O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O mercado de ações dá sinais de retomada, dada a recuperação dos indicadores macroeconômicos e a possibilidade de corte de juros em breve
Os últimos dias têm sido de grande euforia para os investidores. Na quinta-feira (1) vimos diversas ações subirem 10% ou mais, com um PIB bem acima das expectativas, além de novos sinais de que estamos mais próximos do início do ciclo de corte dos juros.
Aqueles papéis mais sensíveis aos juros simplesmente voaram, e eu já comecei a ver muita gente eufórica, querendo resgatar todos os investimentos em renda fixa para aproveitar essa animação.
Mas será que já chegou a hora fazer essa mudança drástica no portfólio?
Não é de hoje que falamos sobre o fato de a bolsa estar barata e precisar de apenas alguns sinais positivos para engatar valorizações, o que ficou bem mais claro nos últimos dias, especialmente com relação ao aumento da probabilidade de corte de juros ainda em 2023.
Mas repare que a queda na Selic nem começou e, consequentemente, a economia e as companhias não tiveram tempo de aproveitar essa mudança — para falar a verdade, a temporada de resultados do 1T23 mostrou uma queda de quase 28% nos lucros das companhias do Ibovespa.
Ou seja: a situação não só não melhorou como segue bastante desafiadora.
Leia Também

Mas o mercado sempre tenta antecipar uma melhora das condições, e se os juros realmente começarem a cair nos próximos meses, a tendência é que os resultados futuros evoluam bastante, o que tem provocado uma forte valorização dos ativos de renda variável nos últimos dias.
Se você está se perguntando se ainda há espaço para altas adicionais depois dos pregões recentes, a resposta é um sonoro "sim".
O Ibovespa negocia hoje por 7,5 vezes lucros, sendo que a média dos dez anos anteriores é de aproximadamente 13 vezes/lucros. O índice Small Caps, mesmo depois da alta recente, ainda negocia por 8 vezes lucros, bem abaixo da sua média.

Ou seja, mesmo depois das altas recentes, ainda estamos falando de ativos que seguem bastante descontados e que têm amplo espaço de valorização.
Mas é preciso ter um bom filtro, porque nem todas as ações que têm subido são realmente bons investimentos. Aliás, o mais comum é justamente o oposto: nesses dias de euforia, as maiores altas são normalmente das empresas em situações mais delicadas — e colocar seu dinheiro nelas costuma terminar mal.
Por isso, mesmo que o humor tenha melhorado, fuja das ideias mirabolantes e das empresas com problemas de endividamento e baixa geração de caixa. Para falar a verdade, dados os valuations ainda bastante descontados dos nossos ativos, você nem precisa desse tipo de aventura para conseguir ganhar dinheiro caso as coisas realmente entrem nos eixos.
Como já deve ter ficado claro, o mercado sempre tenta antecipar as mudanças. Mas quem disse que ele acerta sempre? Pode ser que a inflação volte a ser um problema, ou que a economia brasileira desacelere rapidamente e entre em recessão; ou então, que uma crise dos bancos lá fora volte a azedar o sentimento.
Neste momento, isso parece improvável. Mas isso não significa que essas coisas não podem acontecer — e se elas acontecerem, as ações vão voltar a mergulhar.
Por isso, se por algum momento passou pela sua cabeça vender todos os seus investimentos em renda fixa e migrar tudo para ações, não faça isso!
Por mais que as perspectivas para a renda variável tenham melhorado, os títulos do tesouro ainda rendem mais de 10% por ano, um retorno polpudo, sem risco e que merece um espaço de pelo menos 50% em seu portfólio — uns 30%, se o seu perfil for mais agressivo.
Se, por algum motivo, o mercado piorar, você ainda terá metade dos seus investimentos rendendo mais de 10% ao ano, sem risco algum, o que ajudará na preservação do seu patrimônio.
Por outro lado, se as coisas realmente entrarem nos eixos, as ações estão tão baratas neste momento que mesmo 1/3 ou 1/4 do seu dinheiro investido nelas já será o suficiente para trazer ótimos ganhos. Se quiser uma dica de onde investir uma parte desse montante destinado à renda variável, o fundo Microcap Alert é uma boa pedida.
Disponível na plataforma da corretora Empiricus Investimentos, ele replica a carteira da série da Empiricus Research dedicada às small caps e mostrou uma ótima valorização no mês de maio.

Se quiser conferir um pouco mais, deixo aqui o convite.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy
Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos
Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores
Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana
Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo