🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Uma lição que o investidor aprendeu em 2023 vai continuar servindo em 2024 e além

A tendência do mercado de punir com exagero um ou dois resultados trimestrais ruins e parabenizar em excesso meia dúzia de números bons irá persistir

28 de dezembro de 2023
7:21 - atualizado às 15:34
Sede de prédio da NVIDIA (NVDA e NVDC34)
Empresas de tecnologia como a Nvidia foram afetadas pelos 'exageros' dos mercado. Imagem: NVIDIA

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia.

Faltam apenas alguns dias para encerrarmos um ano que foi excepcional para o segmento de tecnologia. 

Se 2022 foi o ano da tormenta, 2023 foi uma "senhora" redenção para todos aqueles que estão dispostos a assumir riscos assimétricos apostando num futuro muito diferente do hoje.

Ao invés de uma retrospectiva factual, apenas tocando superficialmente em temas que estiveram nas páginas do Estrada do Futuro neste ano, minha ideia é fazer uma recapitulação diferente.

Quero te lembrar sobre como as narrativas são passageiras, sobre como você poderia ter se aproveitado delas em 2023 e sobre como poderá fazê-lo pelo resto dos seus dias como investidor.

O mercado exagera (para os dois lados)

O mercado irá sempre testar suas convicções e, quando os preços estiverem contra você, será preciso ter muito sangue frio e ter feito um exaustivo trabalho de casa numa tese de investimento para confrontá-lo.

Nenhuma história me marcou tanto quanto a Nvidia. Talvez você não se lembre, mas a queridinha de 2023 foi um dos patinhos feios de 2022.

Em 30 de setembro de 2022, eu publiquei um relatório para os clientes da Empiricus intitulado "Nvidia: sonho ou pesadelo?".

Fonte: Empiricus

Na ocasião, cerca de 2 meses antes do lançamento global do ChatGPT, as ações caíam 65% das máximas de 2021.

Naquele longo relatório, eu confrontei para os nossos assinantes o excesso de pessimismo do mercado para com as ações, expliquei as futuras oportunidades no segmento de inteligência artificial e como a Nvidia seria a maior beneficiária desse novo mercado.

Era muito difícil ser contrário naquele momento, mas a nossa aposta era de que Nvidia deveria ser a maior posição da nossa carteira.

Fonte: Empiricus.

Mas a Nvidia está longe de ser um caso isolado.

Veja outros exemplos no setor de tecnologia

Em março deste ano, escrevi uma coluna destacando sobre como as ações do Booking.com — uma das melhores empresas que eu já tive a oportunidade de analisar — estavam estupidamente baratas.

Mesmo diante da óbvia propensão das novas gerações em privilegiar o consumo de experiências ao invés de bens materiais, o mercado ainda temia que talvez o Booking nunca mais retornasse aos patamares de reservas anteriores à pandemia.

Fonte: Koyfin

Nesses 9 meses, não só os números estão cerca de 20% superiores aos de 2019 (base pré-pandemia), como as ações se valorizaram 40%, numa oportunidade que era simplesmente gritante.

Mas calma, nada se compara ao que aconteceu com as ações do Meta.

Entre o final de 2022 e o início deste ano, eu me tornei até chato de tanto defender o quanto as ações do Meta estavam baratas e deveriam compor a carteira de qualquer investidor de tecnologia. 

Nesta coluna, eu escrevi:

Isso não vai acontecer, mas se amanhã o Meta simplesmente desistisse do Quest e focasse seus esforços 100% na sua vertical de redes sociais, a ação poderia dobrar de valor imediatamente.

O Meta vale apenas 10x lucros, sendo que boa parte desse lucro já inclui os prejuízos enormes da pesquisa e desenvolvimento para o Quest. (...)

Não há dúvidas de que a ação do Meta está muito barata aos patamares atuais.

Desde então, as ações do Meta sobem mais de 170%, tendo superado basicamente todos os fantasmas que afligiam o mercado naquele momento, como os impactos da mudança de política de privacidade da Apple, a concorrência do TikTok e descontrole de custos com fortes investimentos na divisão de realidade aumentada.

Em 24 meses, Zuckerberg foi taxado de visionário, estúpido e visionário novamente, por um mercado com tendências de extrapolar para sempre tanto resultados bons, quanto ruins.

APOSENTADORIA COM PREVIDÊNCIA PRIVADA OU RENDA+: QUAL O MELHOR INVESTIMENTO PARA SE APOSENTAR BEM?

Conclusão

As oportunidades que eu descrevi acima não irão mais voltar. Elas pertencem ao passado e quem não as aproveitou, não aproveitará mais.

Porém, a tendência do mercado de punir com exagero um ou dois resultados trimestrais ruins e parabenizar em excesso meia dúzia de números bons irá persistir e novas histórias como essas estarão presentes em 2024 e além.

Há algumas semanas eu escrevi sobre uma de dessas histórias nesta coluna e acredito que ainda esteja em tempo de você aproveitar essa oportunidade.

Um grande abraço, e nos vemos em 2024 para muito mais.

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar