🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Ipespe mostra Lula com 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
18 de outubro de 2022
8:50 - atualizado às 20:33
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O primeiro levantamento feito pelo Ipespe depois do debate da Band de domingo (16) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu um ponto em relação ao levantamento da semana passada, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, avançou. Confira os novos números da sondagem na nota de 17h09.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Câmara aprova urgência para projeto que pune institutos de pesquisas

A Câmara aprovou nesta terça-feira (18) um requerimento de urgência para o projeto de lei que pune empresas que fazem pesquisas eleitorais.

A urgência é uma maneira de acelerar a tramitação de um projeto e permite que ele seja votado diretamente pelo plenário, sem ser analisado por comissões.

O texto foi aprovado com 295 votos favoráveis, 120 contrários e uma abstenção.

A base do governo quer votar o mérito do projeto ainda nesta semana, mas parte da base governista, como o Republicanos, prefere deixar para depois das eleições.

O deputado Paulo Martins (PL-PR), que é da base bolsonarista, será o relator da iniciativa e ficará com a tarefa de construir um texto de consenso que tenha votos para ser aprovado pela Câmara.

De acordo com ele, o trecho que determina a prisão dos responsáveis por pesquisas que não acertarem o resultado das eleições estará fora do projeto.

“Um texto será construído em acordo. Está descartado criminalização”, declarou ao Estadão. A ideia é que a punição seja feita por multa.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem se empenhado em acelerar a tramitação. Paulo Martins pretende votar o projeto ainda nesta semana.

A avaliação é que na semana que vem, por ser a reta final antes do segundo turno das eleições, não haverá tempo hábil para analisar o texto. (Estadão Conteúdo)

Lula não vai: petista recusa convite para debate na sexta-feira no SBT

A campanha do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, informou que ele não vai participar do debate com o presidente Jair Bolsonaro (PL) promovido pelo Estadão, Rádio Eldorado e um pool de empresas (SBT, CNN, Veja, Terra e Rádio Nova Brasil). 

A Coligação Brasil da Esperança alegou incompatibilidade de agendas para justificar a ausência de Lula. O confronto estava marcado para esta sexta-feira (21), às 21h30, no estúdio do SBT.

Com a desistência, Bolsonaro será entrevistado por jornalistas do pool sobre temas previamente escolhidos, conforme as regras aprovadas por representantes das campanhas.

Contra a abstenção: Ministro do STF autoriza transporte público gratuito no segundo turno

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu nesta terça-feira (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.

Pela decisão do ministro, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. 

A decisão foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Rede Sustentabilidade. A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida.

Para pedir a gratuidade universal, a Rede argumentou que o voto é obrigatório no Brasil, mas que muitos eleitores não têm condições de pagar a passagem até o local de votação, que, em muitos casos, é mais cara do que a multa pelo não comparecimento, cujo valor máximo é de R$ 3,51.

A medida também pretende evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação. (Agência Brasil)

Pesquisa Ipespe: Lula tem 53% dos votos válidos e Bolsonaro com 47%

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente no segundo turno. E, de maneira geral, os dados ficaram em linha com outros levantamentos do tipo publicados ao longo dos últimos dias.

Na pesquisa estimulada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% dos votos, recuando 1 ponto percentual em relação ao levantamento anterior; já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%, sem variação em relação à leitura passada — 6% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos dois, em branco ou nulo, e 2% não souberam ou não quiseram opinar.

Considerando apenas os votos válidos, Lula aparece na liderança com 53% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 47% — o petista oscilou um ponto para baixo, e o atual presidente, um ponto para cima.

A pesquisa Ipespe tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Assim, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, no limite da margem, de acordo com os dados publicados há pouco.

A coleta de dados foi feita entre ontem e hoje; o levantamento ouviu 1.100 eleitores no país.

Confira a pesquisa completa. 

Bolsonaro em Minas: “Vamos virar os votos e buscar os indecisos”

Apostando todas as fichas em Minas Gerais e no apoio do governador reeleito Romeu Zema (Novo), o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo à população do estado: virar os votos e convencer os indecisos. 

“Vamos virar os votos e buscar os indecisos para que possam comparecer às urnas”, disse ele em discurso em Juiz de Fora. 

A ideia é tentar minimizar a abstenção e reverter o resultado do primeiro turno em cidades com colégios eleitorais importantes na Zona da Mata mineira. Em Juiz de Fora, por exemplo, Bolsonaro teve 38% dos votos no primeiro turno, contra 52% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (PT).

Bolsonaro: composição do Congresso beneficiará aprovação de medidas

O candidato a presidente pelo PL, Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira (18) que a nova composição do Congresso, a partir do ano que vem, beneficiará a aprovação de medidas de interesse de seu governo, caso seja reeleito. 

Segundo ele, deputados e senadores eleitos são mais alinhados a pautas da centro-direita, que, em geral, apoiam a democracia liberal e a economia de mercado, por exemplo.

“Temos um novo Parlamento, muito mais para a centro-direta. O terreiro está asfaltado, está tudo pronto nesse casamento do Executivo com o Legislativo, para aprovarmos coisas de interesse da nossa pátria”, disse.

Bolsonaro esteve na manhã de hoje em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em evento com o governador do estado, Cláudio Castro, e lideranças da região que apoiam sua candidatura. (Agência Brasil)

Pra cima deles: Lula muda tática e deixa de pegar leve nas redes sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer partir para o tudo ou nada nessa reta final da campanha para o segundo turno das eleições. E, para isso, defendeu o uso das redes sociais de uma maneira menos defensiva. 

O petista também quer aumentar a capilaridade das suas propostas de governo — a ausência de propostas foi um ponto muito criticado no primeiro debate entre ele e o presidente Jair Bolsonaro (PL) realizado na Band no domingo (16). 

“Estamos enfrentando um cidadão anormal. Um cidadão que faz da mentira a sua forma de fazer política (…) A gente não pode ficar tentando apenas rebater as mentiras deles. É preciso que, ao rebater as mentiras, a gente passe as nossas mensagens, das coisas positivas que vão existir nesse País”, disse Lula.

Para o segundo turno, a campanha petista aderiu a uma nova tática virtual de elevar o tom contra Bolsonaro nas redes. Ao contrário do que vinha sendo feito no primeiro turno de evitar entrar na pauta do adversário e não se deixar levar por fake news, agora a equipe de Lula está resgatando as polêmicas do presidente.

TSE dá 48 horas para Ministério da Defesa apresentar resultado de auditoria nas urnas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, estabeleceu prazo de 48 horas para o Ministério da Defesa entregar à Corte a auditoria realizada pela pasta no primeiro turno com cerca de 400 urnas.

O resultado da auditoria já foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que, insatisfeito com o fato de a verificação não ter apontado divergências com a apuração, mandou que os militares refizessem o trabalho.

Moraes atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade e afirmou em sua decisão que “a realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo Chefe do Executivo, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder”.

O ministro pediu cópias da auditoria da Defesa, mandando que sejam destacados os recursos empregados para a realização de tal. Ele determinou ainda que Bolsonaro apresente sua defesa em cinco dias.

Simone Tebet, Armínio Fraga e Marina Silva promovem ato pró-Lula com empresários e CEOs

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), o economista Armínio Fraga e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) se reuniram ontem com cerca de 650 empresários, banqueiros, CEOs e economistas para tentar convencê-los a votar na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) no segundo turno da eleição presidencial.

O principal argumento apresentado pelos três foi o risco que consideram representar a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) para a democracia no Brasil.

Os organizadores fizeram questão de dizer que o encontro, realizado na residência do casal Teresa e Candido Bracher em São Paulo, não era uma manifestação de apoio a Lula e Alckmin.

A presença não significava necessariamente concordância com a candidatura, mas uma tentativa de conseguir novos apoios à chapa para derrotar Bolsonaro.

O trio falou durante cerca de dez minutos. Entre os participantes há o receio de que, com um Congresso eleito mais à direita, Bolsonaro possa, finalmente, avançar contra o STF.

Estavam presentes diretores e CEOs da Bloomberg, BMG, Safra, Siemens, Suzano, Grupo Europa, Standard Bank Group, Grupo Ultra, Thyssenkrupp South America, Santander e outras empresas, além de economistas e empresários.

As imagens devem ser distribuídas nas redes sociais da senadora e da campanha petista, explicando por que cada um estava tomando a posição.

Lula e Bolsonaro usaram só 5% do debate para apresentar propostas

Ficou na saudade quem queria ter ouvido propostas no debate entre os presidenciáveis realizado na noite de domingo.

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) dedicaram apenas 5% do tempo à apresentação de propostas para o País.

Juntos, os adversários usaram um total de 4 minutos e 43 segundos dos 92 minutos de debate para discutir planos de mudanças reais.

Lula debateu projetos por 3 minutos e 45 segundos; Bolsonaro, por 58 segundos.

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta terça-feira, 18 de outubro.

  • Jair Bolsonaro (PL): às 11h participa de um evento partidário promovido pelo PL em São Gonçalo (RJ). Às 15h30 participa de comício em trio elétrico em Juiz de Fora (MG) e às 18h30 tem encontro com prefeitos. Às 19h45, ainda em Minas Gerais, faz comício no município de Montes Claros.
  • Lula (PT): às 9h30 participa de Encontro dos Comunicadores e Comunicadoras pela plataforma Zoom. Às 19h participa do Flow Podcast.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CORRIDA ELEITORAL

Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula líder em 2026: petista vence Tarcísio e Flávio nos dois turnos, mesmo com 40% de rejeição

13 de janeiro de 2026 - 16:08

Apesar da rejeição elevada, Lula mantém vantagem sobre Tarcísio, Flávio, Michelle e outros adversários em todos os cenários; levantamento mostra o petista com 40,2% no primeiro turno e vitórias apertadas no segundo

CLUBE DO LIVRO

Ler liberta? Quanto tempo de pena Bolsonaro conseguiria reduzir tornando-se um leitor voraz

9 de janeiro de 2026 - 11:10

Bolsonaro pede ao STF para entrar em programa de leitura para redução de pena. Veja como funciona o sistema por meio do qual o ex-presidente tenta reduzir tempo de reclusão

TOUROS E URSOS #255

Lula 3 faz 3 anos: o saldo de altos e baixos do governo petista e a sombra do “efeito Maduro” para as eleições

7 de janeiro de 2026 - 14:25

Erich Decat, analista político da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 no podcast Touros e Ursos, e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro nas eleições brasileiras

DE OLHO NA FRONTEIRA

Itamaraty divulga nota sobre ataque na Venezuela após reunião com presidente Lula; entenda os impactos da operação para o Brasil

3 de janeiro de 2026 - 16:12

Até o momento, não há notícias de brasileiros entre as possíveis vítimas dos ataques dos EUA ao país vizinho

ELEIÇÕES 2026

Estilo Tarcísio? Flávio Bolsonaro adota agenda liberal para conquistar o mercado; veja as propostas

22 de dezembro de 2025 - 15:54

Em entrevista à agência Reuters, o senador falou em corte de gastos, privatizações e governo “enxuto”

NO FECHAR DAS CORTINAS

Congresso aprova Orçamento de 2026 com cortes em despesas obrigatórias e mais dinheiro para emendas

19 de dezembro de 2025 - 16:49

Previdência e seguro‑desemprego têm redução, enquanto emendas somam R$ 61 bilhões em ano eleitoral; texto vai ao plenário e pode ser votado ainda nesta sexta-feira (19)

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad diz que não vai concorrer à eleição, mas que apoiar Lula em 2026 não combina com seguir na Fazenda

19 de dezembro de 2025 - 14:11

Ministro afirma que não será candidato, mas prevê saída do cargo até fevereiro para colaborar com a reeleição de Lula

CORRIDA AO PLANALTO

Momento decisivo para o Brasil: Lula lidera cenário eleitoral de 2026, mas rejeição desafia favoritismo, segundo especialistas

11 de dezembro de 2025 - 18:11

Durante evento nesta quinta-feira (11), promovido pelo Itaú Asset Management, Thomas Wu e Felipe Seligman dizem que o petista é o favorito, mas enfrenta alta rejeição e dilemas econômicos e geopolíticos que podem redefinir o futuro do Brasil

PEDIU REFORÇOS

Simone Tebet quer diminuir benefícios tributários de empresas — e recorreu ao mercado financeiro em busca de aliados contra o Congresso

24 de novembro de 2025 - 18:30

A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores

RECÁLCULO DE APOSENTADORIAS

Revisão da vida toda: Como o STF desarmou uma bomba orçamentária deixada no colo do governo

24 de novembro de 2025 - 13:57

STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas

RISCOS DA PRISÃO DOMICILIAR

Vigília e violação de tornozeleira eletrônica: por que Jair Bolsonaro foi preso? Entenda a motivação da Polícia Federal

22 de novembro de 2025 - 10:10

Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro tinha ‘alta possibilidade de tentativa de fuga’, diz Moraes ao autorizar prisão preventiva de ex-presidente

22 de novembro de 2025 - 9:16

Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente

HORA DA PROVA

Checklist do Enem: o que levar, o que deixar em casa e o que só vai te dar dor de cabeça

8 de novembro de 2025 - 15:31

Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos

ELEIÇÕES 2026

“Valores conservadores são o tema das eleições. Não é economia. Não são valores liberais. Conservadores tomaram tudo”, diz Paulo Guedes

23 de outubro de 2025 - 18:33

Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma que irá disputar as eleições em 2026: “vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”

23 de outubro de 2025 - 10:23

Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto

DATAFOLHA

Brasileiros não apoiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas, diz pesquisa — e afirmam que Lula deve proibir perfuração

13 de outubro de 2025 - 12:32

Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama

MUDANÇA NA CORTE

Barroso anuncia aposentadoria e vai deixar cargo de ministro do STF

9 de outubro de 2025 - 18:46

Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF

CENÁRIO ELEITORAL

Eleições 2026: Lula mantém liderança em todos os cenários de 2º turno, e 76% querem que Bolsonaro apoie outro candidato, diz pesquisa

9 de outubro de 2025 - 13:46

Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente

SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar