Não há discussões quando o tema é a soberania da área de tecnologia em carreiras. As empresas devem vivenciar neste ano o mesmo dilema de anos anteriores: a alta demanda por profissionais de um lado e, de outro, a escassez de mão de obra qualificada.
Sendo assim, uma alternativa que as empresas têm adotado é o oferecimento de programas de capacitação em tecnologia, com a possibilidade de contratação no final do treinamento.
Confira a seguir a lista de programa de capacitação com inscrições abertas:
Microsoft: capacitação em tecnologia para mulheres
A Microsoft abriu inscrições para duas turmas de mentoria e certificação técnica na área de tecnologia. A iniciativa é voltada exclusivamente para mulheres cis ou trans e as candidaturas podem ser feitas até 24 de março.
Para participar dos programas, os requisitos são:
- Autoidentificação como mulher cis ou transgênero;
- Ter 18 anos no mínimo;
- Ter ensino médio completo.
Ao todo, são 100 vagas distribuídas na seguinte forma:
Programa Elas na IA:
A primeira turma é destinada a mulheres com interesse em trabalhar com desenvolvimento de inteligência artificial ou ciência de dados. Sendo assim, o curso de capacitação é direcionado para as áreas de Machine Learning/Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial e serviços de Cloud.
O programa tem duração de 7 semanas. As candidaturas devem ser feitas pela plataforma exclusiva do programa, clique aqui.
Programa Security Girls:
Já a segunda turma dos cursos de capacitação em tecnologia é o programa Security Girls. A iniciativa é voltada a mulheres que desejam aprofundar conhecimentos em segurança e infraestrutura de nuvem.
O programa também tem duração de 7 semanas e as inscrições podem ser realizadas neste link, acesse aqui.
Formação em tecnologia pela AWS
A Amazon Web Services (AWS), divisão de tecnologia da Amazon, oferece cinco mil vagas para treinamento com foco em tecnologia em nuvem, em parceria com a plataforma DIO.
O Bootcamp Cloud AWS é voltado para pessoas interessadas em tecnologia, que já atuam ou querem conquistar certificados na área. As inscrições vão até 31 de março.
O treinamento é inteiramente à distância, com 73 horas de aulas de conhecimentos básicos e preparatórias para a certificação da AWS. Os participantes também terão acesso a seis mentorias online e receberão um certificado de conclusão ao final do treinamento.
Para participar do treinamento da Amazon Web Services (AWS), as pessoas interessadas devem se cadastrar na plataforma DIO, acesse aqui.
Santander
O Santander Universidades oferece 50 mil bolsas de estudo de introdução à tecnologia e linguagens de programação de Back-End, Front-End, Data Science e Engenheiro de Dados, em parceria com a escola Ada Tech. As inscrições ficam abertas até 1º de maio
Para participar, a pessoa interessada precisa ter 18 anos ou mais e interesse na área de tecnologia; não é necessário ter matrícula ativa em curso do ensino superior.
Os 300 candidatos com melhor desempenho no processo seletivo receberão uma bolsa integral para a formação completa em uma das linguagens de tecnologia. As candidaturas devem ser feitas pela plataforma do Santander Universidades, clique aqui.
Por fim, os aprovados contemplados receberão um e-mail da plataforma Bolsas Santander para aceitarem a bolsa e, posteriormente, o contato via e-mail da Ada Tech com o acesso ao curso online. O programa de introdução à tecnologia é composto por uma trilha assíncrona — em que aulas devem ser assistidas dentro de um período pré-determinado —, um teste de lógica, dinâmicas em grupo e o Coding Tank — um reforço sobre lógica de programação.