projeto vai utilizar os novos chips de inteligência artificial da Nvidia; implantação completa está prevista para 2026

FIM DE UMA ERA

Intelbras (INTB3) anuncia plano de sucessão após saída de Altair Silvestri do comando da empresa; saiba quem será o novo CEO

8 de outubro de 2024 - 19:05

Após 45 anos na companhia, dos quais 20 foram como presidente, Silvestri deixará o cargo em abril de 2025 e será recomendado para uma posição no conselho

E AGORA, MISTER N?

Quem é Satoshi Nakamoto? HBO diz que vai revelar identidade do criador do bitcoin (BTC) hoje; veja como assistir

8 de outubro de 2024 - 9:57

A rede de TV promete acabar com o mistério envolvendo a identidade do criador do BTC com o lançamento do documentário “Money Electric”, dirigido por Cullen Hobak

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Eleições voltam à estaca zero, enquanto investidores aguardam números de inflação no Brasil e nos Estados Unidos

7 de outubro de 2024 - 8:11

Além disso, nesta semana ainda será publicada a ata da mais recente reunião do Fomc, o Copom norte-americano, que reduziu os juros nos EUA

OS MAIS ENDINHEIRADOS DOS EUA

Tecnologia é o segredo pra ser ultrarrico? Lista de mais ricos dos Estados Unidos mostra que apenas um bilionário não está no setor tech

5 de outubro de 2024 - 12:30

Mark Zuckerberg é o ‘caçula’ e Warren Buffett, o ‘ancião’: veja a lista dos bilionários dos EUA, segundo a Forbes

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Entre o petróleo e o payroll: Ibovespa busca recuperação com juros nos EUA e conflito no Oriente Médio como pano de fundo

4 de outubro de 2024 - 8:19

Relatório mensal de emprego nos EUA deve dar o tom do dia nos negócios enquanto guerra continua pressionando o petróleo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sob pressão: Bolsas internacionais amanhecem no vermelho, mas alta do petróleo continua e pode ajudar o Ibovespa

3 de outubro de 2024 - 8:09

Vitória do governo no STF em relação a resíduos tributários do Programa Reintegra também pode repercutir no Ibovespa hoje

STARTUPS

Quanto vale a dona do ChatGPT? Microsoft, Nvidia e outros gigantes da tecnologia bancam captação multibilionária da OpenAI; confira os valores

2 de outubro de 2024 - 17:30

A Thrive Capital, investidora anterior, liderou a rodada, que também contou com a participação de Microsoft, Nvidia, SoftBank e fundos de investimentos

MAIS IMPOSTOS PROS ULTRARRICOS

Os mais ricos devem ser mais taxados, diz Bill Gates, que revela qual seria a  ‘taxação ideal’ para os bilionários

2 de outubro de 2024 - 13:34

Em podcast e em nova série documental na Netflix, o fundador da Microsoft faz críticas aos ultrarricos, mas diz que taxação não pode destruir o “sonho americano”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em meio ao aumento da tensão no Oriente Médio, Ibovespa reage à alta do petróleo e à elevação do rating do Brasil

2 de outubro de 2024 - 7:58

Agência Moody’s deixou o rating soberano do Brasil a apenas um degrau do cobiçado grau de investimento — e a perspectiva é positiva

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Uma semana de ouro: Depois de salto das bolsas da China, investidores miram dados de emprego nos EUA em dia de agenda fraca no Brasil

1 de outubro de 2024 - 8:02

Ibovespa acumulou queda de pouco mais de 3% em setembro, mas agenda fraca por aqui tende a deixar a bolsa brasileira a reboque de Wall Street

MAS UMA BIG TECH FICOU DE FORA...

ChatGPT está ‘bem na fita’: OpenAI recebe R$ 2,7 bilhões de fundo japonês, que não é o único; outras empresas gigantes também apostam na criadora da IA

30 de setembro de 2024 - 16:16

Investimento faz parte de uma rodada de captação que deixou a Apple de fora, mas conta com outras big techs

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolsas da China vão do ‘dragão de madeira’ ao ‘touro de ouro’ com nova rodada de estímulos — mas índices globais caem de olho em dados da semana

30 de setembro de 2024 - 8:07

Nos próximos dias serão publicados os números de emprego nos Estados Unidos, que darão pistas sobre o futuro dos juros norte-americanos

APOSTAS ONLINE

Google decide barrar anúncios de bets sem registro no Brasil, enquanto o governo prepara força-tarefa para limitar apostas; entenda

28 de setembro de 2024 - 15:40

Decisão acompanha uma portaria do governo que impedirá a atuação dos jogos de apostas online sem autorização para operar no país

TECNOLOGIA

Microsoft anuncia investimento bilionário no Brasil em infraestrutura de nuvem e IA e vai capacitar 5 milhões de brasileiros; confira os detalhes do projeto

26 de setembro de 2024 - 19:01

Segundo a gigante de tecnologia, esse é o maior investimento único na história de 35 anos da empresa no país e faz parte do “Microsoft Mais Brasil”, lançado em 2020

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dia agitado na bolsa: Ibovespa reage a RTI, Campos Neto, PIB dos EUA, Powell e estímulos na China

26 de setembro de 2024 - 8:21

Relatório Trimestral de Inflação vem à tona um dia depois de surpresa positiva com o IPCA-15 de setembro

STARTUPS NO RADAR

Estas são as top 20 startups do país: Nomad, Alice, Food To Save, Caju e Gringo estão na lista – por que essas empresas se destacam?

25 de setembro de 2024 - 18:55

Ranking criado pelo LinkedIn reuniu as startups mais promissoras de 2024 tanto pelo crescimento do negócio quanto pelas oportunidades de trabalho

TECNOLOGIA

Briga entre gigantes: Google apresenta queixa contra a Microsoft e acusa a concorrente de monopolizar o mercado de computação em nuvem

25 de setembro de 2024 - 15:28

Segundo a gigante de buscas, a dona do Windows tem pressionando outras empresas a usarem sua plataforma Azure

MIGRAÇÃO DE RECURSOS

Trocando de mãos: gestoras de Wall Street deixam Nvidia de lado e estão migrando para este fundo — de criptomoedas

24 de setembro de 2024 - 9:55

Os executivos estão migrando para cotas de um fundo de índice negociado em bolsa (ETF, em inglês) da iShares, focado em bitcoin (BTC)

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar