2022-01-17T20:17:28-03:00
Carolina Gama
FAÇA-SE A LUZ

EDP Brasil (ENBR3) aumenta distribuição de energia em 2021, mas vê queda no trimestre; confira detalhes da prévia

Consumo de energia distribuída no trimestre refletiu condições climáticas mais amenas e a menor recuperação das atividades econômicas

17 de janeiro de 2022
20:17
Logo da EDP Brasil
Veja os destaques financeiros da EDP Brasil no terceiro trimestre. - Imagem: Divulgação

Apesar de a pandemia ter limitado o crescimento econômico em 2021, a retomada gradual em algumas atividades fez com que a EDP Brasil (ENBR3) vendesse mais energia em todos os segmentos em que atua no ano passado. 

De acordo com prévia operacional divulgada nesta segunda-feira (17), a empresa encerrou o ano com um crescimento de 5,5% na energia distribuída quando comparado com 2020, para um total de 26 milhões de megawatts/hora (MWh). 

Indústria foi o segmento com o maior avanço percentual no período, com aumento de 8,9%. Na sequência aparece o setor rural, com 8,0%; o comercial, com 5,8%; concessionárias e geradores, com 5,0%; permissionárias, com 2,1%; e residencial, com 1,1%.  

Considerando o total do mercado livre, houve aumento de 11,6% em 2021 ante 2020, para 12,4 milhões de MWh, enquanto o mercado cativo viu uma alta de 0,5% na mesma base de comparação, para um total de 13,5 milhões de MWh. 

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

EDP Brasil distribui menos no trimestre

Embora tenha fechado o ano com um crescimento maior, a distribuição da EDP Brasil não apresentou a mesma performance no quarto trimestre de 2021. 

Entre outubro e dezembro de 2021, a empresa viu o total de energia distribuída cair 1,5% quando comparado com 2020, para um total de 6,5 milhões de MWh. 

Em comunicado, a EDP Brasil diz que o consumo de energia distribuída no trimestre refletiu as condições climáticas mais amenas e a menor recuperação das atividades econômicas quando comparado com o mesmo período de 2020, quando houve o melhor resultado entre trimestres daquele ano. 

O setor rural liderou a baixa em termos percentuais, com queda de 14,1% em base anual. Na sequência aparecem as permissionárias, com -10,0%; concessionárias e geradores, com -5,8%; residencial, com -5,5%; e comercial, com -0,6%.

Na contramão, a indústria foi o único segmento que cresceu em distribuição: 2,1%. 

Considerando o total do mercado livre, houve aumento de 5,0% no quarto trimestre de 2021 ante o mesmo período do ano anterior, para 3,1 milhões de MWh, enquanto o mercado cativo viu uma queda de 6,9% na mesma base de comparação, para um total de 3,3 milhões de MWh. 

Desempenho por região

A EDP São Paulo viu um aumento de 5,2% no total de energia distribuída em 2021 ante 2020, para 15,8 milhões de MGWh. No trimestre, no entanto, houve queda de 3,0%, para 3,9 milhões de MGh.

A EDP Espírito Santo registrou crescimento de 6,0% no ano, para 10,2 milhões de MGWh, enquanto no trimestre a alta foi de 0,9%, para 2,5 milhões de MGWh. 

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Entre 65 e 380 eu compro

7 de julho de 2022

“O que vai acontecer com X?”. É uma pergunta errada e perigosa, que nem sequer deve ser formulada em decisões de investimento; entenda

OS SOBREVIVENTES

Putin vê mais um primeiro-ministro britânico cair, mas ainda precisa comer muita farinha antes de alcançar a rainha Elizabeth II

7 de julho de 2022

Boris Johnson é o quinto primeiro-ministro a cair com Putin na presidência da Rússia, mas a monarca britânica já viu muito mais que isso

FINO EQUILÍBRIO

Bitcoin (BTC) tenta começar o segundo semestre com o pé direito e criptomoedas acumulam altas na semana; confira oportunidades

7 de julho de 2022

Na semana, a maior criptomoeda do planeta acumula avanço de mais de 8%, mas investidores continuam à espera de um milagre

REESTRUTURAÇÃO

TIM anuncia plano de transformação: confira se as mudanças vão atingir os negócios da TIM Brasil (TIMS3)

7 de julho de 2022

A reestruturação tem o objetivo de reduzir a dívida da operadora na Itália; as operações no Brasil não serão afetadas, de acordo com a TIM

RECONECTANDO

Após três semanas fora do ar, Binance volta a negociar criptomoedas em reais; problemas com BC serão resolvidos com nova parceira?

7 de julho de 2022

Em nota enviada à reportagem, a exchange afirma que “atua em total acordo com o cenário regulatório do Brasil”