🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: Jerônimo Rodrigues (PT) é eleito governador da Bahia com 52,79% dos votos válidos

Jerônimo Rodrigues (PT) tenta a virada contra ACM Neto (União Brasil) na corrida ao governo da Bahia

Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil)
Imagem: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo / Facebook / Montagem Brenda Silva

Com 96,65% das urnas apuradas, Jerônimo Rodrigues (PT) foi matematicamente eleito governador do Estado da Bahia neste domingo (30). Ele obteve 52,79% dos votos válidos e impôs uma derrota amarga a Antônio Carlos Magalhães Neto (União Brasil), que obteve 47,21%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aos 72 anos, Jerônimo Rodrigues disputou sua primeira eleição sob a bênção do também petista Rui Costa, atual governador do Estado. 

Engenheiro agrônomo, Rodrigues atuou como secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia entre 2015 e 2019, quando assumiu a secretaria de Educação do estado.

A chegada de Rodrigues ao Palácio de Ondina, sede do governo baiano, contou com uma campanha marcada por polêmicas e controvérsia. 

Da parte de ACM, a notícia de que ele havia registrado a candidatura como um homem branco e depois mudado para pardo viralizou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A oposição alegou que o motivo da troca era uma resolução de 2021 que determina que os partidos destinem recursos do Fundo Eleitoral de forma proporcional para os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos).

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Lula e Flávio Bolsonaro empatam tecnicamente no 1º e no 2º turno; confira os números da nova pesquisa Datafolha

ELEIÇÕES 2026

Ninguém pode ser preso durante as eleições — mas há exceção; entenda a lei para candidatos e eleitores

Porém, ACM Neto já havia se declarado pardo nas eleições de 2016, quando se reelegeu prefeito de Salvador.

Em meio à polêmica, ACM apareceu num vídeo com a pele mais escura do que o seu normal, o que gerou acusações de que ele teria feito bronzeamento artificial para justificar a autodeclaração parda.

Do lado do Partido dos Trabalhadores (PT), a decisão de lançar Jerônimo Rodrigues ao pleito foi recebida com desconfiança pela própria militância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns segmentos do braço baiano do PT pediam um nome mais conhecido para disputar o cargo com ACM Neto, cuja trajetória política e tradição de família representavam uma ameaça.

Parte desses receios encontrou eco conforme saíam as pesquisas de intenção de voto no primeiro turno, que davam ampla vantagem de ACM em relação a Rodrigues. 

A pesquisa Datafolha divulgada na véspera do primeiro turno, inclusive, mostrava o ex-prefeito de Salvador com chances de levar o pleito com 51% dos votos válidos, contra 38% do petista.

Mas o resultado das urnas foi praticamente o inverso: 49,33% para Rodrigues e 40,88% para ACM Neto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vira-casaca

Críticas às pesquisas eleitorais à parte, fato é que o resultado fez muita gente que apoiava ACM Neto virar a casaca. É o caso de Joceval Rodrigues (Cidadania), que foi líder do governo de ACM Neto, quando ele era prefeito, na Câmara Municipal de Salvador e decidiu apoiar o adversário deste no segundo turno.

O movimento fez surgir, inclusive, eleitores que defendiam um voto casado em Rodrigues no Estado e em Jair Bolsonaro (PL) na Presidência da República.

O Partido Social Cristão (PSC), por exemplo, rompeu com ACM após fazer algumas avaliações internas e passou a apoiar o petista. Porém, na campanha à presidência, o PSC seguiu com Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (esquerda) e Flávio Bolsonaro (direita) aparecem em uma montagem com um fundo de urna eletrônica 17 de setembro de 2026 - 19:49
Imagem de A Justiça, a escultura localizada em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília 16 de setembro de 2026 - 19:45
O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF 15 de setembro de 2026 - 19:57

UM DIA (QUASE) HISTÓRICO

Alexandre Moraes e Banco Master: um resumo sobre como acabou o julgamento do STF

15 de setembro de 2026 - 19:57
Mapa do Brasil de cabeça para baixo em ilustração sobre cartografia e orientação geográfica. A imagem mostra o território brasileiro invertido para demonstrar que não existe uma posição cientificamente correta para representar países em mapas, tema relacionado aos mapas-múndi do IBGE com Brasil no centro e hemisfério Sul no topo. 12 de setembro de 2026 - 14:00
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 12 de setembro de 2026 - 9:00
O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF 11 de setembro de 2026 - 9:04
O presidente do STF, Edson Fachin, veste toga preta e está sentando em uma mesa, segurando papéis 9 de setembro de 2026 - 18:36
Imagem do prédio sede da Polícia Federal 8 de setembro de 2026 - 19:50
Bandeira do Brasil 7 de setembro de 2026 - 17:00
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 6 de setembro de 2026 - 9:00

Conteúdo Market Makers

Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?

6 de setembro de 2026 - 9:00
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em pé, de frente a um púlpito, com bandeira do Brasil atrás. 3 de setembro de 2026 - 19:03
O ministro Alexandre de Moraes aparece sentado, olhando para o lado, com cara de poucos amigos. 3 de setembro de 2026 - 13:41
banco master pesquisa atlasintel bloomberg 2 de setembro de 2026 - 19:46
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar