🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

A chance de uma trapalhada: por que o mercado está tão cético com o arcabouço fiscal

Em meio a ruídos políticos, governo precisa tirar o arcabouço fiscal da frente para avançar com a reforma tributária

25 de abril de 2023
6:31
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, costurou a proposta de arcabouço fiscal. - Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

O Brasil vive uma semana importante, às vésperas da Super Quarta de 3 de maio, quando teremos definição de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

Acontece que a decisão por aqui está lastreada não só na inflação corrente, mas, sim, nas expectativas de inflação, as quais estão sem ancoragem há algum tempo.

Em outras palavras, ainda que o IPCA-15 de abril, a prévia da inflação oficial, venha na quarta-feira (26) abaixo do esperado, como aconteceu no IPCA de março no início do mês, ainda teríamos que enfrentar o problema das expectativas dos investidores, que estão bem céticos quanto às intenções do atual governo para com a inflação.

O principal vetor de preocupação?

O arcabouço fiscal: a regra que substituirá o teto de gastos e que foi apresentada formalmente ao mercado e ao Congresso nos últimos dias — desde o final de março sabíamos a ideia geral, mas foi só recentemente que conhecemos o texto finalizado, com todas as suas exceções.

Não apenas o detalhamento frustrou um pouco o humor dos investidores, mas a dependência exacerbada em aumento de arrecadação para sustentar a nova âncora gera preocupação, aumentando as incertezas sobre a intenção de zerar o déficit público em 2024.

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a ReceitaClique aqui para baixar o material gratuito.

Conforme podemos observar no gráfico abaixo, criado com excelência pelo time de altíssimo nível da Wealth High Governance (WHG), a carga tributária no Brasil já é extremamente elevada para um país de renda média. Em outras palavras, um ajuste fiscal baseado em mais receita parece carecer do principal foco de atenção: o gasto.

Note como as receitas do governo brasileiro (em % PIB) se aproximam mais da média dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) do que da média da América Latina. Infelizmente, porém, rever o destino dessas receitas não parece ser um trabalho para os próximos quatro anos.

Fontes: FMI e WHG.

Governo precisa aprovar arcabouço fiscal para andar com reforma tributária

Com o ceticismo em relação à conquista de receita, o cronograma fica cada vez mais apertado. O governo precisa aprovar o quanto antes a regra para entrar no segundo tema de peso do ano: a reforma tributária.

Conhecemos a caricatura brasileira, com a grande quantidade de horas gastas por uma empresa em um ano para honrar tributos, considerando o preparo, a declaração e o pagamento (estima-se mais de 1.500 horas por ano).

Uma proposta para reformar minimamente o sistema tributário, portanto, seria muito bem-vinda. Para ilustrar, recorro novamente aos amigos da WHG, que comentaram recentemente sobre a nota técnica preparada para o Centro de Cidadania Fiscal.

O estudo "Impactos macroeconômicos estimados da proposta de reforma tributária consubstanciada na PEC 45/2019", do economista Bráulio Borges, mostra os benefícios da reforma tributária, impactando o PIB potencial de diferentes formas: 

  • i) melhora no ambiente de negócios (menos tempo gasto com impostos);
  • ii) redução de ruído da guerra fiscal entre os estados;
  • iii) diminuição das renúncias fiscais (um dos focos do time do Haddad); e
  • iv) menor oneração dos investimentos (geram riqueza a longo prazo).
Fontes: Centro de Cidadania Fiscal e WHG. 

Por que o mercado está tão cético

Uma coisa chama a atenção, porém. Não há nada para o curto prazo. Aliás, a diferença entre os frutos colhidos com 5 e 10 anos de reforma é impressionante.

Dito de outra maneira, os impactos da reforma demoram algum tempo até serem sentidos de maneira mais intensa (transição entre os regimes de tributos).

Ou seja, precisamos de receita e resultado hoje, quando a reforma tributária, ainda que seja um caminho, não deverá trazer bons frutos tão cedo. Por isso vemos o mercado tão cético.

Leia também

Ruído político não ajuda

Para piorar, tivemos o caso do ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, que pediu exoneração do cargo depois da divulgação de imagens que mostram sua suposta conivência com as manifestações no dia 8 de janeiro.

O movimento gerou um receio de que a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos possa atrapalhar a tramitação do arcabouço, gerando mal-estar adicional sobre os ativos de risco locais — corremos contra o tempo, tendo este trimestre para aprovar o arcabouço e o próximo semestre para a reforma tributária.

Se perdermos 2023, a janela não se abrirá tão cedo (2024 é ano eleitoral).

Francamente? Acredito que a notícia seja mais ruído do que sinal. O próximo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tranquilizou a todos dizendo que o cronograma não deveria ser alterado.

Quanto antes resolvermos isso, melhor. A proposta do arcabouço parece ter agradado a boa parte do Congresso, que pretende colocar um enforcement mais rigoroso na lei.

Sim, é possível tecer muitas críticas ao arcabouço. A própria Fitch Ratings avaliou que a regra não deve estabilizar a dívida pública, muito por conta da necessidade de aumento de receitas — a estabilização da dívida requer um superávit primário de 2,0% a 2,5%. Parece difícil.

Mesmo assim, em um ambiente tão complexo para a tomada de decisão de política econômica, uma regra que simplesmente não explode o país já me parece o suficiente, ao menos até 2026.

Para onde olhar

Enquanto o texto tramita, lidamos com a audiência com Roberto Campos Neto, presidente do BC, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Desde que não haja surpresas da fala da autoridade, o mercado deve reagir bem.

Espero que a situação evite novas críticas do governo. Em sendo o caso, eu não vejo razão para temer. Mais importante, no meu entendimento, será o IPCA-15 de quarta-feira, como falei anteriormente.

A mediana das estimativas aponta para uma desaceleração da inflação, de 5,36% para 4,30% na comparação anual. Caso o dado venha abaixo do esperado, podemos ter espaço para um novo rali dos ativos, como no início do mês.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar