🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Bolsonaro sobre exoneração de servidor: “Vamos às últimas consequências dentro das quatro linhas”

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
26 de outubro de 2022
7:19 - atualizado às 20:34
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: A quarta-feira (26) foi dominada pela tensão envolvendo a exoneração de um servidor que acusou rádios do país de não executarem propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) como determinado pela justiça eleitoral. No início da noite, o presidente se manifestou, afirmando que fará de tudo para resolver o caso. Confira a cobertura nas notas de 17h10, 18h42, 20h05 e 20h30.

Bolsonaro sobre a exoneração do servidor: “Vamos às últimas consequências dentro das quatro linhas”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não descartou a participação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso sobre inserções de sua propaganda eleitoral que não teriam sido veiculadas pelas rádios e que culminou com a exoneração de um servidor. 

“Até poderia ter a participação dele [Lula]”, disse Bolsonaro. “Vamos às últimas consequências dentro das quatro linhas”, acrescentou. 

O presidente, que tenta a reeleição, afirmou ainda que a falta de inserções fizeram diferença na eleição. No primeiro turno, Lula ficou em 48,4% dos votos contra 43,2% de Bolsonaro.

O Globo: Bolsonaro convoca reunião ministerial de emergência

O presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou há pouco uma reunião ministerial de emergência no Palácio da Alvorada. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. 

De acordo com dois integrantes da campanha, o assunto a ser tratado é a denúncia que seus advogados protocolaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre inserções de sua propaganda eleitoral que não teria sido veiculadas pelas rádios. 

Envolvida no caso, a Rádio JM Online, de Uberaba (MG), afirmou mais cedo que a campanha de Bolsonaro deixou de entregar à emissora, no início do segundo turno, os materiais da propaganda eleitoral que deveriam ser veiculados. 

A expectativa é que representantes do governo concedam uma entrevista coletiva sobre o caso ainda hoje. 

Bolsonaro faz campanha em Minas, destaca números do emprego e comenta exoneração de servidor

O candidato à Presidência pelo PL, Jair Bolsonaro, cumpriu agendas de campanha nesta quarta-feira (26) em Minas Gerais e destacou os números de geração de emprego no país em setembro.

“No mês passado foram criados novos 278 mil postos de serviços, é o Brasil partindo no rumo do pleno emprego. A nossa inflação está lá embaixo, tivemos o terceiro mês consecutivo com deflação, os [preços dos] combustíveis estão lá embaixo”, disse a apoiadores.

“O Brasil vai indo muito bem pós-pandemia”, completou.

Exoneração de servidor

Em entrevista coletiva concedida em Uberlândia (MG) na tarde de hoje, Bolsonaro comentou sobre a exoneração do servidor Alexandre Gomes Machado do cargo em comissão de assessor de gabinete da Secretaria Judiciária, da Secretaria-Geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Machado trabalhava na área responsável por disponibilizar as propagandas eleitorais de candidatos para as emissoras de rádio e TV.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) e ocorre depois de a campanha do presidente ter acionado o TSE alegando que rádios das regiões Nordeste e Norte teriam deixado de veicular centenas de inserções obrigatórias de suas propagandas eleitorais.

“Ele [o servidor] falou que há algum tempo as inserções não iam para o ar e ele havia sempre participado aos seus superiores. Trinta minutos depois que ele confirmou isso, de forma bastante abrupta, segundo relatos dele mesmo, ele foi retirado do TSE. Teria sido demitido então, sem qualquer processo, sem nada. Ele prestou depoimento pelo que eu sei. À meia-noite, à 1h da manhã mais ou menos, na Polícia Federal”, disse Bolsonaro, ao defender a adoção de medidas, por parte do TSE, para o esclarecimento das denúncias. (Agência Brasil)

Campanha de Bolsonaro parou de entregar programas, diz rádio citada por servidor

A Rádio JM Online, de Uberaba (MG), afirmou na tarde desta quarta-feira (26) que a campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) deixou de entregar à emissora, no início do segundo turno, os materiais da propaganda eleitoral que deveriam ser veiculados na 

A rádio foi citada em depoimento concedido à Polícia Federal pelo servidor público Alexandre Gomes Machado, exonerado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) depois que a cúpula da Corte detectou “motivação política” na atuação dele.

Segundo Machado, em um e-mail enviado a ele, a emissora “admitiu que dos dias 7 a 10 de outubro havia deixado de repassar em sua programação 100 inserções” da campanha de Bolsonaro.

A versão apresentada pela empresa nega ideia de boicote a Bolsonaro. Em vez disso, sustenta que a campanha do candidato à reeleição foi que deixou de entregar o material que deveria ser levado ao ar como manda a lei eleitoral. (Estadão Conteúdo)

TSE exonera servidor que atuava com inserções de propaganda eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exonerou nesta quarta-feira (26) o servidor Alexandre Gomes Machado, assessor de gabinete da Secretaria Judiciária, da Secretaria-Geral da Presidência.

Ele trabalhava na área responsável por disponibilizar as propagandas eleitorais de candidatos para as emissoras de rádio e TV. 

A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje e é assinada pelo diretor-geral da Secretaria do Tribunal, Rui Moreira de Oliveira.

O ato ocorre depois de a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, ter acionado o TSE alegando que rádios das regiões Nordeste e Norte teriam deixado de veicular centenas de inserções obrigatórias de suas propagandas eleitorais.

O TSE informou que a exoneração foi motivada por “indicações de reiteradas práticas de assédio moral, inclusive por motivação política”.

Após ser exonerado, Machado compareceu à Polícia Federal (PF) voluntariamente para depor sua versão sobre o caso. De acordo com os termos do depoimento, ele tomou a decisão após ser conduzido para fora da sede do TSE e ter seu crachá recolhido. 

O servidor é analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no qual ingressou em 2010, e atuava no TSE desde 2014 como assessor de gabinete, ainda segundo os termos do depoimento. 

Ele disse acreditar que a razão de sua exoneração seja por informar desde 2018 sobre “a existência de falhas na fiscalização e no acompanhamento na veiculação de inserções da propaganda eleitoral gratuita”.

Machado acrescentou ter sido exonerado pouco depois de alertar seus superiores sobre o recebimento de um email de uma rádio chamada JM ON LINE, que teria admitido a não veiculação de 100 inserções da campanha de Bolsonaro.  

*Com informações da Agência Brasil

Saltando a cláusula de barreira: PTB aprova fusão com Patriota; Jefferson é vetado

A direção nacional do PTB aprovou nesta quarta-feira (26) a fusão com o Patriota, embora não tenha decidido sobre o nome e número da nova legenda. 

A união acontece depois de as duas siglas não terem conseguido atender as exigências da cláusula de barreira, que asfixia o funcionamento de partidos pequenos ao não liberar recursos financeiros e tempo de propaganda para eles.

O ex-deputado e ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, não ocupará cargos na nova sigla e não deve estar nem entre os filiados. 

O Patriota ainda se reunirá nesta tarde e a tendência é também pela aprovação da fusão. Para ser oficializada, a união ainda precisa ser analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Já deu? Haddad faz convite a partidos para integrar governo de SP, mas nega Centrão

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, fez um convite aos partidos que não o apoiam, mas que não integram o Centrão, para dialogar com o governo estadual. O candidato disse que, caso eleito, tentará negociação com as demais siglas, mas deixará o Centrão na oposição.

“Vou fazer um convite para todos os partidos que não me apoiam, mas que não são do Centrão. Eleito governador, vou dizer para todos os partidos que não são do Centrão, que eles são bem-vindos a uma governança moderna, transparente, com base em metas, propostas, em diálogo com a sociedade, da forma mais transparente do mundo e negociada”, disse o petista em entrevista à Rádio Eldorado.

Haddad, então, propõe deixar o Centrão na oposição. Ao citar o PTB, Republicanos e PL, o candidato pede para que tais siglas “contribuam na oposição, ao invés de ficar vindo pedir cargos para votar a favor do governo”. 

“Trabalhem o seu programa e dialoguem com o governo na posição de oposicionistas.”

Na visão do candidato, o Centrão, com o orçamento secreto, “quebrou o Brasil”.

“Acho que o Centrão já deu”, declarou. (Estadão Conteúdo)

“Chegou a hora”, diz Lula sobre a taxação de grandes fortunas e bancos

“Chegou a hora”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobra a taxação de grandes fortunas e bancos quando questionado nesta quarta-feira (26) sobre o assunto. 

Ele ponderou, no entanto, que apesar de ser um defensor da medida, a maioria do Congresso Nacional se opõe à aprovação da taxação.

“O problema é que você tem a maioria do Congresso Nacional que não quer. Até porque a maioria que está no Congresso Nacional são pessoas que têm de certa forma posses, não são os pobres que estão dentro do Congresso Nacional”, afirmou.

Durante entrevista à Rádio Mix de Manaus, Lula voltou a defender a isenção de impostos de pessoas que ganham até R$ 5 mil.

Lula sobre Simone Tebet: “Não posso dizer que ela vai ser ministra”

Quando Simone Tebet (MDB) confirmou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, muito se especulou sobre a possibilidade de a senadora assumir um ministério em um eventual governo petista. 

Fontes ligadas à cúpula do PT chegaram a sinalizar que, embora o desejo de Tebet seja comandar a pasta da Educação, os planos da campanha a direcionam para o Ministério da Agricultura. 

Falando nesta quarta-feira (26) sobre o assunto, Lula afirmou que precisará conversar com o MDB sobre indicação de Tebet para um eventual ministério. 

Mesmo elogiando a senadora, o ex-presidente reforçou que não pode antecipar quem seria nomeado para compor um novo governo.

“A Simone, embora esteja me apoiando, ela é um quadro político importante, mulher competente. Mas eu não posso dizer que ela vai ser ministra porque vou estar precipitando uma coisa que não posso”, disse Lula durante entrevista à Rádio Mix de Manaus.

Tebet ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais. Após declarar apoio a Lula, ela passou a integrar ativamente a campanha.

A senadora tem feito viagens ao Rio de Janeiro e Minas Gerais — estados fundamentais para garantir a vitória de um candidato no segundo turno — e sinaliza que um novo mandato de Lula será moderado e de centro.

Debate da Globo: tudo o que você precisa saber sobre o último confronto entre Lula e Bolsonaro antes do segundo turno

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) avançam pela reta final da campanha presidencial separados por uma estreita margem de intenção de votos.

Lula aparece um pouco à frente nas pesquisas, mas vê Bolsonaro no retrovisor.

É nesse cenário que eles se preparam para o último confronto antes do segundo turno das eleições: o debate da Globo.

Confira aqui o dia, a hora, as regras e onde assistir ao último debate entre Lula e Bolsonaro antes das eleições de domingo.

TSE autoriza passe livre e proíbe redução da frota no dia da eleição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade uma resolução que proíbe prefeitos e gestores públicos de reduzir a oferta de transporte público coletivo no segundo turno das eleições, marcado para domingo.

A Corte também definiu as regras que autorizam essas mesmas autoridades a adotar a gratuidade dos serviços de mobilidade, assim como a possibilidade de expandir a frota para atender os eleitores, em todo o País.

A resolução do TSE regulamenta decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na última quarta-feira confirmou despacho do ministro Luís Roberto Barroso de liberar os prefeitos para que ofereçam transporte público gratuito no segundo turno das eleições.

O TSE prevê a responsabilização dos gestores públicos por crimes eleitorais, caso adotem medidas para reduzir a frota de ônibus e os demais modais do município no dia da votação.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que grande parte dos casos de abstenção se deve ao custo dos eleitores para se deslocar às seções eleitorais, que chega a superar, em algumas cidades, o valor da multa aplicada pela Justiça Eleitoral.

“Quanto mais transporte, mais comparecimento. Quanto mais comparecimento, mais democracia”, afirmou Moraes.

O ministro destacou que a resolução é importante para deixar claro que os agentes públicos não serão enquadrados nas proibições da Lei de Responsabilidade Fiscal por tomarem medidas que prejudicam a arrecadação do município, pois, segundo ele, a gratuidade do transporte público “é um ato de cidadania em favor da democracia”.

Ipec aponta empate técnico em SP

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera a disputa ao governo de São Paulo com 46% das intenções de voto, ante 43% do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), de acordo com pesquisa Ipec (ex-Ibope).

Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Brancos e nulos são 7%; 4% não sabem ou não responderam.

Ainda segundo o levantamento, o candidato do Republicanos tem 52% dos votos válidos, ante 48% do candidato petista.

Enquanto Tarcísio manteve os mesmos 46% em comparação com a pesquisa anterior, do dia 11, Haddad oscilou positivamente dois pontos porcentuais – ele tinha 41%.

Nos votos válidos, o ex-ministro de Bolsonaro teve uma oscilação negativa de um ponto enquanto o ex-prefeito oscilou um ponto para cima.

De acordo com o levantamento, 13% dos paulistas dizem que podem mudar de candidato até o dia da eleição, enquanto 87% afirmam que já definiram o voto.

Genial/Quaest: Lula tem 53%; Bolsonaro aparece com 47%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na mais recente rodada da pesquisa Genial/Quaest.

A quatro dias do segundo turno, Lula teria 53% dos votos válidos se a eleição fosse hoje. Bolsonaro aparece com 47% das intenções.

Trata-se de um cenário de estabilidade em relação à rodada anterior, de uma semana atrás.

Em votos totais, Lula teria 48%, de 47% há uma semana. Bolsonaro manteve os mesmos 42%.

A Genial/Quaest aponta ainda 5% de votos em branco ou nulos e 5% de eleitores indecisos.

Considerando os eleitores que declaram certeza de ir às urnas no domingo, Lula venceria por 52,1% a 47,9%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Os dados foram coletados entre 23 e 25 de outubro.

A próxima rodada da Genial/Quaest está prevista para o sábado.

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta quarta-feira, 26 de outubro.

  • Jair Bolsonaro (PL): O candidato à reeleição tem agenda de campanha em Minas Gerais.
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o ex-presidente concede entrevista à Rádio Mix Manaus pela manhã.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES 2026

Tarcísio de Freitas defende agronegócio e fala em desindexar o salário mínimo e rever programas sociais para “emancipar” população

5 de junho de 2025 - 17:27

O governador de São Paulo participou do Global Agribusiness Festival nesta quinta-feira

PESQUISA GENIAL/QUAEST

Bolsonaro permanece como favorito no 2º turno contra Lula, mas Tarcísio ganha espaço; 66% acham que petista não deveria concorrer

5 de junho de 2025 - 10:45

Principais candidatos da oposição crescem e já aparecem empatados com Lula num eventual segundo turno; 65% dos brasileiros acham que Bolsonaro também não deveria concorrer

AGORA É PRA VALER

Mudança nos concursos públicos: Lula sanciona lei que amplia cotas; entenda como as novas regras funcionam

4 de junho de 2025 - 17:50

Novo percentual incidirá sobre total de vagas dos processos seletivos para cargos efetivos e temporários da administração pública federal

FORAGIDA

Alexandre de Moraes manda prender Carla Zambelli após saída da deputada do Brasil; entenda o caso

4 de junho de 2025 - 15:44

Procuradoria-Geral da República pediu a prisão preventiva na noite de terça-feira (3)

CIDADÃ ITALIANA

Carla Zambelli sai do Brasil dias após STF condenar a deputada à prisão por dez anos; entenda o caso 

3 de junho de 2025 - 15:55

Zambelli foi para a Europa, onde diz ter cidadania, e afirmou que pedirá licença do mandato de deputada federal

NOVA ROTA

Haddad fala em ‘sugestão estrutural’ como alternativa ao aumento do IOF após negociações com o Congresso

2 de junho de 2025 - 14:44

Alternativas ao aumento do IOF incluem a revisão de benefícios fiscais e a parceria com legislativo para fortalecer a arrecadação

ELEIÇÕES NO HORIZONTE

Desaprovação ao governo Lula atinge o maior nível da série e coloca em risco reeleição do presidente, segundo pesquisa do AtlasIntel

30 de maio de 2025 - 16:48

O levantamento é o primeiro do instituto após as fraudes do INSS e do aumento do IOF

EMBATES POLÍTICOS

Plano alternativo ao IOF deve “evitar gambiarras” e Lula precisa entrar na negociação, diz Hugo Motta

29 de maio de 2025 - 18:30

Presidente da Câmara afirmou que o Brasil está cansado de tantos impostos e que se a equipe econômica não resolver, o Congresso irá

CONTANDO OS DIAS

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025 - 18:52

Brasil já entrou no período de vazio sanitário, em que contabiliza 28 dias sem novos casos para voltar ao status de “livre de gripe aviária”

AGROFORUM 2025

“Se fizer o dever de casa e sinalizar um ajuste fiscal, imediatamente a economia melhora”, diz Mansueto Almeida

22 de maio de 2025 - 17:46

Economista-chefe do BTG Pactual acredita que com sinais claros de responsabilidade fiscal e controle de gastos, juros e inflação no país teriam espaço para cair rapidamente

RESSARCIMENTO

Fraude no INSS: descontos indevidos já comunicados somam R$ 1 bilhão em devoluções; governo amplia atendimento com os Correios

22 de maio de 2025 - 16:26

Em entrevista coletiva, presidente do INSS falou sobre os ressarcimentos e confirmou parceria com os Correios para atendimento presencial a partir do dia 30

SETOR DE ENERGIA

Lula assina MP que deixa conta de luz mais cara para a classe média e amplia isenção para baixa renda; veja como vai ficar

21 de maio de 2025 - 19:09

Texto, que ainda pode sofrer mudanças no Congresso, também amplia o mercado livre de energia e reduz subsídios para fontes renováveis

MUDANÇA À VISTA

Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo e aumenta mandatos para 5 anos

21 de maio de 2025 - 14:28

Agora, o texto segue para análise do plenário do Senado

PROGRAMAS SOCIAIS

Conta de luz deve ficar mais cara, mas não para todos — projeto do governo prevê isenção para baixa renda e aumento para classe média, diz jornal 

20 de maio de 2025 - 18:46

Reforma do setor elétrico tem como objetivo ampliar os beneficiados pela tarifa social, mas custo excedente recairá sobre demais clientes residenciais e pequenos comerciantes

ÔNUS DA PROVA

Fraude do INSS: ação pede fim de regra que transfere ‘prova diabólica’ a aposentados

20 de maio de 2025 - 14:49

Segundo o documento, a Instrução Normativa PRES/INSS nº 186/2025 fragiliza aposentados e pensionistas ao inverter o ônus da prova, transferindo aos beneficiários a responsabilidade de comprovar os descontos indevidos

GRIPE AVIÁRIA

Exportações de frango na berlinda: Brasil mira retomar exportações em 28 dias

19 de maio de 2025 - 13:56

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango será gradual
Agência Brasil

CALENDÁRIO DE RESSARCIMENTO

INSS vai devolver R$ 292,6 milhões entre maio e junho; veja datas de pagamento

13 de maio de 2025 - 16:58

O valor a ser restituído corresponde às mensalidades de associações e sindicatos descontadas indevidamente em abril; a consulta pode ser feita pelo app Meu INSS ou pelo telefone 135

HABLOU MESMO

Dedo na cara: a nova crítica de Lula a Trump após viagem à Rússia e encontro com Putin

10 de maio de 2025 - 14:01

O presidente brasileiro deixou Moscou neste sábado (10) rumo a outro destino que deve desagravar bastante o republicano: a China

QUEM VAI PAGAR A CONTA?

Governo vai usar dinheiro da União para ressarcir os aposentados que sofreram com golpe no INSS? Haddad responde quem vai pagar a conta

9 de maio de 2025 - 11:09

Em evento na B3, o ministro da Fazenda disse que o governo federal já tomou as primeiras medidas para captar recursos para ressarcir os aposentados

FECHANDO O ROMBO

Como vai funcionar o ressarcimento após a fraude do INSS: governo detalha plano enquanto tenta preservar a imagem de Lula

8 de maio de 2025 - 17:06

O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que o órgão deve notificar prejudicados na próxima terça-feira (13), mas a data de início dos pagamentos ainda segue pendente

POLÊMICA À VISTA

Governo pode usar recursos do Tesouro para bancar fraude do INSS? Veja o que já se sabe até agora

7 de maio de 2025 - 16:09

A estimativa é que cerca de 4,1 milhões de beneficiários do INSS tenham sido atingidos por descontos indevidos, com prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024

8 DE JANEIRO

Entenda por que Bolsonaro pode se beneficiar se ação penal de Ramagem for suspensa no caso da tentativa de golpe de Estado

1 de maio de 2025 - 9:46

Câmara analisa pedido de sustação da ação contra o deputado Alexandre Ramagem; PL, partido de Bolsonaro, querem anulação de todo o processo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar