🔴 É HOJE: CONFIRA AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE – VEJA COMO PARTICIPAR

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Ipespe mostra Lula com 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
18 de outubro de 2022
8:50 - atualizado às 20:33
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O primeiro levantamento feito pelo Ipespe depois do debate da Band de domingo (16) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu um ponto em relação ao levantamento da semana passada, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, avançou. Confira os novos números da sondagem na nota de 17h09.

Câmara aprova urgência para projeto que pune institutos de pesquisas

A Câmara aprovou nesta terça-feira (18) um requerimento de urgência para o projeto de lei que pune empresas que fazem pesquisas eleitorais.

A urgência é uma maneira de acelerar a tramitação de um projeto e permite que ele seja votado diretamente pelo plenário, sem ser analisado por comissões.

O texto foi aprovado com 295 votos favoráveis, 120 contrários e uma abstenção.

A base do governo quer votar o mérito do projeto ainda nesta semana, mas parte da base governista, como o Republicanos, prefere deixar para depois das eleições.

O deputado Paulo Martins (PL-PR), que é da base bolsonarista, será o relator da iniciativa e ficará com a tarefa de construir um texto de consenso que tenha votos para ser aprovado pela Câmara.

De acordo com ele, o trecho que determina a prisão dos responsáveis por pesquisas que não acertarem o resultado das eleições estará fora do projeto.

“Um texto será construído em acordo. Está descartado criminalização”, declarou ao Estadão. A ideia é que a punição seja feita por multa.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem se empenhado em acelerar a tramitação. Paulo Martins pretende votar o projeto ainda nesta semana.

A avaliação é que na semana que vem, por ser a reta final antes do segundo turno das eleições, não haverá tempo hábil para analisar o texto. (Estadão Conteúdo)

Lula não vai: petista recusa convite para debate na sexta-feira no SBT

A campanha do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, informou que ele não vai participar do debate com o presidente Jair Bolsonaro (PL) promovido pelo Estadão, Rádio Eldorado e um pool de empresas (SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil). 

A Coligação Brasil da Esperança alegou incompatibilidade de agendas para justificar a ausência de Lula. O confronto estava marcado para esta sexta-feira (21), às 21h30, no estúdio do SBT.

Com a desistência, Bolsonaro será entrevistado por jornalistas do pool sobre temas previamente escolhidos, conforme as regras aprovadas por representantes das campanhas.

Contra a abstenção: Ministro do STF autoriza transporte público gratuito no segundo turno

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu nesta terça-feira (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.

Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. 

A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que, em muitos casos, é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51.

A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação. (Agência Brasil)

Pesquisa Ipespe: Lula tem 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente no segundo turno. E, de maneira geral, os dados ficaram em linha com outros levantamentos do tipo publicados ao longo dos últimos dias.

Na pesquisa estimulada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% dos votos, recuando 1 ponto percentual em relação ao levantamento anterior; já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%, sem variação em relação à leitura passada — 6% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos dois, em branco ou nulo, e 2% não souberam ou não quiseram opinar.

Considerando apenas os votos válidos, Lula aparece na liderança com 53% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 47% — o petista oscilou um ponto para baixo, e o atual presidente, um ponto para cima.

A pesquisa Ipespe tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Assim, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, no limite da margem, de acordo com os dados publicados há pouco.

A coleta de dados foi feita entre ontem e hoje; o levantamento ouviu 1.100 eleitores no país.

Confira a pesquisa completa. 

Bolsonaro em Minas: “Vamos virar os votos e buscar os indecisos”

Apostando todas as fichas em Minas Gerais e no apoio do governador reeleito Romeu Zema (Novo), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo à população do estado: virar os votos e convencer os indecisos. 

“Vamos virar os votos e buscar os indecisos para que possam comparecer às urnas”, disse ele em discurso em Juiz de Fora. 

A ideia é tentar minimizar a abstenção e reverter o resultado do primeiro turno em cidades com colégios eleitorais importantes na Zona da Mata mineira. Em Juiz de Fora, por exemplo, Bolsonaro teve 38% dos votos no primeiro turno, contra 52% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (PT).

Bolsonaro: composição do Congresso beneficiará aprovação de medidas

O candidato a presidente pelo PL, Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira (18) que a nova composição do Congresso, a partir do ano que vem, beneficiará a aprovação de medidas de interesse de seu governo, caso seja reeleito. 

Segundo ele, deputados e senadores eleitos são mais alinhados a pautas da centro-direita, que, em geral, apoiam a democracia liberal e a economia de mercado, por exemplo.

“Temos um novo Parlamento, muito mais para a centro-direta. O terreiro está asfaltado, está tudo pronto nesse casamento do Executivo com o Legislativo, para aprovarmos coisas de interesse da nossa pátria”, disse.

Bolsonaro esteve na manhã de hoje em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em evento com o governador do estado, Cláudio Castro, e lideranças da região que apoiam sua candidatura. (Agência Brasil)

Pra cima deles: Lula muda tática e deixa de pegar leve nas redes sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer partir para o tudo ou nada nessa reta final da campanha para o segundo turno das eleições. E, para isso, defendeu o uso das redes sociais de uma maneira menos defensiva. 

O petista também quer aumentar a capilaridade das suas propostas de governo — a ausência de propostas foi um ponto muito criticado no primeiro debate entre ele e o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizado na Band no domingo (16). 

“Estamos enfrentando um cidadão anormal. Um cidadão que faz da mentira a sua forma de fazer política (…) A gente não pode ficar tentando apenas rebater as mentiras deles. É preciso que, ao rebater as mentiras, a gente passe as nossas mensagens, das coisas positivas que vão existir nesse País”, disse Lula.

Para o segundo turno, a campanha petista aderiu a uma nova tática virtual de elevar o tom contra Bolsonaro nas redes. Ao contrário do que vinha sendo feito no primeiro turno de evitar entrar na pauta do adversário e não se deixar levar por fake news, agora a equipe de Lula está resgatando as polêmicas do presidente.

TSE dá 48 horas para Ministério da Defesa apresentar resultado de auditoria nas urnas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, estabeleceu prazo de 48 horas para o Ministério da Defesa entregar à Corte a auditoria realizada pela pasta no primeiro turno com cerca de 400 urnas.

O resultado da auditoria já foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que, insatisfeito com o fato de a verificação não ter apontado divergências com a apuração, mandou que os militares refizessem o trabalho.

Moraes atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade e afirmou em sua decisão que “a realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo Chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder”.

O ministro pediu cópias da auditoria da Defesa, mandando que sejam destacados os recursos empregados para a realização de tal. Ele determinou ainda que Bolsonaro apresente sua defesa em cinco dias.

Simone Tebet, Armínio Fraga e Marina Silva promovem ato pró-Lula com empresários e CEOs

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), o economista Armínio Fraga e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) se reuniram ontem com cerca de 650 empresários, banqueiros, CEOs e economistas para tentar convencê-los a votar na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) no segundo turno da eleição presidencial.

O principal argumento apresentado pelos três foi o risco que consideram representar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) para a democracia no Brasil.

Os organizadores fizeram questão de dizer que o encontro, realizado na residência do casal Teresa e Candido Bracher em São Paulo, não era uma manifestação de apoio a Lula e Alckmin.

A presença não significava necessariamente concordância com a candidatura, mas uma tentativa de conseguir novos apoios à chapa para derrotar Bolsonaro.

O trio falou durante cerca de dez minutos. Entre os participantes há o receio de que, com um Congresso eleito mais à direita, Bolsonaro possa, finalmente, avançar contra o STF.

Estavam presentes diretores e CEOs da Bloomberg, BMG, Safra, Siemens, Suzano, Grupo Europa, Standard Bank Group, Grupo Ultra, Thyssenkrupp South America, Santander e outras empresas, além de economistas e empresários.

As imagens devem ser distribuídas nas redes sociais da senadora e da campanha petista, explicando por que cada um estava tomando a posição.

Lula e Bolsonaro usaram só 5% do debate para apresentar propostas

Ficou na saudade quem queria ter ouvido propostas no debate entre os presidenciáveis realizado na noite de domingo.

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) dedicaram apenas 5% do tempo à apresentação de propostas para o País.

Juntos, os adversários usaram um total de 4 minutos e 43 segundos dos 92 minutos de debate para discutir planos de mudanças reais.

Lula debateu projetos por 3 minutos e 45 segundos; Bolsonaro, por 58 segundos.

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta terça-feira, 18 de outubro.

  • Jair Bolsonaro (PL): às 11h participa de um evento partidário promovido pelo PL em São Gonçalo (RJ). Às 15h30 participa de comício em trio elétrico em Juiz de Fora (MG) e às 18h30 tem encontro com prefeitos. Às 19h45, ainda em Minas Gerais, faz comício no município de Montes Claros.
  • Lula (PT): às 9h30 participa de Encontro dos Comunicadores e Comunicadoras pela plataforma Zoom. Às 19h participa do Flow Podcast.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO

Comissão aprova requerimento contra Lula por possível interferência em apuração de fraudes no INSS

24 de junho de 2025 - 18:07

O pedido ainda depende do aval do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser encaminhado à PGR

“MENOS RUIM”

Avaliação negativa do governo Lula diminui, mas petista aparece empatado com Bolsonaro em simulação de eleições

17 de junho de 2025 - 17:29

Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) traz avaliações segmentadas sobre a atuação do governo federal e simulações para as eleições em 2026

LEVANTAMENTO

Pesquisas indicam que avaliação do governo Lula interrompeu melhora; aprovação cai

12 de junho de 2025 - 20:02

Datafolha mostra que 40% dos entrevistados consideram o governo petista ruim ou péssimo; Ipsos-Ipec diz que a desaprovação se manteve em 55%

IMPOSTO NA VEIA

Lula e Haddad defendem taxar títulos isentos após publicação da medida provisória: “Não fui eleito para beneficiar rico”, diz o presidente

12 de junho de 2025 - 16:26

Segundo o governo, a medida visa corrigir distorções no sistema tributário e não irá afetar o produtor ou os preços

ISENÇÕES NA MIRA

Pente fino dos impostos chega nas deduções de despesas médicas no Imposto de Renda — Hugo Motta defende criação de teto

9 de junho de 2025 - 12:50

O presidente da Câmara dos Deputados participou de evento nesta segunda-feira (9) e falou sobre as pautas do Congresso para os próximos dias

ELEIÇÕES 2026

Tarcísio de Freitas defende agronegócio e fala em desindexar o salário mínimo e rever programas sociais para “emancipar” população

5 de junho de 2025 - 17:27

O governador de São Paulo participou do Global Agribusiness Festival nesta quinta-feira

PESQUISA GENIAL/QUAEST

Bolsonaro permanece como favorito no 2º turno contra Lula, mas Tarcísio ganha espaço; 66% acham que petista não deveria concorrer

5 de junho de 2025 - 10:45

Principais candidatos da oposição crescem e já aparecem empatados com Lula num eventual segundo turno; 65% dos brasileiros acham que Bolsonaro também não deveria concorrer

AGORA É PRA VALER

Mudança nos concursos públicos: Lula sanciona lei que amplia cotas; entenda como as novas regras funcionam

4 de junho de 2025 - 17:50

Novo percentual incidirá sobre total de vagas dos processos seletivos para cargos efetivos e temporários da administração pública federal

FORAGIDA

Alexandre de Moraes manda prender Carla Zambelli após saída da deputada do Brasil; entenda o caso

4 de junho de 2025 - 15:44

Procuradoria-Geral da República pediu a prisão preventiva na noite de terça-feira (3)

CIDADÃ ITALIANA

Carla Zambelli sai do Brasil dias após STF condenar a deputada à prisão por dez anos; entenda o caso 

3 de junho de 2025 - 15:55

Zambelli foi para a Europa, onde diz ter cidadania, e afirmou que pedirá licença do mandato de deputada federal

NOVA ROTA

Haddad fala em ‘sugestão estrutural’ como alternativa ao aumento do IOF após negociações com o Congresso

2 de junho de 2025 - 14:44

Alternativas ao aumento do IOF incluem a revisão de benefícios fiscais e a parceria com legislativo para fortalecer a arrecadação

ELEIÇÕES NO HORIZONTE

Desaprovação ao governo Lula atinge o maior nível da série e coloca em risco reeleição do presidente, segundo pesquisa do AtlasIntel

30 de maio de 2025 - 16:48

O levantamento é o primeiro do instituto após as fraudes do INSS e do aumento do IOF

EMBATES POLÍTICOS

Plano alternativo ao IOF deve “evitar gambiarras” e Lula precisa entrar na negociação, diz Hugo Motta

29 de maio de 2025 - 18:30

Presidente da Câmara afirmou que o Brasil está cansado de tantos impostos e que se a equipe econômica não resolver, o Congresso irá

CONTANDO OS DIAS

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025 - 18:52

Brasil já entrou no período de vazio sanitário, em que contabiliza 28 dias sem novos casos para voltar ao status de “livre de gripe aviária”

AGROFORUM 2025

“Se fizer o dever de casa e sinalizar um ajuste fiscal, imediatamente a economia melhora”, diz Mansueto Almeida

22 de maio de 2025 - 17:46

Economista-chefe do BTG Pactual acredita que com sinais claros de responsabilidade fiscal e controle de gastos, juros e inflação no país teriam espaço para cair rapidamente

RESSARCIMENTO

Fraude no INSS: descontos indevidos já comunicados somam R$ 1 bilhão em devoluções; governo amplia atendimento com os Correios

22 de maio de 2025 - 16:26

Em entrevista coletiva, presidente do INSS falou sobre os ressarcimentos e confirmou parceria com os Correios para atendimento presencial a partir do dia 30

SETOR DE ENERGIA

Lula assina MP que deixa conta de luz mais cara para a classe média e amplia isenção para baixa renda; veja como vai ficar

21 de maio de 2025 - 19:09

Texto, que ainda pode sofrer mudanças no Congresso, também amplia o mercado livre de energia e reduz subsídios para fontes renováveis

MUDANÇA À VISTA

Comissão do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo e aumenta mandatos para 5 anos

21 de maio de 2025 - 14:28

Agora, o texto segue para análise do plenário do Senado

PROGRAMAS SOCIAIS

Conta de luz deve ficar mais cara, mas não para todos — projeto do governo prevê isenção para baixa renda e aumento para classe média, diz jornal 

20 de maio de 2025 - 18:46

Reforma do setor elétrico tem como objetivo ampliar os beneficiados pela tarifa social, mas custo excedente recairá sobre demais clientes residenciais e pequenos comerciantes

ÔNUS DA PROVA

Fraude do INSS: ação pede fim de regra que transfere ‘prova diabólica’ a aposentados

20 de maio de 2025 - 14:49

Segundo o documento, a Instrução Normativa PRES/INSS nº 186/2025 fragiliza aposentados e pensionistas ao inverter o ônus da prova, transferindo aos beneficiários a responsabilidade de comprovar os descontos indevidos

GRIPE AVIÁRIA

Exportações de frango na berlinda: Brasil mira retomar exportações em 28 dias

19 de maio de 2025 - 13:56

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango será gradual
Agência Brasil

CALENDÁRIO DE RESSARCIMENTO

INSS vai devolver R$ 292,6 milhões entre maio e junho; veja datas de pagamento

13 de maio de 2025 - 16:58

O valor a ser restituído corresponde às mensalidades de associações e sindicatos descontadas indevidamente em abril; a consulta pode ser feita pelo app Meu INSS ou pelo telefone 135

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar