🔴 ORIENTE MÉDIO EM ALERTA E JUROS NOS EUA: QUAIS OS IMPACTOS NA BOLSA E DÓLAR? VEJA AQUI

O ChatGPT pode acabar com a indústria do cinema? Por que uma parte de Hollywood decidiu declarar guerra à inteligência artificial

Eu mesmo pensava que a criatividade era uma característica humana irreplicável, mas os algoritmos de inteligência artificial provaram que essa hipótese era falsa

11 de maio de 2023
6:04 - atualizado às 20:56
Robô segurando claquete feito com inteligência artificial da dona do ChatGPT
Robô segurando claquete feito com inteligência artificial da dona do ChatGPT - Imagem: OpenAI

Olá, seja bem-vindo à Estrada do Futuro, onde conversamos semanalmente sobre a intersecção entre investimentos e tecnologia. Um dos temas mais recorrentes neste espaço tem sido os avanços da inteligência artificial

Do fascínio ao medo, nas últimas semanas tivemos, nos EUA, o primeiro protesto organizado de uma classe de trabalhadores reivindicando, entre outras coisas, um arcabouço de regras robusto para que seus postos não sejam eliminados pela inteligência artificial.

Diferente do que você possa imaginar, os trabalhadores em questão são altamente qualificados e bem remunerados: são diretores, produtores e escritores que trabalham com cinema, televisão e streaming.

Parte de Hollywood está em guerra com a inteligência artificial.

Por que Hollywood tema a inteligência artificial?

A resposta para essa pergunta começa pelas mudanças que a indústria tem passado nos últimos anos.

Em geral, mesmo com vários grandes hits, as séries roteirizadas e os filmes tem perdido cada vez espaço nas telas dos consumidores do mundo inteiro.

Por exemplo, de acordo com algumas pesquisas, hoje os americanos gastam cerca de 45% do seu tempo de televisão assistindo ao Youtube, contra 30% há apenas 2 anos.

Se uma mudança como essa já não fosse grande o suficiente para chacoalhar a indústria, ela agora se preocupa com a inteligência artificial. 

Como?

Recentemente, eu li uma entrevista com Joe Russo (um dos diretores de "Vingadores") e Donald Mustard, Diretor Criativo da Epic Games, a empresa que desenvolve a engine Unreal, uma das principais ferramentas de criação de ambientes virtuais utilizada em jogos e filmes.

Na conversa, eles veicularam algumas possibilidades.

Por exemplo, à medida que os modelos de linguagem (como o ChatGPT) se tornam mais poderosos e personalizados (mais adequados às suas demandas, da mesma maneira que sua página inicial do Netflix) e a capacidade de renderizar ambientes digitais em tempo real se tornar abundante, podemos pensar em coisas do tipo:

Você poderia chegar em casa e pedir para o seu assistente virtual (a Alexa, por exemplo), para criar um filme para você.

"Alexa, crie um filme pós-apocalíptico em que eu estou perdido no mundo de "The Last of Us" e me torno um dos principais antagonistas da história".

Em tempo real, um algoritmo como o ChatGPT é capaz de criar a história, enquanto outros fazem a "produção" e você assiste a um show inteiramente desenvolvido por AI.

Essa possibilidade foi discutida por eles nessa entrevista, e claro, ela deveria assustar todos os que trabalham com a produção de conteúdo.

VEJA TAMBÉM - Bancos americanos quebrando... e o bitcoin subindo. O ouro digital vai voltar a brilhar?

O mesmo pode acontecer com a indústria de games

Da mesma forma que um filme pode ser criado em tempo real, por que games com ambientações complexas e várias histórias simultâneas não podem ter seu enredo alterado conforme as decisões dos jogadores?

Apesar de jogos como esse já existirem, todo o processo pelo qual as escolhas impactam a história é previamente roteirizado. 

Ou seja, você até escolhe um caminho, mas opções disponíveis são tão somente aquelas criadas pelos desenvolvedores do game.

Com o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial, essa dinâmica pode mudar, da mesma maneira que eu descrevi acima com a indústria cinematográfica.

Elementos "aleatórios" podem ser adicionados às decisões de personagens chaves do game, de modo que eles se comportem diferente a depender do estilo de cada jogador. 

É possível pensar num futuro em que eu e você joguemos o mesmo game, e tenhamos experiências absolutamente diferentes, praticamente irreconhecíveis. 

Mas esse futuro da inteligência artificial ainda é distópico, certo?

Sim, um futuro como esse não é algo para amanhã. 

Mas, se o protesto em massa da indústria do cinema sugere algo, é que esse futuro está cada vez mais próximo.

Eu mesmo pensava que criatividade era uma característica humana irreplicável, mas já os primeiros algoritmos de AI que chegaram ao mercado provaram que essa hipótese era falsa.

Algoritmos como o ChatGPT são criativos, pois ele decodifica a criatividade tão somente como um processo matemático.

Um algoritmo como o ChatGPT trabalha como uma espécie de "auto complete". A próxima palavra é sempre uma dentre algumas possíveis que maximizam o sentido da frase que o algoritmo está compondo.

Agora, se entre as opções disponíveis, o algoritmo for treinado para escolher a menos provável das respostas possíveis?

Neste caso, você tem uma resposta improvável. E o improvável, muitas vezes, é  algo criativo, não esperado.

Por enquanto, essa criatividade trabalha a nosso favor: o ChatGPT é uma assistente e potencializa o seu trabalho criativo.

A indústria do cinema americano acredita que essa relação simbiótica se transformará numa relação predatória.

Se isso vai acontecer, não é possível saber neste momento. Para os leitores que não têm dificuldade com o inglês, há uma excelente leitura disponível neste link, detalhando a greve, os motivos e suas implicações.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar