🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TOP SECRET!

Guerra pega fogo: China faz entrega secreta de armas para aliado de Putin; entenda o que está em jogo

Seis aviões de transporte Y-20 da Força Aérea Chinesa supostamente carregavam sistemas de mísseis terra-ar HQ-22, que podem atingir alvos a até 150 km

Avião militar cinza em pleno voo
Aeronave de transporte militar Y-20 - Imagem: Reprodução Flickr

Quem tem um amigo, tem tudo — e este parece ser o caso de Vladimir Putin. A China, que vem defendendo o diálogo para colocar fim à guerra na Ucrânia, fez neste final de semana uma entrega secreta de armas que pode beneficiar Moscou no conflito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem recebeu um sofisticado sistema antiaéreo chinês em uma operação velada foi a Sérvia — uma aliada de longa data de Vladimir Putin, com quem a Rússia mantém laços étnicos, linguísticos e religiosos. 

O presidente sérvio, Aleksandr Vucic, foi reeleito na semana passada. E, embora seu país tenha votado nas Nações Unidas pela condenação da invasão russa, Vucic evita críticas a Putin e mantém boas relações com Moscou. 

A entrega de armas foi vista por especialistas como uma demonstração do crescente alcance global da China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Y-20 são equivalentes aos norte-americanos C-17, símbolo da projeção global dos EUA. Segundo observadores, eles voaram com seus sistemas de contramedidas militares prontos para uso.

Leia Também

BARGANHA GEOPOLÍTICA

Xi Jinping tem arma contra Trump que pode beneficiar uma empresa no Brasil, defende BTG

MUITO CUIDADO

Suzano (SUZB3) ou Klabin (KLBN11)? Bradesco BBI analisa setor de papel e celulose e apresenta sua “top pick”

A encomenda para a Sérvia

Especialistas em mídia e militares disseram no domingo (10) que seis aviões de transporte Y-20 da Força Aérea Chinesa pousaram no aeroporto civil de Belgrado no início do sábado (09). 

As aeronaves supostamente carregavam sistemas de mísseis terra-ar HQ-22 para os militares sérvios.

Os HQ-22 são usados pelo Exército de Libertação Popular chinês e sua versão de exportação é o FK-3; eles podem atingir alvos a até 150 km, sendo semelhantes aos S-300 russos, usados pelos dois lados na guerra da Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que a Sérvia tem a ver com Putin?

Além de uma aliada da Rússia, a Sérvia tem uma questão territorial importante, que alimenta preocupações dos europeus em uma possível escalada de tensão nos Balcãs. 

Para entender o caso, precisamos voltar na história. A partilha da Iugoslávia nos anos de 1990 resultou em uma federação centrada na Sérvia. 

O conflito passou por uma Eslovênia independente em 1991 até chegar à sangrenta guerra civil entre sérvios, croatas e muçulmanos da Bósnia-Herzegóvina.

Mas o nó na garganta de Belgrado é Kosovo, província de maioria albanesa que virou um país devido à intervenção militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em 1999. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquela guerra, o que sobrou da Iugoslávia  — Sérvia, Montenegro e Kosovo — foi bombardeada até a cessão do controle da então província. 

Com tudo isso, há a especulação de que a Sérvia pode tentar recuperar o controle sobre a região, sob o apoio russo e, quem sabe, chinês. 

*Com informações da AP e da Folha 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Moeda de 1 real ao lado de outras moedas empilhadas 22 de setembro de 2026 - 6:03
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 21 de setembro de 2026 - 5:50
Fritz Haber Nobel de Química 19 de setembro de 2026 - 10:39
Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, aparece em uma montagem com a frase: Risco do Brasil quebrar é zero 18 de setembro de 2026 - 15:29
Mega-Sena, Quina e Lotofácil tiveram ganhadores ontem. 18 de setembro de 2026 - 6:43
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 17 de setembro de 2026 - 20:20
17 de setembro de 2026 - 14:03
Celular com homem usando plataformas de apostas online 17 de setembro de 2026 - 13:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar