🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Chegou a hora de vender a renda fixa e migrar todo o seu patrimônio para as ações?

O mercado de ações dá sinais de retomada, dada a recuperação dos indicadores macroeconômicos e a possibilidade de corte de juros em breve

2 de junho de 2023
6:04 - atualizado às 8:25
Arte mostrando um homem engravatado em cima de um touro, que pula para cima. Representação de um bull market na bolsa, com o Ibovespa e o mercado de ações em alta
Imagem: Shutterstock

Os últimos dias têm sido de grande euforia para os investidores. Na quinta-feira (1) vimos diversas ações subirem 10% ou mais, com um PIB bem acima das expectativas, além de novos sinais de que estamos mais próximos do início do ciclo de corte dos juros.

Aqueles papéis mais sensíveis aos juros simplesmente voaram, e eu já comecei a ver muita gente eufórica, querendo resgatar todos os investimentos em renda fixa para aproveitar essa animação.

Mas será que já chegou a hora fazer essa mudança drástica no portfólio?

Ainda tem bastante espaço

Não é de hoje que falamos sobre o fato de a bolsa estar barata e precisar de apenas alguns sinais positivos para engatar valorizações, o que ficou bem mais claro nos últimos dias, especialmente com relação ao aumento da probabilidade de corte de juros ainda em 2023.

Mas repare que a queda na Selic nem começou e, consequentemente, a economia e as companhias não tiveram tempo de aproveitar essa mudança — para falar a verdade, a temporada de resultados do 1T23 mostrou uma queda de quase 28% nos lucros das companhias do Ibovespa.

Ou seja: a situação não só não melhorou como segue bastante desafiadora.

Fonte: Bloomberg; Elaboração: Seu Dinheiro

Mas o mercado sempre tenta antecipar uma melhora das condições, e se os juros realmente começarem a cair nos próximos meses, a tendência é que os resultados futuros evoluam bastante, o que tem provocado uma forte valorização dos ativos de renda variável nos últimos dias.

Há espaço para mais altas no mercado de ações?

Se você está se perguntando se ainda há espaço para altas adicionais depois dos pregões recentes, a resposta é um sonoro "sim".

O Ibovespa negocia hoje por 7,5 vezes lucros, sendo que a média dos dez anos anteriores é de aproximadamente 13 vezes/lucros. O índice Small Caps, mesmo depois da alta recente, ainda negocia por 8 vezes lucros, bem abaixo da sua média.

Preço/Lucro do Índice Small Caps. Fonte: Bloomberg; Elaboração: Seu Dinheiro

Ou seja, mesmo depois das altas recentes, ainda estamos falando de ativos que seguem bastante descontados e que têm amplo espaço de valorização.

Mas é preciso ter um bom filtro, porque nem todas as ações que têm subido são realmente bons investimentos. Aliás, o mais comum é justamente o oposto: nesses dias de euforia, as maiores altas são normalmente das empresas em situações mais delicadas — e colocar seu dinheiro nelas costuma terminar mal.

Por isso, mesmo que o humor tenha melhorado, fuja das ideias mirabolantes e das empresas com problemas de endividamento e baixa geração de caixa. Para falar a verdade, dados os valuations ainda bastante descontados dos nossos ativos, você nem precisa desse tipo de aventura para conseguir ganhar dinheiro caso as coisas realmente entrem nos eixos.

E se as coisas não entrarem nos eixos, como ficam as ações?

Como já deve ter ficado claro, o mercado sempre tenta antecipar as mudanças. Mas quem disse que ele acerta sempre? Pode ser que a inflação volte a ser um problema, ou que a economia brasileira desacelere rapidamente e entre em recessão; ou então, que uma crise dos bancos lá fora volte a azedar o sentimento.

Neste momento, isso parece improvável. Mas isso não significa que essas coisas não podem acontecer — e se elas acontecerem, as ações vão voltar a mergulhar.

Por isso, se por algum momento passou pela sua cabeça vender todos os seus investimentos em renda fixa e migrar tudo para ações, não faça isso!

Por mais que as perspectivas para a renda variável tenham melhorado, os títulos do tesouro ainda rendem mais de 10% por ano, um retorno polpudo, sem risco e que merece um espaço de pelo menos 50% em seu portfólio — uns 30%, se o seu perfil for mais agressivo.

Se, por algum motivo, o mercado piorar, você ainda terá metade dos seus investimentos rendendo mais de 10% ao ano, sem risco algum, o que ajudará na preservação do seu patrimônio.

Por outro lado, se as coisas realmente entrarem nos eixos, as ações estão tão baratas neste momento que mesmo 1/3 ou 1/4 do seu dinheiro investido nelas já será o suficiente para trazer ótimos ganhos. Se quiser uma dica de onde investir uma parte desse montante destinado à renda variável, o fundo Microcap Alert é uma boa pedida.

Disponível na plataforma da corretora Empiricus Investimentos, ele replica a carteira da série da Empiricus Research dedicada às small caps e mostrou uma ótima valorização no mês de maio.

Fonte: Bloomberg; Elaboração: Seu Dinheiro

Se quiser conferir um pouco mais, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar