🔴 META: ATÉ R$ 334,17 POR NOITE – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

Quando a maré baixa é que você vê quem está nadando Nu. Que o diga o fundo do Nubank

Foi isso o que aconteceu com investidores do fundo Nu Reserva Imediata, o “caixinha” do Nubank

20 de janeiro de 2023
6:07 - atualizado às 12:49
Montagem com cartão do Nubank
Montagem com cartão do Nubank - Imagem: Montagem/Seu Dinheiro

Já pensou em deixar a sua reserva de emergência em um fundo que se diz totalmente seguro e quando você precisa do dinheiro descobre que uma parte dele sumiu? Pois saiba que foi isso o que aconteceu com investidores do fundo Nu Reserva Imediata.

Segundo o próprio site do Nubank, trata-se de um fundo DI com aplicações de baixo risco, rentabilidade melhor que a da poupança e possibilidade de resgate antecipado.

Até aqui, nenhuma novidade. Praticamente todos os bancos e corretoras têm fundos DI indexados ao CDI, sem risco algum e possibilidade de retiradas no mesmo dia.

No caso do Nubank, no entanto, a rentabilidade garantida virou garantia de prejuízo para quem "guardou" o dinheiro no fundo em 2023.

Quando a maré baixa, você vê quem está Nu

Antes de mais nada, é preciso entender o que aconteceu com o tal fundo.

Apesar de investir boa parte do dinheiro dos cotistas em ativos conservadores, como o Tesouro Selic, o fundo destinava uma pequena parcela do patrimônio para investimentos em títulos de dívidas de outras empresas.

Em outras palavras, o fundo pegava uma parte do dinheiro dos clientes e "emprestava" para outras empresas, em busca de mais rentabilidade, mas com riscos bem mais altos também.

Antes de continuar, é bom esclarecer que gestores fazem isso para obter um retorno um pouco mais atrativo do que os Fundos DI tradicionais e, assim, chamar mais cotistas para os seus fundos — o que também significa mais lucro para eles.

Quando a bonança predomina, essa maior agressividade costuma dar certo. Veja como o fundo "turbinado" do Nu rendeu um pouco mais do que o Tesouro Selic em 2022.

Fonte: Bloomberg

Mas e quando as coisas dão errado?

Certa vez, Warren Buffett usou a seguinte frase para descrever gestores que tomam posições arriscadas demais no bull market e que acabam se dando muito mal quando o mercado vira: "quando a maré baixa é que você vê quem está nadando nu".

Aliás, como curiosidade, fui pesquisar qual era a origem do nome Nubank.

Segundo o próprio banco, "Nu vem de sem roupas, pelado mesmo. Traz a ideia de transparente".

Transparente não me parece a melhor definição para o tal fundo DI. Neste caso, acredito que a definição de Buffett para a palavra nu esteja mais próxima do que realmente aconteceu.

A maré baixou

Com todos os problemas que vieram à tona, a situação financeira da Americanas piorou drasticamente.

Antes, uma empresa com resultados razoáveis, endividamento controlado e boa relação com bancos. Agora, uma companhia com resultados ruins, dívidas gigantescas e muita desconfiança perante as instituições financeiras. De um dia para o outro, as chances de a Americanas não conseguir pagar as suas dívidas aumentou muito, o que provocou uma forte desvalorização das debêntures da companhia.

Desvalorização de debêntures com vencimento em 2033. Fonte: Bloomberg

Adivinhe qual fundo tinha essas debêntures na carteira? Como dica, vou citar o trecho de uma música para você: "pelado pelado, Nu com mão no bolso".

Como consequência, o fundo que deveria prezar por retornos acima da poupança, acabou mostrando prejuízo para os cotistas em 2023:

Fonte: Bloomberg

O problema não é a estratégia, mas a finalidade do fundo

O que o fundo Nu Reserva de Emergência fez não é incomum, e não há nenhum problema com a estratégia de se misturar investimento em títulos do governo com debêntures.

Como eu já disse, vários fundos DI destinam uma parcela do patrimônio em títulos de dívida de empresas para apimentar a rentabilidade. Mas eles devem fazer isso alertando para os riscos.

No caso do Nubank, o que é inaceitável é o banco sugerir um fundo com esses ativos para clientes que não querem ter risco algum. Para clientes que estão em busca de um lugar seguro para guardar sua reserva de emergência.

Lembrando que, além de debêntures da Americanas, o fundo ainda carregava (talvez ainda carregue, não temos como saber) títulos da Qualicorp, Ambipar, e por aí vai.

Não brinque com a sua reserva de emergência

Se existe uma coisa que eu quero que você aprenda na coluna de hoje é: não brinque com a sua reserva de emergência!

Já pensou, no momento que você mais precisa do dinheiro, descobre que ele sumiu, ou que, por causa de uma decisão ruim do gestor, só sobrou metade?

Por isso, essa parcela do seu patrimônio precisa estar investida em ativos que não carreguem riscos. Pode ser diretamente em Tesouro Selic, pode ser num fundo DI que invista todo o patrimônio em Tesouro Selic – procure as informações em sua corretora.

Empiricus Selic, BTG Selic e Trend Selic são alguns dos fundos DI para o propósito de reserva de emergência sugeridos na série Melhores Fundos de Investimento.

Lembre-se: essa parcela não está em jogo!

Qual a melhor aplicação para sua reserva de emergência?

Nesta aplicação, sua reserva de emergência fica alocada nos ativos mais seguros de todo o mercado brasileiro. Além disso, tem taxa ZERO de administração. Clique aqui para conhecer gratuitamente.

Powered by Empiricus Investimentos.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

O Seu Dinheiro procurou o Nubank a respeito do fundo Nu Reserva Imediata e recebeu o seguinte posicionamento:

"A Nu Asset Management, gestora de fundos de investimentos do Nubank, esclarece que o fundo de renda fixa “Nu Reserva Imediata” possui estratégia desenhada para ser uma opção de baixo risco e altíssima liquidez, e busca performance acima do CDI ao longo do tempo. O Nu Reserva Imediata é um fundo de renda fixa com grau de investimento, possui rentabilidade nominal positiva de 2,72% nos últimos 90 dias, e segue trajetória de rentabilidade de longo prazo, apoiada pela diversificação de investimentos.

Assim como dezenas de fundos no mercado com o mesmo perfil, o Nu Reserva Imediata também investe em ativos de crédito privado, dentro de um limite regulatório. A pequena parcela de investimento em debêntures das Lojas Americanas, historicamente avaliada como Triple A por diferentes casas de rating, já foi revista pela Nu Asset Management."

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Com mundo de olho na abertura dos Jogos Olímpicos, mercado aguarda PCE para o pontapé inicial na bolsa

26 de julho de 2024 - 7:52

Além de Wall Street, Ibovespa também repercute hoje os números do Governo Central e o balanço da Vale no segundo trimestre

SEXTOU COM O RUY

“Caçadores de ações”: a empresa que ainda está fora do radar dos investidores, mas é por pouco tempo

26 de julho de 2024 - 6:08

A ótima prévia operacional nos deixa mais confiantes de que essa companhia está no caminho certo para voltar a dar lucro ainda em 2024, podendo inclusive se tornar uma boa pagadora de dividendos para quem tem paciência e pensa no longo prazo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bugs, bolhas e tecnologia: Big techs azedam o clima nas bolsas em dia de PIB dos EUA e de IPCA-15

25 de julho de 2024 - 8:07

Ibovespa ainda tem que lidar com petróleo e minério de ferro em queda e dólar em alta com mercado à espera do balanço da Vale

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Obrigado, mas não, obrigado

24 de julho de 2024 - 20:30

Recentemente, a startup de cibersegurança Wiz deixou passar uma oferta de US$ 26 bilhões feita pela dona do Google

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A maionese desanda na bolsa: Big techs e minério de ferro pesam sobre os mercados internacionais e Ibovespa paga a conta

24 de julho de 2024 - 7:47

Enquanto resultados trimestrais da Tesla e da dona do Google desapontam investidores, Santander Brasil dá início à safra de balanços dos bancões por aqui

CRYPTO INSIGHTS

Tudo o que você precisa saber sobre os ETFs de Ethereum (ETH) que acabaram de ser lançados

23 de julho de 2024 - 17:36

Segue um dashboard da Bloomberg mostrando as gestoras que estão criando seus respectivos ETF´s de Ether, tickers, taxas, exchanges de negociação e custodiantes

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ibovespa fica a reboque do exterior antes dos balanços das big techs

23 de julho de 2024 - 8:02

Enquanto temporada de balanços ganha tração em meio a agenda fraca, Ibovespa se prepara para os resultados dos bancões

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Uma rotação setorial está em andamento — e ela conversa com o ‘Trump Trade’

23 de julho de 2024 - 6:37

Rotação setorial coincide com esgotamento da valorização das ‘big techs’ em Wall Street e inflação desacelerando nos EUA

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Erro de design na indústria de multimercados

22 de julho de 2024 - 20:03

O que aconteceu para os conhecedores de política monetária restritiva perderem tanto dinheiro no começo de 2024?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O poder dos fatos novos: Ibovespa reage a desistência de Biden e corte de juros na China

22 de julho de 2024 - 8:04

A bolsa brasileira tem pela frente uma agenda carregada, com os balanços da Vale e do Santander e o IPCA-15; lá fora, PCE é o destaque

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar