🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Modal coloca Bolsonaro na frente pela primeira vez neste segundo turno; confira os números

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
21 de outubro de 2022
7:58 - atualizado às 20:24
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: Pesquisa realizada pela Futura em parceria com o Banco Modal mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) liderando pela primeira vez neste segundo turno a corrida ao Palácio do Planalto. Vale lembrar que o Tribunal Superior eleitoral (TSE) multou a consultoria por “múltiplas irregularidades” em sondagem feita em agosto e que mostrava o atual chefe do Executivo na frente em Minas Gerais no primeiro turno. Confira os dados do novo levantamento em nota publicada às 12h12.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fake news: Aras vai ao Supremo contra resolução que amplia poderes do TSE contra notícias falsas

O procurador-geral da República, Augusto Aras, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (21) para tentar derrubar trechos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ampliou os poderes do colegiado para determinar a remoção de notícias que considerar falsas. 

O texto da Corte também acelerou o prazo para que a ordem seja cumprida.

Na avaliação do chefe do Ministério Público Federal, a norma “inova no ordenamento jurídico” ao estabelecer vedações não previstas em lei, “amplia o poder de polícia do Presidente do TSE em prejuízo da colegialidade”, e “alija o Ministério Público da iniciativa de ações ou de medidas voltadas a proteger a normalidade e a legitimidade das eleições”.

Aras cita 16 vezes a palavra censura na petição enviada ao Supremo e enfatiza que medidas corretivas prévias à publicação de conteúdo ferem a Constituição.

Aras questiona seis artigos da resolução aprovada ontem, por unanimidade, pelos ministros do TSE. 

Os trechos atacados pela PGR preveem à Corte Eleitoral aplicar multa de R$ 100 mil a R$ 150 mil às plataformas que descumprirem ordens judiciais de remoção de conteúdo, estender o alcance de decisões contra publicações tidas como falsas, proibir propaganda eleitoral paga nas 48 horas que antecedem o segundo turno e suspender temporariamente perfis e canais nas redes sociais de caráter desinformativo, segundo os ministros.

Ainda segundo o texto, caberá ao presidente do TSE, Alexandre de Moraes, estender o efeito das decisões dos ministros que ordenarem a remoção de conteúdos considerados falsos. (Estadão Conteúdo)

Brasileiros apontam irregularidades no 1º turno das eleições nos EUA

Grupos de brasileiros que moram nos Estados Unidos divulgaram carta aberta com acusações sobre irregularidades em zonas eleitorais do país no primeiro turno da votação brasileira, em 2 de outubro.

As organizações apontam situações como violência verbal, ameaças, intimidação e agressão física por parte de apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PL) e tentativa de atrasar o acesso de fiscais eleitorais. 

Também acusam transporte irregular de eleitores financiado por igrejas locais e ocorrências de fotografias dentro da sala de votação, ambas práticas proibidas pela lei eleitoral. Segundo a carta, as situações ocorreram principalmente nas regiões de Miami, Orlando e Nova York.

Os grupos solicitam que, no segundo turno, as autoridades responsáveis “tomem todas as medidas ao seu alcance para assegurar o livre exercício do direito ao voto”. Também pedem ampliação do número de observadores e forças de segurança nas seções eleitorais.

A carta é assinada pelo Comitê Defend Democracy in Brazil, Rede dos Estados Unidos pela democracia no Brasil e outros coletivos locais. 

As organizações afirmam que o documento foi endereçado aos consulados brasileiros nos EUA, ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pelas eleições no exterior.

O TSE informou que ainda não recebeu a carta. O TRE-DF recebeu nesta sexta (21), e está tomando ciência do teor.

Nos EUA, o resultado da votação do primeiro turno foi parecido com o do Brasil. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 47,1% dos votos válidos e o presidente Jair Bolsonaro recebeu 41,6%. (Estadão Conteúdo)

TSE decidiu: Lula terá direito de resposta no Twitter de Bolsonaro

Se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está disposto a abrir mão dos direitos de resposta na TV, devolvendo o caso ao  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos no Twitter o assunto está pacificado. 

O tribunal concedeu, por seis votos a um, direito de resposta ao petista na conta oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Twitter por publicações de notícias consideradas falsas. Ainda na pré-campanha, durante o mês de julho, Bolsonaro fez uma série de posts nos quais acusou Lula de manter relação com lideranças da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

À época em que Bolsonaro fez as publicações no Twitter, o ministro Alexandre de Moraes, hoje presidente do TSE, já havia determinado que os apoiadores do chefe do Executivo se abstivessem de realizar novas postagens com o mesmo teor. 

Em setembro, a Corte também determinou que o próprio Bolsonaro excluísse as publicações. O PT alegou que o presidente só retirou o conteúdo do ar dias após expirar o prazo determinado pelo tribunal.

 

Sem acordo: Lula não vai abrir mão de direitos de resposta na TV

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aceitará um acordo para abrir mão dos 164 direitos de resposta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia concedido contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) em inserções nas propagandas de campanha no rádio e na TV.

“O PT consegue ganhar 164 direitos de resposta. Era a possibilidade de rebater as mentiras. Não tem acordo. Se ganhamos, ele que utilize os 14 [direitos de resposta] dele e a gente os nossos”, afirmou.

A ministra Maria Claudia Bucchianeri concedeu os direitos de resposta sob o argumento de que Bolsonaro veiculou fatos sobre Lula “sabidamente inverídicos por descontextualização”. 

A própria juíza reverteu sua decisão após recurso de Bolsonaro. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, colocará em plenário virtual, o efeito suspensivo decidido pela ministra.

Petroleiros apontam discriminação eleitoral na Petrobras

Sindicatos de petroleiros espalhados pelo País têm recebido denúncias sobre discriminação eleitoral no ambiente de trabalho. A Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne 12 organizações com 24 mil trabalhadores filiados, afirma que a Petrobras tem sido o palco da maior parte das denúncias.

Os trabalhadores dizem ser barrados sistematicamente em refinarias, embarcações e outras instalações por portarem símbolos da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto adereços verde e amarelo e até adesivos, incomuns e ora associados ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), têm sido aceitos nas dependências da empresa.

Segundo eles, a companhia tem alegado que “o verde-amarelo” representa símbolo nacional, portanto, permitido.

Questionada, a Petrobras informou ser de “amplo conhecimento” dos trabalhadores a vedação à propaganda política na empresa, o que tem previsão no código de ética. (Estadão Conteúdo)

Pesquisa Ipec na Bahia: Jerônimo Rodrigues e ACM Neto em empate técnico

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (21) mostra que Jerônimo Rodrigues (PT) tem 48% dos votos totais contra 44% de ACM Neto (União Brasil) no segundo turno da disputa pelo governo da Bahia. 

O resultado mostra que ambos estão em empate técnico dentro da margem de erro do levantamento.

Brancos e nulos somam 5%, enquanto 3% dizem que ainda não decidiram em quem votar.

Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Jerônimo tem 52% e ACM Neto, 48%. 

O Ipec ouviu 1.504 pessoas entre os dias 18 e 20 de outubro, em 74 municípios do Estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa Ipec na Bahia: Lula aparece com 69% contra 255 de Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com larga vantagem a disputa pelo Palácio do Planalto na Bahia, de acordo com a primeira pesquisa Ipec feita no estado para o segundo turno

De acordo com o levantamento, o petista aparece com 69% dos votos totais contra 25% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Brancos e nulos somam 5%. Indecisos são 2%.

Considerando os votos válidos, quando são excluídos da conta os votos nulos e brancos, Lula tem 73% e o atual chefe do Executivo, 27%.

O petista encerrou o primeiro turno na Bahia com 69,73% dos votos válidos contra 24,31% de Bolsonaro — mais de 3,8 milhões de votos de diferença no Estado, quarto maior colégio eleitoral brasileiro.

O Ipec ouviu 1.504 pessoas entre os dias 18 e 20 de outubro, em 74 municípios do Estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

PSDB vai acabar? Entenda para onde vai o partido em crise

Em crise de identidade e após ter se tornado nanico no Congresso, o PSDB começou a discutir como se posicionará no jogo político para sobreviver, a partir de 2023. 

Uma das ideias é formar uma federação com o MDB e outros partidos que estiveram unidos na coligação de apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) ao Palácio do Planalto.

A proposta começou a ser discutida na quarta-feira (19) em reunião entre os presidentes do PSDB, Bruno Araújo; do MDB, Baleia Rossi; do Cidadania, Roberto Freire; e do Podemos, Renata Abreu. 

Atualmente, o PSDB e o Cidadania já fazem parte de uma federação. Juntos, os dois partidos elegeram 18 deputados federais (foram 13 do PSDB), no último dia 2, apenas sete a mais do que o exigido pela cláusula de barreira.

Agora, se MDB e o Podemos entrarem na federação, o grupo reuniria a maior bancada do Senado, com 21 parlamentares, e a terceira maior da Câmara, com 72 deputados — ficando atrás somente da federação PT-PV-PCdoB, que tem 79 deputados eleitos, e do PL, com 99.

Os presidentes do MDB e do Cidadania confirmaram as negociações, mas destacaram que a discussão ainda está no estágio inicial e não envolve fusão. (Estadão Conteúdo)

Pesquisa Modal/Futura: Bolsonaro aparece liderando com 50,5% dos votos válidos contra 49,5% de Lula

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece pela primeira vez liderando os votos válidos numa pesquisa do segundo turno, segundo levantamento feito pelo Banco Modal em parceria com a Futura Consultoria. 

De acordo com a sondagem estimulada, Bolsonaro tem 50,5% dos votos válidos — ou seja excluindo brancos, nulos e indecisos — contra 49,5% de Lula.

Considerando a intenção de voto estimulada, o atual chefe do Executivo aparece com 46,9% contra 45,9% do petista. Votos brancos e nulos são 3,8%, enquanto os indecisos são 3,3%. 

Na pesquisa de intenção espontânea, Bolsonaro tem 46,3% contra 45% de Lula.

O Banco Modal e a Futura ouviram 2000 pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro em todo o território nacional. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. 

Vale lembrar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu multa de R$ 80 mil à Futura por “múltiplas irregularidades” em pesquisa encomendada pelo Banco Modal divulgada em agosto. A consultoria afirmou tratar-se de um caso de “erro humano”. 

Na ocasião, o levantamento mostrava Bolsonaro à frente de Lula em Minas Gerais. No fim, Lula venceu no estado com 48,3% dos votos. Bolsonaro teve 43,6%.

Confira a pesquisa. 

Ministra do TSE suspende direitos de resposta para Lula em inserções de Bolsonaro

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianieri acolheu recursos pedidos pela campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e suspendeu, na noite de quinta-feira, os direitos de resposta concedidos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que totalizam 164 inserções de 30 segundos no que seria originalmente parte do programa televisivo do chefe do Executivo.

Como efeito, Bolsonaro pode veicular suas inserções no horário político gratuito.

Bucchianieri dividiu a responsabilidade com a turma de juízes da Corte e abriu um prazo de 24 horas para que as campanhas de Lula e Bolsonaro se manifestem.

Uma representação da Coligação Brasil da Esperança aponta suposta veiculação de desinformação e ofensas contra a honra da coligação e de Lula em diferentes inserções da campanha de Bolsonaro na TV ao longo de sete dias. Algumas das peças associam o petista à criminalidade.

Somadas, as inserções podem chegar a mais de 1h concedida à campanha do ex-presidente.

As propostas de Lula que podem afetar o seu bolso, segundo seu assessor econômico Guilherme Mello

Desde o início da corrida eleitoral, nós aqui no Seu Dinheiro temos falado sobre as propostas dos principais candidatos à Presidência da República que podem afetar o bolso do investidor pessoa física mais diretamente – ainda que a discussão de propostas pareça ter saído um pouco de moda.

Agora que a campanha afunilou para os dois candidatos que disputarão o segundo turno das Eleições 2022 no dia 30 de outubro, decidimos buscar as respostas diretamente na fonte.

Nesta semana, a repórter especial Julia Wiltgen conversou com Guilherme Mello, assessor econômico da campanha do ex-presidente Lula, que falou sobre as ideias do petista para a reforma do imposto de renda para a pessoa física – inclusive a taxação de dividendos e heranças -, o programa de renegociação de dívidas de famílias inadimplentes, previdência social, privatizações, estatais e também sobre o que significa o tal “abrasileiramento” dos preços dos combustíveis, tão falado por Lula.

Confira a entrevista!

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta sexta-feira, 21 de outubro.

  • Jair Bolsonaro (PL): às 9h, participa de encontro com lutadores de artes marciais; às 21h30, participa de sabatina no SBT.
  • Lula (PT): às 10h, participa de caminhada em Teófilo Otoni (MG); às 17h, participa de caminhada em Juiz de Fora (MG).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

FRAUDE BILIONÁRIA

“Careca do INSS”: quem é o empresário preso pela PF por esquema que desviou bilhões

12 de setembro de 2025 - 11:34

Empresário é apontado como “epicentro” de fraudes que desviaram bilhões de aposentadorias

BOLSONARO CONDENADO

STF condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão; saiba quais opções restam ao ex-presidente

11 de setembro de 2025 - 17:18

Placar final foi 4 a 1 para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

PESQUISA

Aprovação de Lula sobe para 33% e chega ao maior nível desde dezembro de 2024, diz Datafolha

11 de setembro de 2025 - 16:41

O índice de reprovação do petista ainda é um dos maiores entre presidentes desde a redemocratização a esta altura do mandato, mas, na comparação direta, Bolsonaro sai perdendo

ACORDOS NOS BASTIDORES

Debêntures incentivadas devem continuar isentas de IR, mas LCI e LCA seguem na mira da MP que muda a tributação dos investimentos, diz jornal

10 de setembro de 2025 - 13:05

Texto deve manter mudanças na alíquota única de IR para ativos tributáveis e na compensação de créditos tributários, pontos que despertam preocupação no mercado

ALTAS TEMPERATURAS

Governo Trump sobe o tom contra o Brasil, e Itamaraty condena ameaças dos EUA de usar “poder militar”

10 de setembro de 2025 - 10:03

O documento do Itamaraty foi publicado após a porta-voz da Casa Branca ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro

JULGAMENTO NO STF

Bolsonaro era líder de organização criminosa que tentou golpe de Estado, diz Moraes — Dino acompanha o relator e vota por condenação

9 de setembro de 2025 - 18:58

Ministros destacaram provas de uma trama articulada desde 2021 e pediram condenação dos sete réus. Dino, entretanto, vê diferentes níveis de culpa

TOUROS E URSOS #238

O julgamento de Bolsonaro e o xadrez eleitoral com Lula e Tarcísio: qual é o futuro do Brasil?

9 de setembro de 2025 - 11:31

O cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, analisa o impacto da condenação de Jair Bolsonaro, a estratégia de Tarcísio de Freitas e as dificuldades de Lula em chegar com força para as eleições de 2026

ALUCINAÇÃO?

Pedimos para a inteligência artificial da Meta produzir imagens de Lula, Trump, Bolsonaro, Alexandre de Moraes e outros — e o resultado vai te surpreender (ou não)

9 de setembro de 2025 - 8:16

A inteligência artificial da Meta entregou resultados corretos em apenas duas das seis consultas feitas pela redação do Seu Dinheiro

SEGUNDO DIA

STF encerra primeira semana do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; confira os principais pontos do segundo dia

3 de setembro de 2025 - 20:36

A sessão será retomada na próxima terça-feira (9), às 9 horas, com o voto do relator e ministro do STF, Alexandre de Moraes

DE NOVO

A suspeita de rombo nos cofres que levou ao afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, pelo STJ

3 de setembro de 2025 - 15:14

Investigado na Operação Fames-19, Barbosa é suspeito de participar de um esquema de R$ 73 milhões em contratos emergenciais durante a pandemia

ENTRE FAMA E CRIME

Filho de ourives e clientes como Neymar, Vini Jr e Ludmilla: quem é TH Joias, deputado preso por suspeita de negociar armas com o Comando Vermelho

3 de setembro de 2025 - 11:43

Investigado por suposta ligação com o Comando Vermelho, o parlamentar conhecido como TH Joias já havia sido preso em 2017 por acusações semelhantes

DIRETO DO STF

Ao vivo: assista ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

3 de setembro de 2025 - 8:38

Julgamento da trama golpista de 2022 prossegue nesta quarta-feira com sustentação oral dos advogados de Jair Bolsonaro e de mais três réus

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar