🔴 5 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’ PARA INVESTIR AGORA –  CONHEÇA AQUI

Sr. Mercado, Margem de Segurança e ROIC: os 3 pilares da análise fundamentalista de ações

Entenda o que faz as ações subirem ou caírem de preços, o ponto ótimo de compra de um papel e um dos indicadores mais importantes em análises

27 de junho de 2023
12:05 - atualizado às 11:09
lucro carteira de ação ações oportunidades de uma vida risco e retorno ações btg bbas3 banco do brasil vale vale3
Imagem: Adobe Stock

Depois de receber 38 respostas na newsletter anterior, eu não poderia deixar de escrever sobre os três tópicos que me comprometi com vocês: (i) o que faz as ações subirem ou caírem de preços diariamente, (ii) o ponto ótimo de compra de uma ação e (iii) um dos indicadores mais importantes para se atentar em uma análise de empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vou resumi-los como:

  1. Senhor Mercado
  2. Margem de Segurança
  3. Retorno sobre O Capital Investido.

Caso não tenha lido a newsletter anterior (cinco verdades que você precisa saber antes de comprar uma ação), recomendo: o conteúdo de hoje é complementar ao de semana passada. Se não leu, mas quiser arriscar, não passe vontade.

Até aqui, o que você precisa saber é isto:

  1. Comprar uma ação de uma empresa significa que você está adquirindo uma fração daquele negócio. Com isso, você tem direito a uma porção dos lucros futuros daquela empresa.
  2. Para saber o valor de uma empresa é preciso estimar (ou, adivinhar) o quanto ela será capaz de ganhar no futuro.
  3. O retorno da ação com os lucros da empresa deve render mais dinheiro do que se investisse a mesma quantia em um investimento conservador, geralmente o título de dívida de longo prazo do país.

Ações e negociação

Agora, vamos voltar ao exemplo da academia de musculação citado na semana passada: diversos investidores – inclusive o personal trainer – toparam pagar 8 reais por ação, avaliando o negócio por 8 milhões de reais (um milhão de ações multiplicado por 8 reais) e a academia XYZ passou a ser listada na bolsa de valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A negociação de compra e venda dessas participações ocorre da maneira que o investidor preferir: online ou por ligação telefônica com a intermediação de uma corretora. Toda essa atividade de compra e venda é chamada de mercado de ações.

Leia Também

Como as ações são negociadas de segunda a sexta, as pessoas que as compraram podem passar a vendê-las quando quiserem a qualquer um. É por conta disso que as ações variam de preço, podendo ir de 8 a 16 reais com alguma facilidade e depois cair para 4 reais com a mesma rapidez.

Por que isso acontece?

Aqui chegamos ao primeiro tópico da conversa de hoje:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1) Ações e o Senhor Mercado

Talvez as pessoas não durmam tão bem quanto deveriam. Talvez seja difícil estimar os lucros futuros. Talvez as pessoas fiquem meio deprimidas em algumas ocasiões e não queiram pagar muito por alguma coisa. Talvez as pessoas se empolguem demais e, com isso, aceitem pagar muito pela mesma coisa.

O mercado é feito por humanos e talvez as pessoas justifiquem os preços mais altos fazendo estimativas elevadas de lucros futuros quando estão felizes; e justifiquem os preços baixos fazendo estimativas pessimistas quando estão tristes.

A verdade é que não tem como saber por que as pessoas se dispõem a comprar e vender ações da maioria das empresas por preços absurdamente diferentes em intervalos de tempo tão curtos.

Mas a verdade é que elas fazem! E saber isso é importante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A análise do mercado de ações

O pai da análise fundamentalista e um dos maiores pensadores sobre o mercado de ações, Benjamin Graham, tinha uma boa explicação para isso. Imagine que você é sócio de um negócio junto com um sujeito maluco chamado sr. Mercado.

O sr. Mercado é propenso a loucas variações de humor. Todo dia ele se oferece para comprar suas ações ou vender a você, por determinado preço, as ações que ele tem de uma empresa.

O sr. Mercado sempre deixa a decisão do seu lado e, diariamente, você tem três opções: pode vender suas ações para o sr. Mercado ao preço que ele definiu, pode comprar as ações do sr. Mercado por esse mesmo preço, ou pode não fazer nada.  

Às vezes, o sr. Mercado está tão de bom humor que estipula um preço muito mais alto do que o verdadeiro valor do negócio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesses dias, provavelmente faria mais sentido se você vendesse ao sr. Mercado suas ações. Em outros dias, ele está de tão mau humor que coloca o preço lá embaixo e então você pode se aproveitar da maluquice dele para comprar ações por uma barganha.

Se o preço oferecido pelo sr. Mercado não é nem muito alto nem muito baixo, é melhor não fazer nada.

O mercado de ações é o sr. Mercado, mas lembre-se: você não é obrigado a agir. Seu maior balizador para saber quando agir é a margem de segurança – nosso segundo tópico.

2) Margem de segurança

Você vai comprar ou vender uma ação quanto maior ou menor for a sua margem de segurança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagine que a ação da academia XYZ saiu de 8 reais para 4 reais. Se você acha que a ação deveria valer 10 reais, sua margem de segurança ao comprar nos 4 reais é de 6 reais.

Se a sua estimativa do valor da ação for alta demais ou se o negócio de academias sofrer um revés inesperado após a sua compra, a margem de segurança do seu preço de compra original ainda pode protegê-lo de perder dinheiro.

Mesmo que você tivesse estimado o valor justo em 8 reais e depois verificasse que 7 ou 6 reais fosse um valor mais correto, um preço de compra de 4 reais seria uma margem suficiente para você ainda ganhar dinheiro com seu investimento original.

Portanto, se você ficar firme e só comprar boas empresas (aquelas que oferecem alto Retorno sobre O Capital Investido – ROIC), e só as comprar a preços irrisórios com ampla margem de segurança, você poderá comprar participações em boas companhias das quais o sr. Mercado se livrará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comprar ações de um bom negócio é melhor do que comprar ações de um mau negócio. É aqui que entra o terceiro tópico: ROIC.

3) Retorno sobre O Capital Investido (ROIC)

Por que as companhias que têm alto retorno sobre o capital são tão especiais?

Vamos voltar ao exemplo da academia XYZ.

Após conseguir o dinheiro dos acionistas, o plano da XYZ é crescer sua rede de academias para outras regiões. A academia que ela já tem gera 1 milhão de reais e seu plano de investimento é investir os 4 milhões captados em duas novas academias (2 milhões cada).  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investimento de 2 milhões é o mesmo que a XYZ teve que fazer na sua atual academia. Ou seja, como o investimento foi de 2 milhões (incluindo máquinas de musculação, piscina etc.) e o negócio retorna 1 milhão por ano, isso significa que o retorno sobre o capital para abrir uma academia foi de impressionantes 50% (1 milhão divididos por 2 milhões).

Se a primeira academia serve de bom indicador e se a XYZ realmente consegue lucrar 50% ao ano abrindo uma nova academia, isso faz com que o negócio seja especial. É raro encontrar algo que retorne 50% ao ano, embora não exista garantia alguma que isso vá se repetir.

Ou seja, a academia tem uma opção muito melhor do que simplesmente deixar o dinheiro no banco rendendo ‘CDI’. A companhia pode utilizar o dinheiro captado para crescer e investir o lucro delas rendendo 50% ao ano. 

Vamos supor que o investimento de 4 milhões nas duas novas lojas geraram o retorno esperado e hoje a XYZ consegue lucrar 3 milhões de reais por ano com suas três academias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se a XYZ pegar os 3 milhões de reais e investir numa nova academia que ganhe 50% de retorno anual, os lucros da rede serão de 4,5 milhões no próximo ano (3 milhões das lojas originais e mais 1,5 milhão da nova loja).

Partir de 3 milhões no último ano e chegar a 4,5 milhões de reais no próximo ano representa um crescimento de 50% em um ano!

Ser dono de um negócio que tem a oportunidade de investir uma parte dos lucros - ou todo ele - com alto índice de retorno pode contribuir para um crescimento dos lucros numa velocidade também muito alta.

Agora que você foi apresentado a esses conceitos, eu diria que você acabou de conhecer uma parte importante do nosso processo de investimento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gente adora comprar empresas que o sr. Mercado não esteja querendo, que ofereçam algum grau de margem de segurança e que sejam empresas capazes de reinvestir parte dos lucros no próprio negócio, ampliando suas vantagens competitivas e entregando resultados acima do esperado.

Quer conhecer mais sobre nosso trabalho? Clique aqui.

Um abraço,
Matheus Soares

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quem paga seu frete grátis: a disputa pelo e-commerce brasileiro, e o que esperar dos mercados hoje

21 de agosto de 2025 - 8:28

Disputa entre EUA e Brasil continua no radar e destaque fica por conta do Simpósio de Jackson Hole, que começa nesta quinta-feira

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Os ventos de Jackson Hole: brisa de alívio ou tempestade nos mercados?

21 de agosto de 2025 - 7:40

As expectativas em torno do discurso de Jerome Powell no evento mais tradicional da agenda econômica global divide opiniões no mercado

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Qual é seu espaço de tempo preferido para investir?

20 de agosto de 2025 - 20:00

No mercado financeiro, os momentos estatísticos de 3ª ou 4ª ordem exercem influência muito grande, mas ficam ocultos durante a maior parte do jogo, esperando o técnico chamar do banco de reservas para decidir o placar

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Aquele fatídico 9 de julho que mudou os rumos da bolsa brasileira, e o que esperar dos mercados hoje

20 de agosto de 2025 - 8:16

Tarifa de 50% dos EUA sobre o Brasil vem impactando a bolsa por aqui desde seu anúncio; no cenário global, investidores aguardam negociações sobre guerra na Ucrânia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O salvador da pátria para a Raízen, e o que esperar dos mercados hoje

19 de agosto de 2025 - 8:11

Em dia de agenda esvaziada, mercados aguardam negociações para a paz na Ucrânia

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um conto de duas cidades

18 de agosto de 2025 - 20:00

Na pujança da indústria de inteligência artificial e de seu entorno, raramente encontraremos na História uma excepcionalidade tão grande

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Investidores na encruzilhada: Ibovespa repercute balanço do Banco do Brasil antes de cúpula Trump-Putin

15 de agosto de 2025 - 8:26

Além da temporada de balanços, o mercado monitora dados de emprego e reunião de diretores do BC com economistas

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) despencou — oportunidade ou armadilha?

15 de agosto de 2025 - 6:01

A forte queda das ações tem menos relação com resultados e dividendos do segundo trimestre, e mais a ver com perspectivas de entrada em segmentos menos rentáveis no futuro, além de possíveis interferências políticas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tamanho não é documento na bolsa: Ibovespa digere pacote enquanto aguarda balanço do Banco do Brasil

14 de agosto de 2025 - 8:27

Além do balanço do Banco do Brasil, investidores também estão de olho no resultado do Nubank

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Só um momento, por favor

13 de agosto de 2025 - 20:00

Qualquer aposta que fizermos na direção de um trade eleitoral deverá ser permeada e contida pela indefinição em relação ao futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cada um tem seu momento: Ibovespa tenta manter o bom momento em dia de pacote de Lula contra o tarifaço

13 de agosto de 2025 - 8:52

Expectativa de corte de juros nos Estados Unidos mantém aberto o apetite por risco nos mercados financeiros internacionais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho nos preços: Ibovespa aguarda dados de inflação nos Brasil e nos EUA com impasse comercial como pano de fundo

12 de agosto de 2025 - 8:13

Projeções indicam que IPCA de julho deve acelerar em relação a junho e perder força no acumulado em 12 meses

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

As projeções para a inflação caem há 11 semanas; o que ainda segura o Banco Central de cortar juros?

12 de agosto de 2025 - 6:18

Dados de inflação no Brasil e nos EUA podem redefinir apostas em cortes de juros, caso o impacto tarifário seja limitado e os preços continuem cedendo

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Parada súbita ou razões para uma Selic bem mais baixa à frente

11 de agosto de 2025 - 19:58

Uma Selic abaixo de 12% ainda seria bastante alta, mas já muito diferente dos níveis atuais. Estamos amortecidos, anestesiados pelas doses homeopáticas de sofrimento e pelo barulho da polarização política, intensificada com o tarifaço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ninguém segura: Ibovespa tenta manter bom momento em semana de balanços e dados de inflação, mas tarifaço segue no radar

11 de agosto de 2025 - 8:08

Enquanto Brasil trabalha em plano de contingência para o tarifaço, trégua entre EUA e China se aproxima do fim

VISÃO 360

O que Donald Trump e o tarifaço nos ensinam sobre negociação com pessoas difíceis?

10 de agosto de 2025 - 8:00

Somos todos negociadores. Você negocia com seu filho, com seu chefe, com o vendedor ambulante. A diferença é que alguns negociam sem preparo, enquanto outros usam estratégias. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Efeito Trumpoleta: Ibovespa repercute balanços em dia de agenda fraca; resultado da Petrobras (PETR4) é destaque

8 de agosto de 2025 - 8:22

Investidores reagem a balanços enquanto monitoram possível reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin

SEXTOU COM O RUY

Ainda dá tempo de investir na Eletrobras (ELET3)? A resposta é sim — mas não demore muito

8 de agosto de 2025 - 7:01

Pelo histórico mais curto (como empresa privada) e um dividendo até pouco tempo escasso, a Eletrobras ainda negocia com um múltiplo de cinco vezes, mas o potencial de crescimento é significativo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De olho no fluxo: Ibovespa reage a balanços em dia de alívio momentâneo com a guerra comercial e expectativa com Petrobras

7 de agosto de 2025 - 8:21

Ibovespa vem de três altas seguidas; decisão brasileira de não retaliar os EUA desfaz parte da tensão no mercado

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Como lucrar com o pegapacapá entre Hume e Descartes?

6 de agosto de 2025 - 19:59

A ocasião faz o ladrão, e também faz o filósofo. Há momentos convidativos para adotarmos uma ou outra visão de mundo e de mercado.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar