🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-03-12T00:38:36-03:00
Carolina Gama
IMPÉRIO SOB NOVA DIREÇÃO

O desafio de Marta Ortega, a herdeira que vai assumir a Zara sob os efeitos da guerra da Ucrânia

O próximo dia 1º de abril marca a mudança de comando de uma das gigantes do vestuário global: a Inditex (ITX) volta a ser guiada por um membro da família fundadora

9 de março de 2022
17:00 - atualizado às 0:38
Marta Ortega, herdeira da Zara, de cabelos presos e óculos escuros
Imagem: Reprodução Instagram

A missão de Marta Ortega à frente da Inditex (ITX) não será fácil. A herdeira da Zara tem pela frente o desafio de conduzir um dos maiores grupos de vestuário do mundo nos mares revoltos da guerra entre Rússia e Ucrânia e dar continuidade a duas gestões vencedoras: a de seu pai, Amancio Ortega, e a de Pablo Isla, atual CEO da empresa. 

Isla, que assumiu a presidência da Inditex quando Amancio se aposentou em 2011, afirma que tem esperança no trabalho que Marta fará daqui para a frente, principalmente em relação à sustentabilidade no mundo da moda. 

Mas o mercado recebeu a notícia da mudança de controle da Zara com apreensão. No dia do anúncio, em 30 de novembro do ano passado, as ações da Inditex na Bolsa de Madri recuaram mais de 6%.

Desde então até o último dia 4, os papéis da companhia acumulam perda de 27% - período no qual o Índice Geral da Bolsa de Valores de Madri caiu 6,2%.

A Zara na guerra

Além de convencer o mercado de que pode manter o sucesso das gestões anteriores, Marta tem um desafio ainda maior no momento.

Embora a dona da Zara tenha conseguido, durante a pandemia do novo coronavírus, redirecionar as vendas das lojas físicas para o canal on-line, a guerra entre Rússia e Ucrânia comprometeu as vendas no leste europeu. 

No sábado (05), a varejista de moda espanhola anunciou o fechamento de suas 502 lojas e a interrupção das vendas on-line, seguindo os mesmos passos de sua principal rival, a H&M. 

A decisão, no entanto, não foi fácil. Ao todo, a Inditex soma 502 lojas só na Rússia - que responde por cerca de 8,5% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) global do grupo.

Na Polônia, principal destino dos refugiados no conflito, a empresa tem 233 pontos, quase tanto quanto na França, onde soma 270 lojas.

Para se ter uma ideia da importância do leste europeu, no Brasil, são apenas 54 pontos de venda - 46 Zara e oito Zara Home.

Veja os desdobramentos da invasão da Rússia à Ucrânia:

Quem é Marta Ortega?

Marta Ortega, de 38 anos, trabalha na Inditex há 15 anos, ocupando uma posição discreta. 

"Na primeira semana pensei que não iria sobreviver", contou a herdeira em entrevista à WSJ Magazine. "Mas depois desenvolve-se um vício pela loja. Algumas pessoas nunca querem sair. É o coração da empresa".

A filha caçula de Amancio Ortega ficou conhecida por se dedicar quase exclusivamente à introdução de coleções premium e à gestão de imagem da Zara, uma das grandes marcas do grupo, em conjunto com a Bershka, a Stradivarius, a Pull & Bear, entre outras. 

Em 2018, Marta supervisionou o lançamento da SRPLS, a linha premium da Zara que consiste em coleções bianuais de peças de inspiração utilitária e streetwear, com preços entre os 80 e os 200 euros. 

"Não deveriam ser apenas algumas pessoas a ter acesso à moda de boa qualidade. Queremos que todos os nossos clientes tenham a oportunidade de desfrutar dela", afirmou.

A herdeira da Zara, no entanto, não escapou de acusações de roubo de designs. Sobre isso, ela pouco falou. 

"Penso que temos a nossa própria identidade. E temos desenvolvido novos produtos a partir do zero há muito tempo", disse. 

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

ADMIRÁVEL CHIP NOVO

Pane no sistema? UBS corta preço-alvo de PagSeguro (PAGS) e Stone (STNE) — saiba vale a pena comprar os papéis

Mesmo com a redução, o potencial de valorização das ações das empresas do setor de maquininhas é de pelo menos 16%; no entanto ambas sofrem com o aperto de margens e um ambiente de negócios mais difícil

PROGRAMA DE ESTUDO

Google anuncia 500 mil bolsas de estudos em cursos de tecnologia; veja como participar

A gigante de tecnologia vai oferecer 30 mil bolsas de estudo neste ano; as demais devem ser ofertadas até 2026, em parceria com o CIEE

ELEIÇÕES 2022

Ô abre alas que Braga Netto vem aí! General da reserva é exonerado e tem caminho livre para ser vice de Bolsonaro

Bolsonaro havia confirmado no domingo (27) o nome de Braga Netto como seu vice na chapa que disputará a reeleição deste ano, causando um pouco de desconforto entre aliados que esperavam a escolha de Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura

SEMANA EM CRIPTO

Bitcoin (BTC): o pior investimento do semestre tenta sobreviver aos dados de emprego nos EUA; confira o que mexe com as criptomoedas na próxima semana

Entre os destaques da semana, estão a liquidação de ativos da Three Arrows Capital, pechinchas no mercado cripto e mais

CAÇANDO MARRUÁ

Bitcoin (BTC) no cabresto? UE tenta domar o mundo das criptomoedas com marco regulatório; saiba como

O acordo é provisório e inclui uma proposta que cobre emissores de criptoativos não lastreados e também as chamadas stablecoins, bem como as plataformas de negociação e as carteiras nas quais os ativos digitais são mantidos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies