🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Pequenas notáveis: as microcaps voaram em maio e isso pode ser apenas o começo

Mesmo com resultados corporativos ainda patinando, muitos fatores que afetam o preço das ações mudaram para melhor nas últimas semanas

9 de junho de 2023
6:04 - atualizado às 12:19
Ilustração representando a luta entre Davi e Golias; os dois estão em primeiro plano, em frente a um fundo amarelo. Desenho é usado como metáfora para o potencial das small caps e microcaps, ações de empresas de pequeno porte da bolsa
Imagem: Shutterstock

Quem acompanha o mercado acionário deve ter se espantado com a valorização de algumas ações nas últimas semanas. Vimos ativos subirem mais de 100% em questão de dias.

Com grande parte dos resultados corporativos do primeiro trimestre de 2023 (1T23) mostrando redução drástica de lucros, ou até prejuízos em alguns casos, parece contraditório o fato de essas ações terem subido tanto em tão pouco tempo.

Mas saiba que não há nada de estranho nesse desempenho do mercado. Na verdade, mesmo com resultados corporativos ainda patinando, muitos fatores que afetam o preço das ações mudaram para melhor nas últimas semanas.

Hoje eu vou mostrar para você um pouco mais sobre esses avanços macroeconômicos e, mais importante, porque ainda há espaço para mais valorizações pela frente.

  • O mercado está otimista para o segundo semestre – e você pode ser um dos investidores a lucrarem MUITO com a possível alta das ações. DESCUBRA AQUI O PLANO para ter a chance de ganhar até R$ 500 mil em 36 meses investindo nos papéis certos agora.

Ações: o que mudou?

Poucas empresas brasileiras realmente apresentaram alguma melhora operacional no 1T23. Basicamente toda, ou quase toda, a reprecificação das ações que vimos até agora, especialmente nas small caps (empresas com baixo valor de mercado), pode ser atribuída à melhora dos indicadores macroeconômicos e sinais importantes vindos de Brasília.

Para começar, o primeiro grande risco para investir no Brasil parece cada vez mais próximo de uma solução: a situação fiscal. Tudo bem, sabemos que a aprovação do Arcabouço Fiscal na Câmara não resolve os problemas de endividamento do país para sempre, mas, cá entre nós, quem esperava isso não conhece como as coisas funcionam no Brasil.

Em termos práticos, em questão de semanas passamos de um país sem qualquer regra de controle sobre os gastos para um país com uma regra fiscal que, se não é perfeita, pelo menos afasta a possibilidade de uma trajetória explosiva da dívida por alguns anos. Isso já ajuda bastante na redução da percepção de riscos, e também explica a queda do dólar desde abril.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Praticamente ao mesmo tempo, depois de anos de preocupação, a inflação finalmente começou a ceder, e não foi pouco. Os indicadores de preços mais importantes (IPCA e IGP-M) mostraram forte desaceleração nas últimas semanas, com números bem abaixo do que o mercado vinha esperando.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Mais importante do que mostrar uma desaceleração dos preços agora, é que essa queda da inflação dos últimos 12 meses, junto ao dólar mais baixo e um recuo no preço das commodities, tem levado o mercado a projetar uma inflação bem mais comportada para frente também, o que podemos observar no relatório Focus.

Fonte: Relatório Focus, Banco Central

PIBão dos sonhos

Para encerrar a bateria de notícias positivas, o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre trouxe uma combinação praticamente perfeita para os investidores.

O número muito forte (crescimento de 4% na comparação anual) ajuda na redução do endividamento do país, medido pela relação dívida/PIB. Mas essa expansão aconteceu majoritariamente no segmento agro, o que significa que o consumo e a indústria ainda permanecem em ritmo lento e, consequentemente, a inflação tem boas chances de permanecer comportada nas próximas leituras.

Todos esses novos "inputs" indicam que, muito em breve, o Banco Central do Brasil terá condições propícias para finalmente iniciar um corte de juros. Ou seja, em menos de dois meses passamos de um Brasil com chances de ver uma Selic "descambar" para cima de 15% para outro Brasil com possibilidades reais de vislumbrar uma taxa básica de apenas um dígito.

Tudo o que comentamos está refletido no gráfico abaixo, que mostra a curva de juros futuros no Brasil. Uma curva mais alta significa que os investidores estão pedindo rendimentos (juros) mais altos para investir aqui, o que também significa que eles estão com mais medo de investir.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Por outro lado, uma curva mais baixa indica que eles estão pedindo rendimentos menores – em outras palavras, que eles estão com menos receios de investir no Brasil.

O gráfico mostra como estava a curva no início de abril (linha preta) e onde ela foi parar nesta semana (linha vermelha). Repare como os juros dos contratos de todos os vencimentos simplesmente desabaram no período, o que mostra que o apetite aumentou dramaticamente.

Outro indicador interessante é o risco-Brasil (CDS, ou Credit Default Swap), que voltou para os menores níveis desde 2021.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Obviamente, todos esses fatores produzem impactos muito relevantes sobre o valuation das empresas, mas lembre-se que elas ainda nem começaram a sentir essa melhora em seus resultados.

Primeiro o macro, depois o micro

Esse efeito que estamos vendo no valor das ações é apenas uma resposta aos primeiros sinais de melhora que podemos ter pela frente (menos juros, menor dificuldade para captar empréstimos, maior atividade econômica, etc), mas esses avanços ainda nem chegaram.

A Selic segue próxima de 14%, inibindo o consumo, e as despesas com juros seguem elevadíssimas para as empresas.
Ou seja, os resultados das empresas ainda nem começaram a melhorar – longe disso, eles pioraram no 1T23. Mesmo assim, vimos várias ações voarem nas últimas semanas.

Fonte: TradingView

E se realmente estivermos diante de uma mudança estrutural das condições de mercado (Selic abaixo de 10% e dólar abaixo de R$ 5,00 por um longo período), a alta recente será apenas o início de uma longa trajetória de valorização para os ativos, não só porque os resultados vão melhorar, mas porque os múltiplos também seguem muito atrativos.

Como podemos ver no gráfico abaixo, que mostra o índice preço/lucros das Small Caps brasileiras, mesmo com a alta recente as ações ainda seguem bastante descontadas.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Eu mostrei o índice de Small Caps não por acaso. São justamente as empresas com menor valor de mercado que têm maior potencial de valorização nesses momentos.

Repare que o fundo que replica a série Microcap Alert, que traz as melhores pequenas empresas da bolsa, subiu 31% desde o início de maio, muito acima do Ibovespa no período.

Obviamente, não é para você colocar todo o seu patrimônio nessas empresas menores, afinal de contas, sempre podemos ter imprevistos no mercado.

Mas faz todo o sentido ter pelo menos uma parcela do seu patrimônio aplicado nessas empresas, como por exemplo a Lojas Quero-Quero (LJQQ3). Depois de resultados muito ruins, atrapalhados pela inflação e pelos juros elevados, a empresa viu suas ações caírem cerca de 80% nos últimos anos. Sob condições econômicas mais favoráveis, companhia passa a ter capacidade de recuperar uma boa parte desse valor perdido.

Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy

  • As microcaps podem ser responsáveis por multiplicar seu patrimônio em até 5x dentro de apenas 36 meses – mas desde que você saiba escolher as melhores para adicionar ao portfólio agora. Confira AQUI a seleção de ações feita pela Empiricus Research para quem busca alcançar valorizações de até 400% com a “virada” da bolsa que se aproxima. 

VEJA TAMBÉM — Socorro, Dinheirista! Inter saiu da Bolsa Brasileira e eu perdi 50% do meu patrimônio: e agora? Veja detalhes do caso real abaixo:

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar