🔴 NOVA META: RENDA EXTRA DE ATÉ R$ 2.000,00 POR DIA – VEJA COMO

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
IR 2022

Como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

Perdeu a sequência de 12 dígitos de declarações anteriores e vai precisar dela? Veja como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
28 de fevereiro de 2022
7:00 - atualizado às 16:19
Leão sentado em cima de dinheiro com o texto Imposto de Renda 2022 ao lado
Recuperação do recibo da declaração de imposto de renda pode ser feita online, pelo portal e-CAC. - Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

Se você vai declarar o imposto de renda 2022 e perdeu o recibo da declaração anterior, não se desespere. Embora seu código de 12 dígitos precise ser informado em algumas operações, há diversas alternativas para quem ficou sem acesso ao comprovante de envio de alguma declaração. De qualquer maneira, nesta matéria eu vou te contar como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda.

A falta do recibo da declaração de 2021 não necessariamente impede o contribuinte de enviar a declaração deste ano. Mas a Receita exige o recibo para as declarações cujo titular e seus dependentes tenham auferido, no ano anterior, rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual de R$ 200 mil ou mais.

O recibo da declaração de 2021 também é necessário caso você deseje retificá-la ou então para acompanhar o processamento da sua declaração no site da Receita Federal.

Como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda

Todos os anos, após transmitir a sua declaração de imposto de renda, pelo próprio Programa Gerador da Declaração, é fundamental que você guarde uma cópia digital e outra impressa do recibo.

Para isso, basta ir até a área "Imprimir" no menu do lado esquerdo do programa do imposto de renda e escolher a opção Recibo. É possível imprimir de fato ou salvar em PDF.

Se você ainda tem os arquivos das declarações dos anos anteriores salvos no seu computador, você pode recuperar os recibos das declarações destes anos, realizando o mesmo procedimento no Programa Gerador da Declaração referente ao ano de exercício desejado.

A lista dos programas dos anos anteriores está disponível no site da Receita.

Portal e-CAC

Se você não possui mais os arquivos referentes à declaração do ano cujo recibo deseja recuperar, é possível reaver seu recibo da declaração pelo portal e-CAC, sistema on-line de atendimento da Receita Federal.

No portal, por meio do serviço Meu Imposto de Renda, você pode, além de recuperar o recibo da declaração de anos anteriores, verificar o andamento da declaração, conferir eventuais pendências e obter informações sobre a restituição do IR.

Para acessar a plataforma, é preciso ter um código de acesso (válido por dois anos) ou um certificado digital já instalado na máquina. Outra opção para acessar o e-CAC é por meio do seu cadastro no domínio gov.br, desde que ele tenha nível ouro ou prata.

O cadastro no e-CAC via código de acesso é feito inteiramente online, mas requer que o contribuinte informe CPF, data de nascimento e o número do recibo das duas últimas declarações de imposto de renda.

Assim, a menos que você já tenha um código de acesso ativo, você só conseguirá se cadastrar no e-CAC e obter um código de acesso caso o recibo que você deseje recuperar seja anterior ao do IR 2020.

Se você não tiver certificado digital, a alternativa, nesse caso, é acessar o e-CAC com a sua conta gov.br. Mas desde sexta-feira (25), esse acesso só é permitido para quem tem uma conta nível prata ou ouro.

A migração para o nível prata exige apenas uma validação facial pelo app gov.br, uma validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado ou uma validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal.

Já a migração para o nível ouro exige validação facial pelo Tribunal Superior Eleitoral, caso você tenha biometria cadastrada, ou certificado digital. Nesta matéria, explicamos tudo sobre como criar uma conta gov.br e migrar para o nível prata ou ouro.

Presencial

Caso as opções virtuais não funcionem para você, a solução é reservar um tempo para resolver o problema presencialmente. Para recuperar o recibo da declaração de imposto de renda, o contribuinte deve ir até a unidade da Receita Federal mais próxima. Para agilizar o processo, o agendamento do atendimento pode ser feito pelo site da Receita Federal.

O contribuinte também pode aproveitar a oportunidade para cadastrar seu acesso ao e-CAC, que também desbloqueia outras opções de atendimento online.

Compartilhe

Chegou a sua vez?

Receita Federal abre nesta quarta-feira (24) consulta ao quarto lote de restituição do imposto de renda; veja como conferir se você será contemplado

24 de agosto de 2022 - 6:00

Penúltimo lote de restituição abarca contribuintes que entregaram a declaração até 30 de maio; pagamento será feito dia 31 de agosto

Seu Dinheiro

POR MAIS DÓLARES Estrangeiro pode ganhar isenção de IR para investir em debêntures no país

20 de julho de 2022 - 11:42

Expectativa é de que projeto ganhe fôlego no Congresso ao término do recesso parlamentar iniciado na segunda-feira

Alívio no bolso

STF proibiu cobrança de imposto de renda sobre pensão alimentícia; já devo parar de recolher carnê-leão?

1 de julho de 2022 - 7:06

No início de junho, os ministros do Supremo consideraram a tributação das pensões inconstitucional; saiba o que fazer caso você seja o responsável por recolher o IR sobre esse tipo de rendimento

Novidade boa

Conheça o projeto no Congresso que pode mudar (para melhor) o investimento em previdência privada

24 de junho de 2022 - 6:30

Projeto de Lei permite a participante de plano de previdência optar pela tabela de imposto de renda mais vantajosa para si até o momento de começar a resgatar ou receber renda; hoje, escolha só é possível após contratação do plano ou portabilidade

Chegou a sua vez?

Receita Federal libera nesta quinta consulta ao segundo lote de restituição do IR; veja se você será contemplado

23 de junho de 2022 - 6:00

Depósito dos valores será feito no dia 30 de junho. Veja como fazer a consulta

IR 2022

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

3 de junho de 2022 - 7:30

Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda

IR 2022

Perdeu o prazo para declarar o imposto de renda 2022? Saiba o que fazer

1 de junho de 2022 - 6:30

Fim do prazo oficial para o envio da sua declaração do imposto de renda 2022 foi no dia 31 de maio. Saiba como acertar as contas com o Leão agora e pagar a multa por atraso

IR 2022

Deixou para a última hora? Confira o guia rápido para declarar o IR 2022 e não perder o prazo

30 de maio de 2022 - 6:30

Deixou para a última hora? Veja como agilizar o preenchimento da declaração para evitar multa

IR 2022

Reta final do IR 2022: o que acontece se eu não declarar o imposto de renda?

26 de maio de 2022 - 6:30

Prazo para entregar a declaração de imposto de renda 2022 termina na próxima terça-feira (31). Acha que não vai dar tempo? Veja o que pode acontecer com quem não entrega a declaração

IR 2022

A Receita Federal não foi boazinha ao ampliar o prazo de entrega da declaração de IR até 31 de maio; ela apenas arrumou um jeito de te pagar menos. Entenda

24 de maio de 2022 - 7:00

Restituições serão menores do que se o prazo original, com término em abril, tivesse sido mantido

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar