🔴 É HOJE: GRUPO SELETO DE CRIPTOMOEDAS COM POTENCIAL DE ATÉ 27.000% DE LUCRO SERÁ REVELADO – CONFIRA

Chegou a hora de vender a renda fixa e migrar todo o seu patrimônio para as ações?

O mercado de ações dá sinais de retomada, dada a recuperação dos indicadores macroeconômicos e a possibilidade de corte de juros em breve

2 de junho de 2023
6:04 - atualizado às 8:25
Arte mostrando um homem engravatado em cima de um touro, que pula para cima. Representação de um bull market na bolsa, com o Ibovespa e o mercado de ações em alta
Imagem: Shutterstock

Os últimos dias têm sido de grande euforia para os investidores. Na quinta-feira (1) vimos diversas ações subirem 10% ou mais, com um PIB bem acima das expectativas, além de novos sinais de que estamos mais próximos do início do ciclo de corte dos juros.

Aqueles papéis mais sensíveis aos juros simplesmente voaram, e eu já comecei a ver muita gente eufórica, querendo resgatar todos os investimentos em renda fixa para aproveitar essa animação.

Mas será que já chegou a hora fazer essa mudança drástica no portfólio?

Ainda tem bastante espaço

Não é de hoje que falamos sobre o fato de a bolsa estar barata e precisar de apenas alguns sinais positivos para engatar valorizações, o que ficou bem mais claro nos últimos dias, especialmente com relação ao aumento da probabilidade de corte de juros ainda em 2023.

Mas repare que a queda na Selic nem começou e, consequentemente, a economia e as companhias não tiveram tempo de aproveitar essa mudança — para falar a verdade, a temporada de resultados do 1T23 mostrou uma queda de quase 28% nos lucros das companhias do Ibovespa.

Ou seja: a situação não só não melhorou como segue bastante desafiadora.

Leia Também

Fonte: Bloomberg; Elaboração: Seu Dinheiro

Mas o mercado sempre tenta antecipar uma melhora das condições, e se os juros realmente começarem a cair nos próximos meses, a tendência é que os resultados futuros evoluam bastante, o que tem provocado uma forte valorização dos ativos de renda variável nos últimos dias.

Há espaço para mais altas no mercado de ações?

Se você está se perguntando se ainda há espaço para altas adicionais depois dos pregões recentes, a resposta é um sonoro "sim".

O Ibovespa negocia hoje por 7,5 vezes lucros, sendo que a média dos dez anos anteriores é de aproximadamente 13 vezes/lucros. O índice Small Caps, mesmo depois da alta recente, ainda negocia por 8 vezes lucros, bem abaixo da sua média.

Preço/Lucro do Índice Small Caps. Fonte: Bloomberg; Elaboração: Seu Dinheiro

Ou seja, mesmo depois das altas recentes, ainda estamos falando de ativos que seguem bastante descontados e que têm amplo espaço de valorização.

Mas é preciso ter um bom filtro, porque nem todas as ações que têm subido são realmente bons investimentos. Aliás, o mais comum é justamente o oposto: nesses dias de euforia, as maiores altas são normalmente das empresas em situações mais delicadas — e colocar seu dinheiro nelas costuma terminar mal.

Por isso, mesmo que o humor tenha melhorado, fuja das ideias mirabolantes e das empresas com problemas de endividamento e baixa geração de caixa. Para falar a verdade, dados os valuations ainda bastante descontados dos nossos ativos, você nem precisa desse tipo de aventura para conseguir ganhar dinheiro caso as coisas realmente entrem nos eixos.

E se as coisas não entrarem nos eixos, como ficam as ações?

Como já deve ter ficado claro, o mercado sempre tenta antecipar as mudanças. Mas quem disse que ele acerta sempre? Pode ser que a inflação volte a ser um problema, ou que a economia brasileira desacelere rapidamente e entre em recessão; ou então, que uma crise dos bancos lá fora volte a azedar o sentimento.

Neste momento, isso parece improvável. Mas isso não significa que essas coisas não podem acontecer — e se elas acontecerem, as ações vão voltar a mergulhar.

Por isso, se por algum momento passou pela sua cabeça vender todos os seus investimentos em renda fixa e migrar tudo para ações, não faça isso!

Por mais que as perspectivas para a renda variável tenham melhorado, os títulos do tesouro ainda rendem mais de 10% por ano, um retorno polpudo, sem risco e que merece um espaço de pelo menos 50% em seu portfólio — uns 30%, se o seu perfil for mais agressivo.

Se, por algum motivo, o mercado piorar, você ainda terá metade dos seus investimentos rendendo mais de 10% ao ano, sem risco algum, o que ajudará na preservação do seu patrimônio.

Por outro lado, se as coisas realmente entrarem nos eixos, as ações estão tão baratas neste momento que mesmo 1/3 ou 1/4 do seu dinheiro investido nelas já será o suficiente para trazer ótimos ganhos. Se quiser uma dica de onde investir uma parte desse montante destinado à renda variável, o fundo Microcap Alert é uma boa pedida.

Disponível na plataforma da corretora Empiricus Investimentos, ele replica a carteira da série da Empiricus Research dedicada às small caps e mostrou uma ótima valorização no mês de maio.

Fonte: Bloomberg; Elaboração: Seu Dinheiro

Se quiser conferir um pouco mais, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DEPOIS DO BALANÇO DO 1T25

Vale (VALE3) sem dividendos extraordinários e de olho na China: o que pode acontecer com a mineradora agora; ações caem 2%

25 de abril de 2025 - 13:14

Executivos da companhia, incluindo o CEO Gustavo Pimenta, explicam o resultado financeiro do primeiro trimestre e alertam sobre os riscos da guerra comercial entre China e EUA nos negócios da empresa

RUMO AOS EUA

JBS (JBSS3) avança rumo à dupla listagem, na B3 e em NY; isso é bom para as ações? Saiba o que significa para a empresa e os acionistas

25 de abril de 2025 - 10:54

Próximo passo é votação da dupla listagem em assembleia marcada para 23 de maio; segundo especialistas, dividendos podem ser afetados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale

25 de abril de 2025 - 8:23

Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal

SEXTOU COM O RUY

Hypera (HYPE3): quando a incerteza joga a favor e rende um lucro de mais de 200% — e esse não é o único caso

25 de abril de 2025 - 6:03

A parte boa de trabalhar com opções é que não precisamos esperar maior clareza dos resultados para investir. Na verdade, quanto mais incerteza melhor, porque é justamente nesses casos em que podemos ter surpresas agradáveis.

A TECH É BIG

Dona do Google vai pagar mais dividendos e recomprar US$ 70 bilhões em ações após superar projeção de receita e lucro no trimestre

24 de abril de 2025 - 17:59

A reação dos investidores aos números da Alphabet foi imediata: as ações chegaram a subir mais de 4% no after market em Nova York nesta quinta-feira (24)

COMPRAR OU VENDER

Subir é o melhor remédio: ação da Hypera (HYPE3) dispara 12% e lidera o Ibovespa mesmo após prejuízo

24 de abril de 2025 - 16:06

Entenda a razão para o desempenho negativo da companhia entre janeiro e março não ter assustado os investidores e saiba se é o momento de colocar os papéis na carteira ou se desfazer deles

FUNDOS DE HEDGE

O que está derrubando Wall Street não é a fuga de investidores estrangeiros — o JP Morgan identifica os responsáveis

24 de abril de 2025 - 12:06

Queda de Wall Street teria sido motivada pela redução da exposição dos fundos de hedge às ações disponíveis no mercado dos EUA

TÁ CHEGANDO

OPA do Carrefour (CRFB3): com saída de Península e GIC do negócio, o que fazer com as ações? 

24 de abril de 2025 - 10:45

Analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro indicam qual a melhor estratégia para os pequenos acionistas — e até uma ação alternativa para comprar com os recursos

Conteúdo Empiricus

‘Momento de garimpar oportunidades na bolsa’: 10 ações baratas e de qualidade para comprar em meio às incertezas do mercado

24 de abril de 2025 - 10:00

CIO da Empiricus vê possibilidade do Brasil se beneficiar da guerra comercial entre EUA e China e cenário oportuno para aproveitar oportunidades na bolsa; veja recomendações

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar

24 de abril de 2025 - 8:11

China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam

IR 2025

É investimento no Brasil ou no exterior? Veja como declarar BDR no imposto de renda 2025

24 de abril de 2025 - 7:07

A forma de declarar BDR é similar à de declarar ações, mas há diferenças relativas aos dividendos distribuídos por esses ativos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Seu frouxo, eu mando te demitir, mas nunca falei nada disso

23 de abril de 2025 - 20:01

Ameaçar Jerome Powell de demissão e chamá-lo de frouxo (“a major loser”), pressionando pela queda da taxa básica, só tende a corromper o dólar e alimentar os juros de longo prazo

BONS VENTOS A CAMINHO?

Desempenho acima do esperado do Nubank (ROXO34) não justifica a compra da ação agora, diz Itaú BBA

23 de abril de 2025 - 19:15

Enquanto outras empresas de tecnologia, como Apple e Google, estão vendo seus papéis passarem por forte desvalorização, o banco digital vai na direção oposta, mas momento da compra ainda não chegou, segundo analistas

ILUMINADA

Ação da Neoenergia (NEOE3) sobe 5,5% após acordo com fundo canadense e chega ao maior valor em cinco anos. Comprar ou vender agora?

23 de abril de 2025 - 16:22

Bancos que avaliaram o negócio não tem uma posição unânime sobre o efeito da venda no caixa da empresa, mas são unânimes sobre a recomendação para o papel

MERCADOS HOJE

Bolsa nas alturas: Ibovespa sobe 1,34% colado na disparada de Wall Street; dólar cai a R$ 5,7190 na mínima do dia

23 de abril de 2025 - 12:44

A boa notícia que apoiou a alta dos mercados tanto aqui como lá fora veio da Casa Branca e também ajudou as big techs nesta quarta-feira (23)

TENTANDO EVITAR UMA PANE

A decisão de Elon Musk que faz os investidores ignorarem o balanço ruim da Tesla (TSLA34)

23 de abril de 2025 - 11:45

Ações da Tesla (TSLA34) sobem depois de Elon Musk anunciar que vai diminuir o tempo dedicado ao trabalho no governo Trump. Entenda por que isso acontece.

VOANDO

Embraer (EMBR3) divulga carteira de pedidos do 1º tri, e BTG se mantém ‘otimista’ sobre os resultados

23 de abril de 2025 - 10:17

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (23), o BTG Pactual afirmou que continua “otimista” sobre os resultados da Embraer

DE MALAS PRONTAS

JBS (JBSS3) aprova assembleia para votar dupla listagem na bolsa de Nova York e prevê negociações em junho; confira os próximos passos

23 de abril de 2025 - 9:45

A listagem na bolsa de valores de Nova York daria à JBS acesso a uma base mais ampla de investidores. O processo ocorre há alguns anos, mas ainda restam algumas etapas pela frente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Agora 2025 começou: Ibovespa se prepara para seguir nos embalos da festa do estica e puxa de Trump — enquanto ele não muda de ideia

23 de abril de 2025 - 8:06

Bolsas internacionais amanheceram em alta nesta quarta-feira diante dos recuos de Trump em relação à guerra comercial e ao destino de Powell

MERCADOS

Ibovespa pega carona nos fortes ganhos da bolsa de Nova York e sobe 0,63%; dólar cai a R$ 5,7284

22 de abril de 2025 - 17:20

Sinalização do governo Trump de que a guerra tarifária entre EUA e China pode estar perto de uma trégua ajudou na retomada do apetite por ativos mais arriscados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar