O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O levantamento da Exame/Ideia indica que Lula tem 44% das intenções de votos. Já segundo a Eurasia Group a vantagem do petista é de 65%.
Duas pesquisas eleitorais divulgadas nesta quinta-feira (21) apontaram para a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no confronto com o presidente Jair Bolsonaro nas eleições deste ano.
O levantamento da Exame/Ideia indica que Lula tem 44% das intenções de votos, enquanto Jair Bolsonaro apresenta 33%. Em um cenário de segundo turno, Lula apresentaria 47% e Bolsonaro, 37%. Já segundo a Eurasia Group a vantagem do petista é ainda maior, de 65%.
A empresa americana de consultoria política destaca, porém, que Bolsonaro pode eliminar parte da diferença nas próximas semanas. Os benefícios da “PEC das Bondades” e a redução do preço dos combustíveis devem ter um efeito positivo na campanha do então presidente.
Mesmo com os ataques apresentados por Bolsonaro ao atual sistema eleitoral brasileiro, a Eurasia prevê um baixo risco de golpe.
Para a consultoria, é improvável que os militares embarquem em uma empreitada contra a democracia sem condições políticas favoráveis ou apoio institucional.
Entretanto, a ausência de golpe não elimina completamente uma escalada na violência. Exemplos recentes como o assassinato de um guarda municipal e militante do PT por um policial apoiador de Bolsonaro em Foz do Iguaçu (PR) reforçam a preocupação.
Leia Também
A empresa especializada também alerta para possíveis conflitos — como protestos e ataques a prédios públicos entre o primeiro e segundo turno — e uma nova greve dos caminhoneiros durante a campanha eleitoral.
A exemplo do que ocorreu na invasão do Capitólio Americano, no início do ano, a companhia avisa sobre riscos de um possível tumulto por parte dos eleitores bolsonaristas em caso de revés nas urnas.
A empresa ainda chama atenção para a hipótese de assinato de Lula ou Bolsonaro: "No cenário extremo em que um dos dois candidatos for morto, quem entrar em seu lugar provavelmente vai se beneficiar disso".
Boa parte dos riscos citados é fruto da polarização dos eleitores, que concentram seus votos nos dois principais candidatos ao pleito. Veja como pontuam outros nomes na pesquisa da Exame:
O restante dos pré-candidatos apresenta 1% ou menos das intenções de voto..
Analisando cenários alternativos para o segundo turno, a pesquisa diz que Lula teria 48% contra 25% de Simone Tebet e 44% contra 31% de Ciro Gomes.
Já Bolsonaro também venceria Simone Tebet com 40% dos votos, contra 26% para a candidata do MDB. Em um embate contra Ciro Gomes, a diferença seria de 39% a 35%, respectivamente.
O pré-candidato do PT também está à frente da concorrência na modalidade espontânea, que apresenta as preferência dos eleitores independentemente do cenário — o famoso eleitor fiel. Lula foi a escolha de 36% dos entrevistados, Bolsonaro de 30% e Ciro de 3%.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Até o momento, não há notícias de brasileiros entre as possíveis vítimas dos ataques dos EUA ao país vizinho
Em entrevista à agência Reuters, o senador falou em corte de gastos, privatizações e governo “enxuto”
Previdência e seguro‑desemprego têm redução, enquanto emendas somam R$ 61 bilhões em ano eleitoral; texto vai ao plenário e pode ser votado ainda nesta sexta-feira (19)
Ministro afirma que não será candidato, mas prevê saída do cargo até fevereiro para colaborar com a reeleição de Lula
Durante evento nesta quinta-feira (11), promovido pelo Itaú Asset Management, Thomas Wu e Felipe Seligman dizem que o petista é o favorito, mas enfrenta alta rejeição e dilemas econômicos e geopolíticos que podem redefinir o futuro do Brasil
A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores
STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas
Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais
Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente
Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos
Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças
Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto
Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama
Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF
Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente
Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)
Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump
Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado
Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações
Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes