O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
De acordo com o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, Mikhail Gorbachev morreu na noite desta terça-feira (3) após uma doença grave e prolongada
Conhecido entre os países ocidentais como o homem que acabou com a Guerra Fria, Mikhail Gorbachev morreu nesta terça-feira (30), aos 91 anos, sem ver o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia — ou pelo menos uma sinalização de paz entre os dois países.
Se, deste lado do mundo, Gorbachev deixou sua marca por encerrar a disputa — pelo menos às claras — entre o bloco capitalista, liderado pelos EUA, e o comunista, encabeçado pela então União Soviética, do lado russo, ele ficou conhecido por provocar o colapso da URSS com reformas ousadas de abertura do estado.
“Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada”, informou o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências.
A agência de notícias oficial Tass informou que Gorbachev será enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscou, ao lado de sua esposa.
Mikhail Gorbachev, cujo governo tumultuado foi associado aos termos perestroika e glasnost (reforma e abertura), foi o último presidente da União Soviética antes de sua dissolução.
Ele entrou no comitê central do Partido Comunista em 1971 e, em 1979, foi promovido ao Politburo, maior autoridade da União Soviética.
Leia Também
Gorbachev viajava constantemente pelo mundo, e na década de 1980 se encontrou com líderes como a premiê britânica, Margaret Thatcher; o premiê canadense, Pierre Trudeau, e o presidente norte-americano, Ronald Reagan.
Não por acaso seu nome é associado aos termos perestroika e glasnost, de reforma e abertura do regime.
Em 1985, após a morte de Konstantin Chernenko, Gorbachev foi eleito Secretário-Geral do Politburo, mesmo sendo o mais jovem da organização.
Com a reorganização que incluiu um novo Congresso, a União Soviética teve em 1989 as primeiras eleições desde 1917. Gorbachev foi eleito presidente e tomou posse em 1990, ano da queda do muro de Berlim.
Nos pouco mais de seis anos tumultuados de governo, Gorbachev levantou a Cortina de Ferro, alterando decisivamente o clima político do mundo.
Ele prometeu e deu maior abertura ao se preparar para reestruturar a sociedade e a economia vacilante de seu país.
Não tinha a intenção de liquidar o império soviético, mas cinco anos depois de chegar ao poder, Gorbachev presidiu a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Um quarto de século após o colapso, Gorbachev disse à Associated Press que não havia considerado o uso da força generalizada para tentar manter a URSS unida porque temia o caos em um país nuclear.
“O país estava carregado até a borda de armas. E isso teria imediatamente empurrado o país para uma guerra civil”, disse ele.
Segundo fontes próximas a Gorbachev, nos últimos meses ele estaria consternado por presenciar o trabalho de sua vida “destruído” pelo atual presidente russo, Vladimir Putin.
O próprio Gorbachev afirmou em entrevista que a grande causa da sua vida foi a perestroika e a guerra de Putin na Ucrânia estava levando a Rússia para o caminho oposto.
Na visão de Gorbachev, Putin mergulha a Rússia no autoritarismo e na agressão militar e a guerra na Ucrânia tem contribuído para uma Rússia cada vez mais isolada do Ocidente.
Mikhail Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931, na cidade de Privolnoye, na Rússia, membro de uma família de imigrantes russo-ucranianos.
Ele perdeu duas irmãs e um tio durante um período de fome no país em 1933. Seus pais eram agricultores e ele ajudou-os no sustento durante a adolescência.
Formou-se em Direito em 1955, pela Moscow State University, e em Economia em 1967, pela Faculty of Economy.
Ainda na universidade, Gorbachev conheceu Raisa Titarenko, com quem se casou em 1953. Raisa morreu em 1999 em decorrência de leucemia. Os dois tiveram uma filha, Irina Mikhailovna Virganskaya, em 1957.
Em 1952, ingressa no Partido Comunista da União Soviética e trabalha em vários cargos no partido pelas próximas duas décadas.
Já em 1970, Gorbachev torna-se deputado do Supremo Soviético, o mais alto órgão legislativo da União Soviética, e no ano seguinte vira membro do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética.
*Com informações do G1 e do Estadão
Anvisa aprovou novas regras para a cannabis medicinal, permitindo o cultivo da planta por universidades e instituições de pesquisa, sob exigências rígidas de controle e segurança; veja as novas regras para a Cannabis medicinal no país
O objetivo da medida é tentar entender o que aconteceu com o Master, e como o Banco Central pode reforçar a sua governança interna de fiscalização.
Diante das secas cada mais vez imprevisíveis, o estado mais rico dos EUA passou a tratar a água como infraestrutura estratégica
Depois de acumular pelo segundo sorteio seguido, a Lotofácil pode pagar nesta quinta-feira (29) o segundo maior prêmio da rodada das loterias da Caixa, mas a Quina vem logo atrás.
Decisão correspondeu às expectativas do mercado e surpreendeu com sinalização direta sobre o início dos cortes
Enquanto a Legacy defende corte imediato de 0,25 ponto nos juros, Genoa alerta para o risco de o Banco Central repetir erros do passado
Cidade brasileira aparece entre os destinos mais reservados para 2026, atrás apenas de Paris e Bangkok, segundo levantamento da eDreams ODIGEO
Na Ilha de Itamaracá, duas mulheres recolheram cerca de 8 mil garrafas de vidro abandonadas nas praias e a transformaram em lar
Levantamento mostra que os imóveis comerciais lideraram as taxas de inadimplência, com média de 4,84%
Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela primeira vez na semana. +Milionária promete o maior prêmio desta quarta-feira (28).
O ex-diretor do Copom espera que um primeiro corte venha em março ou abril, quando a expectativa de inflação futura chegar, enfim, aos 3%
Para Bruno Serra e Rodrigo Azevedo, o país entrou na fase decisiva em que promessas já não bastam: o ajuste fiscal precisará acontecer, de um jeito ou de outro
Dólar, juros e eleição entram no radar do gestor do lendário fundo Verde para proteger a carteira
A grande maioria dos agentes financeiros espera a manutenção dos 15% nesta semana, mas há grandes nomes que esperam um primeiro ajuste nesta quarta-feira
Enquanto o Banco Master caminhava para o colapso, Daniel Vorcaro manteve uma rotina de luxo que incluiu jatos particulares e uma festa de R$ 15 milhões para sua filha de 15 anos
Depois de a Lotofácil e a Dupla Sena terem feitos novos milionários, a Mega Sena tem prêmio estimado em R$ 92 milhões hoje
As empresas começam a divulgar os resultados na próxima semana e, como “esquenta”, a Vale (VALE3) publica hoje seu relatório de produção e vendas
Empresas de laticínios estão recolhendo lotes de fórmulas infantis à medida que cresce a preocupação de contaminação por toxina
Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores
Primeiro hotel de alto padrão da capital federal, o Torre Palace nasceu como símbolo de sofisticação, mas afundou em disputa familiares