A mudança no rendimento automático das contas do Nubank provocou revolta de muitos clientes da fintech.
A partir de 25 de julho, o banco digital vai começar a implementar uma nova regra sob a qual a NuConta passará a render 100% do CDI só depois que o depósito completar 30 dias na conta.
Ou seja, quem precisar do dinheiro antes desse prazo não vai receber nada pelos recursos que ficaram na conta.
Do 31º dia em diante, o cliente vai receber o rendimento referente aos 30 dias que o dinheiro ficou depositado e a conta volta a ter rendimento diário.
Vale destacar que o rendimento dos recursos que eram resgatados antes de um mês na conta do Nubank contava com a mordida do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que possui uma alíquota regressiva que vai de 96% no primeiro dia a 3% no 29º.
Leia mais sobre o Nubank:
- O que o Nubank pretende ao mudar as regras de remuneração da NuConta?
- Virou poupança? Nubank só vai começar a pagar rendimento na NuConta após 30 dias; entenda
Em outras palavras, um cliente que movimenta muito a conta provavelmente não vai sentir muito a mudança na NuConta. Já aqueles que sacarem o dinheiro perto de 30 dias vão deixar dinheiro na mesa.
O anúncio do Nubank foi feito em conjunto com o lançamento de uma nova funcionalidade do aplicativo: as Caixinhas. Elas permitem guardar dinheiro de forma organizada e oferecem diferentes possibilidades de rendimentos.
Eu já expliquei nessa matéria o que o Nubank pretende com isso. Se você está entre os clientes que não curtiram a novidade, agora vou te dar três opções de contas rendeiras que continuam oferecendo rentabilidade diária desde o dia 1 do depósito.
1 - iti Itaú
Quanto rende: 100% do CDI, liquidez diária (dias úteis), sem limite de saldo.
Taxas: apenas imposto de renda. O iti não cobra IOF. O valor que aparece na conta já está com o imposto descontado. Vale lembrar que a porcentagem do IR que incide sobre os rendimentos é regressiva. Isso quer dizer que, quanto mais tempo você deixa seu dinheiro rendendo, menor a porcentagem de IR que será cobrada sobre ele.
Funcionalidades: pagamento de contas, transferências gratuitas, empréstimo pessoal, cartão de crédito e débito sem anuidade. Além disso, dois dias depois do Nubank lançar as Caixinhas, o iti anunciou para todos os clientes a solução Minhas Metas, que permite distribuir o saldo e organizar as finanças para atingir diferentes objetivos. Todos estes saldos, assim como o da conta original, seguem a regra de rendimento de 100% do CDI e sem cobrança de IOF. Os valores podem ser resgatados a qualquer horário, inclusive aos finais de semana, e as metas podem ser ajustadas sempre que for preciso.
2 - PicPay
Quanto rende: 102% do CDI, liquidez diária (dias úteis) para quantias de até R$ 100 mil. O excedente rende 100% do CDI.
Taxas: apenas imposto de renda. O PicPay não cobra IOF*. O valor que aparece na conta já está com o imposto descontado.Vale lembrar que a porcentagem do IR que incide sobre os rendimentos é regressiva. Isso quer dizer que, quanto mais tempo você deixa seu dinheiro rendendo, menor a porcentagem de IR que será cobrada sobre ele.
Funcionalidades: cashback, pagamento de boletos, pagamento com código QR, transferências gratuitas, empréstimo pessoal, cartão de crédito e débito sem anuidade. O PicPay também tem um marketplace no qual é possível carregar créditos no celular e no cartão de transporte, comprar cartões presente de outros aplicativos, como iFood, Netflix, além de outras opções.
*: Após a publicação desta reportagem, o SD recebeu a mensagem de um cliente do PicPay afirmando que a fintech mudou o modelo da conta digital, sobre a qual passou a incidir IOF. Procurado, o PicPay não confirmou a informação.
3 - Mercado Pago
Quanto rende: 100% do CDI, liquidez diária (dias úteis), mas o saldo precisa ser igual ou maior do que R$ 100.
Taxas: apenas imposto de renda. O Mercado Pago não cobra IOF. O valor que aparece na conta já está com o imposto descontado. Vale lembrar que a porcentagem do IR que incide sobre os rendimentos é regressiva. Isso quer dizer que, quanto mais tempo você deixa seu dinheiro rendendo, menor a porcentagem de IR que será cobrada sobre ele.
Funcionalidades: compra e venda de criptomoedas, pagamento de boletos, pagamento com código QR, transferências gratuitas, empréstimo pessoal, cartão de crédito sem anuidade.