🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-26T18:00:22-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
IR 2022

Deixou para a última hora? Confira o guia rápido para declarar o IR 2022 e não perder o prazo

Deixou para a última hora? Veja como agilizar o preenchimento da declaração para evitar multa

30 de maio de 2022
6:30 - atualizado às 18:00
Leão sentado em cima de dinheiro com o texto Imposto de Renda 2022 ao lado
Prazo para a entrega da declaração de imposto de renda 2022 termina em 31 de maio, terça-feira. - Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

Termina às 23h59 desta terça-feira, 31 de maio, também conhecida como "amanhã", o prazo para entregar a declaração do imposto de renda 2022. Na mesma data vence a primeira cota ou cota única para o pagamento do imposto por quem ainda tiver IR a pagar ao final do preenchimento da declaração.

Se você está no bonde dos desesperados que deixaram tudo para a última hora, este é um guia rápido para você preencher a declaração e ainda entregá-la dentro do prazo.

Comece pelo essencial

O segredo é começar a declarar pelas informações que afetam a base de cálculo do IR e, consequentemente, o modelo de formulário mais vantajoso para você, se o completo (por deduções legais) ou o simplificado, além de quanto de IR você terá a pagar ou a restituir.

Isso porque, caso não dê tempo de prestar todas as informações, você pode simplesmente enviar a declaração à Receita apenas com os dados mais importantes e depois retificar, ainda que o prazo já tenha terminado. Veja como enviar uma declaração retificadora.

Assim, você evita a multa cobrada de quem entrega a declaração depois do prazo, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido no ano passado. Veja nesta matéria todas as possíveis consequências de atrasar ou simplesmente deixar de entregar a declaração de IR.

Usar essa estratégia não vai te prejudicar nem aumentar seu risco de cair na malha fina, desde que você não demore a enviar a retificação. A declaração retificadora substitui integralmente a declaração original e pode ser enviada a qualquer momento, antes ou depois do término do prazo. O importante é entregar a original no prazo.

O problema é que, após o término do prazo, não é mais possível mudar o modelo do formulário na retificadora, de completo para simplificado ou vice-versa. Assim, se você alterar ou acrescentar informações que deixem mais vantajoso um modelo diferente daquele que você havia escolhido, você terá de manter a versão desvantajosa.

Além disso, caso as informações alteradas ou acrescentadas na retificadora resultem em mais imposto a pagar, essa diferença deverá ser recolhida com multa e juros de mora, uma vez que será considerado um pagamento em atraso. Veja aqui como pagar o IR e qual o valor dos encargos para quem o recolhe em atraso.

O que fazer primeiro: as informações mais importantes

E quais são as informações que não podem faltar na sua declaração original, a ser enviada antes do término do prazo?

São elas: os rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual (salários, aluguéis recebidos, aposentadorias, pro labore, rendimentos de trabalho autônomo, pensão alimentícia recebida por dependentes, rendimentos do exterior ou qualquer outro rendimento informado nas fichas de Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ ou Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior) e os gastos dedutíveis (dependentes, saúde e educação com o titular ou dependentes, pensão alimentícia paga e contribuições para a Previdência Social ou Complementar com titular ou dependentes).

Bens e direitos, rendimentos isentos ou tributados na fonte, doações, dívidas e gastos que não sejam dedutíveis (como aluguéis pagos e pagamentos feitos a profissionais liberais que não sejam da área de saúde) podem ser deixados para depois, se for o caso.

Para declarar seus rendimentos recebidos de pessoas jurídicas, basta ter o informe de rendimentos em mãos e preencher a ficha de acordo com o documento.

Para as demais informações essenciais, essas reportagens publicadas anteriormente aqui no Seu Dinheiro podem te auxiliar:

  • SEU CONTADOR ESTÁ FAZENDO VOCÊ GANHAR DINHEIRO? Com um bom planejamento, você consegue uma restituição gorda no Imposto de Renda 2022. Baixe nosso guia completo aqui.

Se der tempo, preencha o resto

Terminado o preenchimento das informações essenciais - que devem ser todas comprováveis mediante documentação idônea, como informes de rendimentos, notas fiscais e recibos -, você pode passar para a declaração das demais informações, se ainda houver tempo. Se não, envie a declaração e retifique o quanto antes para acrescentá-las.

As seguintes reportagens podem ajudar você a declarar as demais informações:

Caso deseje ter uma visão mais geral sobre como preencher a sua declaração de imposto de renda, esta reportagem traz um guia completo do IR 2022.

Aproveite a declaração pré-preenchida do imposto de renda

A declaração pré-preenchida é uma facilidade que pode adiantar muito a vida do contribuinte, especialmente daquele que deixou para a última hora.

Ela vem com diversas informações já preenchidas - basicamente as informações de declarações anteriores e os dados de rendimentos e pagamentos que as instituições financeiras, empresas, planos de saúde, imobiliárias, hospitais, clínicas, instituições de ensino e profissionais liberais, como médicos e dentistas, enviam à Receita Federal. O contribuinte precisa apenas verificá-los, corrigindo eventuais distorções e complementando, se necessário.

A partir deste ano, a declaração pré-preenchida passou a ficar disponível para todos os contribuintes que têm conta gov.br níveis prata ou ouro. Se você ainda não tiver, veja como criar um login no sistema e transformá-lo em nível prata ou ouro. Todo o procedimento é on-line.

A declaração pré-preenchida pode ser acessada no próprio Programa Gerador da Declaração, logando-se com o perfil gov.br, no aplicativo Meu Imposto de Renda ou on-line, no serviço Meu Imposto de Renda, do e-CAC.

Escolha do modelo mais vantajoso da declaração

Depois que você tiver informado os dados essenciais (rendimentos sujeitos ao ajuste anual e gastos dedutíveis), você já pode escolher o modelo mais vantajoso no seu caso, se o completo (por deduções legais) ou o simplificado.

O modelo mais vantajoso é aquele que resulta em mais IR a restituir ou menos IR a pagar. Nesta matéria, explicamos a diferença entre os dois tipos de formulário.

Pague o imposto de renda (se houver)

Caso você ainda tenha imposto a pagar após preencher a declaração com as informações essenciais, certifique-se de pagá-lo dentro do prazo. A primeira cota ou cota única deve ser recolhida até esta terça, 31 de maio, dentro do horário bancário.

Confira o nosso guia completo do imposto de renda 2022

Se você está em cima da hora, mas ainda tem um tempinho para preencher a declaração com calma, ou se falta pouco para terminar a sua, mas você ainda tem dúvida, nosso guia completo do imposto de renda 2022 pode ajudar. Para baixá-lo, basta acessar este link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies