🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Ana Carolina Neira
Ana Carolina Neira
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Macroeconomia e Finanças (FGV) e pós-graduação em Mercado Financeiro e de Capitais (PUC-Minas). Com passagens pelo portal R7, revista IstoÉ e os jornais DCI, Agora SP (Grupo Folha), Estadão e Valor Econômico, também trabalhou na comunicação estratégica de gestoras do mercado financeiro.
SEU DINHEIRO NA COPA

A Ambev (ABEV3) vai levantar a taça? Como a Copa do Mundo tende a aumentar as vendas da empresa — e recuperar suas margens

Ambev (ABEV3) pode experimentar melhora operacional considerável nos próximos meses, condição essencial para que os papéis fiquem mais atraentes para os investidores

Ana Carolina Neira
Ana Carolina Neira
9 de novembro de 2022
6:45 - atualizado às 17:58
Cervejas da Ambev
Imagem: Divulgação Ambev

Tradicionalmente, os grandes eventos do calendário nacional são de grande importância para a Ambev (ABEV3), maior fabricante de cervejas do mundo. E, neste ano, a companhia está animada: antes das festas de fim de ano, das férias e do Carnaval, teremos uma Copa do Mundo fora de época — e com promessa de calor, o que aumenta as chances de consumo das pessoas.

Com isso, a expectativa é de crescimento nas vendas e recomposição de margens, após meses em que foi preciso habilidades de equilibrista para suportar o aumento de custos e a necessidade de repasse de preços sem perder em vendas.

A melhora operacional é apontada como essencial para que os papéis ABEV3 fiquem mais atraentes para os investidores — as margens pressionadas foram um ponto de atenção para os analistas nos últimos meses.

Com o Mundial, a ideia é investir pesado em marketing e nas marcas premium, de modo a associar ao máximo o consumo de bebidas — inclusive as não alcoólicas — com o período. O resultado dessa estratégia deve ser visto já no balanço do quarto trimestre, especialmente no volume de vendas.

No entanto, o caminho pela frente não está totalmente desimpedido, uma vez que a situação macroeconômica ainda preocupa e tem impacto direto na demanda. Afinal, não basta ter festa para garantir que as pessoas vão lotar os bares ou encher o carrinho do mercado com cerveja.

"Para 2023, temos muito a fazer em termos de rentabilidade. Nossos focos para o ano que vem serão proteger liquidez e melhorar não apenas a rentabilidade, mas também retorno sobre o capital e nossas margens, além de ter uma forte geração de caixa", disse o CEO da Ambev, Jean Jereissati, durante teleconferência com analistas no fim de outubro, quando comentou o balanço referente ao terceiro trimestre da empresa.

Para que isso seja possível, a companhia vem concentrando esforços em sua campanha de Copa do Mundo, com foco especial em tecnologia, logística e um mix de produto melhor do que aquele visto no mundial de 2018, disse o CEO.

"Mais de 25% do crescimento de volume que temos hoje vem de produtos que não existiam na Copa de 2018. O Zé Delivery também deve nos ajudar muito no período dos jogos", afirmou Jereissati.

Vale lembrar que o aplicativo de entregas de bebidas fechou uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o delivery oficial da seleção Brasileira. Além do consumo nos bares, a estratégia consiste em atingir também aqueles consumidores que assistirão aos jogos em casa.

A plataforma BEES, voltada para o público B2B, também é essencial para que a Ambev avance.

Hoje, a companhia calcula que venderá 500 milhões de litros a mais na Copa deste ano em relação a 2018. Além disso, há expectativa de que o ganho de escala ajude a diluir os custos fixos.

De acordo com dados da Kantar Worldpanel, considerando informações da última Copa, que aconteceu entre os meses de maio e julho de 2018, foi observado um crescimento em valor de 15% na comparação com os três meses anteriores. Observando o mesmo período de 2019, a alta é de 20%, ficando atrás apenas do período do verão do mesmo ano. Para o cálculo, a Kantar considera o consumo fora do lar.

Isso ajuda a dar uma dimensão do que um Mundial às vésperas do verão pode significar para as fabricantes.

Evento de convocação dos jogadores que disputarão a Copa do Catar. Repare, à direita do técnico Tite, a inserção do Zé Delivery, da Ambev (ABEV3), entre os patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira. Fonte: CBF/YouTube

A expectativa da Ambev (ABEV3) tem razão de ser

Faz todo sentido que tanto a própria Ambev (ABEV3) quanto os analistas e gestores ouvidos pelo Seu Dinheiro estejam mais otimistas com o desempenho da empresa nos próximos meses.

Os últimos balanços da cervejaria não foram assim tão excepcionais. No mais recente, referente ao terceiro trimestre deste ano, ficou claro que o inverno fora de época em setembro e o aumento nas despesas financeiras pesaram no resultado.

A companhia registrou lucro líquido ajustado de R$ 3,2 bilhões, o que representa uma queda de 13,9% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume de vendas de bebidas teve pequena alta de 1,3% em relação aos meses de julho a setembro de 2021, mas foi puxado pela categoria de não-alcoólicos.

Já as vendas de cervejas ficaram estáveis na comparação com o terceiro trimestre de 2021, época em que as restrições da pandemia começaram a abrandar. Assim, acredita-se que há espaço para o comércio de cervejas avançar.

Recentemente, a Heineken — maior concorrente da Ambev em cervejas — também demonstrou preocupação com o volume vendido e a demanda mais fraca. Em sua divulgação de resultados, a companhia informou um avanço de 8,9% no volume comercializado, abaixo das expectativas de 11,8% previstas pelo mercado.

Após o anúncio, as ações da cervejaria holandesa caíram mais de 10%, com analistas preocupados com o aumento dos custos e, por consequência, seu impacto nas margens da Heineken.

No geral, as fabricantes de cerveja conseguiram repassar bem os preços a fim de proteger suas margens ao longo deste ano, mas essa prática tem um limite de exercício. Afinal, quando o bolso aperta, a cerveja acaba não sendo uma prioridade.

Para esclarecer as contas, dados do CervBrasil apontam que a inflação anual medida pelo IPCA em setembro foi de 7,17%, enquanto o preço da cerveja no mesmo período subiu 10,68% — fruto da recomposição de preços praticada no segundo semestre.

Na avaliação de Andreas Ferreira, analista da Mantaro Capital, é importante observar que a Ambev vem sustentando sua receita mais pela alta de preço do que pelos volumes. Assim, fica a dúvida: quando essa tendência irá se inverter?

"Falar de vendas acaba sendo mais relevante no caso da Ambev porque ela está repassando bastante os custos, vemos isso nos balanços. No curto prazo, ainda esperamos ver queda de volume com crescimento via preços", explica.

Veja os destaques financeiros da Ambev no terceiro trimestre:

R$ milhões3T223T21
Volume ('000 hl) 45.655,446.256,3
Receita líquida 18.492,620.587,6
Lucro bruto 9.239,59.939,6
Margem bruta50,0%48,3%
EBITDA ajustado 5.468,95.600,6
Margem EBITDA ajustado 29,6%27,2%
Lucro líquido 3.712,73.215,0
Lucro líquido ajustado 3.753,33.229,8
Fonte: Ambev

A briga com o Cade

Mas o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) quase estragou a festa da Ambev (ABEV3) com a Copa do Mundo. O órgão proibiu a empresa de firmar novos contratos de exclusividade para a venda de cerveja até o fim da investigação — anteriormente, a proibição era válida apenas até o fim da Copa no Catar, que termina em 18 de dezembro.

A medida, segundo o Cade, foi tomada em caráter cautelar depois de reclamação da Heineken de que a Ambev estaria fechando diversos acordos de exclusividade com bares, restaurantes e outros pontos de venda de forma a excluir as outras cervejarias e limitar a escolha dos consumidores.

A liminar é válida para regiões em que a Ambev tem mais de 20% de participação de mercado e afeta especialmente São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A medida também proíbe a própria Heineken de firmar contratos de exclusividade.

O que esperar da Ambev (ABEV3) em 2023

Um consenso entre os especialistas é que o ano que vem deve ser um período de custos menores para a Ambev (ABEV3), uma vez que os preços de suas principais matérias-primas estão em tendência de queda

"Esse declínio do preço das commodities deve ter reflexo nos balanços do segundo ou terceiro trimestre de 2023. Se não baixarem o preço, a partir daí a Ambev vai melhorar suas margens, por isso vejo um ano mais positivo para a empresa", diz Bruno Damiani, analista de varejo da Western Asset.

Para ele, caso esse cenário se confirme, é o cenário macroeconômico global que deve oferecer mais desafios à companhia.

Em relatório recente, os analistas do Itaú BBA apontaram que o aumento de preços feito ao longo desse semestre garantirá uma alta de 3% de receita para a Ambev no ano que vem, em termos reais.

A equipe do banco também revisou suas projeções para o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da divisão de Cerveja Brasil para 2023 e 2024 em 15% e 10%, respectivamente. 

Já o BTG Pactual, em relatório, aponta que a demanda por cerveja no Brasil segue forte e deve permanecer assim pelo menos até o fim do ano, especialmente por conta da Copa do Mundo.

Olhando especificamente para ABEV3, os analistas do banco apontam que o papel negocia atualmente em 18,1 vezes o preço/lucro projetado para 2023. Para a equipe, trata-se de um valuation "exigente", principalmente se considerada a qualidade dos lucros da empresa.

A recomendação do BTG para as ações é neutra.

Compartilhe

PRÉVIAS DO BALANÇO

A Vale (VALE3) vai surpreender de novo? O que esperar do balanço da mineradora no 1T24 após produção e vendas que agradaram o mercado

24 de abril de 2024 - 6:01

A companhia divulga nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado, os primeiros resultados financeiros referentes a 2024; o Seu Dinheiro antecipa o que deve vir por aí

AGORA VAI?

Sabesp (SBSP3): Câmara de São Paulo retoma debate da privatização, mas vereador contrário à proposta defende plebiscito

23 de abril de 2024 - 19:47

O projeto de lei que possibilita a privatização foi aprovado em primeira votação no dia 17 deste mês, mas não há data prevista para a segunda votação, que será definitiva

CONFORME O COMBINADO

Acionistas da Cielo (CIEL3) rejeitam novo laudo de avaliação em oferta de Bradesco e Banco do Brasil para fechar o capital da empresa

23 de abril de 2024 - 19:26

A rejeição ocorre após um acordo entre parte dos minoritários e os bancos que elevou para R$ 5,60 o preço por ação na OPA, uma alta 4,67% ante a oferta original

A MÁGICA DO BILIONÁRIO

Elon Musk é um encantador de investidores? Por que a Tesla tem o menor resultado em três anos e as ações TSLA sobem forte em Nova York

23 de abril de 2024 - 18:55

A fabricante de carros elétricos anunciou lucro e receita piores do que o esperado no primeiro trimestre de 2024 e viu seus papéis avançaram quase 10% no after market; entenda o que animou os investidores

OPERAÇÃO APROVADA

Weg (WEGE3) recebe sinal verde dos investidores para aumentar o capital em R$ 1 bilhão

23 de abril de 2024 - 18:29

A operação será feita por meio da incorporação de parte do saldo de reserva e retenção de lucros para investimentos da empresa

SOBRETAXA NA SIDERURGIA

Novo imposto do aço: Governo aumenta taxa para importação em meio a apelo das siderúrgicas. Vem impacto na inflação?

23 de abril de 2024 - 17:45

A alíquota subirá para 25% quando as cotas estabelecidas pelo governo forem ultrapassadas; veja os produtos que podem ser sobretaxados

DE OLHO NAS REDES

Novo Ozempic? “Cópia” da caneta emagrecedora será distribuída no Brasil por small cap que já disparou 225% — Ambev sofrerá? 

23 de abril de 2024 - 15:55

As ações desta small cap brasileira chegaram a disparar mais de 70% com a notícia: um medicamento similar ao Ozempic será distribuído no Brasil. Em seis meses, a alta já ultrapassa os 225% na bolsa.  “O remédio é um dos maiores temas do mercado de uns tempos para cá — ao lado da inteligência artificial”, […]

REAÇÃO AO RESULTADO

Mais um trimestre para esquecer? Usiminas cai forte na B3 após balanço do 1T24. Saiba o que o CEO da siderúrgica disse sobre os resultados

23 de abril de 2024 - 13:59

“2024 começou com forte importação e competição desleal”, afirmou o CEO da Usiminas, Marcelo Chara, em teleconferência com analistas

A CALORIA QUE VALE A PENA

Vai um Assaí aí? Por que esse bancão resolveu mudar a recomendação das ações ASAI3 — papéis reagem e sobem na B3

23 de abril de 2024 - 12:45

O JP Morgan elevou a recomendação para as ações do Assaí, com preço-alvo de R$ 17,50 para dezembro de 2024 — os papéis chegaram a ocupar o terceiro lugar no pódio de altas do Ibovespa; saiba por que chegou a hora de comprar

FRUTOS DO MATRIMÔNIO

3R Petroleum (RRRP3) e Enauta (ENAT3): esse bancão diz o que esperar da fusão entre as petroleiras juniores da B3 — e qual ação comprar agora

22 de abril de 2024 - 18:44

Na projeção do banco, o casamento entre as junior oils pode ser concluído até o fim do 3T24 — e já conta o que os investidores devem esperar pela frente

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar