Eleições 2022: Eduardo Leite (PSDB) derrota Onyx Lorenzoni (PL) e é eleito governador do Rio Grande do Sul
Disputa entre Eduardo Leite (PSDB) — que quase ficou fora do segundo turno — e Onyx Lorenzoni (PL) foi apertada

Após se afastar do cargo em março deste ano para tentar concorrer à Presidência da República sem sucesso, o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foi eleito em uma disputa apertada contra Onyx Lorenzoni (PL).
Com 100% das urnas apuradas, Leite se elegeu com 57,12% dos votos válidos, contra 42,88% do adversário. No primeiro turno, Onyx ficou na frente com 2.382.026 votos válidos (37,50%), enquanto o seu concorrente teve 1.702.815 votos (26,81%) — e quase não conseguiu chegar ao segundo lugar, já que Edegar Pretto (PT) ficou de fora da disputa por uma diferença de pouco mais de 2 mil votos.
Aqui também foi colocado à prova um fato curioso sobre o estado gaúcho: é o único que nunca reelegeu um governador no país. E, mesmo assim, o fez de maneira um pouco diferente, já que houve saída do cargo antes da reeleição.
- SEU SALÁRIO LÍQUIDO PODE MUDAR: Lula e Bolsonaro querem mexer no salário de brasileiros com mudança nos impostos – e isso pode impactar sua renda nos próximos meses. Entenda neste link o que eles querem fazer.
Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, 37 anos, é bacharel em direito e, antes de ser eleito governador do Rio Grande do Sul em 2018, foi prefeito da cidade de Pelotas de 2013 a 2017, onde também foi vereador.
Hoje, após a expressiva queda de representatividade de seu partido, o PSDB, no cenário nacional, é apontado como uma das lideranças capazes de dar sobrevida e renovação à sigla. Apesar disso, perdeu as prévias tucanas para o ex-governador de São Paulo, João Doria, em uma intensa batalha para ver quem seria candidato à Presidência neste ano.
Mas, poucos meses após Leite deixar a disputa, Doria também não foi capaz de angariar apoio para sua candidatura e o PSDB acabou sem candidato ao Planalto neste ano. Com isso, Eduardo Leite decidiu tentar retomar seu posto como governador, aconselhado por outros membros de seu partido com mais experiência na política. O caminho é claro — Brasília pode não vir agora, mas ele não esconde seu desejo de que esse dia chegue.
Leia Também
Como foi a campanha no Rio Grande do Sul
A campanha gaúcha foi marcada pelas críticas à gestão de Eduardo Leite, um novato no cargo e que lá em 2018 se dizia contra a reeleição — algo que rendeu ataques desde cedo.
Em um dos momentos mais polêmicos e mal vistos pelos eleitores, Onyx Lorenzoni falou que o povo gostaria de ter "um governador e uma primeira-dama de verdade". A declaração foi vista como homofóbica, já que Leite se assumiu gay em 2021.
Isso ajudou o candidato a receber mais apoio, tanto de personalidades quanto de políticos, inclusive de outros partidos. O episódio ajudou Leite a recuperar espaço nas pesquisas.
No último debate antes do segundo turno, ambos trocaram acusações de corrupção e um vídeo viralizou nas redes. Nele, Lorenzoni se recusa a responder as perguntas de Leite por repetidas vezes, enquanto o tucano tentava saber qual a alternativa do opositor para o atual regime de recuperação fiscal do estado.
Na disputa presidencial, Leite apoiou Simone Tebet (MDB) durante o primeiro turno, mas preferiu ficar neutro no segundo — apesar de ter recebido apoio do PT na decisão.
Já Onyx Lorenzoni, enquanto ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), sempre apoiou sua candidatura à reeleição.
De acordo com o levantamento Ipec/RBS mais recente, Eduardo Leite hoje conta com 56% dos votos válidos, enquanto Onyx Lorenzoni tem 44%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.
Quem é Eduardo Leite
Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite nasceu em Pelotas (RS) em 10 de março de 1985. Com 37 anos, é um dos políticos mais jovens da cena nacional. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Também estudou políticas públicas na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos.
É filho de um advogado e de uma professora e hoje uma de suas principais defesas é a educação.
Sem esconder que seu grande sonho é o Palácio do Planalto, levar o Palácio do Piratini neste ano é um passo essencial para que o candidato dê passos mais largos — e para a sobrevivência de seu partido.
Ao lado de Romeu Zema (Novo) é um dos nomes mais cotados para concorrer à Presidência da República em 2026. Leite aproveita, inclusive, para se posicionar como contrário ao atual cenário de polarização política, tentando emplacar seu nome como uma possível via para tempos mais pacíficos.
Quem é Onyx Lorenzoni
O também gaúcho Onyx Lorenzoni nasceu em 3 de outubro de 1954 em Porto Alegre. Com 68 anos, acumula cinco mandatos consecutivos como deputado estadual e federal, além de uma formação como veterinário.
Fiel apoiador do presidente Jair Bolsonaro desde a candidatura, ele ocupou um total de quatro ministérios desde o início do atual governo: Casa Civil, Cidadania, Secretaria-Geral da Presidência da República e Trabalho e da Previdência.
Logo após a eleição de 2018, foi escolhido pelo então presidente Michel Temer para comandar o Gabinete da Transição Governamental.
O parlamentar começou sua vida política no PL, migrou para o PFL — partido herdeiro da Arena, que sustentou a ditadura militar no Brasil — e, por fim, acabou filiado ao DEM quando o PFL trocou de nome.
Ganhou projeção como opositor dos governos petistas em Brasília e sempre defendeu pautas de costumes, assim como uma economia mais liberal.
Conservador na política, liberal na economia, à direita no espectro político-ideológico, Onyx pautou sua atuação na vida pública pela defesa de bandeiras como a redução da carga tributária, o direito do cidadão à legítima defesa, a proteção da propriedade e o discurso anticorrupção.
Lorenzoni tem quatro filhos e um deles seguiu os mesmos passos do pai — Rodrigo Lorenzoni, terceiro deputado estadual mais votado no Rio Grande do Sul no primeiro turno deste ano.
Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro
Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro
“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump
O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA
WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar
Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’
Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?
Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores
O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas
Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global
Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis
A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios
O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente
A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?
Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular
O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro
As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas
Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira
O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar
Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais
Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha
O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País
Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha
Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%
Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF
Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado
Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa
O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula
Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada
Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar
Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia
Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA
Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.
General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento
O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis
Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”
Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”
Tarcísio, Zema, Caiado e mais — veja como os governadores dos maiores estados do Brasil estão se preparando para o impacto das tarifas dos EUA
Estados correm contra o tempo para enfrentar os efeitos do tarifaço de 50% anunciado por Trump sobre produtos brasileiros, que entra em vigor em 1º de agosto