🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

‘Prometa menos, entregue mais’ serve para a vida e para a bolsa de valores — veja qual ação da B3 adota essa máxima e reporta bons resultados e dividendos

Empresas que prometem demais têm grandes chances de decepcionar acionistas e deixá-los com um baita prejuízo no fim do ano

10 de fevereiro de 2023
5:47 - atualizado às 15:06
Dividendos FII CVM fundos imobiliários emissões Tim Cemig HSML11 Selic ações
Imagem: Shutterstock

Logo em seu primeiro dia no novo emprego, J.J. chegou para impressionar. Não bastasse o currículo invejável, com formação no exterior e fluência em cinco línguas, ele já chegou prometendo mudanças importantes na companhia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já na primeira reunião com seus novos chefes, e depois de dar uma rápida olhada no balanço, disse estar espantado com o nível de ineficiência de sua nova casa.

Em seguida, numa bela apresentação de dez slides, fez questão de mostrar como ele, com sua vasta experiência como consultor financeiro, ajudaria a empresa a melhorar seus números ainda naquele ano. 

Prometendo demais

Os chefes ficaram impressionados com a capacidade do rapaz. Em poucas horas de reunião, não apenas tinham certeza de que haviam contratado a pessoa certa, como passaram a acreditar que os resultados melhorariam drasticamente.

Já prevendo dividendos mais gordos no fim do ano, alguns executivos até trocaram de carro, ou marcaram viagens extravagantes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que eles não sabiam é que J.J. era um grande otimista. Ele sempre fazia as suas contas pensando no melhor cenário possível. E nem era maldade. Ele simplesmente não gostava de pensar que algumas coisas poderiam dar errado. Mas elas dão, como todos descobriram mais tarde.

Leia Também

J.J. chegou colocando as expectativas dos chefes lá em cima. Fez tantas promessas que, mesmo no melhor dos cenários, seria extremamente difícil de entregá-las.

Mas o melhor cenário não aconteceu. Passado alguns meses, depois de entregar muito menos do que prometeu, além de decepcionar seus chefes, J.J. começaria a sofrer uma enorme desconfiança.

Se as ações do J.J. fossem negociadas, é provável que a cotação dele durante o ano seguisse mais ou menos a trajetória mostrada no gráfico abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de uma breve animação no início, ele terminaria extremamente desvalorizado no fim do ano.

Entregando de menos

Isso acontece com bastante frequência na bolsa, porque os investidores costumam acreditar nas promessas dos gestores das empresas, mesmo quando elas parecem muito otimistas.

Se o CEO diz que o lucro deve crescer +100% no ano, quase todos os investidores colocam esse número em seus modelos.

No fim do exercício, o lucro pode até subir. Mas se ficar abaixo do prometido, é bem provável que a ação sofra bastante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pior, pode ser que durante muito tempo as ações sofram com um bom desconto para as pares por conta da desconfiança dos investidores com relação às promessas passadas não cumpridas do management.

E isso só será revertido depois de muitos resultados acima do que foi prometido, o que pode demorar anos ou nunca acontecer.

Leia também

Prometa de menos

Empresas que prometem demais têm grandes chances de decepcionar acionistas e deixá-los com um belo prejuízo no fim do ano.

Por outro lado, empresas que estabelecem metas factíveis, e que costumam superá-las, normalmente entregam ótimas valorizações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer um exemplo?

No início do ano passado, a BB Seguridade (BBSE3) prometeu um crescimento de 12% a 17% no Resultado Operacional, e 10% a 15% de aumento nos prêmios emitidos na BrasilSeg. Uma meta que se mostrou bastante conservadora ao longo de 2022.

Durante o ano, conforme bons resultados foram sendo entregues, ela revisou o guidance para mais de 24% de crescimento para as duas faixas, e no fim, entregou um número ainda melhor do que esse.

Fonte: BB Seguridade

O que aconteceu com as ações durante esse processo? Com investidores cada vez mais contentes com as entregas acima das expectativas, as ações subiram quase +90%, mesmo em um ano muito difícil para o Ibovespa.

Fonte: TradingView

Entregue demais

A BB Seguridade apresentou resultados excelentes nesta quinta-feira, com crescimento de quase 50% dos lucros na comparação com o 4T21.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo assim, BBSE3 desabou -5% no pregão. Você tem alguma ideia do motivo?

Adotando a mesma estratégia conservadora do início do ano passado, a companhia apresentou um guidance com promessa de crescimentos tímidos para 2023.

Mas nesta altura nós já sabemos que a BB Seguridade é o tipo de empresa que prefere prometer de menos para ter boas chances de entregar crescimentos acima do que o mercado espera, e ver suas ações performando bem no período.

Para nós, a queda de ontem é uma oportunidade para comprar essa ação que, além de tudo, ainda é uma ótima pagadora de dividendos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, ela faz parte da série Vacas Leiteiras. Se quiser conhecer ações de outras empresas que costumam falar pouco e entregar muitos dividendos, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Identificar as empresas que entregam mais do que prometem, na hora de investir em ações, não precisa ser um desafio.

É possível que qualquer pessoa comum ganhe dinheiro com dividendos todo mês, desde que as 3 regras básicas para ter sucesso nessa prática sejam cumpridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer saber quais são elas? Participe deste treinamento online e exclusivo do Seu Dinheiro.

Powered By Seu Dinheiro Select.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Inteligência artificial — Party like it’s 1998

3 de novembro de 2025 - 22:11

Estamos vivendo uma bolha tecnológica. Muitos investimentos serão mais direcionados, mas isso acontece em qualquer revolução tecnológica.

DÉCIMO ANDAR

Manter o carro na pista: a lição do rebalanceamento de carteira, mesmo para os fundos imobiliários

2 de novembro de 2025 - 8:00

Assim como um carro precisa de alinhamento, sua carteira também precisa de ajustes para seguir firme na estrada dos investimentos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Petrobras (PETR4) pode surpreender com até R$ 10 bilhões em dividendos, Vale divulgou resultados, e o que mais mexe com seu bolso hoje

31 de outubro de 2025 - 7:58

A petroleira divulgou bons números de produção do 3° trimestre, e há espaço para dividendos bilionários; a Vale também divulgou lucro acima do projetado, e mercado ainda digere encontro de Trump e Xi

SEXTOU COM O RUY

Dividendos na casa de R$ 10 bilhões? Mesmo depois de uma ótima prévia, a Petrobras (PETR4) pode surpreender o mercado

31 de outubro de 2025 - 6:07

A visão positiva não vem apenas da prévia do terceiro trimestre — na verdade, o mercado pode estar subestimando o potencial de produção da companhia nos próximos anos, e olha que eu nem estou considerando a Margem Equatorial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale puxa ferro, Trump se reúne com Xi, e bolsa bateu recordes: veja o que esperar do mercado hoje

30 de outubro de 2025 - 7:34

A mineradora divulga seus resultados hoje depois do fechamento do mercado; analistas também digerem encontro entre os presidentes dos EUA e da China, fala do presidente do Fed sobre juros e recordes na bolsa brasileira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O silêncio entre as notas

29 de outubro de 2025 - 20:00

Vácuos acumulados funcionaram de maneira exemplar para apaziguar o ambiente doméstico, reforçando o contexto para um ciclo confiável de queda de juros a partir de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A corrida para investir em ouro, o resultado surpreendente do Santander, e o que mais mexe com os mercados hoje

29 de outubro de 2025 - 8:10

Especialistas avaliam os investimentos em ouro depois do apetite dos bancos centrais por aumentar suas reservas no metal, e resultado do Santander Brasil veio acima das expectativas; veja o que mais vai afetar a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a motosserra de Milei significa para a América Latina, e o que mais mexe com seu bolso hoje

28 de outubro de 2025 - 7:50

A Argentina surpreendeu nesta semana ao dar vitória ao partido do presidente Milei nas eleições legislativas; resultado pode ser sinal de uma mudança política em rumo na América Latina, mais liberal e pró-mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A maré liberal avança: Milei consolida poder e reacende o espírito pró-mercado na América do Sul

28 de outubro de 2025 - 7:31

Mais do que um evento isolado, o avanço de Milei se insere em um movimento mais amplo de realinhamento político na região

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os balanços dos bancos vêm aí, e mercado quer saber se BB pode cair mais; veja o que mais mexe com a bolsa hoje

27 de outubro de 2025 - 8:09

Santander e Bradesco divulgam resultados nesta semana, e mercado aguarda números do BB para saber se há um alçapão no fundo do poço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Só um susto: as ações desta small cap foram do céu ao inferno e voltaram em 3 dias, mas este analista vê motivos para otimismo

24 de outubro de 2025 - 8:03

Entenda o que aconteceu com os papéis da Desktop (DESK3) e por que eles ainda podem subir mais; veja ainda o que mexe com os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que o tombo de Desktop (DESK3) foi exagerado — e ainda vejo boas chances de o negócio com a Claro sair do papel

24 de outubro de 2025 - 6:01

Nesta semana os acionistas tomaram um baita susto: as ações DESK3 desabaram 26% após a divulgação de um estudo da Anatel, sugerindo que a compra da Desktop pela Claro levaria a concentração de mercado para níveis “moderadamente elevados”. Eu discordo dessa interpretação, e mostro o motivo.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Títulos de Ambipar, Braskem e Raízen “foram de Americanas”? Como crises abalam mercado de crédito, e o que mais movimenta a bolsa hoje

23 de outubro de 2025 - 8:21

Com crises das companhias, investir em títulos de dívidas de empresas ficou mais complexo; veja o que pode acontecer com quem mantém o título até o vencimento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: As ações da Ambipar (AMBP3) e as ambivalências de uma participação cruzada

22 de outubro de 2025 - 20:00

A ambição não funciona bem quando o assunto é ação, e o caso da Ambipar ensina muito sobre o momento de comprar e o de vender um ativo na bolsa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Caça ao Tesouro amaldiçoado? Saiba se Tesouro IPCA+ com taxa de 8% vale a pena e o que mais mexe com seu bolso hoje

22 de outubro de 2025 - 7:58

Entenda os riscos de investir no título público cuja remuneração está nas máximas históricas e saiba quando rendem R$ 10 mil aplicados nesses papéis e levados ao vencimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar