🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

A invasão dos OVNIs foi adiada: entenda por que a tensão geopolítica pode ser ruim para o Brasil

Quando as coisas pareciam caminhar para um desfecho mais positivo, os EUA e a China encontraram nos ovnis um novo jeito de brigar

14 de fevereiro de 2023
7:19
ovni, nave, alien, alienígena
Imagem: Pixabay

A semana começa com mais notícias envolvendo o espaço aéreo da América do Norte. Aviões militares derrubaram neste fim de semana mais objetos não identificados nos céus dos Estados Unidos, na região dos Grandes Lagos, e do Canadá, no território de Yukon. Os famosos ovnis.

Ao que tudo indica, embora ainda não formalmente confirmado, os objetos voadores não identificados eram balões menores do que o balão espião chinês abatido pelos EUA há uma semana na costa da Carolina do Sul.

Para a tristeza dos amantes das teorias de conspiração sobre alienígenas, a invasão extraterrestre ficou para outro dia. O que temos para hoje é a tensão geopolítica entre EUA e a China.

A mútua dependência entre EUA e China

Vale ressaltar que o Pentágono não confirmou os objetos voadores subsequentes como sendo chineses, enquanto Pequim, por sua vez, acusou os EUA de enviar 10 balões ao espaço aéreo da China em 2022. Parece justo, no entanto, perguntar qual é o plano de jogo de Pequim aqui. 

Veja, estamos falando das duas principais economias do mundo, o que faz com que qualquer atrito, como o que vem acontecendo nos últimos anos, chame sempre a nossa atenção (pode afetar a economia mundial).

Com briga ou sem briga, os EUA ainda precisam da China para fabricar as coisas que fabricam e a China precisa dos dólares americanos para manter sua economia funcionando. Ou seja, há uma dependência econômica mútua aqui que não pode acabar do nada, fazendo com que qualquer processo de transformação seja demorado.

Há quem argumente que a alta cúpula chinesa podia nem estar ciente de que o primeiro dispositivo de coleta de informações estava pairando no espaço aéreo dos EUA, enquanto outros indicam que foi um erro geopolítico da parte dos chineses.

O momento não poderia ser pior.

O mundo enfrenta um aperto monetário com poucos precedentes no passado, o que apontaria para uma recessão nos países centrais, enquanto a China luta para finalmente sair das restrições pandêmicas.

O presidente chinês Xi Jinping não é bobo e sabe que para ter um sucesso maior em termos de crescimento precisa que o mundo não caia em uma recessão muito dura e, principalmente, que os EUA não possam retaliar economicamente a China, como fizeram com a Rússia — depois de 2022, qualquer evento geopolítico ganhou peso.

Ora, os EUA continuam sendo o principal parceiro comercial da China, com o comércio bilateral chegando a US$ 2 bilhões por dia. Enquanto a realidade for essa, o governo chinês precisará controlar a sua resposta aos abates americanos dos objetos voadores.

Claro, isso se os últimos forem mesmo de origem chinesa, como tudo sugere — se tivesse realmente sido apenas uma ferramenta de coleta de dados meteorológicos, Pequim não hesitaria em avisar os EUA formalmente o desvio de rota, conforme a diplomacia internacional pede.

Leia também

Quanto pior, pior

A reunião entre Biden e o presidente Xi Jinping na Indonésia no final do ano passado foi projetada para estabelecer laços entre as duas maiores economias e potências estratégicas do mundo. A esperança era fazer com que os funcionários falassem mais e trabalhassem em interesses comuns. E as coisas pareciam caminhar bem.

Ocorre que, mais uma vez, temos as duas principais economias se estranhando. Sabemos que a tendência é que haja nos próximos anos uma regionalização maior, com a divisão do mundo em dois blocos principais, um mais alinhado aos americanos e outro aos chineses. Quanto pior for o ambiente geopolítico, mais difícil será para trabalharmos em uma transição saudável de modelo econômico.

Mesmo assim, a história pode nos mostrar que as disputas geopolíticas nem sempre inviabilizam as relações próximas, especialmente as econômicas. Para ilustrar, o comércio de mercadorias entre os EUA e a China atingiu um recorde em 2022, mesmo com efeitos e sanções em vigor desde a guerra comercial da era Trump.

De qualquer forma, a situação de agora é problemática, porque a economia da China cresceu no ano passado no segundo ritmo mais lento desde a década de 1970, prejudicada pela pandemia e pelos esforços liderados pelos Estados Unidos para manter equipamentos avançados de fabricação de chips longe do território chinês.

Esperava-se que o relaxamento da política de zero-Covid fosse um novo começo, não apenas para a economia, mas também para as relações internacionais, dado o isolamento da China por tanto tempo. Agora, porém, o incidente do balão (ou dos balões) pode tornar mais difícil para a economia chinesa recobrar seu brilho. 

Quanto mais tempo houver falta de clareza, mais estreita será a janela para tornar o objetivo da reunião na Indonésia possível. O problema é que isso afeta não só a retomada chinesa, mas o crescimento global como um todo, podendo prejudicar o Brasil, já em uma situação bastante delicada.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar