🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

ELEIÇÕES 2022

Debate da Globo: quem vai, quais as regras e o que cada candidato deve falar no último confronto antes da eleição

Na reta final da campanha, candidatos à Presidência da República chegam ao debate na Globo em clima de final de campeonato

Ricardo Gozzi
28 de setembro de 2022
14:26 - atualizado às 15:07
Lula vs Bolsonaro como homem de ferro e capitão américa
Montagem mostra Lula vs Bolsonaro como Homem de Ferro e Capitão América - Imagem: Shutterstock / Filme Capitão América Guerra Civil / Marcos Corrêa-PR / montagem Brenda Silva

A expectativa gerada pelo debate entre os presidenciáveis na Rede Globo, marcado para a noite desta quinta-feira, tem ares de final de campeonato.

Assim que o debate terminar, os eleitores ainda indecisos terão pouco mais de 48 horas para definir o que farão no domingo diante das 577 mil urnas eletrônicas espalhadas pelo país.

E a já manjada expressão “cada voto conta” talvez nunca tenha vindo tão a calhar como no processo eleitoral deste ano.

Nesta matéria, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o debate da Globo.

Se estivéssemos falando de futebol, é como se um jogo decisivo estivesse nos acréscimos. Um gol do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) resolve a disputa no tempo regulamentar. Um gol contra Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL) leva o confronto para a prorrogação.

As pesquisas de intenção de voto indicam que Lula estaria muito próximo do número mágico de 50% dos votos mais um para retornar ao Palácio do Planalto.

Nos últimos dias, depois de apoiadores de Lula terem passado a pregar o voto útil entre os simpatizantes de Ciro Gomes (PDT) na expectativa de viabilizar uma vitória do petista em primeiro turno, Bolsonaro contra-atacou.

Leia Também

Num discurso direcionado ao público antipetista, o presidente tem pedido a esses eleitores que não anulem o voto nem votem em branco.

Embora Bolsonaro insista em desacreditar as pesquisas de intenção de voto, o objetivo da fala é aumentar o universo de votos válidos e dificultar uma possível vitória de Lula em primeiro turno.

Quem vai ao debate na Globo

De qualquer modo, polarização à parte, nem só de Lula e Bolsonaro será feito o debate na Globo.

Sete presidenciáveis foram convidados para o evento. O critério de escolha foi o de representatividade dos partidos no Congresso Nacional (bancada de pelo menos cinco parlamentares).

Diante disso, a Globo convidou, por ordem alfabética:

  • Ciro Gomes (PDT);
  • Felipe D’Ávila (Novo);
  • Jair Bolsonaro (PL)
  • Kelmon Souza (PTB);
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Simone Tebet (MDB); e
  • Soraya Thronicke (União Brasil).

Ficaram de fora:

  • José Maria Eymael (DC);
  • Léo Péricles (UP);
  • Sofia Manzano (PCB); e
  • Vera Lúcia (PSTU).

O pêndulo ideológico dos candidatos convidados aponta claramente para a direita. Isso não significa necessariamente que somente Lula será alvo de ataques de adversários.

Veja a seguir como deve se comportar cada candidato, por ordem reversa de aparição nas pesquisas.

Kelmon Souza

Apresentado pelo PTB depois da impugnação da candidatura de Roberto Jefferson, Kelmon Souza saiu do anonimato direto para o folclore político no debate do último fim de semana, promovido em conjunto por SBT, CNN, Veja, Estadão e Nova Brasil. O padre que não é padre protagonizou o curioso caso do candidato que serve de cabo eleitoral para outro. Deve atuar novamente como linha auxiliar de Bolsonaro.

Felipe D’Avila

O candidato do Novo não conseguiu cativar os saudosos de João Amoêdo. O discurso ultraliberal, porém, é o mesmo. Tende a manter a estratégia de aproveitar o espaço proporcionado pelos debates para marcar posição.

Soraya Thronicke

Bolsonarista arrependida, a candidata do União Brasil tem conseguido projeção quando faz dobradinha com Simone Tebet ao atacar o comportamento misógino de Bolsonaro. Deve ficar de olho em novas oportunidades similares para projetar seu nome.

Simone Tebet

A candidata da chamada terceira via foi até agora a que melhor executou a estratégia de se posicionar como alternativa a Lula e Bolsonaro. Não se pode dizer, entretanto, que em algum momento a candidatura de Simone Tebet tenha decolado. Ainda assim, ela pode acabar beneficiada pelo fato de estar menos exposta do que Ciro Gomes à campanha pelo voto útil em Lula. Um desempenho parecido com o de debates anteriores e o terceiro lugar no primeiro turno pode passar de pretensão a realidade.

Ciro Gomes

Dizem que chumbo trocado não dói. Mas Ciro Gomes sentiu. O pedetista chega à reta final do primeiro turno em seu pior momento ao longo de toda a campanha. Em 2018, quando pesquisas o apontavam como o único candidato capaz de derrotar Bolsonaro em segundo turno, Ciro buscou o voto útil de eleitores do petista Fernando Haddad. Não conseguiu.

Agora, ao ver seu eleitorado na mira de uma campanha similar por parte do PT, declara-se vítima de fraude. Sem conseguir se posicionar nem como o anti-Lula nem o anti-Bolsonaro, Ciro tende a usar o debate para mostrar que morreu atirando.

Jair Bolsonaro

O presidente chega à reta final da campanha para o primeiro turno com uma expectativa de votação de aproximadamente 30%. Em circunstâncias normais, trata-se de um nível capaz de forçar um segundo turno. Mas não vivemos uma situação normal. Ao mesmo tempo em que Bolsonaro mantém o eleitorado raiz, a elevada rejeição a seu nome e a beligerância constante afastam indecisos.

Começou a campanha pela reeleição tentando mostrar um lado “paz e amor”, apostando na imagem da primeira-dama Michelle Bolsonaro para cativar o eleitorado feminino. Escorregou nos debates anteriores justamente na forma como tratou as candidatas Simone e Soraya.

Na reta final, aposta todas as fichas no antipetismo. Nos últimos dias, mirando aumentar o universo de votos válidos, Bolsonaro passou a chamar os eleitores a votarem “em alguém”, mesmo que não seja ele. Qualquer um que não seja Lula. O tom deve se manter no debate.

Lula

O ex-presidente passou todo o período eleitoral na liderança das pesquisas de intenção de voto. Apesar de toda a polarização, Lula fez a opção por não encarnar com a clareza que talvez se esperasse a figura do anti-Bolsonaro. Se não cresceu nas pesquisas, também não caiu. Ganhou fôlego na reta final graças a aliados convertidos na última hora, alguns deles inusitados, e à campanha de seus apoiadores pelo voto útil, mirando principalmente os eleitores de Ciro.

Depois de uma participação apagada no debate da Band e de ter-se ausentado no último fim de semana, Lula chega à Globo com chances reais de liquidar a fatura em primeiro turno, segundo a maioria das pesquisas. A tendência é que mire nos indecisos e naqueles que não querem Bolsonaro de jeito nenhum.

Que horas começa o debate?

O debate terá início às 22h30 desta quinta-feira, 29 de setembro, logo depois da novela Pantanal.

Quem vai mediar o debate na Globo?

O debate será mediado pelo jornalista William Bonner, editor-chefe do Jornal Nacional, principal telejornal da TV Globo.

Onde será possível assistir ao debate?

A Rede Globo transmite ao vivo o debate em seu canal aberto de televisão, pelo Globoplay e pelo portal G1 na internet.

Até que horas vai o debate?

Pelo formato e pelas regras estabelecidas, é possível que o debate se estenda por mais de três horas, podendo terminar à 1h40 da madrugada de sexta-feira.

Quantos blocos terá o debate?

O debate será dividido em quatro blocos.

Qual será o formato do debate?

O formato será de confronto direto entre os candidatos. Ao contrário de outros debates, não haverá perguntas de jornalistas aos candidatos.

  • O primeiro e o terceiro blocos terão tema livre. O segundo e o quarto terão perguntas de temas definidos por sorteio feito pelo mediador no início de cada bloco.
  • A ordem de quem fará as perguntas será sorteada previamente.
  • Cada candidato escolherá na hora a quem vai dirigir sua pergunta, mas não pode haver repetição. O candidato escolhido para responder não pode ter sido questionado anteriormente no mesmo bloco.
  • Quem questionar terá até 30 segundos para perguntar e um minuto para a réplica. Quem responder terá três minutos que podem ser divididos livremente entre a resposta e a tréplica.
  • Ao término do quarto bloco, cada candidato fará suas considerações finais.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho

8 de abril de 2025 - 8:15

Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Guerra comercial abre oportunidade para o Brasil — mas há chance de transformar Trump em cabo eleitoral improvável de Lula?

8 de abril de 2025 - 6:37

Impacto da guerra comercial de Trump sobre a economia pode reduzir pressão inflacionária e acelerar uma eventual queda dos juros mais adiante no Brasil (se não acabar em recessão)

PETRÓLEO NO RADAR

Petrobras (PETR4) avança em processo para tirar ‘novo pré-sal’ do papel

6 de abril de 2025 - 14:42

Petrobras recebeu permissão para operar a Unidade de Atendimento e Reabilitação de Fauna. O centro é uma exigência do Ibama para liberar a busca de petróleo no litoral do Amapá

EM RECUPERAÇÃO

Com eleições de 2026 no radar, governo Lula melhora avaliação positiva, mas popularidade do presidente segue baixa

5 de abril de 2025 - 17:58

O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump

START NO 'TARIFAÇO'

Tarifas gerais de Trump começam a valer hoje e Brasil está na mira; veja como o governo quer reagir

5 de abril de 2025 - 10:48

Além do Brasil, Trump também impôs tarifa mínima de 10% a 126 outros países, como Argentina e Reino Unido

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

MAIS QUE FRIENDS, HERMANOS

Lula reclama e Milei “canta Queen”: as reações de Brasil e Argentina às tarifas de Trump

3 de abril de 2025 - 16:13

Os dois países foram alvo da alíquota mínima de 10% para as exportações aos EUA, mas as reações dos presidentes foram completamente diferentes; veja o que cada um deles disse

DE OLHO NAS URNAS

Eleições 2026: Lula tem empate técnico com Bolsonaro e vence todos os demais no 2º turno, segundo pesquisa Genial/Quaest

3 de abril de 2025 - 12:02

Ainda segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais

3 de abril de 2025 - 8:14

Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA

DIA 73

A resposta de Lula às tarifas de Trump: Brasil pode pegar pesado e recorrer à OMC

2 de abril de 2025 - 20:54

O governo brasileiro estuda todas as opções para se defender das medidas do governo norte-americano e, embora prefira o diálogo, não descarta acionar os EUA na Organização Mundial do Comércio

EM BAIXA

Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula atinge pior nível desde janeiro de 2023 e cai inclusive no Nordeste e entre mulheres

2 de abril de 2025 - 9:20

As novas medidas anunciadas e o esforço de comunicação parecem não estar gerando os efeitos positivos esperados pelo governo

E AGORA, LULA

O Brasil pode ser atingido pelas tarifas de Trump? Veja os riscos que o País corre após o Dia da Libertação dos EUA

2 de abril de 2025 - 6:29

O presidente norte-americano deve anunciar nesta quarta-feira (2) as taxas contra parceiros comerciais; entenda os riscos que o Brasil corre com o tarifaço do republicano

DIA 72

Brasil não aguarda tarifas de Trump de braços cruzados: o último passo do Congresso antes do Dia da Libertação dos EUA

1 de abril de 2025 - 19:32

Enquanto o Ibovespa andou com as próprias pernas, o Congresso preparava um projeto de lei para se defender de tarifas recíprocas

CLASSE MÉDIA NA MIRA

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida deve impulsionar construtoras no curto prazo — mas duas ações vão brilhar mais com o programa, diz Itaú BBA

27 de março de 2025 - 16:33

Apesar da faixa 4 trazer benefícios para as construtoras no curto prazo, o Itaú BBA também vê incertezas no horizonte

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

DA TECNOLOGIA AO MEIO AMBIENTE

Lula firma acordos com Japão, mas frustração do mercado ajuda a derrubar as ações dos frigoríficos na bolsa

26 de março de 2025 - 16:45

Em rara visita de Estado ao Japão, o presidente brasileiro e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, firmaram nesta quarta-feira (26) dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente

ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe; o que acontece agora

26 de março de 2025 - 14:10

Além de Bolsonaro, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus sete aliados do ex-presidente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com a cabeça: Ibovespa tenta recuperação enquanto investidores repercutem ata do Copom

25 de março de 2025 - 8:13

Ibovespa caiu 0,77% na segunda-feira, mas acumula alta de quase 7% no que vai de março diante das perspectivas para os juros

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Inocentes ou culpados? Governo gasta e Banco Central corre atrás enquanto o mercado olha para o (fim da alta dos juros e trade eleitoral no) horizonte

25 de março de 2025 - 6:39

Iminência do fim do ciclo de alta dos juros e fluxo global favorecem, posicionamento técnico ajuda, mas ruídos fiscais e políticos impõem teto a qualquer eventual rali

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda sobe antes de cair: Ibovespa tenta emplacar mais uma alta após decisões do Fed e do Copom

20 de março de 2025 - 8:18

Copom elevou os juros por aqui e Fed manteve a taxa básica inalterada nos EUA durante a Super Quarta dos bancos centrais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar