🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-02-24T17:33:24-03:00
Carolina Gama
PELO TWITTER

Bolsonaro fala pela primeira vez sobre invasão russa, mas não condena o ataque; saiba o que disse o presidente

Chefe do Planalto preferiu não falar do conflito armado em si e optou por manifestar auxílio aos brasileiros que estão na região em postagem na rede social

24 de fevereiro de 2022
17:33
Bolsonaro
Imagem: Isac Nóbrega/PR

A tão aguardada declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre a invasão da Ucrânia aconteceu quase simultaneamente ao anúncio de uma enxurrada de sanções dos Estados Unidos contra a Rússia.

Mas o chefe do Planalto preferiu não falar do conflito armado em si e optou por manifestar auxílio aos brasileiros que estão na região. 

Em uma série de mensagens publicadas no Twitter, Bolsonaro disse que está "totalmente empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia”. 

As postagens do presidente reproduzem uma das notas divulgadas mais cedo pelo Itamaraty sobre o tema, que trata sobre medidas previstas para brasileiros no país ocupado.

Bolsonaro repetiu a solicitação do governo para que cidadãos brasileiros mantenham contato diário com a embaixada na Ucrânia e que, caso necessitem de auxílio para deixar o país, sigam a orientação do serviço consular brasileiro. 

Bolsonaro e a nota do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota em que pede a "suspensão imediata das hostilidades", mas o texto não foi citado pelo presidente em suas redes sociais. 

“Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica”, diz o Itamaraty. 

GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro

Mourão subiu o tom

Bolsonaro, assim como o Itamaraty, não condena a invasão e nem cita o presidente russo, Vladimir Putin. Esse papel ficou com o vice-presidente Hamilton Mourão. Mais cedo, ele  afirmou que o Brasil não está neutro e não concorda com a invasão da Rússia na Ucrânia.

“O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, afirmou Mourão na chegada ao Palácio do Planalto.

Cadastro de brasileiros

O Itamaraty informou que está cadastrando brasileiros que estão na Ucrânia e querem deixar o país, mas alertou que, por questões de segurança, não é possível que isso ocorra agora. 

Por isso, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil recomendou que os 500 cidadãos que estão na Ucrânia permaneçam em casa e sigam as orientações das autoridades locais. 

Antes de iniciar o processo de retirada, o governo brasileiro avalia três fatores: a segurança do trajeto, a disponibilidade de meios para a saída e as chances dos cidadãos chegaram a um ponto de encontro. 

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies