🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Ipespe mostra Lula com 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
18 de outubro de 2022
8:50 - atualizado às 20:33
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O primeiro levantamento feito pelo Ipespe depois do debate da Band de domingo (16) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu um ponto em relação ao levantamento da semana passada, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, avançou. Confira os novos números da sondagem na nota de 17h09.

Câmara aprova urgência para projeto que pune institutos de pesquisas

A Câmara aprovou nesta terça-feira (18) um requerimento de urgência para o projeto de lei que pune empresas que fazem pesquisas eleitorais.

A urgência é uma maneira de acelerar a tramitação de um projeto e permite que ele seja votado diretamente pelo plenário, sem ser analisado por comissões.

O texto foi aprovado com 295 votos favoráveis, 120 contrários e uma abstenção.

A base do governo quer votar o mérito do projeto ainda nesta semana, mas parte da base governista, como o Republicanos, prefere deixar para depois das eleições.

O deputado Paulo Martins (PL-PR), que é da base bolsonarista, será o relator da iniciativa e ficará com a tarefa de construir um texto de consenso que tenha votos para ser aprovado pela Câmara.

De acordo com ele, o trecho que determina a prisão dos responsáveis por pesquisas que não acertarem o resultado das eleições estará fora do projeto.

“Um texto será construído em acordo. Está descartado criminalização”, declarou ao Estadão. A ideia é que a punição seja feita por multa.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem se empenhado em acelerar a tramitação. Paulo Martins pretende votar o projeto ainda nesta semana.

A avaliação é que na semana que vem, por ser a reta final antes do segundo turno das eleições, não haverá tempo hábil para analisar o texto. (Estadão Conteúdo)

Lula não vai: petista recusa convite para debate na sexta-feira no SBT

A campanha do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, informou que ele não vai participar do debate com o presidente Jair Bolsonaro (PL) promovido pelo Estadão, Rádio Eldorado e um pool de empresas (SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil). 

A Coligação Brasil da Esperança alegou incompatibilidade de agendas para justificar a ausência de Lula. O confronto estava marcado para esta sexta-feira (21), às 21h30, no estúdio do SBT.

Com a desistência, Bolsonaro será entrevistado por jornalistas do pool sobre temas previamente escolhidos, conforme as regras aprovadas por representantes das campanhas.

Contra a abstenção: Ministro do STF autoriza transporte público gratuito no segundo turno

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu nesta terça-feira (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.

Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. 

A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que, em muitos casos, é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51.

A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação. (Agência Brasil)

Pesquisa Ipespe: Lula tem 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente no segundo turno. E, de maneira geral, os dados ficaram em linha com outros levantamentos do tipo publicados ao longo dos últimos dias.

Na pesquisa estimulada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% dos votos, recuando 1 ponto percentual em relação ao levantamento anterior; já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%, sem variação em relação à leitura passada — 6% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos dois, em branco ou nulo, e 2% não souberam ou não quiseram opinar.

Considerando apenas os votos válidos, Lula aparece na liderança com 53% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 47% — o petista oscilou um ponto para baixo, e o atual presidente, um ponto para cima.

A pesquisa Ipespe tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Assim, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, no limite da margem, de acordo com os dados publicados há pouco.

A coleta de dados foi feita entre ontem e hoje; o levantamento ouviu 1.100 eleitores no país.

Confira a pesquisa completa. 

Bolsonaro em Minas: “Vamos virar os votos e buscar os indecisos”

Apostando todas as fichas em Minas Gerais e no apoio do governador reeleito Romeu Zema (Novo), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo à população do estado: virar os votos e convencer os indecisos. 

“Vamos virar os votos e buscar os indecisos para que possam comparecer às urnas”, disse ele em discurso em Juiz de Fora. 

A ideia é tentar minimizar a abstenção e reverter o resultado do primeiro turno em cidades com colégios eleitorais importantes na Zona da Mata mineira. Em Juiz de Fora, por exemplo, Bolsonaro teve 38% dos votos no primeiro turno, contra 52% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (PT).

Bolsonaro: composição do Congresso beneficiará aprovação de medidas

O candidato a presidente pelo PL, Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira (18) que a nova composição do Congresso, a partir do ano que vem, beneficiará a aprovação de medidas de interesse de seu governo, caso seja reeleito. 

Segundo ele, deputados e senadores eleitos são mais alinhados a pautas da centro-direita, que, em geral, apoiam a democracia liberal e a economia de mercado, por exemplo.

“Temos um novo Parlamento, muito mais para a centro-direta. O terreiro está asfaltado, está tudo pronto nesse casamento do Executivo com o Legislativo, para aprovarmos coisas de interesse da nossa pátria”, disse.

Bolsonaro esteve na manhã de hoje em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em evento com o governador do estado, Cláudio Castro, e lideranças da região que apoiam sua candidatura. (Agência Brasil)

Pra cima deles: Lula muda tática e deixa de pegar leve nas redes sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer partir para o tudo ou nada nessa reta final da campanha para o segundo turno das eleições. E, para isso, defendeu o uso das redes sociais de uma maneira menos defensiva. 

O petista também quer aumentar a capilaridade das suas propostas de governo — a ausência de propostas foi um ponto muito criticado no primeiro debate entre ele e o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizado na Band no domingo (16). 

“Estamos enfrentando um cidadão anormal. Um cidadão que faz da mentira a sua forma de fazer política (…) A gente não pode ficar tentando apenas rebater as mentiras deles. É preciso que, ao rebater as mentiras, a gente passe as nossas mensagens, das coisas positivas que vão existir nesse País”, disse Lula.

Para o segundo turno, a campanha petista aderiu a uma nova tática virtual de elevar o tom contra Bolsonaro nas redes. Ao contrário do que vinha sendo feito no primeiro turno de evitar entrar na pauta do adversário e não se deixar levar por fake news, agora a equipe de Lula está resgatando as polêmicas do presidente.

TSE dá 48 horas para Ministério da Defesa apresentar resultado de auditoria nas urnas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, estabeleceu prazo de 48 horas para o Ministério da Defesa entregar à Corte a auditoria realizada pela pasta no primeiro turno com cerca de 400 urnas.

O resultado da auditoria já foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que, insatisfeito com o fato de a verificação não ter apontado divergências com a apuração, mandou que os militares refizessem o trabalho.

Moraes atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade e afirmou em sua decisão que “a realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo Chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder”.

O ministro pediu cópias da auditoria da Defesa, mandando que sejam destacados os recursos empregados para a realização de tal. Ele determinou ainda que Bolsonaro apresente sua defesa em cinco dias.

Simone Tebet, Armínio Fraga e Marina Silva promovem ato pró-Lula com empresários e CEOs

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), o economista Armínio Fraga e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) se reuniram ontem com cerca de 650 empresários, banqueiros, CEOs e economistas para tentar convencê-los a votar na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) no segundo turno da eleição presidencial.

O principal argumento apresentado pelos três foi o risco que consideram representar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) para a democracia no Brasil.

Os organizadores fizeram questão de dizer que o encontro, realizado na residência do casal Teresa e Candido Bracher em São Paulo, não era uma manifestação de apoio a Lula e Alckmin.

A presença não significava necessariamente concordância com a candidatura, mas uma tentativa de conseguir novos apoios à chapa para derrotar Bolsonaro.

O trio falou durante cerca de dez minutos. Entre os participantes há o receio de que, com um Congresso eleito mais à direita, Bolsonaro possa, finalmente, avançar contra o STF.

Estavam presentes diretores e CEOs da Bloomberg, BMG, Safra, Siemens, Suzano, Grupo Europa, Standard Bank Group, Grupo Ultra, Thyssenkrupp South America, Santander e outras empresas, além de economistas e empresários.

As imagens devem ser distribuídas nas redes sociais da senadora e da campanha petista, explicando por que cada um estava tomando a posição.

Lula e Bolsonaro usaram só 5% do debate para apresentar propostas

Ficou na saudade quem queria ter ouvido propostas no debate entre os presidenciáveis realizado na noite de domingo.

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) dedicaram apenas 5% do tempo à apresentação de propostas para o País.

Juntos, os adversários usaram um total de 4 minutos e 43 segundos dos 92 minutos de debate para discutir planos de mudanças reais.

Lula debateu projetos por 3 minutos e 45 segundos; Bolsonaro, por 58 segundos.

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta terça-feira, 18 de outubro.

  • Jair Bolsonaro (PL): às 11h participa de um evento partidário promovido pelo PL em São Gonçalo (RJ). Às 15h30 participa de comício em trio elétrico em Juiz de Fora (MG) e às 18h30 tem encontro com prefeitos. Às 19h45, ainda em Minas Gerais, faz comício no município de Montes Claros.
  • Lula (PT): às 9h30 participa de Encontro dos Comunicadores e Comunicadoras pela plataforma Zoom. Às 19h participa do Flow Podcast.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

PESQUISA

Desaprovação a Lula cai para 50,1%, mas é o suficiente para vencer Bolsonaro ou Tarcísio? Atlas Intel responde

28 de abril de 2025 - 18:13

Os dados de abril são os primeiros da série temporal que mostra uma reversão na tendência de alta na desaprovação e queda na aprovação que vinha sendo registrada desde abril de 2024

JÁ PODE PEDIR MÚSICA

Fernando Collor torna-se o terceiro ex-presidente brasileiro a ser preso — mas o motivo não tem nada a ver com o que levou ao seu impeachment

25 de abril de 2025 - 11:01

Apesar de Collor ter entrado para a história com a sua saída da presidência nos anos 90, a prisão está relacionada a um outro julgamento histórico no Brasil, que também colocou outros dois ex-presidentes atrás das grades

AVALIAÇÃO EM SP

Lula é reprovado por 59% e aprovado por 37% dos paulistas, aponta pesquisa Futura Inteligência

19 de abril de 2025 - 15:33

A condição econômica do país é vista como péssima para a maioria dos eleitores de São Paulo (65,1%), com destaque pouco satisfatório para o combate à alta dos preços e a criação de empregos

DIA 82

A resposta de Lula a Donald Trump: o Brasil não é um parceiro de segunda classe

11 de abril de 2025 - 19:49

O presidente brasileiro finalmente sancionou, sem vetos, a lei de reciprocidade para lidar melhor com casos como o tarifaço dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho

8 de abril de 2025 - 8:15

Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Guerra comercial abre oportunidade para o Brasil — mas há chance de transformar Trump em cabo eleitoral improvável de Lula?

8 de abril de 2025 - 6:37

Impacto da guerra comercial de Trump sobre a economia pode reduzir pressão inflacionária e acelerar uma eventual queda dos juros mais adiante no Brasil (se não acabar em recessão)

PETRÓLEO NO RADAR

Petrobras (PETR4) avança em processo para tirar ‘novo pré-sal’ do papel

6 de abril de 2025 - 14:42

Petrobras recebeu permissão para operar a Unidade de Atendimento e Reabilitação de Fauna. O centro é uma exigência do Ibama para liberar a busca de petróleo no litoral do Amapá

EM RECUPERAÇÃO

Com eleições de 2026 no radar, governo Lula melhora avaliação positiva, mas popularidade do presidente segue baixa

5 de abril de 2025 - 17:58

O governo vem investindo pesado para aumentar a popularidade. A aposta para virar o jogo está focada principalmente na área econômica, porém a gestão de Lula tem outra carta na manga: Donald Trump

START NO 'TARIFAÇO'

Tarifas gerais de Trump começam a valer hoje e Brasil está na mira; veja como o governo quer reagir

5 de abril de 2025 - 10:48

Além do Brasil, Trump também impôs tarifa mínima de 10% a 126 outros países, como Argentina e Reino Unido

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

MAIS QUE FRIENDS, HERMANOS

Lula reclama e Milei “canta Queen”: as reações de Brasil e Argentina às tarifas de Trump

3 de abril de 2025 - 16:13

Os dois países foram alvo da alíquota mínima de 10% para as exportações aos EUA, mas as reações dos presidentes foram completamente diferentes; veja o que cada um deles disse

DE OLHO NAS URNAS

Eleições 2026: Lula tem empate técnico com Bolsonaro e vence todos os demais no 2º turno, segundo pesquisa Genial/Quaest

3 de abril de 2025 - 12:02

Ainda segundo a pesquisa, 62% dos brasileiros acham que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais

3 de abril de 2025 - 8:14

Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA

DIA 73

A resposta de Lula às tarifas de Trump: Brasil pode pegar pesado e recorrer à OMC

2 de abril de 2025 - 20:54

O governo brasileiro estuda todas as opções para se defender das medidas do governo norte-americano e, embora prefira o diálogo, não descarta acionar os EUA na Organização Mundial do Comércio

EM BAIXA

Genial/Quaest: Aprovação do governo Lula atinge pior nível desde janeiro de 2023 e cai inclusive no Nordeste e entre mulheres

2 de abril de 2025 - 9:20

As novas medidas anunciadas e o esforço de comunicação parecem não estar gerando os efeitos positivos esperados pelo governo

E AGORA, LULA

O Brasil pode ser atingido pelas tarifas de Trump? Veja os riscos que o País corre após o Dia da Libertação dos EUA

2 de abril de 2025 - 6:29

O presidente norte-americano deve anunciar nesta quarta-feira (2) as taxas contra parceiros comerciais; entenda os riscos que o Brasil corre com o tarifaço do republicano

DIA 72

Brasil não aguarda tarifas de Trump de braços cruzados: o último passo do Congresso antes do Dia da Libertação dos EUA

1 de abril de 2025 - 19:32

Enquanto o Ibovespa andou com as próprias pernas, o Congresso preparava um projeto de lei para se defender de tarifas recíprocas

CLASSE MÉDIA NA MIRA

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida deve impulsionar construtoras no curto prazo — mas duas ações vão brilhar mais com o programa, diz Itaú BBA

27 de março de 2025 - 16:33

Apesar da faixa 4 trazer benefícios para as construtoras no curto prazo, o Itaú BBA também vê incertezas no horizonte

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

DA TECNOLOGIA AO MEIO AMBIENTE

Lula firma acordos com Japão, mas frustração do mercado ajuda a derrubar as ações dos frigoríficos na bolsa

26 de março de 2025 - 16:45

Em rara visita de Estado ao Japão, o presidente brasileiro e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, firmaram nesta quarta-feira (26) dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente

ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe; o que acontece agora

26 de março de 2025 - 14:10

Além de Bolsonaro, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus sete aliados do ex-presidente

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar