O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Operação faz parte do processo da venda do Master para o BRB e inclui a compra de participações na Light (LIGT3) e no Méliuz (CASH3)

O BTG Pactual (BPAC11) informou na noite desta terça-feira (27) que comprou ativos de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, numa transação estimada em R$ 1,5 bilhão. Entre os ativos negociados, encontram-se imóveis e ativos financeiros, incluindo participações acionárias em empresas como Light (LIGT3) e Méliuz (CASH3).
Em comunicado ao mercado protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o BTG diz que "assinou documentos privados definitivos para aquisição" de 56.529.865 ações da Light, totalizando 15,17% do capital social da companhia, e de 7.078.411 ações do Méliuz, indiretamente por meio da cessão de cotas de fundo de investimento, totalizando 8,12% do capital social da companhia.
No documento, o BTG informou ainda que essas aquisições não implicam alteração de controle ou na governança em nenhuma das duas companhias, estão alinhadas à estratégia de investimento do banco, têm como finalidade apenas a realização de operações financeiras e não têm o objetivo de alcançar qualquer participação acionária em particular.
O banco esclareceu ainda que tais aquisições foram realizadas "no contexto de uma transação mais ampla", que inclui a aquisição de outros ativos detidos direta ou indiretamente por Daniel Vorcaro, como imóveis, créditos, direitos creditórios e outras ações listadas em percentuais inferiores a 5% de participação, além de participações societárias privadas.
Segundo o Brazil Journal, que antecipou a notícia, fazem parte da lista de ativos vendidos ao BTG o prédio do Hotel Fasano Itaim e ações da Hapvida (HAPV3).
A operação, diz o comunicado do BTG, foi acompanhada e anuída pelo Banco Central e pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), tendo Vorcaro, na condição de controlador do Banco Master, assumido o compromisso de disponibilizar os recursos para o próprio Master.
Leia Também
Em nota, o Banco Master confirma que a operação faz parte do processo de venda de ações para o BRB (Banco de Brasília) e que a operação tem como objetivo capitalizar o Banco Master.
O BTG ressaltou em seu comunicado que a transação não inclui aquisição de participação no próprio Banco Master.
"Ressalta-se que a operação não inclui qualquer participação societária do BTG Pactual no Master ou em qualquer sociedade por este detida, controlada ou veículos de investimento que integrem o seu conglomerado prudencial, tampouco teve quaisquer destes como contraparte", diz o documento protocolado na CVM.
O comunicado diz ainda que a conclusão e o fechamento da operação estão sujeitos à verificação de condições precedentes, incluindo aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para algumas das transações.
O BRB vem negociando a compra de uma fatia no Banco Master por R$ 2 bilhões desde março, numa operação que tem sido repleta de polêmica e chegou a ser barrada pela Justiça.
A operação ganhou ares de resgate de um banco em dificuldades, uma vez que o Master ficou conhecido no mercado por seu perfil de investimentos arriscado e captação de recursos via Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) com remuneração muito acima da média de mercado.
O banco passou a ter dificuldade de honrar esses pagamentos, e seus ativos entraram na mira não só do BRB, como do BTG, dos irmãos Batista e dos fundos Patria e Latache.
*Matéria em atualização
BILHÕES EM JOGO
O PRÓXIMO PASSO
ALERTA NOS EUA
TRÉGUA OU PAZ ARMADA?
FLEXIBILIZAÇÃO
ULTIMATO ADIADO
EFEITO PETRÓLEO
HORA DE COMPRAR?
CLIENTES DE PESO
PROGRAMA DE PONTOS
ALÔ, ACIONISTA
CORRIDA PELO FUTURO
TESOURO?
RECARREGÁVEL?
ALERTA VERMELHO
QUASE NINGUÉM QUIS?
ACABOU O SEGREDO
VEJA DETALHES
FIM DO MISTÉRIO?
PLANO DE EMERGÊNCIA