O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-03-26T11:13:55-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Balanço postergado

Oi (OIBR3) adia divulgação oficial de resultados, mas publica dados preliminares de 2021

Complexidade para dividir os ativos da sua unidade móvel para as rivais Vivo, TIM e Claro motivou adiamento da publicação de resultados da Oi

26 de março de 2022
10:42 - atualizado às 11:13
Imagem do prédio da operadora Oi
Imagem do prédio da operadora Oi, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro - Imagem: Estadão Conteúdo/Paulo Vitor

Pode guardar as planilhas: a Oi (OIBR3) comunicou na noite de sexta-feira (25) que não vai mais publicar os resultados de 2021 na terça-feira (29).

A divulgação oficial passou para o dia 27 de abril, mas a empresa decidiu divulgar informações preliminares e não auditadas para "garantir a estabilidade das expectativas do mercado".

Os dados preliminares divulgados mostraram piora da operação, exceto o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do quarto trimestre de 2021. Já a receita líquida caiu tanto no quarto trimestre de 2021 quanto no ano inteiro. Confira abaixo:

R$ (bi)4T204T21 (preliminar)%20202021 (preliminar)%
Receita líquida4.7204.525-4,13%18.55717.717-4,52%
EBITDA de rotina1.4601.484+1,64%5.8425.326-8,83%
Caixa4.5543.288-27,79%4.5543.288-27,79%
Fonte: Oi S.A. Nota: Dados referentes à operação Brasil

Os resultados, ainda que preliminares, estão melhores do que o previsto pelo BTG Pactual. Ontem, o banco divulgou suas projeções para o resultado da Oi. Leia mais detalhes aqui.

Adiou por quê?

De acordo com o comunicado da Oi, o adiamento se deu por uma série de motivos. Entre eles estaria a complexidade de dividir os ativos da sua unidade móvel para as rivais Vivo, TIM e Claro.

Além disso, a Oi cita a necessidade de obtenção de pareceres dos auditores independentes para as demonstrações financeiras das três empresas.

Venda da Oi Móvel

A venda a operação móvel da Oi para as rivais foi fechada em dezembro de 2020, numa transação avaliada em R$ 16,5 bilhões. O passo é considerado um fundamental para que a empresa saia da recuperação judicial. 

No início deste mês, a Oi conseguiu derrubar uma barreira importante à venda da sua unidade móvel, depois que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) desconsiderou um recurso que barrava o negócio. 

Na ocasião, o Cade manteve o Acordo em Controle de Concentração (ACC), mas aprovou por unanimidade a incorporação de imposições unilaterais que assegurem a mitigação dos riscos concorrenciais no setor de telecomunicações.

Leia também:

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

VAI TER DISNEY?

Dólar acumula desvalorização de 12,59% frente ao real no ano — veja o que mexe com o mercado de câmbio

A moeda norte-americana teve o pior desempenho semanal em quase dois meses, quando levou um tombo de mais de 5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies