🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

O império contra-ataca: o Google responde à ameaça do ChatGPT e volta ao jogo (mesmo sem nunca ter ido embora)

Com a popularidade do ChatGPT, muitos afirmaram que o Google caminhava rumo à extinção. No entanto, a big tech reagiu à altura

18 de maio de 2023
6:12 - atualizado às 16:54
Ícone do navegador Chrome, da Google
Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia — e o tema da coluna de hoje é o Google, um dos membros mais importantes do grupo das big techs

Se tem uma coisa que o tempo te ensina sobre o mercado de ações, é que as narrativas mudam muito mais rápido que os fundamentos. Quantas vezes não vemos papéis derretendo ou subindo euforicamente sem que absolutamente nada de novo tenha acontecido…

Um exemplo perfeito dessa heurística é o que aconteceu com as ações do Google. Nos últimos dois meses, os ativos da empresa precificaram três cenários diferentes: 

  1. Monopólio de mecanismos de busca, líder absoluto e inconteste;
  2. Monopólio letárgico à beira da disrupção;
  3. Renascimento como queridinha dos investidores de inteligência artificial.

A seguir, eu vou te explicar como, em tão pouco tempo, o mercado foi capaz de nutrir (e fazer refletir no preço das ações), cenários tão diferentes.

Oi, queria saber se é o fim do Google

Nos últimos dois meses, dei entrevistas a jornalistas pautados para a escrever sobre o "fim do Google", sobre como o ChatGPT substituiria o mecanismo de buscas — e se a empresa seria lembrada no futuro da mesma maneira que a IBM.

Em defesa da mídia, o Google também não colaborou: após o sucesso inicial (e bastante surpreendente) do ChatGPT, a companhia convocou investidores e jornalistas para uma conferência em que mostraria ao mundo todos os seus recursos incríveis e comparáveis aos da Microsoft.

A conferência foi mais confusa que o antigo programa da Regina Casé: os apresentadores estavam mal preparados, as "novidades" eram todas notícias velhas e, no ápice da confusão, um dos palestrantes notou estar sem o celular em mãos ao realizar uma "demo". 

Aquela conferência pegou mal — para muitos investidores, ficou uma sensação estranha de que o Google estava desesperado. Se a empresa sequer conseguia botar na rua uma apresentação de funcionalidades rivais ao ChatGPT, como conseguiria emplacar de fato um novo produto? Uma remodelagem na razão de ser do mecanismo de buscas? 

Essas perguntas fizeram as ações do Google derreter. 

Na mesma época, o fundador da OpenAI (empresa criadora do ChatGPT) deu uma entrevista polêmica, dizendo que não gostaria de estar na pele de um monopólio letárgico, à beira da disrupção. Essa declaração também pesou, e tenho certeza que desceu quadrado para os executivos do Google.

Era preciso revidar.

Google Keynotes 2023

Na semana passada, agora sim bem preparados, os executivos do Google trouxeram uma apresentação de duas horas mostrando o futuro da inteligência artificial em seus produtos.

No Gmail, vimos a ferramenta fazendo nosso trabalho. Em breve, a função "me ajude a escrever" estará disponível para mais de 2 bilhões de usuários do serviço de e-mails no mundo.

Fonte: Google Keynotes 2023

No mecanismo de buscas, o Google mostrou uma interface super interativa, integrando modelos de linguagem natural (como o ChatGPT) ao mecanismo de buscas que conhecemos.

Do ponto de vista da empresa, há basicamente dois tipos de busca: as que geram a possibilidade de inserir um anúncio, e as que não. As não monetizáveis são maioria na plataforma — e são, também, as que mais se encaixam ao tipo de interação ao estilo ChatGPT.

Em casos como esse, o Google passará a apresentar como respostas iniciais, ao invés de links qualificados graças a SEO, um texto inicial gerado por modelos de inteligência artificial. Caso o usuário se interesse pela descrição, há um botão que o convida a continuar a pesquisa no formato de uma conversa com a AI.

Fonte: Google Keynotes 2023

Caso as buscas sejam monetizáveis, antes da interação com o chatbot, o Google seguirá apresentando links patrocinados, sem causar grandes rupturas à sua vaca leiteira (os anúncios do mecanismo de busca).

Fonte: Google Keynotes 2023

Numa tacada só — ou melhor, num único slide —, o Google impressionou o mundo da tecnologia e acalmou seus investidores.

De volta ao fundamento

Se falarmos em termos práticos, a ascensão da inteligência artificial é um risco ao modelo de negócios do Google: se não um perigo existencial, é pelo menos um convite a reinventar a maneira como os usuários interagem com o produto e a maneira como ele é monetizado.

Em circunstâncias como essa, é normal que a ação passe por um processo de contração de múltiplos: ninguém quer pagar caro numa empresa sob risco de deixar de existir.

No Keynotes, o Google mostrou ao mundo qual será sua abordagem para lidar com essa mudança: ele não pretende competir com a Microsoft, nem com nenhuma das outras Big Techs. Seu objetivo é tão somente seguir como o melhor produto de buscas do mercado — ou seja, competir consigo mesmo.

No ano, graças a esse lembrete aos investidores, as ações do Google sobem mais que as da Microsoft.

Desempenho das ações do Google (azul) e Microsoft (vermelho) em 2023 | Fonte: Koyfin

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies