🔴 ORIENTE MÉDIO EM ALERTA E JUROS NOS EUA: QUAIS OS IMPACTOS NA BOLSA E DÓLAR? VEJA AQUI

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
EXPECTATIVA X REALIDADE

Eleições 2022: Pesquisas do Ipec e Datafolha erraram resultados das urnas em até 20 pontos percentuais nos estados

As pesquisas acertaram que Lula despontaria na frente com o maior número de votos, mas erraram a ordem dos vencedores nos maiores colégios eleitorais do país

Liliane de Lima
3 de outubro de 2022
16:57 - atualizado às 11:33
Lula vs Bolsonaro como homem de ferro e capitão américa
Montagem mostra Lula vs Bolsonaro como Homem de Ferro e Capitão América - Imagem: Shutterstock / Filme Capitão América Guerra Civil / Marcos Corrêa-PR / montagem Brenda Silva

Se o resultado das eleições no primeiro turno surpreendeu a maioria dos analistas, as pesquisas de intenção de voto certamente são uma das responsáveis. Institutos como o Ipec (ex-Ibope) e Datafolha falharam em captar a tendência tanto para a votação de Jair Bolsonaro (PL) como das candidaturas apoiadas pelo presidente.

Mas o quão erradas foram as pesquisas dos dois institutos mais tradicionais? No caso da eleição presidencial, tanto o Ipec como o Datafolha acertaram que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaria em primeiro lugar. A surpresa veio da diferença entre os dois candidatos.

Já nos estados, a discrepância chegou à casa dos 20 pontos percentuais — somando os votos a mais e a menos que os dois candidatos mais bem colocados tiveram em relação aos últimos levantamentos. Em locais como São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul as pesquisas erraram até mesmo a ordem dos vencedores.

Pesquisas x urnas

Na eleição presidencial, tanto a pesquisa do Ipec como a do Datafolha apontavam uma margem de 14 pontos percentuais para Lula na véspera do primeiro turno, com a possibilidade de o petista liquidar a fatura já no domingo.

As urnas, contudo, mostraram que a vantagem de Lula sobre Bolsonaro ficou em apenas 5,23 pontos percentuais e não foi o suficiente para evitar a disputa do segundo turno. Ou seja, as pesquisas erraram o resultado da eleição por quase 9 pontos percentuais.

Lula (PT)Bolsonaro (PL)Diferença em p.p
Urnas* 48,43%43,20%5,23
Ipec 51%37%14
Datafolha50%36%14
Pesquisas x urnas8,77
Fontes: Datafolha e Ipec

No final, o petista contou com 2,07 pontos percentuais a menos do que a média das duas pesquisas — dentro da margem de erro, vale ressaltar — e o candidato à reeleição teve 6,7 pontos além do que projetavam os levantamentos. 

Mas a diferença entre a expectativa das pesquisas e a realidade foi ainda maior em alguns estados. Em São Paulo, tanto o Ipec como o Datafolha indicavam um segundo turno entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) — com a liderança do petista.

No Ipec, Haddad lideraria o segundo pleito com 41% dos votos válidos e Tarcísio, com 31%. No Datafolha, o petista ficaria à frente com 39% e o ex-ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro, 31%. Ou seja, considerando a média das duas pesquisas, o candidato do PT tinha uma vantagem de nove pontos sobre o aliado de Bolsonaro. 

As urnas, contudo, trouxeram outro resultado: Tarcísio ficou na frente com 42,32% e Haddad ficou seis pontos percentuais atrás, com 35,70% dos votos válidos. Em suma, a diferença entre a média das duas pesquisas e o resultado foi de 15,6 pontos percentuais, considerando os votos que Tarcísio teve a mais e que o petista teve a menos na comparação com os últimos levantamentos.

A surpresa também aconteceu em outro cargo: o de senador. Márcio França (PSB), o aliado de Lula nessas eleições, teria 45% dos votos, caso o Datafolha da véspera se confirmasse. 

Marcos Pontes (PL), o astronauta e também ex-ministro de Bolsonaro, que tinha 31% das intenções do eleitorado, foi quem conquistou a vaga de representação do estado com 49,68% dos votos válidos. 

VEJA TAMBÉM - BOLSONARO 'SE SUPEROU' E ENFRENTARÁ LULA NO 2° TURNO: veja como a batalha afeta seu bolso

Sem segundo turno no Rio de Janeiro 

No Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL) foi reeleito no primeiro turno, com 58,67% dos votos válidos. Marcelo Freixo (PSB) foi o segundo colocado, com 27,38%. Uma diferença de 31 pontos percentuais entre os dois candidatos. 

Porém, a menos de 24 horas das eleições, as pesquisas apontavam outro cenário, com um possível segundo turno. Segundo o Ipec, Castro aparecia em primeiro lugar com 48%, e Freixo, 33%. Para o Datafolha, o resultado das urnas mostraria 44% dos votos válidos para o candidato à reeleição e 31% para o representante do PSB. 

Desta forma, a diferença entre a vantagem de Castro apontada na média das duas pesquisas e o resultado das urnas ficou em pouco mais de 17 pontos percentuais

No Senado, o resultado veio em linha com as pesquisas. Romário (PL) foi eleito com 29,19%. Ainda assim, o Datafolha projetava uma vitória do ex-jogador com 35% dos votos válidos. 

PT foi melhor do que as pesquisas projetavam na Bahia

As pesquisas não erraram apenas os resultados da votação de Bolsonaro e aliados. Na Bahia, ACM Neto (União Brasil) aparecia com 51% das intenções de voto pelo Ipec, contra 40% de Jerônimo Rodrigues (PT). O Datafolha trazia o mesmo percentual para ACM Neto e 38% para o petista na véspera da eleição.

As urnas, contudo, não só mostraram que haverá segundo turno como a posição dos candidatos foi invertida. Rodrigues contabilizou 49,45% dos votos válidos, enquanto ACM Neto ficou em segundo lugar, com 40,80%.

A diferença entre os candidatos nas pesquisas — considerando a média das projeções  — e nas urnas, portanto, foi de 20,65 pontos percentuais.

Rio Grande do Sul 

A inversão de favoritismo também aconteceu no Rio Grande do Sul. A última pesquisa Ipec, de 30 de setembro, apontava o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) com 40% das intenções de voto, enquanto o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) tinha 30%. A diferença era de 10 pontos percentuais. 

A projeção de segundo turno e a diferença entre os candidatos se confirmaram, mas com Onyx na frente. O ex-ministro conquistou 37,50% dos votos válidos e Leite ficou com 26,81% e quase não foi para o segundo turno. Ou seja, a diferença entre a pesquisa e o resultado, considerando os dois candidatos que ficaram à frente, foi de 20,69 pontos percentuais

No Senado, o Ipec apontava Olívio Dutra (PT) como o favorito, com 36%; Hamilton Mourão (Republicanos), teria 28% dos votos. Nas urnas, o ex-vice presidente conquistou a cadeira com 44,1%. 

Datafolha acerta em Minas Gerais 

O segundo maior colégio eleitoral do Brasil “obedeceu” às pesquisas eleitorais. Romeu Zema (Novo) foi reeleito com 56,18%, em linha com a última projeção do Datafolha em 1º de outubro, que projetava 56%. O Ipec também apontava vitória de Zema, mas com 50% dos votos válidos. 

O segundo colocado, Alexandre Kalil (PSD) obteve 35,08% dos votos nas urnas, em linha com os 35% do último Datafolha antes das eleições. No caso do Ipec, Kalil aparecia com 42% das intenções de voto.  

Metodologia das pesquisas eleitoras em xeque?

As pesquisas eleitorais, em geral, apontam tendências do eleitorado antes das eleições acontecerem. Em outras palavras, é uma fotografia do momento da coleta de informações pelos institutos de pesquisa. 

Além disso, cada instituto tem uma metodologia para o desenvolvimento do levantamento. O Ipec — fundado por executivos do antigo Ibope — faz uma pesquisa presencial em domicílio dos eleitores e, em média, entrevista 2 mil pessoas para a pesquisa nacional, sendo o mínimo 16 por município selecionado. 

Gênero, idade, escolaridade e condição de atividade são considerados pelo Ipec no momento das entrevistas. 

No caso do Datafolha, a pesquisa é realizada de forma presencial, em pontos de fluxo populacional, e o número de entrevistas varia entre 2,5 mil e 5,8 mil pessoas consultadas. Os dados utilizados para definição e seleção da amostra são baseados nos dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (julho/2022) e IBGE (Pnad 2019 e Estimativa 2021). 

Outro critério adotado pelo Datafolha é o recorte por sexo e idade. 

Para efeito de divulgação, as pesquisas são contratadas por veículos de comunicação e devidamente registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O Seu Dinheiro procurou os institutos de pesquisa: o Datafolha não respondeu ao questionamento até a publicação desta reportagem; o Ipec se manifestou por meio de nota.

O instituto afirmou que segue "os mais altos padrões adotados internacionalmente nos métodos utilizados em suas pesquisas. As pesquisas eleitorais medem a intenção de voto no momento em que são feitas. Quando feitas continuamente ao longo do processo eleitoral, são capazes de apontar tendências".

Além disso, o Ipec reafirmou o "firme compromisso de seguir realizando seu trabalho com a mesma correção, seriedade e dedicação, especialmente a partir dos dados de uma eleição onde a divisão do país representa
uma maior dificuldade em se fazer estimativas".

*Os resultados eleitorais têm como fonte o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a apuração de 99,99% das urnas, até as 14h do dia 03 de outubro. 

**A matéria foi atualizada às 17h20 para inclusão do posicionamento do Ipec.

Compartilhe

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

ELEIÇÕES 2024

São Paulo já tem oito pré-candidatos na disputa por nove milhões de votos; conheça os nomes

7 de abril de 2024 - 15:45

Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lideram as pesquisas de intenção de votos a seis meses das eleições municipais

VEM DINHEIRO AÍ?

Haddad acerta com mercado financeiro mudanças na tributação e prazos para atrair investimentos para bolsa 

4 de abril de 2024 - 8:44

A expectativa é de que as propostas avancem após a regulamentação da reforma dos impostos sobre o consumo, aprovada no ano passado pelo Legislativo

Eleições municipais

Simone Tebet diz que subirá em palanque de prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, quando Jair Bolsonaro não estiver

31 de março de 2024 - 11:54

Candidato a reeleição na capital paulista, Nunes é do MDB, partido da ministra do Planejamento

INÍCIO DA DITADURA

Maioria da população diz que data do golpe de 1964 deve ser desprezada, diz Datafolha; como o governo Lula lidará com a data?

30 de março de 2024 - 15:02

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que o governo não realize atos em memória do golpe neste ano

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar