Celular vetado, colinha, acompanhante e mais: saiba o que é permitido ou proibido no momento da votação
Às vésperas do pleito porém, muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre as regras, além de quais documentos levar e a ordem da votação

Depois de meses de expectativas, campanhas, pesquisas e debates, está chegando a hora: no próximo domingo (2) os eleitores brasileiros irão às urnas para a votação que definirá o primeiro turno das Eleições 2022.
Às vésperas do pleito, porém, muitos cidadãos têm dúvidas sobre o processo eleitoral. Quais documentos levar e a ordem da votação, por exemplo, são algumas dos questionamentos mais comuns.
Há ainda as questões sobre o veto ao uso do celular, que já estava nas normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi reforçado neste ano. O aparelho poderá é essencial para a utilização do título de eleitor virtual (e-Título), mas está proibido na cabine de votação.
Entenda a regra abaixo e confira o que mais é permitido ou proibido no momento da votação.
- ESPECIAL ELEIÇÕES | Dividendos em risco: Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua estratégia de renda extra em 2023; veja o que esperar e como se proteger num material gratuito que liberamos para você. Basta clicar aqui
Quais documentos levar?
O eleitor poderá votar apenas um documento oficial com foto. Ou seja, carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho servem para garantir o exercício do direito ao voto.
Vale destacar que as certidões de nascimento ou de casamento, por outro lado, não valem como prova de identidade na hora de votar — justamente, por não disponibilizarem uma foto que identifique o cidadão.
Leia Também
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os documentos que receberam o sinal verde poderão ser usados ainda que a estejam além da data de validade.
Não há, portanto, obrigatoriedade de levar o título de eleitor. A notícia é um alívio para quem não consegue localizá-lo em casa no dia da eleição — a tarefa costuma ser difícil por esse ser um documento pouco usado no cotidiano.
No entanto, é fundamental saber o local de votação, como zona e seção eleitoral. Por isso, ter o título em mãos facilita o processo, mas essa informação pode ser facilmente consultada na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.
e-Título
O eleitor também tem a opção de votar apresentando o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral em que é possível consultar e baixar o próprio título de eleitor, em versão digital, e acessar serviços como emissão de certidões de quitação eleitoral, consulta de local de votação e até fazer a justificativa para a ausência, caso não possa votar.
O aplicativo pode ser baixado nas lojas de aplicativo do celular ou tablet. Se a pessoa já tiver feito o cadastramento biométrico (com as impressões digitais) na Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto.
Nesse caso, não é preciso nem apresentar um documento oficial com foto, pois o mesário poderá atestar a identificação no momento do voto. A imagem do eleitor só aparecerá no e-Título se ele tiver feito o cadastro biométrico. Caso a fotografia não apareça, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar.
Como fica o e-título com a proibição do celular?
Vale lembrar que o TSE reforçou a proibição de que o eleitor ingresse na cabine de votação portando celular, máquina fotográfica, filmadora ou similar.
Mas a medida não atrapalhará quem pretende utilizar a documentação digital no celular: ele poderá ser utilizado normalmente durante a confirmação da identidade. Após essa etapa, basta deixar o aparelho com o mesário ou acompanhante enquanto o eleitor procede a votação.
Quem estiver com qualquer um dos equipamentos proibidos e não entregá-los antes da conclusão do processo de votação será impedido de votar. Os mesários deverão registrar em ata os detalhes da situação e acionar a força policial e o juiz eleitoral.
Os tribunais regionais eleitorais têm autonomia para usar detectores de metal portáteis para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação.
Colinha permitida e ordem de votação
Apesar da lista de proibições, um item está permitido na cabine de votação: a famosa "cola eleitoral”. Os eleitores poderão levar um lembrete de papel com os números dos candidatos em que pretendem votar.
O Portal da Justiça Eleitoral disponibilizou gratuitamente um modelo, mas, para quem preferir, também é possível fazer a cola à moda antiga. Basta anotar o cargo e o número do candidato em uma folha de papel já na ordem em que eles serão votados na urna eletrônica. Confira:
- Deputado(a) federal: com número de 4 dígitos;
- Deputado(a) estadual ou distrital: 5 dígitos;
- Senador(a): 3 dígitos;
- Governador(a): 2 dígitos;
- Presidente: 2 dígitos.
Pode levar acompanhante?
Outra dúvida comum dos eleitores é a respeito de acompanhantes, principalmente para quem tem filhos pequenos. O TSE permite que criança de colo fiquem junto com os responsáveis na cabine de votação, já as crianças maiores ou acompanhantes adultos devem aguardar do lado de fora da cabine.
Vale destacar que pessoas com deficiência podem estar acompanhadas na cabine eleitoral se o auxílio for imprescindível para o exercício de seu direito ao voto.
- ESPECIAL ELEIÇÕES | 3R Petroleum (RRRP3) e outras 3 ações se destacam para 2023, seja com Lula ou Bolsonaro. Veja o que esperar do dólar, euro, das propostas econômicas e dos investimentos num e-book gratuito que liberamos para você neste link.
Armas, brindes e outras proibições para a votação
Além do celular, máquina fotográfica e filmadora, outros itens e algumas condutas estão proibidos no dia da votação. Veja abaixo:
- Estão proibidas as aglomerações com eleitores uniformizados ou portando insígnias que identifiquem candidato(a), partido, coligação ou federação. Apenas a expressão individual da preferência política com bandeiras, broches e roupas está permitida.
- Também segue vetada a "boca de urna", como é chamada a propaganda para pedir votos para determinado candidato, candidata ou partido político no dia da votação.
- Vale destacar que a distribuição de brindes e camisetas também será enquadrado como boca de urna. O crime eleitoral prevê pena de detenção de seis meses a um ano ou prestação de serviços comunitário e pagamento de multa.
- O porte de armas de fogo a menos de 100 metros da seção eleitoral está proibido. A medida vale para integrantes das forças de segurança que não estejam prestando serviço à Justiça Eleitoral.
*Com informações da Agência Brasil
Al Gore lamenta postura “esquizofrênica” dos EUA sobre crise climática
País norte-americano tem alternado posição sobre Acordo de Paris nos últimos anos
Alckmin lamenta “trabalho contra o Brasil” após encontro de Eduardo Bolsonaro com secretário dos EUA
Vice-presidente critica manobra de Bolsonaro nos EUA e reforça diálogo por tarifaço
Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República
Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo
Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro
Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro
“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump
O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA
WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar
Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’
Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?
Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores
O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas
Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global
Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis
A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios
O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente
A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular
O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro
As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas
Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira
O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar
Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais
Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha
O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País
Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha
Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%
Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF
Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado
Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa
O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula
Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada
Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar
Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia
Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA
Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.